📑TRATA-SE de uma publicação em folha A/4, fotocopiada, dos Anos 80, produzida pelo Confrade "FERMAN" (Fernando Vieira) do então NÚCLEO POLICIÁRIO DO BARLAVENTO (NPB) - uma espécie de Boletim que acompanhou a distinta Secção "CÓDIGO SECRETO" - onde além de evidenciar alguns dos notáveis do POLICIÁRIO e da sua PROBLEMÍSTICA incluiu outros motivos de interesse, sobre as Actividades Policiárias, na Época.
CONTRA-SENHA
BOLETIM INFORMATIVO DO NÚCLEO
POLICIÁRO DO BARLAVENTO
1 de Agosto de 1986 a 29 de Fevereiro de 1989
»»» 29 Edições «««
Está a constituir uma agradável surpresa todo o movimento de simpatia e solidariedade gerado à volta do NPB – Núcleo Policiário do Barlavento e dos desígnios a ele adjacentes, numa divulgação construtiva do nosso desporto mental e sua afirmação sobre alicerces sólidos.
A motivação é grande, o que nos faz acreditar que o passatempo policiário em Portugal ainda vai dar muitas alegrias aos seus desinteressados praticantes. Assim continuemos a ser elo de ligação de TODOS, de norte a sul, sem discriminações nem favoritismos de qualquer espécie, sob nenhum aspecto. Como desportistas que também somos, saibamos nós personificar sempre os mais saudáveis ideais de justiça e imparcialidade.
A «Contra – Senha» n.º 2 segue o trilho que nos propomos caminhar, na via de uma problemística policiária mais arejada e menos viciada!...
|
A |
MILCAR ANTÓNIO ESTRADA SANTOS nasceu na Freguesia da Sé – Faro em 9 de Setembro de 1967 e está nas lides policiárias desde há pouco tempo (embora com muito entusiasmo), onde utiliza o expressivo pseudónimo de «Comandante Vasco Moscoso de Aragão – Capitão de Longo Curso»...
COMEÇOU a concorrer esporadicamente ao «Código Secreto», estando actualmente a participar com aplicação à 1.ª Supertaça Policiária – Cidade de Almada, publicada na secção «Detective» do Jornal de Almada. Vai ser recentemente «transferido» para Lisboa, onde irá cursar Medicina e espera vir a ter um contacto mais directo com os policiaristas locais.
PESCADOR de méritos firmados desde tenra idade, conhece como a palma da mão todos os pesqueiros da rica zona de Sagres, mas também aprecia muito jogar umas peladinhas de futebol, gosta muito de barcos e de tudo o relacionado com o Mar, para só se referirem os gostos de maior peso.
FALANDO a sério, descobriu o passatempo policiário há relativamente pouco tempo, mas espera ser um policiarista interessado (e não interesseiro), procurando sempre que possível concorrer às provas de que vai tendo conhecimento.
SOBRE o pseudónimo, acha-o muito curto, embora aceite que o tratem por «Moscoso de Aragão» ou coisa que o valha. Retirou o nome a um personagem do consagrado escritor brasileiro Jorge Amado com quem se identifica (o personagem, é claro...). ACREDITA que com o NPB “quem ganha é você”.
📝
Policiário!
O "Blogue RO" tem para oferecer a quem estiver interessado dois exemplares da "CONTRA-SENHA" N.º 2, datada, de: SETEMBRO de 1986. As referidas folhas serão enviadas, gratuitamente, via CCT, a quem as solicitar!








Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.