http://localdocrime.blogspot.com/
salvadorsantos949@gmail.com
LOCALDOCRIME
TORNEIO "SOLUÇÃO À VISTA!" – Problema 1
Torneio de Decifração “Solução à Vista!” – 2026
Problema n.º 1
A Vingança, de Paulo
O DESAFIO DOS ENIGMAS - edição de 10 de fevereiro de 2026
EIS A SOLUÇÃO DE AUTOR DO 1º PROBLEMA
“Ansiosamente aguardada pelos cerca de meia centena dos leitores e seguidores que apresentaram propostas de solução ao problema 1 do torneio de decifração “Solução à Vista!” e do concurso de produção “Mãos à Escrita!”, da autoria do confrade viseense Paulo, publicamos hoje a sua solução oficial e os critérios de presidiram à avaliação e pontuação das propostas apresentadas, cuja classificação geral será divulgada na edição na nossa secção de 20 de fevereiro.
Eis a informação quanto ao nome da vítima, local onde foi morta, e com quantos tiros.
Número de tiros – quatro, sete, oito, dez e doze tiros; Nomes dos mortos – Ana Luísa, Martinho Neto, José Ramos, João Ramadas, Ivo Silva; Localidade onde se encontram os corpos – Beja, Gondomar, Sagres; Maia; Fundão
Identificação das distintas informações presentes no texto.
A – Quem levou número ímpar de tiros não foi morto em Beja nem em Gondomar; B – O corpo de Sagres não era o da Ana Luísa nem levou 7 tiros. Levou mais tiros do que o número de letras do nome. (Foi morto com número par de balas); C – Houve quem levasse um tiro por cada letra do nome. D – O corpo que ficou em Gondomar apanhou metade dos tiros do João Ramadas. E – A vítima morta na Maia levou número par de tiros, mas não levou com o maior número de disparos, e não foi a Ana Luísa nem o José Ramos. F – O Ivo Silva foi o que levou menos tiros
Análise dos elementos recolhidos.
1 – O que levou 7 tiros foi morto no Fundão porque
a) O que levou único número ímpar de tiros não foi morto em Beja nem Gondomar (A)
b) O corpo de Sagres não levou sete tiros (B)
c) O corpo deixado na Maia levou número par de tiros (E)
Excluídas as localidades de Beja, Gondomar, Sagres e Maia, resta o Fundão
2 – João Ramadas levou 8 tiros, porque
O que foi morto em Gondomar levou metade dos tiros do João Ramadas (D).
Olhando para o número tiros disparados o único valor metade de outro é 4.
Os 8 tiros foram no João Ramadas. O corpo de Gondomar levou com 4 projeteis.
3 – O Martinho Neto levou 12 tiros porque houve um que apanhou um tiro por cada letra do nome (C)
Temos: Ana Luísa – 8 letras; Martinho Neto – 12; José Ramos – 9: João Ramadas- 11; Ivo Silva – 8. Como as coincidências de número entre letras e tiros são o 8 e o 12 e quem levou (demonstrado em 2-) 8 tiros foi o João Ramadas, a Ana Luísa já não poderia apanhar com 8 tiros e apenas o Martinho Neto poderia levar 12 tiros.
4 – O corpo encontrado em Sagres levou 10 tiros porque
a) Levou mais tiros do que o número de letras do nome do assassino (B)
b) João Ramadas e Martinho Neto já se sabe quantos tiros levaram, e todos têm ou menor número de tiros do que número de letras do nome (8 tiros, 11 letras- em, 2-) ou igual número (Martinho Neto 12, 12, em 3-).
c) Sobram os que levaram 4,7 e 10 tiros e os nomes de Ana Luísa (8 letras), Ivo Silva (8 letras) e José Ramos (9 letras). Os 10 tiros são sempre número superior ao de letras.
5 – O corpo encontrado na Maia só pode ser o que levou 8 tiros, porque, (E), não levou o maior número de tiros, e os corpos encontrados no Fundão, em Gondomar e em Sagres (1; 2; 4), também apanharam com número diferentes de disparos. Pode-se então concluir: João Ramadas; 8 tiros; Maia.
6 – Com base nestas atribuições apenas falta indicar onde foi encontrado o corpo que levou 12 tiros, e apenas pode ser em Beja. Então, Martinho Neto, 12 tiros, Beja.
7 – Em Gondomar apareceu o Ivo, porque quem apareceu em Gondomar levou 4 tiros (2), e o Ivo Silva foi o que levou menos tiros, (F). Fica então, Ivo Silva; 4 tiros; Gondomar.
8 – Por exclusão de partes, como o corpo da Ana Luísa não apareceu em Sagres (B), então em Sagres surgiu o José Ramos e a Ana Luísa foi morta no Fundão.
9 – Concluindo: os nomes das vítimas, quantos tiros levaram e onde surgiram os corpos. Ivo Silva; 4 tiros; Gondomar. Ana Luísa; 7 tiros; Fundão. João Ramadas; 8 tiros; Maia. José Ramos; 10 tiros; Sagres. Martinho Neto; 12 tiros; Beja.
CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO/CLASSIFICAÇÃO
Indicação certa de todas as combinações de “nome, número de tiros, cidade”: 10 pontos.
Indicação certa de 3 combinações de “nome, número de tiros, cidade” + 1 incompleta: 8 pontos.
Indicação certa de 3 combinações de “nome, número de tiros, cidade”: 7 pontos.
Indicação certa de 2 combinações de “nome, número de tiros, cidade” + 1 incompleta: 6 pontos.
Indicação certa de 2 combinações de “nome, número de tiros, cidade”: 5 pontos.
Indicação de 2 combinações incompletas de “nome, número de tiros, cidade”: 4 pontos.
Presença: 3 pontos.



Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.