PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

JORNALINHO... do CCFC (01) »» FOTOS COM HISTÓRIA (08) e Crónica Ocasional n.º 50



  E
SPECIALMENTE, mais uma vez, uma Crónica Familiar. Este texto vai ser dedicado a Lina Reis, porquê?... porque sendo uma novel jornalista, de mérito consagrado, do inigualável Site do CCFC me confidenciou, em tempos, que seria sempre difícil escrever sobre o seu filho, por causa do parece mal... e das confusões! Pois bem, eu estou à vontade para escrever sobre os meus filhos e quando leio no Site do Charneca conversas de blá, blá, blá... ora bem, se não gostarem dos meus elogios, aos meus próprios descendentes... então, ponham de lado...

            João Luís Malanho Rodrigues, o meu terceiro filho, por ordem de nascença, mais uma vez, pelo 2.º Ano consecutivo, consagrou-se Campeão do Cálculo Mental, entre as Turmas do 9.º Ano de Escolaridade da Escola Professor Ruy Luís Gomes, no Laranjeiro! Tive conhecimento, hoje, dia 14 de Abril de 2012, pelas 20 horas e 30 minutos quando me aprestava para transportá-lo a mais uma aula de audição musical! Ele, disse-me, assim, sem mais nem menos...
            “-Papá fui, outra vez, Campeão do Cálculo Mental! Ganhei, na final, ao Gil por 3-0!!!

            É assim... enquanto eu ando a escrever Crónicas sobre os Atletas do Charneca, os meus filhos vão adquirindo conquistas noutros lugares... Então, porque não hei-de falar deles? Era o que faltava!... Este Gil, adversário do meu filho João, já tinha sido derrotado na final do transacto ano, por 3-2! (As finais são à melhor de três provas, num conjunto de cinco questões!) Este ano foi batido, novamente, por 3-0... podem imaginar! Há três anos, o Gil foi o campeão, vencendo o João Rodrigues por 3-2!

ELIMINATÓRIAS
            Estas provas de “Cálculo Mental” realizam-se anualmente nas Escolas e obedecem a uma temática que eu não sei bem explicar... Só sei, pelo que me contam os meus filhos que, primeiramente, entre as turmas, se realizam as competições onde é apurado um vencedor! Depois, esse mesmo, vai competir, em Eliminatórias, com os Ganhadores das restantes Turmas da mesma Escola e... aí, nasce o CAMPEÃO! Não é fácil, portanto!...

            Parabéns, ao meu filho, João Rodrigues, outrora “Hipopótamo” (Jogador) do “ZOO do Cassapo”!!! Presentemente é praticante de Natação e Jogador de Pólo Aquático (SFUAP). Estuda Música e pertence às Bandas Musicais de Jazz Kidding Big Bang do Clube Recreativo do Feijó (CRF) e da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP). Toca Trompete. É membro activo, Vocalista e Passerelle, dos Grupos Musicais “AS CORES” e “JOTAS” do Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho (CCRAM).


ESTA CRÓNICA OCASIONAL TEM ANEXADA DOIS SUPLEMENTOS COM FOTOS DE GONÇALO REIS E JOÃO RODRIGUES



Boa noite amigo Sr. ROdrigues!
Acusei o toque.
Antes de mais, parabéns pelo “palavreado” do Zé do Pelado. Como sempre, com classe e oportunidade. Meio a brincar, meio a sério, lá se dizem grandes verdades. Mas, acusei o toque, com a falta de “ ...informações sobre os treinos das equipas do CCFC mas...  como andam todos quedos e mudos…” e cá estou a dar notícias dos treinos dos ARANHAS. Boa semana de trabalho dos rapazes comandados pelos Mister RAMALHO e SEBASTIÃO.
Ontem, Sábado, primeiro jogo treino oficial, no Monte da Caparica. A 20 minutos do fim,  ganhávamos por 4-1 (Golos de: Oliveira, Ricardo e Ruben (2). Então não é que nos deu o  “fanico” e deixamo-nos derrotar por 5-4?!!!!!! (embora um dos golos do adversário tenha sido  obtido em fora de jogo nítido). Tirando estes 20 minutos finais, até nos estávamos a portar brilhantemente. Cansaço da primeira semana de treinos? Alterações na equipa?...
Não sabemos, mas vamos ver.
Hoje, Domingo, novo jogo treino, desta vez no campo e com os nossos amigos de Vale de Milhaços. Vitória por 2-1 dos ARANHAS (golo do Pedro Xavier e auto-golo de um adversário). Contudo, jogo menos conseguido do que no Sábado. Talvez o tal cansaço.
Um abraço do
JOSÉ PEDRA

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

JORNALINHO... do CCFC

Olá, Leitores!
Continuando a divulgar recordações... hoje apresento-vos uma nova secção, pela primeira vez no meu BLOG... "Jornalinho do CCFC". Foram editados DEZANOVE, quantos os seguidores actuais deste espaço e o "Jornalinho" mostrava fotos e contava assuntos relatados em vários jogos dos escalões do Charneca! Colaboradores foram muitos... José Pedra; Carlos Cardoso; Vitor Espada; Sérgio Marques; Daniel Reis; Francisco Araújo... foram daqueles que mais colaboraram.
Tenciono publicar, aqui, todos os "Jornalinhos" do CCFC.
Hoje, mostro-vos o n.º 19 (último) 
Saudações desportivas.
(RO)drigues.

Estou a verificar que já ninguém comenta os jogos dos Iniciados. Exceção feita ao MANDRAKE  no ZERO-ZERO. (Que se enganou no nome do NELO!...)
         Assim, tentando salvar a "honra do convento", venho dizer que os miúdos fizeram um bom jogo no Vale da Amoreira e só podem lamentar o azar da perda de 2 pontos no último segundo dos 4 minutos de tempo de compensação.
         Dói ainda mais, porque estivemos a ganhar por 3-0.
         Aproveito para felicitar os "Misters" que, em minha opinião, estão a desenvolver excelente trabalho com a "prata" de que dispõem.
         Junto alguns “bonecos”, com especial realce para o Manuel Augusto (NELO) autor de um dos golos, que se estreou na equipa e que é uma mais valia.
         Poderá também ver as fotos dos 3 técnicos e dos sempre presentes apoiantes da equipa.
         Abraço do
                                                                  
         José Pedra

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Amigos do BLOG do "RO" »»»» (Conversas) e "Mandrake"!


Os Amigos... vão aparecendo!

Hoje, temos a registar mais um seguidor do meu BLOG, o companheiro JOSÉ PEDRA e, assim já somos DEZANOVE mais os leitores aderentes!
JOSÉ PEDRA, na foto, está de prevenção, no "velho" Pelado do Cassapo com a sua máquina fotográfica que já é uma lenda no seio dos fotógrafos do CCFC.
Obrigado, pela adesão. É mais um dos leitores frenéticos do "RO" e especialmente do "Zé do Pelado" exigindo que este devia aparecer com mais frequência... aqui fica o aviso.
Nas FOTOS COM HISTÓRIA... CCFC já estão escolhidas OITO. Se houver oportunidade hoje sairá a n.º 07 e também recebo sugestões dos leitores... Quem quiser pode enviar fotografias... de boa qualidade, que considerem necessárias e engraçadas, para completar este álbum. Conto com todos.
Finalmente publico a (R)eportagem (O)riginal n.º 41, especialmente dedicada ao cronista "Mandrake"... uma repescagem que efectuei no "ZeroZero.pt".
Boa noite, a todos os meus leitores.
(RO)drigues - Repórter de Ocasião





















































                                             
HÁ MAIS. . . MÁGICOS NA TERRA!
Por: MANDRAKE
2014-10-28 16h34m
Senti-me muito pequenino. . . ao ver este jogo na Amora. . . do Charneca perante a equipa local!
Primeiro. . . porque o CCFC deve considerar-se muito feliz por apresentar este conjunto de jogadores Seniores, humildes e aguerridos o necessário para pôr em sentido e surpreender um adversário de outras andanças! Depois, ainda mais pequenino me senti perante a participação de um atleta de nome Jackson Souza que já começa a ser notado e observado não apenas pelos magnatas das Distritais!....


         Senti-me muito pequenino. . . ao ver este jogo na Amora. . . do Charneca perante a equipa local! Primeiro. . . porque o CCFC deve considerar-se muito feliz por apresentar este conjunto de jogadores Seniores, humildes e aguerridos o necessário para pôr em sentido e surpreender um adversário de outras andanças! Depois, ainda mais pequenino me senti perante a participação de um atleta de nome Jackson Souza que já começa a ser notado e observado não apenas pelos magnatas das Distritais!. . . Eu é que sei. Jackson Souza tem asas para voar muito alto e, um dia, estou certo. . . vai chegar ao Céu! É também ele, um Mágico, sim senhor! Obteve dois golos na Amora que quase abalaram a estrutura visitada, não fosse a atitude desestabilizadora de um outro Mágico. . . um Mágico mau que ofuscou ou tentou tapar a magia do Jackson Souza evidenciada em campo!! Aqui... neste aspecto, além de me sentir muito pequenino. . . eu quase desapareci!... André Pagaime, o árbitro principal do encontro, conseguiu inventar uma grande penalidade nos descontos do desafio. . . que deu a vitória aos Amorenses! Tornou-se, assim, no Mágico maior do desafio. Não fosse assim. . . nem sequer se falava no nome dele! Ficou célebre, então, sim senhor. Não descortino se o árbitro agiu de má fé, ou não. . . ao marcar aquele "penalty" mas que a atitude foi lutuosa para o Charneca de Caparica disso não tenho dúvidas!. . . E foi pena. . . porque teria sido muito bonito o CCFC ter conseguido ali, naquele terreno, um empate a duas bolas! Talvez, no imediato, começassem, os outros concorrentes da Distrital de Setúbal da Primeira Divisão, já a olhar para os Seniores do Charneca. . . de outra maneira. O futebol é assim mesmo. . . Hoje perde-se. . . amanhã ganha-se. . . outras vezes empata-se, com ou sem erros crassos da arbitragem!                                         É preciso é que se note e se faça bem vincar e se esclareça, ainda, com honestidade que, desta vez, o Charneca perdeu mesmo. . . por culpa do árbitro! Se ele errou de propósito... isso eu já não sei porque sendo Mágico não sou adivinho!                                                           Talvez umas das leis de compensação do futebol resida num dos factos de que ao se expulsar o Treinador, dos da casa, ao minuto 90 (!) se invente, depois, nos últimos instantes do jogo, uma grande penalidade a seu favor. . . ! Assim. . . está tudo esclarecido. O Charneca encheu as medidas. . . aos assistentes e, embora desfalcado de algumas pedras nucleares da equipa (na minha opinião!) conseguiu amedrontar o Amora que encolhido, na 2. ª parte, limitou-se a assistir aos ataques continuados dos "Canários"!                                                                                     Temos equipa. Alguns ajustes do Treinador, no onze inicial, também foram apreciados pelos adeptos a provar que o senhor José Carlos não é "testa-de-ferro"! Sendo assim vai conquistando a graça dos apaniguados do grande Charneca. Mandrake.

BOA PESCA. . . EM SESIMBRA!
Por: MANDRAKE
2014-10-25 18h55m
Este sim. . . é o melhor KIA dos Juniores do CCFC!
Fora do lar. . . é que é BOM!
Foi chegar a casa e aprestar-me a escrever o meu comentário. . . desta vez quero ser o 1. º a falar deste jogo.
Grande partida dos jogadores do Charneca!
Foram repostos os seis golos sofridos em casa, no Cassapo, perante Almada e Fabril.
Estes miúdos são como o algodão. . . não enganam! Quando as bolas entram. . . nada há a fazer! Acreditei sempre. . . neles!
Agor...

 Este sim. . . é o melhor KIA dos Juniores do CCFC!
Fora do lar. . . é que é BOM!
Foi chegar a casa e aprestar-me a escrever o meu comentário. . . desta vez quero ser o 1. º a falar deste jogo.
Grande partida dos jogadores do Charneca!
Foram repostos os seis golos sofridos em casa, no Cassapo, perante Almada e Fabril.
Estes miúdos são como o algodão. . . não enganam! Quando as bolas entram. . . nada há a fazer! Acreditei sempre. . . neles!
Agora. . . o Treinador já deve ser bom. . .
Regresso aos golos de Daniel Fortes que fez uma exibição brilhante.
Gostei de ver.
Juniores no caminho certo.
Mandrake.


HÁ UM MÁGICO... NOS JUVENIS DO CCFC!

Por: MANDRAKE (2014-10-28) – 19 horas e 39 minutos.

O resultado do jogo com o Beira-Mar de Almada, também podia ter sido 2-1 para os Juvenis do Charneca uma vez que os "verdes" tiveram a sorte do jogo pelo seu lado. . . marcando um golo, logo, logo, muito cedo, facto que desnorteou os jogadores "amarelos"!
Os Juvenis do CCFC talvez deslumbrados com a vitória no Barreiro, na jornada inaugural, com o Barreirense, não conseguiram materializar as oportunidades criadas nesta partida! Depois do 2-0 para o Beira-Mar e quando o CCFC reduz para 1-2, golo de parceria entre Daniel (7) e André (10). . . de imediato, Edgar (11), de cabeça, falha o 2-2. . . à boca-da-baliza!
Portanto, talvez o resultado seja enganador para quem não tenha assistido ao jogo. Faltou magia, desta vez, ao CCFC mas esta equipa tem um Mágico que nem sequer veio do Cova da Piedade mas, pelo que se consta. . . , quando mais jovem. . . talvez tenha passado. . . por lá! Não sei.
De qualquer modo, André Sequeira tem magia nos pés e é uma pena que não esteja incluído numa equipa acima da sua idade porque o jogador tem qualidade para jogar nos Juniores!
A lei e a formação exige, e considera-se conveniente, que os jogadores joguem no seu escalão devido, para que a evolução seja progressiva e perfeitamente aceite e trabalhada. . . mas eu sou de opinião que esta matéria é simplesmente da conveniência dos Treinadores e Direcções dos Clubes porque, noutros casos idênticos, noutras equipas e noutros escalões, existem jogadores de idade inferior que praticam futebol no escalão acima. . . e, no caso do CCFC, nomeadamente nas formações de Iniciados (A e B) estão jogadores com idade "b" incluídos na equipa "a". Ora, para estes atletas não se pratica a mesma "lei". . .
André Sequeira (aquele que baptizaram de "Kanukovic", devido à sua alcunha de "Canuca". . .) é um jogador, para mim, considerado acima da média. . . uma mais-valia a praticar futebol. No domingo passado, no jogo com o Beira-Mar foi vê-lo a adivinhar os lances. . . enquanto os seus colegas hesitavam e ficavam à espera do que ia acontecer. . . ele, AS, antecipava as ideias adversárias e ganhava lances consecutivos. . .
A passar a bola, André Sequeira, quase transformava o esférico em invisível e fazia-o chegar, como por magia, aos pés dos seus colegas de equipa!
É mágico com certeza.
É um ÀS da bola!
Se repararem neste perfeito e completo jogador, em acção, dentro do campo. . . os olhos dele só vêm a bola. . . fixam-se nela. . . e faz com que esta corra célere e estimulada para os seus pés!. . .
Há um Mágico nos Juvenis do CCFC a necessitar urgentemente de uma montra. . . maior!
Chama-se André Sequeira e joga com o n. º 10.
Mandrake

Esclarecimento…

Por: Repórter de Ocasião                                          


Esta é uma edição especial das “(R)eportagens (O)riginais” dedicada a um adepto do CCFC que habitualmente  escreve comentários sobre os jogos das suas equipas no Site do “ZeroZero.pt” e por considerar, esta semana, que alguns dos seus considerandos são verdadeiramente pertinentes tomei a liberdade e decidi, com a devida vénia, dar ao “Mandrake” um destaque especial  nas minhas reportagens.

»»» Todas as fotografias e montagens desta edição são de minha autoria. (RO)






























































sábado, 25 de outubro de 2014

Crónica Ocasional n.º 49 (Gorila) - Abril 2012
















CRÓNICA OCASIONAL N.º 49

Por: Repórter de Ocasião



Dedicatória: Para Cecília Arroja, com simpatia.


O Gorila Músico... da Família Matos!


   U
MA CRÓNICA que (me) faltava... e que estava na minha memória desde há muito tempo! Qualquer dia deixo de escrever estas histórias narrativas... já venho a apregoar isto há muito tempo, mas não queria que tal acontecesse sem deixar aqui, neste maravilhoso Site do CCFC, uma homenagem a mais uma Família que desde há pelo menos três anos, até ao presente, também chegou ao Charneca de Caparica para... ficar! Os jogadores eram dois: Carlos Matos e Jorge Matos. Depois conheci o Avô, um senhor muito simpático, de nome José, sempre pronto a perseguir-me para pagar as mensalidades do Jorge! Assim que me via no Cassapo, logo nos primeiros dias do mês, gritava para mim: -Senhor Luís! Senhor Luís!! Quando eu olhava, lá estava o Avô do Jorge com as notas na mão!... Ai, se fossem todos assim... certamente que o Charneca não passava por dificuldades! Mais tarde, conheci os Pais destes dois atletas e finalmente deparei com a adesão da Tia (Cecília Arroja) à “Newsletter” do Site do CCFC, onde trocámos algumas palavras devido ao seu entusiasmo! É capaz de haver mais Pessoas inseridas nesta Família, talvez crianças, não sei... mas a minha homenagem aqui fica. Destaco a Cecília porque não tenho fotos dela e, como tal, não está incluída no suplemento fotográfico que preparei para pertencer a esta Crónica Ocasional.

O VELHO E... O NOVO!
            O mano mais velho, o Carlos, foi jogar para os Juvenis e o mais novo, o Jorge, foi direitinho para os Iniciados integrando, no momento, a célebre equipa do “ZOO do Cassapo”! Como o Jorge, hoje “músico” dos Juvenis..., jogava a guarda-redes e nós, na baliza, já lá tínhamos o endiabrado “Macaco” então a alcunha do novo guardião do “ZOO” passou a ser “GORILA”! Nunca soube se o miúdo gostou da ideia mas foi assim que ficou baptizado! Ainda, hoje, quando o Jorge passa por mim, no Cassapo, me cumprimenta de um modo educado e exclama respeitosamente: -Tá bom Mister!? (É evidente que fico orgulhoso). Penso que o Carlos já não joga no Charneca, seria Júnior, nesta época, mas o Jorge está feito um bom guarda-redes e é, sem dúvida, um dos melhores músicos da “Orquestra do Cassapo”!! Dá um “franguinho” de tempos a tempos... é verdade mas, tal acontecimento (que só acontece aos bons guarda-redes!) só vem provar que é um excelente guardião e, eu, desde a primeira hora que o vi actuar, sempre proferi: -Eu gosto deste miúdo! (O Luís Vasques pode confirmar estas minhas palavras!). Ainda, agora, no Torneio da Páscoa estas suas virtudes, o “frango” e as “grandes defesas”, que evitam golos, se evidenciaram para quem quis ver e apreciar.
Parabéns, Jorge Matos.

Repórter de Ocasião (12 de Abril de 2012 – 23 horas).











  

                                                                     
                                                                               
Esta Crónica Ocasional incluiu uma Separata com um “Retrato Biográfico” de Jorge Matos (Gorila) e ainda um Suplemento Fotográfico, com fotografias da Família Matos.

Escrita em dia... (Continuação) - Conversas »»» Amigos do BLOG do "RO"...


DEZOITO SEGUIDORES REGISTADOS
SETE ADERENTES QUE QUEREM APOIAR
          Ora... vamos lá, então, registar todos os "Seguidores" registados no meu BLOG... e também aqueles que não conseguem inscrever-se, devido a anomalias on-line, mas que fazem questão, por princípios inerentes ao trabalho do "RO"... de ser acompanhantes deste interessante espaço! Obrigado.

SEGUIDORES:
1) -LUÍS RODRIGUES (como é evidente); 2) -CARLOS CABANITA (O grande Mestre e responsável por estas andanças!...); 3) -ADELINO DIAS (Amigo de... primeira hora!); 4) -JOSÉ ANTÓNIO TEIXEIRA (Um verdadeiro Amigo... especialmente do CCFC! Não perco a esperança de, um dia... voltarmos a estar juntos!!!); 5) -ALDA FIDALGO (Uma verdadeira... surpresa!); 6) -SÉRGIO MARQUES (Spider-Man, por excelência... há que dar maior e mais continuidade às colaborações... conto contigo!); 7) -CARLOS CARDOSO (O Leitor que afirma guardar toda as minhas crónicas! Companheiro respeitador de perfeição!); 8) -VITOR CARVALHO (O juíz... acompanhante sereno e isento do trabalho do "RO" em prol do CCFC); 9) -JOÃO PERES (Velho amigo... de muitas batalhas... nem sempre concordantes... mas, no final... aquele abraço sempre comovente!); 10) -JOSÉ MANUEL SANTOS (O meu Presidente! Não conheço nenhum... como ele!); 11) -PAULO PAIVA (Desconhecido... por falha de memória... a necessitar de mais e melhor identificação! Agradeço mais informações.); 12) -DANIELA LANÇA (...Suspeita de ser familiar do jovem prodígio do CCFC Tiago Lança! Necessito urgentemente de mais informações); 13) -JOSÉ CARLOS SANTOS (O "Zé Carlos do CCFC" actual Treinador dos Seniores); 14) -LUÍS VASQUES (Um Homem que, na minha opinião... continua a fazer falta na Família CCFC!!! Sem a sua presença no Clube... quem perde é o Charneca); 15) -JORGE FERNANDEZ (É Treinador e também um amigo do peito! Justo, frontal e sereno. Também gostaria de um dia... voltar a conviver com ele!); 16) -PAULO RIBEIRO (Sempre presente. Foi Coordenador do CCFC e ficou leitor assíduo das crónicas do "RO".); 17) -JOSÉ MOURA (O grande obreiro das significativas melhorias do Bar do Cassapo! O Homem dá tudo para dignificar e melhorar a apresentação da Sala e o Convívio no seu espaço!); 18) -VITOR FRANCO (Um leitor de longa data... chegou a colaborar, com crónicas de jogo, numa das anteriores secções do "RO").

ADERENTES:
1) -FERNANDO BENTO (Um dia chegou ao CCFC... e fica sempre triste quando não está lá!... É Treinador de Guarda-Redes e um "gentleman" por natureza... que o diga... a "Árvore"!); 2) -TIAGO MORAIS (Para mim... o melhor Treinador de Futebol que um dia... na minha presença... trabalhou no CCFC... Sem polémicas... é a minha opinião!); 3 -ANTÓNIO MATOS (É o Vereador do Desporto e da Cultura e de Outras Coisas Mais... da Câmara Municipal de Almada! Sinto muito orgulho em sentir que o próprio acompanha com algum gosto especial as minhas crónicas!); 4 )-MANUEL JOSÉ (Actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral do CCFC... Um Amigo com quem se pode de um modo fraternal trocar sinceras opiniões... MJ continua à espera que nos saia... o Euromilhões!); 5) -ANTÓNIO ESPINHA (O Vice-Presidente do CCFC e Director do Futebol Sénior não precisa de comentários! Amigo honesto, assume todas as questões com frontalidade! Com ele no Clube... não há lugar a incertezas!...); 6) -JORGE MONÇÃO (O veterano massagista do CCFC... Amigo e trabalhador competente); 7) -JOÃO MARQUES (Amigo de longa data... mas que apenas recentemente começou a acompanhar as crónicas do "RO"... Tornou-se num leitor devoto. Obrigado).

JOÃO MARQUES
É HOJE FIGURA DE CARTAZ! EM BREVE INICIAREI A PUBLICAÇÃO DE FOTOS DE TODOS OS AMIGOS E ADERENTES AO BLOG! QUEM QUISER... PODE ENVIAR FOTOGRAFIAS. ATENÇÃO: DANIELA LANÇA E PAULO PAIVA! NÃO TENHO FOTOS VOSSAS.
        

























A OPINIÃO DO JOÃO MARQUES...




sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Escrita em dia... com recordações!

Olá, Leitores!
Hoje, ponho a escrita em dia, com a publicação das minhas duas últimas (R)eportagens (O)riginais. Aproveito também para recordar a "Crónica Ocasional" n.º 48 publicada no Site do CCFC em Abril de 2012. Como sempre... e como é apanágio das minhas crónicas... os temas parecem permanecer actuais!...

Afinal já escrevi 103 crónicas ocasionais e não 102 como erradamente comuniquei numa das conversas que neste espaço servem de introdução aos assuntos expostos. Um leitor que pediu anonimato avisou-me da lacuna que eu agradeço, obrigado. Faltam, portanto, inserir no meu BLOG, 55 crónicas que faço questão de aqui inseri-las todas. Temos tempo.
Informo os leitores, principalmente os novatos, que agora se atrevem a pesquisar neste BLOG que no arquivo situado à esquerda, na secção "Etiquetas" podem relembrar tudo aquilo que já foi feito e escrito em prol do CCFC e então, todos, em conjunto, perceberão a grandeza do Charneca de Caparica Futebol Clube e compreenderão todo o trabalho que tem sido realizado desde há uns anos até ao presente!...
Boa noite.
Saudações desportivas.
(RO)drigues - Repórter de Ocasião.

Crónica Ocasional n.º 48 (Abril 2012)




CRÓNICA OCASIONAL N.º 48

TORNEIOS DE PÁSCOA E... OUTROS!

Por: Repórter de Ocasião

            É preciso ter-se cuidado quando se organizam Torneios de Futebol com as camadas jovens... Não basta aos organizadores justificarem as suas realizações, argumentando que os mesmos só servem, simplesmente “...para fazerem com que os miúdos joguem à bola!...” como me foi dito na Trafaria e em Cacilhas/Almada neste fim-de-semana de Páscoa 2012!

            Por exemplo, na Trafaria, na Sexta-feira, dia 06 de Abril, nem sequer havia uma garrafa de água para distribuir aos jogadores que tinham idades entre os nove, dez, onze ou doze anos de idade! Lamentável.

            É gritante e deveras inexplicável a falta de Policiamento nestes certames quando se sabe que os jovens atletas são acompanhados pelos Pais e Familiares e como tal, as emoções são idênticas aos jogos a valer... como são as competições oficiais! A massa humana costuma reagir às adversidades e, sendo assim, as irrritações constantes, perante as injustiças, crescem esmagadoramente quando perto da revolta... não existem autoridades! Atenção, portanto.

            Os árbitros dos jogos e principalmente das finais dos Torneios deveriam ser sempre conhecidos do público e dos jogadores (árbitros federados!) e, sendo assim, nunca se poderiam realizar jogos com juízes e fiscais-de-linha recrutados, à pressa, entre pessoas da assistência ou no seio da Organização!

            Por todos estes reparos e mais alguns... terem sucedido no III Torneio Âncora... é que a final do mesmo entre o Cova da Piedade e o Charneca de Caparica não chegou ao fim... Ninguém foi culpado de tal situação, muito menos os jogadores! O conjunto de factores referido por mim, nas alíneas anteriores, que não foram precavidos pelos Organizadores, é que determinou que tal viesse a acontecer! Tenho pena e... lamento muito!

            A decisão do Charneca de Caparica Futebol Clube que determinou não completar o desafio, perante as anormalidades ocorridas no desenrolar da partida (e não me refiro unicamente à paragem do jogo, devido à invasão de campo por alguns adeptos de ambas as equipas, porque os jogadores se haviam descontrolado...) foi nobre, adequada e de bom-senso! Continuando a jogar-se, perante tanta irresponsabilidade... nunca se saberia o que poderia acontecer! Assim... foi melhor. Decisão acertada, também, de se rejeitar a aceitação da Taça que cabia ao Charneca porque assim algo foi feito contra a mediocridade destas Organizações.

            Mais uma vez, dentro e fora do campo... as gentes do Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) deram uma lição de saber SER e ESTAR no Futebol! Parabéns, a todos!

            Repórter de Ocasião.
            Luís (RO)drigues
            8 de Abril de 2012

(R)eportagens (O)riginais n.º 40 »»»» (Duas Bolas...)
























Andava eu feliz da vida… desde a minha crónica anterior, quando aceitei um convite para jogar à “Sueca” no Bar do Cassapo (jogo de cartas…) tendo como meu parceiro o companheiro João Marques (pai do Rodrigo, jogador dos Juniores do CCFC) e adversários, vejam só… o Presidente José Manuel Santos (JMS) e o Treinador dos Seniores, José Carlos! Ora… foi má ideia… porque perdi por duas bolas “negras” sem resposta! Não é hábito… normalmente ganho (nem sempre ao JMS) mas, desta vez, contra um adversário que mal sabe pegar nas cartas… (O “Zé Carlos”) eu e o meu colega João Marques perdemos, duas vezes, por 8-7… depois de estarmos em vantagem, uma vez, por 7-1 e na segunda ocasião por 7-2! Incrível. É verdade. Perdi por duas bolas e, como é evidente, foi uma festa para os meus opositores! Como é deveras compreensível, sendo assim, já não gosto muito… do “Zé Carlos”! No dia seguinte, de manhã, Domingo, no Campo do Cassapo, quando lá cheguei, por volta das 10 horas, para acompanhar o jogo dos Juvenis (B) já toda a gente sabia que o JMS e o ZC tinham ganho no jogo da “Sueca” ao “RO”! Acontece.
            À tarde, no mesmo Domingo, depois do desafio dos Seniores, voltei a jogar à “Sueca”, desta vez, na companhia do “Senhor Marcos” contra JMS e o Joaquim Café e… voltei a perder, novamente, por duas bolas!... Desta feita já não me admirei porque ao Joaquim Café Nisa eu nunca ganhei (!) e também é outro jogador que nem sabe pegar nas cartas… ele deve deixar muita coisa por fazer… porque tem cá uma sorte no jogo da “Sueca”… que eu nunca vi em mais nenhum jogador!...
            Sendo assim estava escolhido o mote para a crónica semanal… DUAS BOLAS.
            Termino este intróito, para não fugir do tema, enviando dois abraços aos meus simpáticos e dedicados leitores, especialmente àqueles que opinam no “Facebook” elogiando os meus escritos. Obrigado, amigos, pelas palavras carinhosas. 

Repórter de Ocasião, 23 de Outubro de 2014

Nota: O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos com a ortografia antiga.
 
































Fotografia de: Sidónio 

JUNIORES: CHARNECA vs FABRIL (0-4)
         Ao intervalo o Charneca perdia por duas bolas a zero… e como sofreu mais duas bolas na segunda metade do desafio eis o resultado final: zero a quatro! Eu não estava à espera deste madrasto desenlace mas o que é realmente certo é que esta equipa dos Juniores necessita urgentemente de concretizar as oportunidades de golo que surgem na sua frente de ataque! Sem isto… nada feito. Esperamos, todos, por melhores dias, conscientes que a formação vale pelo seu conjunto. No próximo encontro, em Sesimbra, estou convicto que a equipa, mais desinibida, vai repetir a proeza do jogo realizado no campo do Olímpico do Montijo. 



JUVENIS (B): 
CHARNECA vs ALFARIM (1-1)
         Eis mais um jogo de duas bolas, desta feita, uma marcada para cada lado, originaram uma igualdade em um e um. Também no jogo existiram mais duas bolas chutadas através de grande penalidade mas ambas não resultaram em golo, porque foram defendidas pelos guarda-redes das duas equipas.
         Esta equipa dos Juvenis (B) do CCFC perdeu Jacinto, Didi, Dorival e Varela, para só escrever sobre estes… as mais valias da época passada, quando subiram de divisão pelos Iniciados, da 3.ª para a 2.ª Distrital. Depois, igualmente se tem notado as ausências de Pedro Guilherme, Leandro, André Pedra, entre outros. Ora, quando assim é há que apoiar e incentivar um conjunto de jogadores que, na próxima temporada, mais entrosados e crescidos, poderão ganhar mais jogos em relação aos perdidos e/ou empatados.
         Neste jogo com o Alfarim gostei, sinceramente da atitude dos jogadores e realço a garra, vontade, alma e disposição do jovem Ruben Franco que, finalmente, posto a jogar com mais regularidade… mostra ser a coqueluche deste conjunto ou, não fosse ele, até ao momento, o goleador-mor da equipa! Parabéns Ruben pela tua franqueza e generosidade em relação a esta equipa. Gostei de te ver, aborrecido com as duas bolas falhadas e simultaneamente alegre, muito alegre e expedito pelo teu golo alcançado, fruto de perseverança e acreditar… até ao fim! Só faltou, na sequência do golo, correres para os braços do teu pai… e eu que estava ali tão perto para a foto do cartaz! Fica para a próxima? Está combinado. Continua, humilde como sempre.

Um outro pormenor deste encontro foi a obstinação revelada pelo Treinador Luís Alberto que tudo fez para mudar o rumo dos acontecimentos do jogo uma vez que a sua equipa esteve a perder, durante muito tempo, por uma bola a zero! Eu conto: A determinado momento do desafio, Luís Alberto resolve jogar com apenas três defesas… mexeu no conjunto, fez substituições e gritou com audácia para dentro do campo! Depois destas alterações e após duas bolas lançadas em profundidade a argúcia e subtileza do Ruben Franco repôs a justiça no marcador e igualou a partida. Sou acusado de dizer bem de todos os Treinadores do CCFC… quando assim é… Luís Alberto subiu na minha consideração ele… que (se calhar) nem me conhece.

INICIADOS (A): 
CHARNECA vs ALCACERENSE (1-2)
         Duas bolas para a equipa de Alcácer e está tudo explicado? Não senhor, nem pensar! Embora os “amarelos” visitantes tivessem mais arcaboiço este desfecho foi uma tremenda injustiça para os miúdos do Charneca! As duas bolas sofridas foram provenientes de duas grandes penalidades, justas, inequívocas, na realidade, todavia, uma mão na área Alcacerense não foi sancionada pelo árbitro que marcado o “penalty” podia dar golo para o CCFC. Contra os “gigantes” de Alcácer os menos “gigantes” da Charneca bateram-se muito bem.
         Oportuno golo, o de João Santos, que ainda deu uma alegria aos adeptos do CCFC. Gostei igualmente de apreciar a raça e atitude do capitão “Piri” (Diogo Hilário) e Vasco Pendão continua a ser um “pendulozinho” na defesa.

SENIORES: CHARNECA vs SESIMBRA (0-1)
         Os Seniores do CCFC tiveram duas bolas nos postes mas os “Pescadores” de Sesimbra conseguiram enviar quatro delas aos pilares e barra da baliza dos atletas do Cassapo. Ao intervalo do jogo havia uma igualdade a zeros e marcando primeiro, os visitantes, mais tenazes, matreiros e experientes, pareceu-me, na minha sincera opinião -com algumas manhas à mistura -que conseguiram uma vitória saborosa porque não esperavam, claramente, que os jogadores visitados tivessem, todos, as suas duas bolas… no sítio certo. Nunca viraram a cara à luta!
         Foi uma derrota, em casa, que não deslustra nem embacia tudo aquilo que esta equipa dos Seniores do Charneca poderá realizar no seu regresso à 1.ª Divisão do Distrital da Associação de Futebol de Setúbal.

JUVENIS (A): BARREIRENSE vs CHARNECA (1-2)
         Já há quem afirme que, esta época, o CCFC só se vai valer das vitórias dos Juvenis! Em tom de brincadeira… claro! Toda a gente exultou com esta brilhante vitória, por duas bolas a uma, dos Juvenis (A) do Charneca que disputam o Distrital da 1.ª Divisão da AFS, tarefa não muito fácil como o leitor pode imaginar.
         Ao intervalo já os jovens Juvenis venciam por duas bolas a zero! Fazendo jus às “duas bolas” da crónica da jornada acabaram por ganhar o jogo por 2-1, somando três pontos preciosos na classificação, em casa dum concorrente com prestígio e de enorme gabarito e despertando alguma atenção nos adversários que se avizinham. O Treinador desta equipa dispensa comentários…
         “-Vamos lá… pá!”
 (Este é mais um… de quem eu digo e escrevo sempre bem!) »»» (RO)