PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Crónica Ocasional n.º 131 - (Todos ao Barulho...) - inédito de "RO"




D
EITEI-ME tardíssimo, como de costume, pois, a organização do 1.º Convívio do BLOG tem-me ocupado o tempo todo após o horário normal e (sempre) extra de trabalho! Adormeci de imediato... Um batido forte e estridente na porta de entrada, em minha casa, acordou-me de rompante e fiquei assustado! Abri a porta devagarinho e lá apareceram todos sorridentes e bem-dispostos os Galhardetes, as Taças e os Crachás que vão ser vedetas no decorrer do 1.º Convívio do meu BLOG... nem pediram licença para entrar... empurraram-me e sentaram-se num dos sofás que tenho no hall... Ainda ensonado com tão inesperadas visitas fui ouvindo, sem sequer abrir a boca, as palavras daquela tropa...   

-Olá, RO! -gritaram todos em uníssono. -Viemos saber quantos participantes vai ter o convívio que é para seleccionarmos a nossa malta porque só os melhores é que vão ser entregues! –disse-me aquele que parecia ser o porta-voz dos Crachás.  
-O quê!? Mas vocês estão doidos? A esta hora é que aparecem?... –retorqui esfregando os olhos enquanto apertava o cinto do roupão que vesti à pressa.  
-A culpa é do Pãozinho, aquele Senhor da Serigrafia que nos produziu porque anda a estudar para ser advogado, com 60 anos, imaginem (!), e fez-nos tarde, nos tempos livres, e a más horas... –justificou-se o manda-chuva dos Galhardetes.   
-Ai... mas nós estamos perfeitas, não acham? –comentou uma das Taças. 
-Lindas! –elogiou um dos Crachás. –Mas, vocês vão pôr o pessoal ao barulho porque são só três e pensamos que aquela malta vai encher o Cassapo! –proferiu um Galhardete.   

-Sim, somos 3, ouro, prata e bronze! Magníficas! Todas diferentes para marcarmos a diferença que existe no CCFC. –acrescentou a Taça de ouro destinada ao 1.º classificado na prova de Teste (Anti-digestivo) que vai colocar à prova os conhecimentos dos fãs do CCFC! –Eu é que devia ser a do 1.º lugar! –alvitrou a Taça de prata.
–Tu!? Oh, burra... não sabes que nos concursos existe uma ordem hierárquica de prémios: ouro, prata e bronze para o 1.º, 2.º e 3.º classificado? –proclamou em jeito de repreensão um dos Crachás. 
-Burra, eu?... Sou burra mas vou ser disputada e não tenho culpa de me terem pintado desta cor! Enquanto vocês... cracházinhos vão ser oferecidos por tudo quanto é sítio e estou mesmo a ver que alguns de vocês até vão ficar esquecidos nalgum balde do lixo do Moura-Bar... agora, nós, Taças, é que não! Já me estou a ver numa estante dum concorrente. É preciso ter pinta! –disse, vaidosa, a Taça de prata.


 –Os Crachás não gostaram da piada e começaram a juntar-se de modo ameaçador na direcção das Taças que estavam juntinhas. Eu tive que intervir dizendo que já era muito tarde e que não queria algazarra no meu apartamento... no meio da balbúrdia ouviu-se bater à porta e um dos Galhardetes foi abri-la. "–Quem será, agora", pensei eu.
Porta aberta e... um “olá” presunçoso ecoou na casa... eram dois sumptuosos Diplomas. Entraram e sentaram-se num outro sofá, sozinhos, um em cada almofada e começaram por dizer: -Então, uma reuniãozinha à maneira, sobre o 1.º Convívio do BLOG e ninguém nos liga patavina?... Mas o que vem a ser isto? Já repararam na nossa performance?... Somos, deveras, os mais bonitos da Festa!... 
-Ah... e vamos ser atribuídos a pessoas especiais... não somos para qualquer um! Não gostavam de ser como nós?... –proclamou em tom de gozo um dos Diplomas.  


Ninguém dos presentes gostou daquela conversa e num breve momento em que se fez silêncio outro forte bater soou na porta (!). –Bolas! Mas o que é isto?... –disse eu já irritado. Fui abri-la e... quem era? Não vão acreditar... apareceu-me a Árvore do Cassapo que me invadiu a casa com galhos e ramos molhados espalhando folhas por todos os compartimentos enquanto se mexia e sacudia. Depois, de olhos esbugalhados, dirigiu-se para mim, com modos pouco condizentes com o comportamento delicado de uma Senhora, e apontou-me um dedo, dizendo: -Então senhor RO... mais uma Festinha, hem!?... E, novamente, eu não fui convidada! Pode lá haver Festa no Cassapo sem a minha presença?... Exijo explicações. –disse, nervosa, a Árvore do Cassapo.  


-Minha Senhora... não se enerve porque eu não me esqueci de si... a Senhora vai ser mencionada numa das perguntas do Teste e normalmente será muito comentada! –disse eu, quase comprometido. 
-Ai, é!?... Sendo assim fico muito contente. –sorriu a Árvore e acalmou-se. 
-E nós é que vamos ser atribuídas... eu estou destinada para o 3.º lugar. –proferiu a Taça de bronze enquanto apontava para si.
-Então e esse Teste refere-se a mais alguém?... –perguntou a Senhora. 
-Sim, ao Presidente do CCFC, ao Relvado Sintético do Cassapo, ao Moscatel e a outras coisas mais... que são surpresas! –acrescentei eu.  
-Muito bem, muito bem! –gritaram todos ao mesmo tempo. 
-Então e não se bebe nada?... –perguntou um dos Crachás.
-Beber?... Eu preciso é de ir dormir! –justifiquei-me.    
-Ai... eu bebo um cházinho bem quente. Onde é a cozinha? –perguntou a Árvore e levantou-se. Ao rodar sobre si bateu-me com um dos seus enormes galhos na cabeça. Senti uma dor aguda. Doeu-me tanto que acordei com o barulho do despertador e... fiquei com a cabeça quase a explodir! Olhei o relógio. Eram 6.30 horas da manhã. Toca a levantar para ir trabalhar...
Repórter de Ocasião (17 de Dezembro de 2015)      

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.