PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 5 de dezembro de 2015

Crónica Ocasional n.º 129 - (Caminhada de Sucesso...)






Caminhada de Sucesso...

Por: Repórter de Ocasião
CRÓNICA OCASIONAL n.º (129)
O JOGO É...

U
MA matéria sem fim... quase enigmática... sensível, inteligente... ao alcance de todos, onde os mais fracos e inexperientes na espécie ou modalidade se podem superiorizar aos supostamente... mais fortes! Um vício de jogar... O jogo é um passatempo ou exercício entre duas ou mais pessoas das quais uma ganha e a outra, ou as outras, perdem... e, no futebol, ou noutro acontecimento desportivo (não em todos...) podem empatar! Para se jogar é necessário astúcia, perícia, habilidade e, por vezes, manha... sempre utilizando a verdade... mas, num jogo de futebol, ou mesmo noutro qualquer, de cartas ou moedas, por exemplo, por vezes, na ambição ou intuito de se atingir um objectivo... emprega-se o sofisma... a ilusão e o logro e, aí, então... está tudo adulterado! Uns, os jogadores, abrem o jogo, mostram e revelam segredos escondidos... entram no jogo e, na maioria das vezes escondem o próprio jogo, ou arte, com diversas dissimulações... porque estando em jogo, correm sempre o risco de depender do atrevimento e argúcia contrária... Há também o jogo de palavras onde os exímios oradores são mestres no trocadilho das mesmas baralhando os ouvintes... conseguindo obter determinados propósitos... Nos jogos da “sueca”, em cartas, quando se faz uma vaza é porque os jogadores foram espertos, calculistas e ao acaso triunfaram... No jogo da moeda, cada jogador emprega o seu estratagema e tenta subtilmente confundir os adversários... Existem actualmente os jogos de vídeo, na televisão ou PlayStation, através de vários instrumentos onde os jogadores comandam os movimentos electronicamente... Os jogos Olímpicos que se realizam de quatro em quatro anos são um grande acontecimento desportivo, em várias modalidades, que se realizam em Países diferentes e alternados, desde o ano de 1896. Também existem, mais recentemente, os jogos ParaOlímpicos que são preenchidos por atletas com algum grau de deficiência.
            Resumindo: Jogar... é arriscar-se num jogo de qualquer género, classe ou qualidade fazendo-se uma disputa ou várias partidas de qualquer matéria... jogar é aventurar, brincar, ser obediente a determinados meios, dirigir e ser comandado.
            No Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) joga-se futebol... como tal, com maior ou menor habilidade, com mais e menos manha... porque também faz falta... com melhor ou pior matreirice... os vários escalões do clube... ganham jogos... empatam... ou perdem porque, nesta modalidade, todos estes resultados são possíveis! Ganhar... sempre! Ah, ah, ah! Isso é que era bom! Era bom e era bonito, como diz um amigo meu! O Charneca de Caparica, entre todos os seus variados escalões, nos últimos tempos, na Era Moderna do CCFC (já estão os leitores... a pensar) habituou-se a ganhar... mais vezes... do que perde... mas, tudo isto... faz parte do jogo! (RO)
Escreveu: Repórter de Ocasião - (27 de Abril de 2014)

(R)eportagens  (O)riginais N.º 29

            Raramente costumo repetir-me com os textos, temas ou sentimentos que evidencio nas crónicas que escrevo todavia, achei, por bem, copiar e tornar a dizer as palavras acima mencionadas em relação à essência de um “jogo...” porque é preciso deixar claro e evidente que não são as derrotas nos jogos dos Escalões do CCFC que irão impedir ou melindrar, nem um bocadinho sequer... os caminhos do sucesso do Charneca de Caparica Futebol Clube onde os seus Dirigentes, massa Associativa, Atletas, Técnicos, Familiares de Jogadores, Trabalhadores, Colaboradores e Patrocinadores antes e após a implementação do relvado sintético do Cassapo têm percorrido, em conjunto, uma caminhada de sucesso! Todos os dias, em muitas horas de trabalho diário, utilizando o estatuto de “diferentes”, a Nação CCFC vai dando provas da sua nobreza, dedicação, competência e responsabilidade... como foi, mais uma vez, o facto de o Clube ter sido o único representante do Concelho de Almada a marcar presença na última Assembleia Geral da Associação de Futebol de Setúbal, mas... não nos regozijamos por lá termos estado... fomos à luta com sugestões, agendadas em bloco de notas e algumas das nossas ideias, expostas pelo Presidente José Manuel Santos e Tesoureiro Manuel José Cachado, foram acolhidas pela AFS e, é aqui que nós exigimos o epíteto de “diferentes”... para NÓS!  


            EDSON SEMEDO MOREIRA CASTRO é uma das Estrelas maiores do CCFC, capitão do plantel Sénior, nunca conheceu outro Clube é um adulto com cara de menino, um talento nato na arte de jogar bem futebol, pessoa humilde que na sua caminhada de sucesso... a praticar futebol já deu muitas vitórias e alegrias ao Charneca de Caparica Futebol Clube! Vergo-me perante a genialidade de Edson Semedo, faço uma vénia à sua dedicação e lealdade ao CCFC e tiro-lhe o chapéu perante os golos que já marcou, nesta e noutras épocas, a favor do CCFC! Obrigado.

                           Repórter de Ocasião (30 de Novembro de 2015)
  
   NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.
Desporto no Distrito de Setúbal
Blogue destinado à divulgação do desporto no Distrito de Setúbal, com especial incidência, no Futebol de Formação.

(Extractos, com a devida vénia)
»»» Associação Cultural Busuioc, Charneca de Caparica Futebol Clube, Clube Olímpio do Montijo, Grupo Desportivo de Sesimbra, Grupo Desportivo “Os Amarelos” e Palmelense Futebol Clube, a par do Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal, Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro e Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal foram os filiados da AF Setúbal representados na Assembleia-Geral, realizada na última sexta-feira, à noite, na sede da instituição em Setúbal, e que contou com dois pontos na Ordem de Trabalhos: Análise, Discussão e Votação do Relatório e Contas da Gerência – 2014/15 e respectivo Parecer dos Conselhos, e Assuntos Diversos.  (Lista de Presenças)
Clubes representados na Assembleia-Geral, da última sexta-feira, sugeriram a oficialização de uma bola para as provas de futebol sénior e a atribuição de um prémio individual para a próxima temporada. 



CHARNECA DEU O MOTE
Bola oficial para seniores de futebol e prémio em perspectiva para 2016/17
O presidente do Charneca de Caparica, José Manuel Santos, deu o pontapé de saída com quatro questões em jeito de proposta a considerar a breve prazo.

O dirigente charnequense sugeriu o regresso da oficialização da bola para as provas de futebol sénior na I divisão; a obrigatoriedade de, pelo menos, um massagista qualificado em cada jogo, a assumir pelos clubes visitados; a importância do contacto entre clubes e árbitros na pré-época, de forma a fomentar o conhecimento da realidade dos emblemas, e a instituição de um prémio para o melhor marcador do campeonato da I divisão distrital e para o melhor guarda-redes.

Na resposta à primeira ronda de questões levantadas, o presidente da Direcção reconheceu que a oficialização da bola para a I divisão distrital é um tema que irá merecer atenção, abrindo portas a que, caso seja encontrada uma solução adequada, possa ser implementada na próxima época.

Quanto os massagistas, apesar de ver na ideia uma questão muito relevante, o condicionalismo de alguns clubes podem fazer com que a proposta seja de difícil implementação. Todavia, o líder da AF Setúbal não hesitou em admitir que a instituição venha a, pelo menos, aconselhar os clubes para seguirem a sugestão.

No plano do contacto entre clubes e árbitros, Sousa Marques entendeu que essa manifestação de interesse deve ser promovida pelos clubes e não pela associação. “Admito, que o Conselho de Arbitragem vá corresponder a essa ideia”.

A instituição de prémios individuais aos jogadores na I divisão distrital de futebol ganhou igualmente simpatia. “Estamos num período de renovação dos procedimentos informáticos e creio que o prémio para o melhor marcador possa vir a ser uma realidade na próxima época. Quanto ao melhor guarda-redes, por tratar-se de uma avaliação mais personalizada, será mais complicado”, registou.



OS PASSOS GIGANTES DO CCFC...
O Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC), na Temporada 2014-2015 foi referenciado como a mais quantitativa Escola de Formação do Concelho de Almada e a 2ª do Distrito inscrevendo duzentos e noventa e oito atletas na Associação de Futebol de Setúbal. Mais um passo de gigante na sua caminhada de sucessos!


Segundo os dados da A. F. Setúbal aqui vai o top ten 2014/2015
1º Barreirense   »»»   351 Atletas inscritos
2º Charneca   »»»   298 Atletas inscritos
3º Alcochetense   »»»   277 Atletas inscritos
4º Almada   »»»   277 Atletas inscritos
5º C. Piedade   »»»   268 Atletas inscritos
6º Pinhalnovense   »»»   266 Atletas inscritos
7º Quinta do Conde   »»»   260 Atletas inscritos
8º Paio Pires   »»»   250 Atletas inscritos
9º Fabril   »»»   228 Atletas inscritos
10º Brejos Azeitão   »»»   221 Atletas inscritos
                          xxx
69º Sporting Vinhense   »»»   10 atletas inscritos




INICIADOS (A) NA CAMINHADA DO SUCESSO
            Com bonitos golos da autoria de Tiago Lança (1-0); Ruben Dias (2-0) e Pedro Rebocho (3-0), os pupilos de Cristiano Marques (Cris) continuam a sua saga de vitórias... rumo ao sucesso! Ganharam na Costa da Caparica a um adversário que estava classificado em melhor posição... mas que não resistiram ao futebol interessante desta excelente formação! Com um a zero, ao intervalo, na 2.ª parte foi “Kiko” que ao entrar na partida, revolucionou totalmente os mecanismos da equipa e muito forte, no meio campo e, ao mesmo tempo, distribuindo jogo para os colegas da frente... fez com que o adversário se inferiorizasse! Três a zero é um resultado certo. Parabéns ao Plantel.


JUVENIS (A) COM SUCESSO EM ALCOCHETE     
            Fazendo jus ao acontecimento revelado na Assembleia da AFS que revelou ter sido o CCFC o 2.º Clube do Distrito de Setúbal que mais Atletas inscreveu na época transacta, aos Juvenis (A), em Alcochete, apenas 2 minutos bastaram... para o jogador com o n.º 11 nas costas marcam um golo que deu a vitória às nossas cores por uma bola a zero! Foi dia de “S. Godinho”, mais uma vez... porque João Godinho é o Treinador de sucesso deste Escalão eo autor do golo tem o nome de Daniel Godinho! 2 Godinhos, 2 minutos homenagearam o 2.º Clube que mais jogadores inscreveu na AFS em 2014-2015. Sucessos, atrás de sucessos... vão conseguindo estes Juvenis (A) do CCFC. Parabéns a todos os elementos do Grupo e respectivos Familiares. (RO)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.