PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

(R)eportagens (O)riginais n.º 14 (O Manel... do JESUS!) - Por: RO

»»» Olá, Amigos Leitores e Dedicadas Seguidoras!
Estávamos em 19 Janeiro de 2014 quando, dias antes, Jorge Jesus o conceituado Treinador de Futebol proferiu, numa entrevista, que não jogando MATIC, pelo Benfica... jogaria... o MANEL!
Discurso forte que mereceu enorme destaco na Comunicação Social. As crónicas e reportagens do "Repórter de Ocasião" (RO) aproveitaram a oportunidade para enaltecer e salientar os bons resultados que as Equipas do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) conseguiam, numa nova Era sobre os rivais vizinhos!
Com a actualização de publicações do "RO" neste espaço... eis um óptimo momento para recordar o n.º 14 das "Reportagens Originais"... quase intemporal, como se refere, várias vezes, o Amigo José Pedra sobre os trabalhos do "RO"!...
Saudações Desportivas.
Repórter de Ocasião.




Reportagens Originais (12)
                                                                                                                                  
O Manel do Jesus!      
Escreveu: Repórter de Ocasião                                                       
oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    Introdução do autor:
            Está encontrado o “Manel” do Jorge Jesus, treinador dos Seniores do glorioso Sport Lisboa e Benfica (SLB), ou “Mané”, se bem interpretamos... porque uma frase deste sujeito tem muito que se lhe diga e estou a lembrar-me duma bem gira e enigmática quando ele proferiu que “os cães ladram e... a caravela passa”... Ora quando ele afirma que não jogando pelo SLB o jogador Nemanja Matic, entretanto transferido para o Chelsea de Mourinho... jogará o “Manel” poderia muito bem estar a referir-se ao “Mané”... e então, este “Mané” estaria descoberto... levando o Benfica a contratar um dos “Mané(s)” do momento: Carlos Manuel Cardoso Mané, o avançado de 19 anos do Sporting Clube de Portugal, da Guiné-Bissau e que para a Taça da Liga marcou um espectacular golo ao Marítimo ou o jogador do Salzburgo, nascido no Senegal, com 21 anos, médio ofensivo, que esta semana marcou também um portentoso golo ao invencível Bayern de Munique, na vitória dos Austríacos por 3-0, em jogo particular, no dia de anos de “Pepe” Guardiola. Estes sim... excelentes craques porque os jogadores da formação do Benfica teriam de nascer mais 10 vezes para igualarem o genial sérvio Nemanja Matić Немања Матић. Opiniões que eu não contesto.
               Outros “Manés” se revelaram nos jogos de fim-de-semana dos Escalões do CCFC e é sobre este tema que incidem os meus curtíssimos comentários desta edição n.º 12 das minhas originais reportagens. Espero que gostem. (RO).


»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

O CHARNECA (CCFC) E OS PLENOS
               Desde a implementação do Relvado Sintético do Cassapo que os adeptos dos “Canários” procuram com alguns sorrisos o “pleno” em todos os fins-de-semana desportivos o que equivale a dizer que querem que todas as Equipas dos vários Escalões do Clube ganhem os jogos agendados em cada Sábado ou Domingo! Antes, isto era impensável... porque Beira-Mar, Cova da Piedade, Almada, Monte de Caparica, Pescadores, Corroios e outros vizinhos, normalmente brindavam os “amarelos” com inevitáveis “cabazadas”! Hoje... isso está tudo virado do avesso e mediante uma mudança de atitude, por objectivos, depois do “Sintético”, a Direcção do CCFC e o seu carismático Presidente munindo-se de outras matérias puseram mãos-à-obra... mesmo que tais procedimentos inevitavelmente e de um modo deveras aceitável fosse contra o “espírito-familiar” que muitos apregoavam e praticavam no seio da “Família-CCFC”! O tempo cura tudo... e presentemente... são os “vizinhos” do Charneca de Caparica Futebol Clube que normalmente perdem os seus jogos com as equipas do CCFC. Agora, são eles que temem os “pobres-coitados” da Charneca e as habituais “cabazadas” viraram-se contra os “feiticeiros”!... E porque não continuar-se mesmo e agora ganhando mais vezes, com melhores jogadores... o “Espírito-Familiar” no Clube, no CCFC, no Charneca?... Existem pelo menos três (3) pessoas no Clube que tudo têm feito para manter esse “estatuto” e não sou eu aqui que vou dizer os seus nomes... mas, quanto a mim... a “Família” permanece... não estão lá o Filipe, o Ambrósio, a Joaquina, o César, o Patrício e a Clementina... mas a “Família-CCFC” mantém-se unida... com o Matias, o Alberto, a Bernardina, o Anastácio, a Albertina e a Francisca! Disto (já) não tenho dúvidas... (RO).

OS “MANÉS” DO CHARNECA
               (...) Ah... já agora também posso dizer que a “Família-CCFC” igualmente continua com os mesmos e sempre extraordinários... 4 “MANÉS”!... (Aqui o leitor que faça as suas buscas...).
               Se o Jorge Jesus os conhecesse... certamente que viria “pescar” ao CCFC...
               Voltando aos tais e abençoados “plenos” que significam: cheios, repletos, completos, inteiros, perfeitos, e que nalguns jogos representam vitórias totais em todos eles... está-se mesmo a ver que neste fim-de-semana de 18 e 19 de Janeiro de 2014, em vésperas do 26.º Aniversário do CCFC que vai ser comemorado no próximo Sábado, dia 25... os Escalões do Charneca ganharam todos os seus desafios!!! É verdade, sim senhor, aconteceu mesmo e não foi a primeira vez que tal sucedeu esta temporada. Os “Manés” foram a cereja no topo do bolo.

OS SENIORES... NUMA MA(N)RÉ DE SORTE!
               É a primeira sensação que fica, após a vitória tangencial perante o Vasco da Gama por 2-1, depois dos Alentejanos terem desperdiçado uma grande penalidade à beirinha do fim e minutos depois o Charneca ter conseguido o resultado final também através de um penálti, aqui concretizado por Edson (Mané) Semedo. Todavia “a sorte conquista-se com trabalho...” estas palavras não são minhas pertencem ao vitorioso treinador Tiago Morais. Concordo perfeitamente com ele porque o Charneca foi a melhor Equipa em campo, com melhores ocasiões para golo e... já quando Job (Mané) António inaugurou o marcador para o CCFC a escassos segundos do intervalo a vantagem era inteiramente merecida! Na segunda metade do encontro Edson ainda atirou 2 ou 3 bolas ao “boneco” pelo que a vitória é completamente justa. Os penáltis são detalhes do jogo que se aceitam.

OS JUNIORES E O “MANEL” DOS BREJOS
               Também este Escalão ganhou aos Brejos de Azeitão, por 2-1, e vencendo mais este adversário directo... já não enganam ninguém que são candidatos à subida de divisão! O resultado, neste caso, foi melhor que a exibição... mas apanhando-se a ganhar, segundos depois após o intervalo, com um espantoso e magnífico “golão” de Rafael (Mané) Cândido talvez a Equipa pretendesse gerir o resultado e, então, os jogadores dos Brejos que são exímios executantes da arte de jogar bom futebol estiveram quase toda a 2.ª parte no meio-campo do Charneca! Aí brilhou Vitor (Mané) Cantarelo com uma defesa espectacular redimindo-se do golo (mal sofrido!?) que permitiu a igualdade esperançosa dos “amarelos” dos Brejos. José Pedro (Mané) Santos foi o autor do primeiro golo do CCFC... brilhante e bem realizado, como sempre.
               No lado contrário, na Equipa visitante, distinguiu-se com enorme evidência o defesa central, n.º 3, de nome “Manel” que depois vim a saber tratar-se de um jogador avançado e que desempenhou, naquele jogo, aquela função porque o Brejos de Azeitão não tinha mais defesas... para o lugar! Ora... vi ali um excelente atleta. Seria também este “Manel” do Brejos que estaria nos planos do Jorge Jesus? Se sim... o JJ sabe muito bem o que diz e está muito atento.

OS JUVENIS DO PEDRO (MANÉ) TEIXEIRA
               Era vê-lo quando chegou ao Cassapo vindo de Vale Milhaços com o seu sorriso habitual e triunfante, após a vitória dos Juvenis por 4-1. O Director do Escalão estava alegre e bem disposto como sempre! Um homem que dá tudo pelo CCFC... um Director à maneira. Parabéns PT. “Ganhámos” -dizia ele satisfeito. “Agora para o pleno só falta os Seniores ganharem...” -proclamou.

OS INICIADOS JÁ ESTÃO APURADOS
               Bastaram três golos (Hat-trick) do Jacinto (Mané) dos Iniciados para este Escalão ficar apurado para a fase final do Campeonato da 3.ª Divisão. As “vítimas” foram os Pescadores da Costa de Caparica (B). Novos tempos. Os Iniciados continuam sem perder. Histórico. Só não compreendi algum desaconchego e mal-estar de alguns adeptos pelo facto do Grupo apenas ter vencido por 3-2! Se calhar esqueceram-se, no momento, que a Equipa continua invicta e que o jogo foi aproveitado pelo técnico JR para colocar a jogar os jogadores menos utilizados no plantel. Boa gestão. Continuem com o mesmo empenho, competência e dinâmica em prol dos objectivos definidos.

OS INFANTIS (A) DEIXARAM DE SER “MANÉS”
               No Torneio Complementar estão invencíveis com duas vitórias em outros tantos jogos. Depois dos 3-1 na Trafaria agora foi a vez do Corroios sentir a política de vitórias do novo CCFC. Mais um gigante a sofrer com as mudanças do Charneca. Até deu para dar avanço uma vez que os pupilos do Ricardo e do Brás estiveram a perder por 2-0 acabando depois por vencer 5-2. Neste complementar os Infantis (A) deixaram de ser “Manés”. Em frente.  

OS INFANTIS (B) NÃO PRECISARAM DE “MANÉS”
            Foram os heróis mais produtivos do pleno brindando o Trafaria, na casa destes, com uns indiscutíveis e tenebrosos... nove a um (9-1). Parabéns. Já mereciam uma vitória assim. Continuem.

OS BENJAMINS (B) E OS 7-1 DO “MANÉ”
               Este Escalão continua de vento-em-popa e não sabemos até onde poderão chegar... Mais uma excelente vitória, desta vez por 7-1, sobre os Pescadores! Novos tempos. Eu não aprecio muito este resultado porque me faz recordar quando o Sporting do “Mané” Fernandes e do Jordão goleou pelos mesmos números o glorioso SLB. Mas, enfim, tudo passa.

ABRAÇOS DO “MANÉ”
               Aqui ficam os abraços do costume para os meus leitores e amigos do CCFC.

Repórter de Ocasião (19 de Janeiro de 2014) 

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.                   


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.