PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 24 de maio de 2022

*7 viagens de ida e volta para se salvarem 30 pessoas! 🛥 🛥 🛥 🛥 🛥 🛥 🛥 👪 👪 👪 👪 👪 👪 👪 👪 👪 👪

  

"TAÇA É TAÇA!" - QUARTOS-DE-FINAL!!
Torneio de Entretenimento do Blogue RO!
http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/
»»» QUEM VAI GANHAR?...

* Desafios por Eliminatórias!!

 

TAÇA É TAÇA!🏆👌

 Quartos-de-Final👏🤩

Solução Oficial!

👏👪👫👬👭👤👥💑👌

 

🙆Resposta n.º 02! (02 pts)

*** Dura Lex, Sed Lex

 


Quartos-de-Final

PROVA N.º 03

(12 Pontos)

 

PERGUNTA N.º 02: (02 PONTOS)

-Devido a uma catástrofe foi necessário salvarem-se 30 pessoas de uma margem de um rio para outra! O meio utilizado foi um barco a motor que só podia transportar… 10 pessoas de cada vez… com mais uma… ia ao fundo! O barco que se encontrava sem ocupante, mas com o motor atestado, inicialmente começou as suas viagens de salvamento na margem do desastre!

 

-QUANTAS VIAGENS, CONTANDO DE IDA E VOLTA, ATÉ TERMINAREM NA MARGEM SEM PERIGO, O BARCO REALIZOU, PARA AS 30 PESSOAS SE SALVAREM?

 

Respostas, a escolher:

a) -3.

b) -5.

c) -6.

d) -7.

e) -8.

(Justifique o seu raciocínio, para valorizar a sua solução!)

 

RESPOSTA CERTA:

O BARCO EFECTUOU 7 VIAGENS, a saber:  

UMA: O barco transportou 10 pessoas, para a margem sem perigo, das 30 iniciais a necessitarem de salvamento e uma delas conduziu-o ao motor, uma vez que foi encontrado sem ocupante. Ficaram 20 ainda por salvar! (20+10=30).

DUAS: Na viagem de regresso, de salvamento de pessoas ainda em perigo, o barco levou 1 ocupante, ao motor, e deixou 9 já salvas! (20+1+9=30).

TRÊS: Das 20 pessoas que restavam… o barco levou mais 9 (porque só podia transportar 10 de cada vez!) e ficaram, ainda, 11! (11+10+9=30).

QUATRO: No regresso à margem da catástrofe, com 1 pessoa ao motor, a conduzir o barco, ficaram 18 salvos e 11 por salvar. (18+1+11=30).

CINCO: O barco regressou com mais 10 ocupantes, os possíveis, e restaram apenas 2… para o último salvamento! E, em 3 viagens, para a margem boa, lá ficaram 27 pessoas já fora de perigo! (3x9=27). (10+2+18=30).

SEIS: Nova viagem para ir resgatar as 2 últimas pessoas. 27 na margem sem perigo; 1 no barco e 2 à espera de salvamento! (27+1+2=30).

SETE: 3 pessoas no barco, uma no motor, para se juntarem ao 27 já salvos!! (3+27=30). 

 

Comentário do Blogue RO:

Um exercício também de simples solução… tendo em consideração o que se diz no enunciado e… é preciso os decifradores terem muita atenção “aquilo” que é descrito e… É PEDIDO!!

Dizia-se:

“O barco que se encontrava sem ocupante…”

-QUANTAS VIAGENS, CONTANDO DE IDA E VOLTA, ATÉ TERMINAREM NA MARGEM SEM PERIGO, O BARCO REALIZOU, PARA AS 30 PESSOAS SE SALVAREM?

…Logo, o barco foi encontro pelas pessoas em perigo… sem ocupante… pelo que se deduz que o condutor teria de ser um dos acidentados! Por conclusão… as viagens terminaram na margem que não apresentava perigo… não havia necessidade de mais uma viagem de regresso!! Foram SETE (7) e… ponto final!! DURA LEX, SED LEX!!

 

3 comentários:

  1. Esta foi ir a calculadora e fazendo contas e viagens chegou-se ao numero 7. Será que alguém e lembrou que o barco não anda sozinho de uma margem para a outra?

    ResponderEliminar
  2. MTR
    Boa, acertei

    ResponderEliminar
  3. Algumas rasteiras nesta questão para os menos atentos!

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.