PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 22 de fevereiro de 2026

As Iniciativas do "Blogue RO" no "Clube de Detectives"!

http://clubededetectives.pt/

clubededetectives22@gmail.com

Já saiu a edição (ESPECIAL) de HOJE! 📁👌

 

 🕵️Edição ESPECIAL!🧐

 FAÇA UMA VISITA! 👀

 

Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

 

Olá, Amigos!

Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7)

 

Ainda em relação ao blogue Repórter de Ocasião, recordamos que termina na próxima terça-feira, dia 24, o prazo para envio de propostas de solução para o problema policiário O Boné, original de O GráficoProva nº 14 do Desafio… ao Leitor do Concurso Anual dos Gostos.

 

-----------------------------------------------

O POLICIÁRIO NA ACTUALIDADE…

-----------------------------------------------

 


Desde 23 de Dezembro de 2009

O blogue Repórter de Ocasião, coordenado por Luís Rodrigues – RO (O Gráfico no seio da Família Policiária), é uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Embora tenha surgido originalmente como espaço dedicado à crónica desportiva sobre o Charneca de Caparica Futebol Clube é atualmente um dos principais divulgadores do Policiário.

Depois de algumas passagens avulsas pela temática policiária, salientam-se as actividades mais recentemente realizadas pelo Repórter de Ocasião, como são os casos dos dois torneios de entretenimento de problemística policiária, o primeiro durante o mês de Setembro de 2022 e o segundo de Maio a Outubro de 2023, e mais recentemente o Torneio Cultores do Policiário, numa homenagem a Jartur, Big Ben, Inspector Aranha, Inspector Boavida, L. P.  (Inspector Fidalgo) e Daniel Falcão. Durante o ano de 2025, o blogue Repórter de Ocasião foi um dos blogues parceiros envolvidos no Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário”, dedicado à comemoração do cinquentenário da secção “Mistério… Policiário”, orientada pelo saudoso Sete de Espadas na revista Mundo de Aventuras.

 

 


Edições Fora da Lei – MARY LOU, MARY LOU - Onde estavas tu?

O romance MARY LOU, MARY LOU – Onde estavas tu?, apresentado como um notável “romance de ficção policial que prima por um rigor histérico e que conta com protagonistas sublimes”: Zé; Arnes; A. Raposo; Onaírda; Nove; Detective Jeremias; Inspector Boavida e Búfalos Associados, em dezasseis capítulos (antecedidos por um capítulo zero), editado em 2010 pelas Edições Fora da Lei (TPL – Tertúlia Policiária da Liberdade) está a ser publicado dominicalmente, desde o dia 21 de Dezembro, pelo blogue Repórter de Ocasião (em primeiro lugar) e pelo CLUBE DE DETECTIVES (horas mais tarde).

Este romance, apresentado no decurso do VI Convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade, foi precedido por um antelóquio que serviu de tema para um exercício de problemística policiária, tendo sido apresentada uma Carta do Tempicos que resulta num problema policiário para os convivas presentes naquele evento. No seguimento desta carta eram proporcionadas Informações Complementares aos Concorrentes, graciosamente prestadas pela Tertúlia da Liberdade, sem acréscimo no preço do almoço e era divulgada a Fase Preparatória do Futuro Grande Romance que estava na forja.

 

EM DESTAQUE

Domingo, dia 22 de Fevereiro, é o dia da publicação do Capítulo 9 As Preocupações da Nélinha – do romance MARY LOU, MARY LOU – Onde estavas tu?, assinado por . Nelinha da Purificação (a única, a verdadeira, a inimitável), reage à carta assinada por um dito marchand d'arte, que ninguém, descoberta pelo must das agências internacionais de detectives: a Búfalos Associados, começando por afirmar: “Fiquei, absolutamente, em estado de choque!” O leitor não pode decidir não ler esta carta, redigida por Nélinha a partir de um ressort das Caraíbas, a gozar a dourada reforma que a boa vida lhe proporcionou. E se, depois da leitura da carta, o leitor pretender conhecer os novos desenvolvimentos desta história, então o melhor é aguardarem pelo décimo capítulo, a publicar no dia 1 de Março, “Zid Ashashi Bashshi Tafaddal Adni Surra Sili”, assinado por A. Raposo.

Para consulta presente e futura, aqui fica o registo de outras obras das Edições Fora da Lei divulgadas, primeiro, pelo blogue Repórter de Ocasião e, depois, pelo CLUBE DE DETECTIVES: Borda D'Água do Conto Curto - 2018, Borda D'Água do Conto Curto - 2019, Borda D'Água do Conto Curto - 2020, Borda D'Água do Conto Curto - 2025 e, mais recentemente, a novela policiária O Caso (sério) da Rua das Trinas.


 


Desafio… ao Leitor – Problema Policiário

 

SEJA O DETECTIVE

Mais uma vez, o blogue Repórter de Ocasião inclui um Problema Policiário no Desafio… ao Leitor do Concurso Anual dos Gostos, correspondendo à respectiva Prova nº 14. Trata-se de O Boné, mais um original inédito de O Gráfico, no qual o Autor nos relata algumas peripécias ocorridas nos últimos dias, sempre na companhia do seu novo boné, uma oferta da sempre simpática Mali, a nossa conhecida Rainha das Soluções Originais. Depois da recente vitória no Torneio Relâmpago de Sueca, no dia 8 de Fevereiro, em que o boné também esteve presente, narra-nos alguns acontecimentos ocorridos no dia 19 de Janeiro, desde o momento em que foi votar para as Eleições Presidenciais 2026, até chegar à porta de sua casa. Pelo caminho, da narrativa claro, alguns erros podem ter sido cometidos, pelo que o leitor é desafiado a apontá-los, caso existam. Depois, basta enviar a sua resposta para reporter.de.ocasiao@gmail.com até ao dia 24 de Fevereiro.

 

 

 Boletim Contra-Senha

O blogue Repórter de Ocasião tem recordado, semanalmente às sextas-feiras, uma publicação emblemática do Policiário da segunda metade dos anos 1980, o Contra-Senha, Boletim Informativo do Núcleo Policiário do Barlavento (NPB). Trata-se de uma publicação em folha A4 (com quatro páginas), fotocopiada, produzida pelo Confrade Ferman (Fernando Vieira) do então NPB, uma espécie de Boletim que acompanhou a distinta Secção “Código Secreto”. Este boletim foi publicado entre 1 de Agosto de 1986 e 29 de Fevereiro de 1989, tendo contado com 29 edições. O CLUBE DE DETECTIVES junta-se ao blogue Repórter de Ocasião nesta iniciativa de divulgação de mais um marco do Policiário dos anos 1980.

 

EM DESTAQUE

Na sexta-feira, dia 20, foi recordado o boletim Contra-Senha nº 13 de Agosto de 1987, um ano passado após a edição inaugural. Em destaque, na primeira página, a notícia da realização do Convívio NPB 87, a realizar na cidade de Portimão, nos dias 12 e 13 de Setembro.  Nas páginas interiores, além de notícias diversas e do “Contacto” com os enepebês, continuava a descrição exaustiva e preciosa sobre as actividades de âmbito policiário previstas para o mês de Agosto. Na última página, prosseguiam as notícias, acompanhadas por uma foto do 12º Convívio Policiário de Almada e o depoimento de A Lampadinha. Tudo isto numa simples folha A4. É obra!  

 

 


Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa

Estávamos a 18 de Setembro de 2020 quando Domingos Cabral iniciou na secção Correio Policial, publicada no Correio do Ribatejo, a divulgação da sua obra Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa (PPPP). Agora, num dos períodos mais relevantes que o Policiário vem atravessando, esta divulgação é justamente recuperada pelo blogue Repórter de Ocasião, com publicação em todos os dias 15 e último de cada mês, tendo iniciado no passado dia 15 de Dezembro de 2023. Esta divulgação estará repartida num total de setenta e duas edições, prevendo-se a sua conclusão para o final de 2026, mesmo a tempo de comemorar o Centenário da Problemística Policiária em Portugal… em 2027! 

 

 

O CLUBE DE DETECTIVES continuando com o seu papel de arquivo digital da problemística policiária, disponibiliza a edição mais recente dos Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa (PPPP), a 53ª Edição, publicada no blogue Repórter de Ocasião no dia 15 de Fevereiro. Concluído o Ciclo “Reinaldo Ferreira – Repórter X” e o Concurso dos Contos Misteriosos publicado no jornal “O Primeiro de Janeiro”, corria o ano de 1927 – ano do nascimento da problemística policiária, passamos a uma nova fase, o Ciclo L. Figueiredo que contribuiu para a continuidade dos primórdios desta modalidade, com a secção “O Leitor é Sherlock Holmes?”, na revista Notícias Ilustrado do Diário de Notícias, a partir de 25 de Agosto de 1929. Nesta edição mais recente, é publicado o 8º Problema da secção, “Quem Assassinou o Inglês White?”, seguido da respectiva solução. A próxima edição será publicada no dia 28 de Fevereiro no blogue Repórter de Ocasião e posteriormente disponibilizada no CLUBE DE DETECTIVES.  

 

  FAÇA UMA VISITA! 👀

 

  

http://clubededetectives.pt/

clubededetectives22@gmail.com

 

 OUTROS  ASSUNTOS! 👣


2 comentários:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.