PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 1 de abril de 2017

VITÓRIA AMARELA (O Jornalista SOU EU n.º 111) - RO.



“O Futebol é uma regra e um costume que estão relacionados somente com a competição onde o esforço físico e a saúde da componente desportiva estão fora de questão…” também escutei, nos últimos tempos! (RO)

 
O Jornalista SOU EU (111)
Vitória Amarela
Por: Repórter de Ocasião

B
OA NOITE, bom dia, ou boa tarde, conforme a hora escolhida pelos meus Leitores para terem a paciência de ler os meus escritos! Esta é mais uma crónica que irá, certamente, conseguir poucos “gostos” no “Facebook” mas, se eu escrevesse no intuito e para angariar a pretensão de uns afamados “likes”…, já há muito tempo que me tinha “encostado-à-sombra-da-bananeira” desfrutando, a meu belo prazer, de uns desejáveis e magníficos momentos de relaxe, sedentarização, conformismo e cepticismo! (Desculpem o “p” de “cepticismo” mas eu sou teimoso e, se calhar…, ignorante e retrógrado, continuando a preferir escrever… à maneira antiga!).

O FUTEBOL NO MOVIMENTO ASSOCIATIVO
Nas minhas lides como participante activo do Movimento Associativo, caído aqui, de “pára-quedas”…, porque, dois, dos meus três filhos, quiseram praticar desporto, na modalidade de futebol (!) nos últimos dias tenho ouvido, de tudo…, sobre esta modalidade onde as pessoas, todas com responsabilidades neste meio, têm confundido “alhos com bugalhos”… afirmando de modo categórico, peremptoriamente e sem preconceitos, que o Futebol é uma alienação total, quando se referem ao seu todo, neste caso, englobando todas as estruturas da sua génese…, ao que eu deduzo, jogadores, treinadores, trabalhadores, dirigentes… etc, etc… misturando, creio eu, profissionais com amadores e outrossim clubes regionais e distritais, inseridos no Movimento Associativo, etc, etc! Quanto a mim…, tudo o que esteja ligado ao Futebol, no pensamento destes eruditos e/ou destas Mulheres muito sabedoras com vastos e profundos conhecimentos da nossa Sociedade, é… para arrasar e deitar abaixo!
“O Futebol é uma regra e um costume que estão relacionados somente com a competição onde o esforço físico e a saúde da componente desportiva estão fora de questão…” também escutei, nos últimos tempos!   
Cada um e cada uma… opina como muito bem entender… vivemos em Democracia mas… Democracia não é entrar na casa do vizinho e dar-lhe um enxerto de porrada só porque ele ou ela veste de amarelo -porque não se gosta desta cor! -ou vai ver um filme, ao Domingo -porque não apreciamos Cinema! 
Sou de opinião que “cada-macaco-deve-estar-e-mandar-no-seu-galho” e… quando não consegue, por imprudência ou qualquer engenhoca, “roubar” a “fruta” do colega do lado…, assenta-lhe muito mal e é muito feio o próprio, frustrado, nos seus intentos…, ofender e denegrir a imagem do seu semelhante!


VITÓRIA AMARELA
Esta mania de me desviar das minhas intenções originais… quando pretendo transmitir para o papel as ideias e relatos de uma possível crónica… já é comum nos meus desígnios e, mais uma vez, relatei, nos parágrafos anteriores, registos que não se coadunam com esta “Vitória Amarela” que queria contar aos meus habituais Leitores… a todos os que “devoram” os meus textos e não aos outros que só “pensam” nas fotos!
Esta é uma crónica… sem FOTOS (!)… de propósito… e, depois de (mais) um Jantar de Aniversário, convivido entre Amigos, no “Águias de Vale Milhaços”… onde, de novo, com jovens e velhos, uma “LEOA” (Patrícia-PATTY) fez furor num “ninho-de-Águias”… Sexta-Feira passada… o “bichinho” do meu Amor e devoção pelas gentes do CCFC foi mais forte do que eu… (também tenho defeitos!) e levou-me a enviar a seguinte mensagem para o Grupo que habitualmente confraterniza, neste dia, na Sede/Bar do Campo do Cassapo:
“-Espero bem que estejam a “aviar” o “Palmadinhas” e o “Sócio”… ou é preciso eu ir aí...?
Referia-me, certamente, aos habituais jogos de cartas… “Sueca”!
Respondeu-me o Anselmo Rosa: “-Bora!” 
Confirmei, de seguida: “-Tou a caminho!”
Despedi-me dos meus Amigos e ainda cheguei a tempo de jogar uma “partidinha” de “Sueca”! Creio que nos “duelos” anteriores… JMS & JLMO tinham derrotado AR & JC (Varetas). Depois, já na minha presença, “SÓCIO” & “PALMADINHAS” venceram com brilhantismo JMS & JLMO!!! Olhei para o Anselmo Rosa (meu adversário de outras “batalhas”!) e perguntei-lhe:
“-Vamos lá jogar com eles?...” -Referia-me, aos possíveis opositores, à dupla vencedora, do momento: “Sócio” & “Palmadinhas”!
 AR… nem pestanejou e voltou a dizer: “-BORA!” e… sentou-se de imediato! Eu fiz o mesmo. Acto contínuo “Palmadinhas” & “Sócio” aprestaram-se a defrontar-nos pensando, obviamente… que “aquilo” iria ser “canja”… pois… se haviam esmagado “JMS & JLMO” o que fariam de nós (!?)… RO & AR!?
A disputa esteve renhida até que num total de “oito-riscos”… as Equipas estavam empatadas 5-5. Foi, então, necessário “empregar” a minha táctica psicológica e infalível que consiste em dizer que… empatados 5 a 5… contra gloriosos e prestigiantes adversários, afectos ao “Cova da Piedade” (porque os filhos deles… praticam desporto naquele Clube!), não era vergonha nem demérito… nenhum! Eles, “Palmadinhas” & “Sócio” e também os de fora, que assistem, curiosos a estes inolvidáveis desfechos… chamam-me de tudo, após as minhas lamentações: “Chorão”… “Chorinhas”… “Lamúrias”… “Queixinhas”… etc, etc… o que é certo é que… a habilidade e a estratégia… resultam(!) vá lá saber-se… porquê!! E, passados somente mais dois jogos… “RO” & “AR” ganharam aquela “negra” por 8-5! Extraordinário! Foi uma brilhante, inesperada, gloriosa, sagaz, histórica e sensacional “Vitória Amarela” (à CCFC!) sobre os “visitantes” de cor “Negrá”!! Quem diria!? Acontece aos melhores. Enquanto eu e Anselmo Rosa nos abraçávamos de contentamento… “Palmadinhas” & “Sócio” continuavam a discutir um com o outro… como foi possível “aquilo” acontecer!?...
Mais tarde, já em casa, o dia/noite… acabou, antes desta crónica, com a seguinte mensagem para o GRUPO:

“-Dos fracos... Não reza a História... E hoje no Cassapo uma VITÓRIA AMARELA... Contra tudo e contra todos... Na verdadeira acepção da palavra... RO ainda foi a tempo, com um novo parceiro... (AR), de fazer História nos jogos de “Sueca” dos Jantares de Sexta-Feira... E assim nasceu uma nova DUPLA de guerreiros AMARELOS que dizimaram... sem PIEDADE... os invasores “CHINESES...”, estes, comandados pelos Generais SÓCIO & PALMADINHAS!!! Que lhes sirva de lição porque... com os novos HERÓIS AMARELOS do CCFC... ninguém se mete... É derrota histórica garantida!!!
Gloriosos APLAUSOS... para ANSELMO ROSA e LUÍS RODRIGUES (RO)…”
Risos e gargalhadas matreiras representadas por “bonecos” ilustravam o texto.

Repórter de Ocasião (01 de Abril de 2017)
Nota – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

»»» DEDICATÓRIA: «««
 Crónica dedicada a uma Leitora habitual dos meus escritos: Maria Teresa Rodrigues 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.