💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂✌🌠
🔦⌛📖🔍🧐🌷🚦
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ ️🖊📲
📚 Torneio Cultores 🎓
do Policiário 🔍
🧐 MELHORES! 👀
5 - Relatórios Excelentes - 5
ENTRE quarenta concorrentes existiram descrições de muita qualidade de análise e observação e para se separar o trigo do joio foi necessário elaborar-se uma tabela de "factores de valorização" para se seleccionar OS MELHORES, uma vez que esta "especialidade" é muito diferente da "Originalidade" e da "Combatividade"... (é a primeira consideração para "desempatar" a "pontuação"!) aqui SÃO IMPORTANTES as pormenorizações do "questionário" serem (todas) mencionadas e neste capítulo somente Mac Jr., Detective Jeremias, Photus A.D., Búfalos Associados e Sofia Ribeiro (uma agradável surpresa!) se evidenciaram, sem desprimor para um numeroso grupo que por uma pequena particularidade não "passou" esta "barreira" de critério classificativo! Numa segunda "linha"... de valor superior estiveram Paulo, O Pegadas, Inspector Aranha, Big Ben, Mali, Inspetor Boavida, Jartur e Cocas, para só mencionar estes!
Podem ir fixando os pseudónimos/nomes porque "anda por aqui" "gente" de MUITA CATEGORIA A DECIFRAR PROBLEMAS POLICIÁRIOS!
Saudações Policiárias.
RO – O Gráfico
As Melhores
1.º – Mac Jr. (Apúlia) - (5 Pontos)
2.ª – Detective Jeremias (Santarém) - (4 Pontos)
3.º – Photus A.D. (Belém-Lisboa) - (3 Pontos)
4.ºs – Búfalos Associados (Lisboa) - (2 Pontos)
5.ª – Sofia Ribeiro (Charneca de Caparica) - (1 Ponto)
As Melhores
Classificação Geral
(Após 2.ª Etapa)
1.º – Mac Jr. (Apúlia) - (00+05=05 Pontos)
2.ª – Detective Jeremias (Santarém) - (00+04=04 Pontos)
2.º – Ribeiro de Carvalho (Torres Novas) - (04+00=04 Pontos)
4.ª – Cocas (Portalegre) - (03+00=03 Pontos)
4.º – Photus A.D. (Belém-Lisboa) - (00+03=03 Pontos)
4.ª – Sofia Ribeiro (Charneca de Caparica) - (02+01=03 Pontos)
7.ºs – Búfalos Associados (Lisboa) - (00+02=02 Pontos)
8.ª – Sandra Ribeiro (Almada) - (01+00=01 Ponto)
“Preâmbulo
Na primeira solução como Photus A.D. obtive nove pontos em dez. Nada mau para um novato, num problema policiário em que só houve quatro totalistas… A fotografia “tramou-me”, ainda por cima o meu pseudónimo... tem a mesma raiz da palavra “fotografia”… como é que o pormenor me passou ao lado? …
Com padeiros no problema número um, voltamos a ter farinha “à mistura” neste bolo que pode ser agridoce!
Objetivo: chegar aos dez pontos desta vez!
Photus A.D. (Belém – Lisboa)
“...E assim a Quinta ficou para quem? – Photus A.D. perguntara já sabendo que este crime estava resolvido.
- Isso já serão “outros quinhentos”. Agora é hora de Ténis. – Respondeu o Inspetor Faria.
E lá foram, Sargento Pázeiro e o Inspetor Faria, despedindo-se de Photus A.D. e entrando nos seus respetivos carros, deixando ver os seus sacos semiabertos, em cima dos bancos de trás do carro, em que Photus A.D. vislumbrou de relance mangas dos fatos-de-treino saindo fora dos sacos, sujos, com o que parecia ser, farinha. – “Ossos do ofício” – pensou o jovem investigador, enquanto escrevia as suas últimas anotações no seu bloco já semi-iluminado pelo lusco-fusco... curioso pelo jogo de palavras, que os nomes poderiam ser... Sargento Padeiro e Inspetor Farinha…
Photus A.D. (Belém – Lisboa)
“PS - Parti do princípio, com base na 1.ª pergunta, que só uma das armas tinha sido usada, mas se assim não foi o sobrinho podia ter-se escondido no escritório, ameaçado o tio com o martelo ou com a faca, tê-lo levado para a janela onde o matou com o machado e posteriormente ter descido pela escada.
Neste caso penso que o autor deve ter visto muitos filmes do Homem-Aranha, do Super-Homem e do Arnold Schwarzenegger pois é preciso ser muito forte para se equilibrar no cimo de uma escada e ainda desfechar uma machada mortal na cabeça de alguém. Um abraço, COCAS
“Ui, Ui, meu caro!
Vou meter-me ao caminho e falar com o meu "bruxo" privativo para adivinhar o móbil...
Abraço.
Detective Nabo (Aldeia do Nabo)
Prova 2
1 - Supostamente terá sido o machado, porque era o que permitia ferir a uma maior distância por alguém que estivesse no topo da escada, junto da janela. Eventualmente projectava a lâmina do machado contra a testa da vítima e puxando o cabo para baixo, o que faria com que o corpo fosse puxado para o parapeito da janela.
2 - Como já expliquei acima, o criminoso terá subido ao topo da escada, esperado que a vítima abrisse a janela e fizesse o habitual, para depois...
3 - Só havia um telefone operacional que estava no escritório, portanto não podia ter feito os telefonemas que diz. Mas ser mentiroso não faz de ninguém criminoso. A farinha nas calças é um indício de que andou pelo local onde foram encontradas as potenciais armas e teria de explicar como se sujou. E não havia mais ninguém por perto!
Se a vítima sangrou como nos é dito, não sangrou em cima dele, pendurado na escada, porque a escada estava junto da janela, não por baixo dela. Sangrou para a estrada e não atingiu sequer a escada, ao que parece, o que é estranho.
Claro que, como estavam só os dois, se fosse atingido pelo sangue, podia sempre ter mudado de roupa e escondido a outra, como havemos de saber?
4 - O móbil do crime, só o próprio o saberá e não foi por ele que o investigador lá chegou. Podemos especular com “pilim”, herança e coisas dessas, mas só especular, porque, afinal, o tipo vai passar umas férias bem prolongadas e acabará sem nada...
O sobrinho é mesmo burro, sem pretender ofender esses espectaculares animais, que de burros e deste sobrinho não têm nada! Detective Nabo
Solução em ZIP
“Estimado Amigo,
Aqui vai a proposta de solução apresentada por MAC JR. para o Problema n.º 2 do Torneio Cultores do Policiário.
Tal como anteriormente, a proposta de solução está incluída num ficheiro no formato ZIP. Para a visualizar poderá ser executado diretamente o ficheiro «cultoresdopoliciario_macjr_2» ou poderá ser executado o ficheiro raiz «cultoresdopoliciario», onde está disponível a correspondente ligação (além de outras).
Um forte abraço do Mac Jr.
“Caro Amigo:
Independentemente da qualidade do meu trabalho, resolvi fazer um esforço, e concorrer a este problema, por se tratar duma produção dum Amigo, por quem tive sempre e TENHO, uma enorme admiração e estima. Um grande abraço para ele, e outro, também grande para ti.
Vosso Amigo
Jartur
“Boa noite, meu amigo.
Espero que continue tudo bem consigo. Parece-me que sim, pelas publicações que tenho lido.
Aqui lhe envio a minha solução ao problema nº 2, esperando que ela corresponda às exigências da solução.
Receba um forte abraço de amizade.
Eduardo Bento (Ribeiro de Carvalho)
“...E para o efeito, o Inspetor Faria deixou como desafio a resposta a quatro questões, às quais procurarei responder com acerto, não sem antes disputar uma partidinha de sueca (porque não me ajeito com raquetes e a força de braços já não é o que era!), fazendo equipa com o meu alter-ego Smaluco, detetive aposentado compulsivamente, mas ainda na plenitude das suas extraordinárias capacidades dedutivas. E entre meia dúzia de partidas, que ganharemos com mais ou menos trunfos nas mãos, passarei para o papel as minhas considerações sobre o crime relatado pelo Faria, sempre com a superior ajuda do meu velho companheiro de aventuras, de que deve resultar o seguinte...
Inspetor Boavida
“Viva Amigo!
Quase de repente, o mês está a chegar ao fim.
Venho, pois, apressar-me a mandar a proposta de solução ao problema 2 Crime ao sol.
É uma proposta como outra qualquer, que não pretende ser dona da verdade nem tão-pouco corresponder à solução pretendida pelo autor.
É, no entanto, aquela que a mim se afigura mais lógica.
Já sabes que não sou movido pela ambição de vencer, mas tão somente concorrer e estar entre os amigos do Repórter.
Todo o resto é residual.
Junto vai também uma pequena banda desenhada para ilustrar a narrativa.
Abraço do I. Pevides
muito bons🏆🏆🏆
ResponderEliminar