PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 31 de março de 2024

🥚🥚🥚 A Loja das Crónicas 🔖 (Edição 13 - Por: RO) 🦃 Escreveu: 📜📓 Repórter de Ocasião (RO) - O Gráfico 🕵️ O Jarrão e o João! CONTO - Inédito - Páscoa 2024 🎓 🖊

 *** Um Cumprimento Especial para Todos os Admiradores do Blogue RO! 

 🍾🤩🙆🦉🥳🖊🔖

 Páscoa FELIZ

*** 2024 ***

⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

 


CONTO DE PÁSCOA!

O Jarrão e o João!

Por: O GráficoROLuís Rodrigues

 

O

S Convívios Policiários já se vinham realizando desde 25 de Outubro de 1975, quando o “Mistério... Policiário” (Mundo de Aventuras) do saudoso “Sete de Espadas” concretizou o primeiro em Santarém, mas só passados 20 anos... se realizou o “I CONVÍVIO DO BARREIRO”, precisamente a 25 de Junho de 1995. Rip Kirby e Janes, também Confrades de “primeira água” se bem me recordo, foram os anfitriões. Na fotografia que encabeça este conto, onde eu (O Gráfico) estou com um Jarrão nas mãos, estão, voltadas para mim, Natércia Leite e Severina, das melhores Contistas que jamais existiram no POLICIÁRIO! Eram, ambas, extraordinárias! Não me lembro do nome da senhora que está no meio destas duas sublimes Amigas!

...Era costume, após o almoço de confraternização, a apresentação de testes/desafios, chamados de “anti-digestivos”, aos convivas que entre um café e uma aguardente se dispunham a decifrar, no momento, as provas apresentadas! Modéstia à parte... tornei-me num “especialista” destes momentos que, por vezes, se tornavam hilariantes e bastante divertidos, mas consistiam num frenesim entusiasmante pelas disputas acesas entre os participantes! Para fugir às Taças e Medalhas habituais, daquela vez, no Barreiro, os organizadores decidiram atribuir um enorme Jarrão, em forma de um Ovo de Páscoa, ao primeiro classificado do problema policiário e, empenhado e dedicado, desde sempre, lá consegui ganhar o jarrão ao qual me agarrei com “mãos, unhas e dentes” e... como de costume foi uma festa!

...Em 1995 eu tinha 37 anos e já era pai de dois filhos... o “Fotocópia” (Telmo) e o “Continuação” (David)... pelo que o meu terceiro descendente, o João, nasceu dois anos depois, em 1997 e logo lhe foi atribuído o pseudónimo de “Arte Final”... se bem que o “Sete de Espadas” sempre “teimou” em chamar-lhe de “Offset”! Curiosidades.

***

O vistoso Jarrão veio para a minha residência e embelezou a sala, todo pomposo, com umas flores artificiais durante sete anos, até 2002 -resistiu e chegou a um novo milénio! -altura em que o irrequieto João completava cinco aninhos e uma vez na brincadeira com os irmãos... caiu do sofá e bateu com a cabeça no dito Jarrão que... se partiu... em pedaços... em “estilhas”... como o Confrade BIG BEN descreve num episódio idêntico no seu histórico problema policiário “NATAL!...”.

Jarrão partido, estilhaçado, coisa de somenos importância comparado com o susto que todos apanhámos... com a cabeça do pequeno João que, mesmo assim..., não apresentava nenhum hematoma!?!

Por precaução dirigimo-nos ao Hospital de Almada (Garcia de Orta) para que fosse feita uma intervenção à cabeça do pequenote... pelo sucedido. Após uma radiografia que diagnosticou estar tudo bem... à excepção de um registo curioso e anómalo... pelo que ficámos, nós, pais e médicos, estupefactos! O nariz do João mostrava que tinha no seu interior, na radiografia, um pequeno objecto em espiral... meu Deus! Que seria aquilo!? Na companhia dos médicos e enfermeiros dispusemo-nos a estar próximos do João para que lhe fosse retirado do nariz... aquele objecto misterioso! Com o João a rabiar por todos os lados, mas bem seguro pelos braços e pernas... a extracção correu bem e pasmem-se... uma pequena rosca de uma esferográfica estava incrustada no interior de uma das narinas das fossas nasais do João... há alguns meses, segundo o breve diagnóstico dos médicos, pois o objecto já estava envolvido no organismo do pequeno João... entre ranho e resíduos sanguíneos!! Que coisa... Aquilo para o João... não foi nada... no dia seguinte... já brincava e corria como se nada tivesse sucedido!

***

...Depois desta aventura dei comigo a pensar que valeu a pena -vale sempre a pena -ter ido àquele 1.º Convívio Policiário do Barreiro, pois se tal não tivesse sucedido e... não tendo conseguido obter como prémio... o magnífico Jarrão (!?)... o que teria acontecido... ao João!?

 

*DEDICATÓRIA:
Em Época de Páscoa dedico este CONTO aos CULTORES DO POLICIÁRIO que estão sendo HOMENAGEADOS no Blogue do “Repórter de Ocasião” , em Torneio de Problemística Policiária e são eles: BIG BEN (Manuel Barata Dinis), DANIEL FALCÃO (José Manuel Machado), INSPECTOR ARANHA (Domingos Cabral  Silva), INSPECTOR BOAVIDA (Salvador Pereira Santos), JARTUR (João Artur Mamede) e LP (Luís Amaral Pessoa). – O Gráfico - RO

 

 


Ric Hochet II, O Gráfico e Severina - Convívio em Almada

O GRÁFICO e NATÉRCIA LEITE - Convívio em Almada

JANES - Barreiro

JANES e MILENA - CONVÍVIO EM ALMADA


Carlos Estegano - O Gráfico - Janes e Esposa - Convívio em Almada/TPA

Janes e Esposa com Durandal, ao centro - Convívio Policiário em Almada - Decifração dos Testes "Anti-Digestivos"

Lindaflor - O Gráfico - Rip Kirby - Sorteios em Almada da Supertaça Policiária

Rip Kirby num Convívio Policiário em Almada - Década de 80

Rip Kirby é o 1.º da direita - Convívio Policiário - Almada/TPA

Sorteios da SUPERTAÇA POLICIÁRIA na REUNIÃO DA "TPA" (Almada) com Rip Kirby



2 comentários:

  1. Muito giro. Estórias que o tempo não apaga. Fotografias com boas recordações, também!

    ResponderEliminar
  2. boas memórias❤🧡💛

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.