PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 23 de outubro de 2016

O Jornalista SOU EU (89) »»» Por: Repórter de Ocasião »»» “RAFA... no CCFC só há um! O Rafael Cândido e... mais nenhum!”



»»» Rafael Cândido (RAFA) está no Charneca de Caparica desde pequenino, com duas breves passagens pelos “Pescadores”, ainda Infantil, e Cova da Piedade, como Júnior de 2.º ano! Acompanhei a sua carreira, desde os seus primeiros passos no Pelado do Cassapo. Tenho em meu poder mil fotografias do seu crescimento e evolução como jogador! (RO) 


“RAFA... no CCFC só há um! O Rafael Cândido e... mais nenhum!”
O Jornalista SOU EU (89)
Por: Repórter de Ocasião
N
A semana que antecedeu o jogo entre os Seniores do CCFC e do Alfarim recebi uma mensagem do RAFA (Rafael Cândido), actualmente jogador, com o n.º 11, dos Seniores do Charneca de Caparica Futebol Clube que exigia, para si, num tom reinadio e amistoso o título ou epíteto de “RAFA”! Dizia ele que... no CCFC só existia um “Rafa”... ELE e... mais nenhum! Isto, a propósito de também eu me referir a outros “Rafas” que fazem parte da Nação CCFC! Não vou referir, como é óbvio, todo o teor da nossa conversa todavia, quando o encontrei, no dia do jogo com o Alfarim, na Sede/Bar do Campo do Cassapo, cumprimentei-o e disse-lhe: “-RAFA: Marcas um golo, hoje, ao Alfarim... que eu resolvo o assunto quanto ao único “Rafa” existente no CCFC!” Ele percebeu, riu-se... e lá foi para o balneário equipar-se e preparar-se para o desafio.  


Estava no Bar do CCFC a tomar um café... o segundo do dia, porque além do óptimo Robalo grelhado que ingeri ao almoço –uma especialidade de Moura & Favinha –o Nuno ofereceu-nos, a mim, e aos meus companheiros, uma deliciosa Morcela frita (!) que... me provocou a necessidade de engolir outro café... quando, depois do jogo iniciado, ouvi gritarem golo! Espreitei pela janela e alguém me disse que tinha sido golo do RAFA (Rafael Cândido), o 1.º para o CCFC! -Céus! Gritei, EU!! -Já me estragaram a crónica!!! Acrescentei. Mas, mesmo assim, não fiquei lá muito convencido porque me pareceu que os colegas da Equipa abraçavam, em demasia, o Ruben Leston, nos festejos do golo! E... acertei. Quando me cheguei próximo do muro que veda o recinto do jogo, próximo da Árvore do Cassapo, confirmaram-me que o golo tinha sido marcado pelo “Apache”, “Sioux” ou lá o que é... Ruben Leston! Descansei. 

 
GOLO FILMADO
         Aprontei-me com a máquina “à coca” à espera do golo do Rafael e... não é que aconteceu mesmo!? Passados poucos minutos, na companhia de Paulo Gonçalves que até gritou golo... antes da bola entrar (!), o Rafael Cândido não resistiu à tentação e introduziu a bola dentro da baliza do Alfarim! Dois a zero para o Charneca!!! Brilhante. Filmei o golo. Acontece. Não foi de livre, nem de grande penalidade! Gritei, também: -Rafael no CCFC só há um, o “Rafa” e mais nenhum... troquei os nomes devido à emoção do momento!          
         Agora, o Leitor pensará aquilo que quiser... mas, eu sou de opinião que as coisas não acontecem por acaso! Quando há sintonia, união, querer, vontade e, sobretudo, dedicação e amizade... os momentos bons acabam por acontecer! Foi este, o caso. Eu acreditei. O Rafael Cândido fez um golo e exigiu para si... o título de RAFA... único! Pois, seja feita a sua vontade:   
“RAFA... no CCFC só há um! O Rafael Cândido e... mais nenhum!”
Concordo e fica registado. (RO)  


PRATA-DA-CASA-DO-CCFC 
         Rafael Cândido (RAFA) está no Charneca de Caparica desde pequenino, com duas breves passagens pelos “Pescadores”, ainda Infantil e Cova da Piedade, como Júnior de 2.º ano! Acompanhei a sua carreira, desde os seus primeiros passos no Pelado do Cassapo. Tenho em meu poder mil fotografias do seu crescimento e evolução como jogador!


         RAFA tem o recorde de ter marcado NOVE (9) golos num só jogo, no Relvado Sintético do Campo do Cassapo! Num dia, em que, enquanto Juvenil, treinado pelo Mestre José António Teixeira venceram uma Equipa, não me lembro do nome, por DEZASSEIS bolas a zero! Quem se lembra?...  
         RAFA, na mesma Época, de 2012-2013, ano da inauguração da Relva Sintética do Campo do Cassapo, marcou 26 golos pelos Juvenis e, depois, mais 11 já jogando pelos JUNIORES.
         RAFA, com 37 golos foi o Melhor Marcador de todos os Escalões do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC). 


         RAFA, outrossim, nessa mesma Temporada, marcou o golo n.º 100 dos 472 que todos os Escalões conseguiram. Magnífico. Abdul Abba regressado, agora, ao CCFC, foi o autor do golo n.º 400. Tatiana ficou célebre por ter concretizado o golo n.º 350... para escrever sobre as meninas do Clube. 

         RAFA, enquanto jogador do “ZOO do Cassapo” foi alcunhado de “Diabo da Tasmânia” e, depois, numa história idêntica a esta agora narrada, a seu pedido, passou a chamar-se de “FALCÃO”! Foi treinado por Manuel José, José Manuel Santos, Luís Vasques, entre outros. 


         HÉLIO VARELA, no mesmo ano, pelos Benjamins, marcou 32 golos, foi o 2.º melhor e... num único jogo marcou OITO golos! 
         Agora, que esta crónica está escrita... RAFA, no próximo Domingo, já pode ir pintar o “MONTE” de amarelo!!!  
       
Repórter de Ocasião (21 de OUTUBRO de 2016)

 Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.     

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.