PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Crónica Ocasional n.º 163 - Páscoa Amarela (Por: RO)



OS TRAQUINAS DA TRAFARIA
No Campo Pepita, do Clube de Futebol da Trafaria, sob a batuta do Manuel Jorge realizaram-se vários Torneios de Páscoa, para os mais pequeninos com a participação do Charneca de Caparica Futebol Clube com a sua Equipa de Traquinas A… foi o que me contaram se outros Escalões lá estiveram a representar as cores do CCFC não me chegaram notícias!... 

Depois de, nos anos anteriores, eu ter assistido a êxitos retumbantes dos artistas das “pernas-de-pau” ( Benjamins 2006) e pelos vistos, também os mirabolantes Benjamins B-1, nascidos em 2007, estão a seguir-lhes as pisadas… parece que os meninos de 2008 não estão pelos ajustes e prometem, igualmente, igualar os sucessos dos seus antecessores! Disseram-me que aquilo, na Trafaria, foi uma limpeza, porque… segundo rezam as crónicas, os Traquinas A, do CCFC (2007) ganharam todos os quatro jogos que realizaram e somente sofreram um único golo… na final quando ganharam por 4-1. Extraordinário. Brilhante. Formidável. Temos futuro.
(Escreveu: A ÁRVORE do CASSAPO)



Crónica Ocasional n.º 163
Páscoa Amarela Parte 1
          
Sexta-Feira

Escreveu: A ÁRVORE do CASSAPO



-Olááááááááááááááá´!!
Quem se lembra de mim!?... Provavelmente muito poucos…, talvez alguns, daqueles que juntamente comigo comeram o pó do antigo Pelado do Cassapo… nesses tempos, isso sim… os meninos e os adultos atletas do CCFC jogavam pelo amor da camisola e os Directores do Clube não andavam em bicos de pés! Pois, para quem não sabe eu sou a bonita e frondosa “Árvore do Cassapo”, bem copada, que está plantada num Quintal de uma Vivenda, muito juntinha à baliza do relvado sintético do Campo do Cassapo no lado oposto aos balneários!
Já escrevi algumas crónicas e, nos últimos tempos, tenho-me limitado a observar as “ondas amarelas” do CCFC e outras coisas mais… porque surda, vesga e muda… nunca fui! Agora…, decidi-me a escrever as crónicas dos Torneios de Páscoa do CCFC…, para dar algum descanso ao “RO” que parece estar muito combalido com aquela mágica e indelével crónica/reportagem que a “Patty” escreveu sobre a extraordinária vitória dos Seniores em Santiago do Cacém! Na verdade é caso para isso… uma crónica que merece os comentários do jovem prodígio Pedro Santos… -esse mesmo, o descendente do mago da bola… e Presidente do CCFC, José Manuel Santos, o “tal” que centrou uma galinha cujo bico se espetou na testa dum seu companheiro de Equipa, avançado de centro (!)…, jogava ele no Oriental, aquele Clube das apostas Chinesas -tem que ter qualquer coisa de revelante, imaginativo e fantástico porque aquele “menino” (o Pedro) nem sequer comentou o vídeo do “RO” que mostrava o seu estupendo golo que marcou em Almada, no Campo do Pragal… qual João Domingos Galão… que ainda anda a aprender o ofício! Um vídeo que estava prometido há muitos meses… mas eu compreendo… porque o “RO” não é bonito… é rapaz… usa o cabelo curto e não digo mais nada…!

OS RELATOS DE SANTIAGO E OS MEUS APAIXONADOS
Nada tenho contra a carismática “Patty” aliás, sou de opinião que muitas como ela fazem falta ao CCFC! Dinamismo, presença e ideias… não lhe faltam! Eu até sou sua admiradora! Zangada ando eu com o Fernando Bento, dos Juniores, porque andou por aqui a apanhar umas bolas no meu Quintal suavizou-me os galhos… atirava bolas, de propósito, para o pé de mim, na intenção de estar comigo e, depois quando abala para Macau, esquece-se de mim… e anda nas nuvens com outras… Árvores! As coisas que eu sei! Mas, não me importo, tenho uma outra pessoa em vista… um Coelhinho que é muito certinho, muito bonitinho e todo branquinho… trabalhador e muito honesto… tão sério, tão sério, que nem sequer quis ser Director do CCFC para dar lugar a outro futuro membro porque promete defender, na mesma, o CCFC de alma e coração! Estão a ver que o meu Jorginho só fica no Clube por minha causa… não é verdade!? Ai… estou desejosa que venham as pinturas do Verão para eu passar umas tardes doidas… com ele! Adeus Fernandinho… podes ficar lá no teu Macau.
Ora, voltando atrás…, até me perco quando me lembro do meu Coelhinho branquinho…, a crónica da “Patty” estava lindíssima… apenas “pecou” por se esquecer de dizer que o CCFC só melhorou e ganhou o desafio porque o “tal” de Pedro Santos teve de sair do jogo, por estar lesionado!! Toma… Aí sim, o Custódio e o Élio descansaram… ficaram aliviados das dores de cabeça, meteram o Serginho Daniel e o Wilsonzinho bem-aventurado e… fizeram “chover” em Santiago… com mais um bonito e esplendoroso golo do REI MASIDE! Um dos meus meninos queridos… aiiii, que bonitos olhos… ele tem!”! Parabéns.


OS TRAQUINAS DA TRAFARIA
No Campo Pepita, do Clube de Futebol da Trafaria, sob a batuta do Manuel Jorge realizaram-se vários Torneios de Páscoa, para os mais pequeninos com a participação do Charneca de Caparica Futebol Clube com a sua Equipa de Traquinas A… foi o que me contaram se outros Escalões lá estiveram a representar as cores do CCFC não me chegaram notícias!... 
Depois de, nos anos anteriores, eu ter assistido a êxitos retumbantes dos artistas das “pernas-de-pau” ( Benjamins 2006) e pelos vistos, também os mirabolantes Benjamins B-1, nascidos em 2007, estão a seguir-lhes as pisadas… parece que os meninos de 2008 não estão pelos ajustes e prometem, igualmente, igualar os sucessos dos seus antecessores! Disseram-me que aquilo, na Trafaria, foi uma limpeza, porque… segundo rezam as crónicas, os Traquinas A, do CCFC (2007) ganharam todos os quatro jogos que realizaram e somente sofreram um único golo… na final quando ganharam por 4-1. Extraordinário. Brilhante. Formidável. Temos futuro.
Só falta dizer que a fotografia do Presidente JMS que aparece nas Redes Sociais, com uns Troféus nas suas próprias mãos, na sua proposta de candidatura a ser homenageado como uma figura do Futebol, nas comemorações do 90.º Aniversário da Associação de Futebol de Setúbal (AFS), são, na verdade, os Prémios que os Traquinas A conquistaram no Torneio de Páscoa organizado pelo Trafaria. Uma excelente organização, pelo que sei e verifiquei nalgumas fotos que me chegaram às mãos… os meninos receberam Diplomas e… tudo! Até parece que andam a ler as cartilhas de logística do CCFC!
Muitos parabéns Manuel Jorge e também à sua Equipa de trabalho. 

BENJAMINS B-1 CAMPEÕES COM FOME DE GOLOS
Ora, no Campo do Cassapo, na Sexta-Feira, de manhã, uma equipa do CCFC também organizou UM Triangular de Futebol para Benjamins B, assim maneirinho, pequenino… para não dar muitas canseiras porque, constou-me…, os trabalhos… são sempre para os mesmos! Mas, mesmo assim, por falar em fome de golos… benditos sejam os Deuses, por terem escolhidos aqueles novos Directores para os Corpos Sociais do CCFC, com Eleições agendadas para o próximo dia 28 de abril… porque, os Homens, já provaram, neste fim-de-semana de Páscoa que para degustar… ninguém os bate!! Magníficos, foram também eles! Um futuro novo Director, então… muito sonsinho, algo tímido, ainda arranjou uma desculpa esfarrapada ao dizer que tinha sido cosido, na boca, por causa de um arranjo dos dentes mas, mesmo assim… conseguiu “devorar” três pratos de Arroz de Polvo! Nada mau… vou ficar muito atenta quando chegarem as obras de Verão… para realmente ver o valor daqueles Homens ao Sol! Estou certa que o Espinha nem precisa de levar a sua enorme motosserra!

DEZOITO GOLOS MARCADOS E ZERO SOFRIDOS
Honra seja feita a João Rodrigues e Guilherme Gonçalves que guiaram os Benjamins B-1 à conquista de um sensacional Torneio. Os nomes dos jogadores, para a posteridade: Kevin Sousa (1) e Sebastião Ribeiro (12), Guarda-Redes de eleição que não sofreram golos (!!) recebendo o troféu de Guarda-Redes o Atleta n.º 12 (Sebastião) por ter menos idade! É assim que ditam as Leis… mas, mereciam os dois! João Cordeiro (4); Tiago Godinho (5); Gonçalo Vieira (6); Mário Iscruleasa (10); Francisco Paulo (11); Simão Rodrigues (14); Gonçalo Duarte (15); Martim Rijo (16); Gabriel Monteiro (19); Martim Carvalho (21) e Guilherme Ribeiro (n.º 22).
De todos os momentos dos dois jogos que efectuaram destaco um golo do Rei dos Marcadores do Torneio (Martim Carvalho) que rematou, forte, numa diagonal remetendo a bola para o sítio onde a coruja faz o ninho! Perfeito. E um outro golo, concretizado pelo talentoso Mário que após fintar 3 ou 4 adversários atirou para o fundo das redes contrárias.
A Equipa esta sempre muito concentrada, com os olhos postos nas balizas adversárias, no desejo de marcar muitos golos… Gabriel Monteiro e Francisco Paulo concretizaram, com muito esforço, 3 tentos, cada um, Iscruleasa obteve dois… mas o Prémio para o mais certeiro estava guardado para o “oportunista” goleador que marcou OITO GOLOS! O seu nome: MARTIM CARVALHO! Um feliz “Hat-trick” (3) e uma “Manita” (5)… resolveram a questão. Parabéns.

RESULTADOS:
9.30 horas – CHARNECA vs EAFF CHALANA (5-0).  
10.30 horas – EAFF CHALANA vs CRI (4-3).
11.30 horas – CRI vs CHARNECA (0-13).

»»» Charneca de Caparica Futebol Clube.
»»» Escolas de Aprender futebol fernando Chalana (Miratejo).
»»» Clube Recreio e Instrução (Alhos Vedros).

CLASSIFICAÇÃO GERAL:
1.º - CCFC (6 pontos) – 18/0.
2.º - Escolas CHALANA (3 pontos) – 4/8.
3.º - CRI (0 pontos) – 3/17.

TODOS OS MARCADORES DOS GOLOS:
CHARNECA: Martim Carvalho (8 golos); Gabriel Monteiro (3 golos); Francisco Paulo (3 golos); Mário Iscruleasa (2 golos); Guilherme Ribeiro (1 golo) e Simão Rodrigues (1 golo).

ESCOLAS CHALANA: Rodrigo Pereira (2 golos); Adilson Mendonça e David Gomes (1 golo, cada). 

CRI (Alhos Vedros): Tomás Simões e Daniel Rosado (1 golo, cada um) e um auto-golo.

OS MELHORES DO TORNEIO: 
Paulo Daniel (Escolas Chalana); Gabriel Monteiro (CCFC); Tomás Simões (CRI); Adilson Mendonça (Escolas Chalana); Diogo Fernandes (CRI) e Mário Iscruleasa (CCFC). 

ATRIBUIÇÃO DE PRÉMIOS: 
1.º Lugar – CCFC – Troféu – atribuído por: Pedro Teixeira.   
2.º Lugar – EAFF CHALANA – Troféu – Sandra Teixeira.
3.º Lugar – CRI – Troféu – Sérgio Marques.

MELHOR MARCADOR: 
MARTIM CARVALHO (CCFC) - (Troféu) - Paulo Piedade. 

MELHOR JOGADOR: 
MÁRIO ISCRULEASA (CCFC) – (Troféu) - Entregue pelo “RO”.

MELHOR GUARDA-REDES:
SEBASTIÃO RIBEIRO (CCFC) - Troféu - Rodrigo Teixeira. 

FAIR-PLAY: 
Escolas Fernando CHALANA (Troféu) - Entregue por Rafael Paiva.

Árbitro dos Jogos:
DIOGO SOUSA (NAFAS) – Lembrança/Placa.

SORTEIO DE UMA BOLA
No decorrer dos jogos foi sorteada uma Bola do CCFC cujo número da Sorte (69) era pertença do Senhor JORGE PAULO, Pai do Jogador do CCFC, Francisco Paulo! (Saiu à casa… eu nem quero acreditar que estava tudo combinado… claro que não porque uma outra “Estrela”, o menino ANDRÉ foi quem tirou o papelinho premiado de um saco segurado pela Raquel Teixeira!
Após o último encontro… distribuíram-se os Troféus… alegria e contentamento foi a palavra de ordem e verifiquei que todos saíram satisfeitos!
Parabéns à excelente organização… só lamento, mais uma vez…, não me terem convidado para o almoço!

DESPEDIDAS
Voltarei com as minhas impressões sobre o Torneio de Sábado (Almada Cidade – CUP) onde participaram, também com enorme brilhantismo, os Juniores, misturados com Juvenis…, do CCFC! Até lá…  recebam muitos beijinhos da vossa digna Árvore do Cassapo… AH!… e desculpem qualquer coisinha. Estarei sempre às vossas ordens para algum esclarecimento adicional.

A Árvore do Cassapo. (19 de ABRIL de 2017)
NOTA – EU opto, como o “RO”, por escrever os Meus textos na ortografia antiga.




















































































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.