PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 31 de março de 2024

👣 Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa »»» PPPP »»» CORREIO POLICIAL - Domingos Cabral ☝ (Re)publicação - "CORREIO POLICIAL" de 06.NOV.2020

 🧐🕵️ Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa...👣👣 🔍

📝🔦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/  🔐

 *** 8.ª Edição! 🧐 📖

 


PRIMÓRDIOS DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA

POR: DOMINGOS CABRAL

 


PRIMÓRDIOS DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA (CONTINUAÇÃO)

CICLO REINALDO FERREIRA – “REPÓRTER X”

 

Prosseguindo na reprodução dos denominados “Contos Misteriosos”, com que Reinaldo Ferreira – “Repórter X”, deu início em 1927, em Portugal, à problemística policiária, inserimos hoje mais um desses Contos – o 6.º - que o jornal “Primeiro de Janeiro” publicou no dia 6 de Fevereiro daquele referido ano.

 

CONCURSO DOS "CONTOS MISTERIOSOS" N.º 6

A CAIXA DAS TINTAS

… Eu também andei no colégio – embora alguns leitores o duvidem ante as estravagâncias da minha sintaxe. Mas ao contrário do que sucede à maioria dos mortaes não relembro, com doce nostalgia, esses tempos. O colégio onde me internaram, foi, para a minha natural dispneia d’alma, o que a Penitenciária deve ser para os condenados a pena maior.

O meu colégio chamava-se “Francez”, não sei porquê… Era um casarão lantejoilado com azulejos que refulgiam como esmeraldas, quando o sol lhes batia de chapa. Entrei para lá, aos nove anos; saí aos quinze… O meu primeiro curso foi concorridíssimo… Uns quarenta rapazes, talvez. Mas como o colégio entrou em decadência, poucos foram os que lhe mantiveram fidelidade. No último ano – lembro-me perfeitamente – o nosso curso compunha-se apenas de oito alunos. Oito alunos e doze professores!

Na camarata em que eu dormia ficavam cinco alunos. Leonardo Machado, um “aficionado” pelo “sport”, que jogava o “football” com as melancias que escamoteava da sala de jantar; Rui Cardoso, um negro, filho dum ricaço do interior de S. Tomé, que abusava cruelmente dos mais novos e que era odiado pelos condiscípulos; Mário Marques, um gastrónomo, mal encarado, que mastigava, em silencio, de manhã até à noite, e que só abria a boca para se queixar da deficiência de alimentação; Diogenes da Silva, um brasileiro com pretenções de Petroneo, o único que se perfumava no colégio – e eu.

  Como cursávamos o último ano, fazíamos uma vida absolutamente á parte dos outros alunos. Considerávamo-nos já doutorados e lançados na vida.

 O curso começou em Outubro – e foi em Janeiro, de regresso das ferias de Natal, que se iniciou o episodio a que me vou referir. Uma manhã, ao badalar da sineta que nos arrancava do leito, Leonardo Machado, o “foot-bollista” apaixonado, alarmou-nos em grande berraria. É que lhe tinham arrombado a sua mala, que, como as de todos os outros condiscípulos, estava arrumada aos pés da cama.

- E roubaram-te muita coisa? Indagamos.

O roubo não era importante; uns livros, uns lenços, e “um pacote de chocolate”. O director preocupou-se, mas não ousou fixar a sua suspeita sobre nenhum dos alunos. Uma semana mais tarde coube-me a vez… A mala arrombada – e o desaparecimento de uns botões de punho sem valor e de “um pacote de bolachas”.

- Existe um gatuno entre nós! Exclamou Mário, o tal, o gastrónomo, o que parecia ter substituído o estômago por um outro de avestruz.

Era verdade! Mas quem seria o gatuno? Entreolhamo-nos, sem desconfiança… Todos nós éramos filhos de famílias decentes e coisa alguma podia despertar uma suspeita sobre os camaradas… Havia uma excepção: o Ruy, o negro – colegial dos mais rebeldes, com um longo activo de patifaria e garotices. O director acusou-o; ele não teve esperteza para se defender – e foi expulso e recambiado para a Ilha de S. Tomé, de onde nunca devia ter saído.

Respiramos, convencidos de que a serie de roubos da nossa camarata terminara. Mas não foi assim. Nos princípios de Março, o gastrónomo Mario veio avisar-nos de que também tinha sido roubado, numa camisa e numa caixa de aparos.

- Mas a tua mala não está arrombada! - disse Diogenes.

- Não. É que eu, confiado como estava em que o negro fosse o ladrão – deixei-a aberta…

Todos nos convencemos de que o negro fora injustamente expulso – e tomamos as nossas precauções. O único a quem faltava a visita do gatuno era o brasileiro Diogenes. Combinou comigo um serviço de vigilância nocturno; perdemos noites em claro – mas de pouco valeram as nossas vigílias. Uma manhã, ao saltar para o soalho do dormitório, constatou, desesperado, que os fechos da mala tinham sido violados:

- Lá se foi uma caixa de tintas e um “chouriço” que trouxe de casa, no último domingo! - asseverou ele, ao dar balanço aos seus haveres.

E os furtos continuaram, mezes e mezes, pelo silêncio da noite, sem que nenhum de nós conseguisse surpreender o misterioso ladrão. O director e o vigilante do colégio armaram ciladas; postaram-se em vigílias cautelosas: de nada lhes valeu.

Quem quer que fosse era habilidoso, prudente – e só operava com toda a segurança.

Todos nós estávamos convencidos de que o gatuno dormia na camarata. E uma mútua desconfiança começou a erguer uma muralha entre nós os quatro, até então tão unidos, numa íntima camaradagem.

Só no mez de Julho – o último do curso, é que consegui descobrir o gatuno do Colegio Francez. Foi na aula de História, dirigida por um velho gago que tinha especial simpatia por Carlos Magno. Distraíra-me a fumar um magro cigarro – e entrara na classe dez minutos atrasado. E para que o professor não me censurasse esse atrazo, avancei nos bicos de pés, para uma carteira da última fila. Amontoei os livros à minha frente, e, saboreando ainda o gosto do tabaco, deixei que a minha imaginação vogasse ao acaso, sem me importar com o discurso sobre as virtudes de Carlos Magno que o mestre fonografava abancava à secretaria.

Ao meu lado estava o outro aluno que a minha distração não deixara que eu visse quem era. As suas mãos estavam entrelaçadas, sobre o tampo da carteira. O meu olhar deslizara, inconscientemente, e fôra nas mãos do companheiro. Os seus dedos estavam todos manchados de tintas – de tintas de várias côres. No primeiro momento não me despertou grande curiosidade. Depois, de súbito, acudiu-me ao espírito a recordação dos roubos na minha camarata – sobretudo da mala de Diogenes… Ouvi dentro de mim a frase: - Roubaram-me uma caixa de tintas e um chouriço que trouxera de casa, no domingo!

    …E as mãos enlaçadas, como que se tivesse adivinhado os meus pensamentos, desenlaçaram-se e esconderam-se, rápidas. Ergui então os olhos, numa emoção de quem vai entrar no âmbito do mistério, e vi, mui pálido, sentado a meu lado, o condiscípulo, o ladrão, o …

*

Quem era o ladrão do Colégio Francez?

 

Raciocinem, releiam as palavras sublinhadas; vejam qual é o artigo roubado que se repete em todos os furtos, vejam quem é, entre os colegiaes da camarata, aquele que tinha mais interesse em roubar o tal artigo.

 

*   *   *   *   *

(NOTA – Nos “Contos Misteriosos” que estamos a reproduzir é mantida a ortografia da época em que foram escritos – 1927)

 




 




 »»» Publica-se aos dias 15 e último de cada mês! «««



 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.