PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

A ÁRVORE DO CASSAPO nas Reportagens Originais - Por: RO »»» Reportagens Originais n.º 01 - 16.Set.2013

 
»»» A ÁRVORE do CASSAPO foi personificada pelo "Repórter de Ocasião", ganhando vida... a 26 de Setembro de 2012 quando o Pelado do Campo do Cassapo deixou de existir para dar relevo a um magnífico relvado sintético!...
»»» Depois reapareceu no dia 16 de Setembro de 2013, um ano depois... para contar, de novo, algumas aventuras da Família CCFC...
»»» De tempos a tempos... aparece, crítica e bem disposta, a contar acontecimentos que observa no Campo do Cassapo.
(RO)



"...Outras árvores existirão, porventura... o leitor que faça pesquisas, no entanto, eu hoje quero escrever sobre uma árvore que, para mim, é a mais linda de todas!... Talvez muito poucos ainda tenham reparado nela... todavia, eu, arguto e perspicaz  como sou... desde há muitos anos que me encantei com a sua beleza... porque me fui habituando a vê-la sempre alta, bonita, elegante, frondosa e sempre presente a observar o Campo do Cassapo! Guardiã melhor não seria possível... talvez seja uma espécie de Deusa que protege os jovens jogadores do CCFC!... Para mim, ela será, sempre, a Árvore do Cassapo!
            Soube, há dias... que a Árvore do Cassapo tem-se sentido muito mal, talvez problemas de visão... até porque a senhora já deve ter mais de cem anos!... Investiguei e também vim a saber que a Árvore do Cassapo foi ao médico... Então, a história passou-se mais ou menos... assim:
            (...)
            A árvore no médico:
            -Senhor doutor venho hoje ter consigo porque ao fim de muitos anos... parece que estou a ver muito mal... já não consigo definir bem as cores...
            O doutor:
            -Oh, minha querida, muito gosto em vê-la... há quanto tempo!? Diga-me lá, então, o que é que se passa, na realidade... a senhora sempre teve uma boa visão e... uns bons olhos!
            A árvore:
            -Como sabe, o senhor doutor, eu sempre protegi o Campo do Cassapo e mais ainda quando foi atribuído ao CCFC! Adoro e sempre admirei ver aqueles miúdos a correrem atrás da bola... Nem sempre ganham os jogos... alguns até choram... mas a alegria que mostram nos seus rostos é incomparável com outros miúdos quaisquer... perdem muitos jogos mas ficam felizes, radiantes! Desde há uns tempos para cá parece que vejo tudo ao contrário... desde meados de Agosto que tenho observado uns movimentos diferentes no Campo... muitas máquinas... homens esquisitos que até me parecem extra-terrestres... Depois deixei de ver o Cassapo acastanhado e comecei a vê-lo todo negro! Ai meu Deus... até pensei em bruxarias!... Será que preciso de óculos!?" (Crónica Ocasional n.º 71 - 26.Set.2012)


"A árvore, agora aliviada, agradeceu a conversa e envaidecida regressou a casa e a primeira coisa que fez foi sentar-se no seu habitual lugar, de frente para o relvado sintético do Cassapo, e aprontar-se para ver os primeiros pontapés do dia… os treinos do CCFC iam começar…

 Repórter de Ocasião (16 de Setembro de 2013)"
 
Reportagens Originais (1)
A Árvore voltou a visitar o médico!
Escreveu: Repórter de Ocasião
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
Introdução do autor:
Quando todos nós, no CCFC, pensávamos que a “Árvore do Cassapo” estava devidamente curada e tranquila sobre as suas visões e inquietações… (ler Crónica Ocasional n.º 71) eis que a mesma tem uma recaída… e desorientada… voltou a consultar o médico.
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

-Olá, senhor doutor! Posso entrar?... –perguntou a árvore timidamente.
-Faça favor, minha senhora. Olá, novamente por cá!? –proferiu o médico, surpreendido.
-Sim… é verdade! Também eu, não esperava vê-lo tão depressa. –respondeu a árvore.
-E então… o que é que tem para me contar?... –interrogou o doutor.
-Vejo-a com bom aspecto. Robusta. Frondosa. Brilhante. Alegre. Rejuvenescida. –adjectivou.
-Sim… é verdade… Mas… depois da minha consulta anterior, quando eu julgava que estava tudo bem comigo e com o campo do Cassapo todo verdinho e luzidio pensei que iria ficar descansada e que já não iria ter mais visões e inquietações… tenho adorado aqueles banhos fresquinhos que me regam totalmente quando a água, em jactos, se eleva nas alturas, para regar o campo antes dos jogos! É uma maravilha… aproveito para me refrescar e ficar pomposa. –esclareceu a árvore.
-Está a ver… Não tem razões para alarmes… -justificou o homem de branco.
-Tenho razões… sim senhor! É que aqueles directores do Charneca, para não falar do Presidente que é ainda mais maluco do que os outros todos juntos… não param de fazer obras… irra! Este ano, como não pude ir para lado nenhum… gozar férias… por causa da crise… pensei expor-me a apanhar umas banhocas e uns raiozinhos de sol… virando-me para o relvado sintético do campo do Cassapo! Ora… não é que os directores do CCFC e o endiabrado do Presidente resolveram não me dar descanso e voltaram a fazer obras!? Os tipos não param… Não sossegam! Também não sei onde é que vão buscar tanto dinheiro para aquelas invenções!! –desabafou a árvore.
-Invenções?? –interrogou o médico perplexo.
-Sim… -afirmou a árvore. –Veja lá que, este ano, depois das obras dos balneários de há dois anos e da requalificação do “Pelado” do Cassapo… resolveram construir umas bancadas… para sócios! Isto é incrível!!! Querem mesmo andar na moda! Não tive repouso. Depois, também arranjaram uma sombra para as carrinhas… coitadinhas… que ficaram todas brancas com as torradeiras de sol que apanharam em anos anteriores! Ainda resiste uma de azul mas deve ser só para disfarçar!
-Oh, minha senhora… o Homem sonha e a obra nasce! Deixe as pessoas trabalharem.
-Pois é… tudo bem… mas no CCFC… são de mais! Exageram. Nos últimos cinco ou seis anos, então… têm batido todos os recordes… E aquele “RO” também não é nenhum “santinho”… tem muitas culpas no “cartório”… não quer ser director, et cetra e tal… e lá vai metendo a sua “colherada”… quando lhe cheira a pinturas… lá está ele!!! –disse a árvore em dedução.
-Ah… mas há mais culpados… tenho andado a espiolhar… investigar, melhor dizendo… e vi o JMS e o Cardoso a espreitarem para dentro do Bar… e então o que é que eles estavam a ver?... Precisamente um dos trabalhos do “RO” exposto na parede que relatava os acontecimentos do último aniversário do CCFC onde o senhor Vereador António Matos afirmava que o Charneca de Caparica Futebol Clube é ÚNICO… na modalidade e procedimentos e a senhora Presidente, também da Câmara Municipal de Almada, rejubilava com as suas fotografias dizendo que até parecia… mais nova (!) tão brilhantes eram os fotógrafos do CCFC. Portanto, a dona Maria Emília Neto de Sousa e o AM igualmente são culpados da evolução do Charneca! Deram-lhes corda e os tipos, agora… nunca mais vão parar! Também uma mãezinha, a dona Odete Maria, é culpada do crescimento do CCFC porque se aprestou a comentar que o seu filho, Vasco Pendão, já passou por muitos clubes e até àquele momento, do 25.º Aniversário do Charneca, nunca fora tão bem tratado como no CCFC. Ah… e também quero falar do Tio Aníbal que até parecendo mais velho do que eu continua dedicado ao clube que viu nascer trabalhando incansavelmente em prol do CCFC. E… já sei que num sábado árduo de trabalho, com a ajuda primorosa da sua filha, ele fez uma caldeirada divinal para o pessoal que lá estava nas façanhas de pinturas, limpezas, etc. O Bar, esse ficou muito bonito, pintado às riscas com as cores do CCFC. O homem-do-bar, o senhor José Moura anda com sorrisos de orelha a orelha. O João Peres, o António Espinha, o Pedro Teixeira, o Sérgio Marques, entre outros que não conheço bem, incluindo aquele da camisola cinzenta “A VIDA É A PALAVRA” -…ai o que eu sofri para traduzir a frase que o homem tinha estampada na sua t-shirt! –igualmente os vi no Cassapo, muitas vezes, em trabalhos forçados! Que Homens!!! O da camisola cinzenta esforçou-se muito, naquele sábado, na ajuda aos directores do Charneca… quem queria apreciar era vê-lo a carregar consecutivamente vários entulhos num carrinho de mão. Até um “grãozinho” de Café, armado em Joaquim (!) andou por lá empoleirado a arranjar umas luzes, dizia ele! Quem soldou bem os holofotes foi o Ricardo Sebastião que até parece que tem mais jeito para aquilo do que para outras coisas… (hi, hi, hi, estou a brincar!) O João Ramalho é que é mesmo perfeitinho, sim senhor, aquela instalação de electricidade ficou um mimo! Boa. –desabafou a árvore, crítica, mas ao mesmo tempo orgulhosa.
-Oh minha querida senhora… noto nas suas palavras algum alívio construtivo e reparo que no fundo do seu coração até está contente com o seu clube de sempre o grandioso CCFC!!! E como não lhe detecto nenhuma doença sou forçado a concluir que veio visitar-me simplesmente com a intenção de mostrar a sua alegria e o seu agrado pelo engrandecimento do Charneca! Vá lá, não seja assim… vai concluir que muitas vitórias desportivas vão surgir! –sossegou-a o médico.
-Ah, pois é! Isso sei eu. As equipas são todas irrequietas… bons jogadores… ávidos de conquistas… já reparei nisso… mas também tenho muita pena dos meninos que dispensaram e que tiveram de arranjar outro clube. Tenho saudades deles e espero que estejam bem… mas, a vida é mesmo assim… continuo a notar que o espírito familiar se mantém no clube, embora noutros moldes e com algumas e novas pessoas diferentes! –disse, triste, a árvore.
-No entanto também já ouvi comentários de que para o ano vão fazer mais uma bancada, no outro lado, mais perto de mim… lá se vai o meu sossego e tranquilidade! Estes tipos não têm emenda e não conseguem, nas férias futebolísticas, ficarem quietos… um bocadinho. –concluiu a árvore.
-Pronto… agradeço-lhe a visita e muito obrigado pelas informações. –despediu-se o médico.
A árvore, agora aliviada, agradeceu a conversa e envaidecida regressou a casa e a primeira coisa que fez foi sentar-se no seu habitual lugar, de frente para o relvado sintético do Cassapo, e aprontar-se para ver os primeiros pontapés do dia… os treinos do CCFC iam começar…

Repórter de Ocasião (16 de Setembro de 2013)

NotaO Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.