Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)
OS Iniciados obtiveram uma vitória tranquila em Vale de Milhaços, com o resultado final a indicar 3/0 para os guias da série. Agora, bastará ganharem o desafio ao Cova da Piedade, no próximo Domingo e, depois, se entretanto o Vinhense não ´escorregar´ irão a Alfarim, no último jogo à procura de, pelo menos um empate, para se cumprir O SONHO tão apregoado e desejado (amplamente merecido, afirmo eu!) pelos mentores da Equipa! Tenhamos fé.
Esta vitória foi natural, algo insonsa, acrescentamos, pois os atletas habituados a ganharem, esta época, aos congéneres do Vale de Milhaços fizeram um jogo calmo e um pouco até pachorento porque sabiam, de antemão, que iriam ganhar aquele encontro. Valeu, na parte final da partida a perícia de um dos SANTOS (D. PEDRO) para em duas oportunidades de mestre elevar e fechar a contagem. Antes, na 1.ª parte, o Rei Ricardo Duarte tinha feito o golo inaugural.
Fui a Vale de Milhaços para apoiar o grupo e mesmo assim não me arrependi pois, vi caras há muito não vistas (na equipa!) e...gostei! Realço o facto de ver em acção D. Gonçalo Vasques, a defesa central. Aliás, a defesa, acabou, assim o jogo:
D. Miguel Cravo, na baliza; D. André Rasteiro e D. Miguel Quaresma, como laterais e D. Tiago Santos e D. Gonçalo Vasques, como centrais! Uma defesa inédita!
Se não fosse a exibição tristonha (salvaram-se pelos três pontos) diria que teria sido mais um... dia em cheio!
Abraços. (R. de O.)
Apeteceu-me dizer, outra vez... “HÁ DIAS ASSIM!” Todavia, para não me tornar repetitivo, vou escrever: DIAS... EM CHEIO! Quero dizer com isto que hoje, dia 22 de Maio de 2010, foi um DIA(S) em cheio para as hostes Charnequenses e... não só! -Esta do “não só!...” também já começa a ser demasiado usada, no entanto, surge sempre, a calhar... Senão, vejamos:
HAT-TRICK A CONDIZER
Depois de ter sido omitido como um dos goleadores do “Torneio da Páscoa/2010”, na categoria de Infantis/A, posteriormente rectificado e parabenizado, este menino, de nome GONÇALO DIAS, ainda Infantil/B, parecendo combinar-se em harmonia com um dos nossos textos anteriores em que referíamos os BONS DIAS... não esteve pelos ajustes e decidiu-se a marcar TRÊS GOLOS fazendo um belíssimo “Hat-Trick”, hoje, ao adversário da Trafaria! Que é como quem quis dizer ao repórter, mais ou menos deste modo: “-Ai... escreves que há DIAS assim... então toma lá com um “hat-trick” que é para ver se afias mais a tecla do computador!” Não restam dúvidas que... Isto pega-se! Filho de peixe sabe nadar. (Também já li esta em qualquer lado). Quanto a mim, aceito o repto por isso afirmo, DIAS... EM CHEIO! Gabriel Trigo (Gaby) foi quem marcou o restante golo dos Infantis/B, hoje, no empate 4/4 com o Trafaria.
AUTOGOLO MARAVILHOSO!
MARAVILHOSO AUTOGOLO!
Continuando por justificar os “DIAS EM CHEIO” diremos que não é todos os dias que uma Equipa do CCFC ganha um joguinho ao rival da Cova da Piedade. Também, tal proeza, hoje aconteceu, por isso escrevemos em epígrafe: “ZOO DO CASSAPO FAZ HISTÓRIA!” É que, pela primeira vez, este grupo de jogadores, desde há um 4 ou 5 anos a esta parte, venceram o Cova da Piedade. Um a zero (1/0) chegou para uma vitória memorável, histórica, espectacular! Os “Animais” estavam amedrontados, no início da partida, pela ausência notada da “Pantera” que se ausentara, com consentimento dos “Simbas”, para ir assistir a um casamento duns parentes próximos! No entanto, unidos, fortes e coesos, os “Animais” do “ZOO do Cassapo” fizeram do Cova da Piedade uma presa fácil, daí, o único golo do desafio –que deu a vitória inédita! –ter sido conseguido através de um AUTOGOLO do defesa central visitante, bom jogador, saliente-se!
A primeira parte foi de assédio constante dos “Animais” falhando alguns golos que até eu os marcava se lá estivesse, em campo... “-Marcavas, marcavas...” (Como diz o anúncio!). Depois, na segunda metade da contenda lá conseguiram a obtenção do golinho que lhes deu a vitória neste encontro! Voltaram a marcar primeiro mas, desta vez, foi mesmo PARA GANHAR! Contrariaram superiormente o destino. Não sofremos nós, adeptos, desta vez –a não ser pelas perdidas incríveis das FLECHAS! –porque Rui Freixo e João Pedro (J/P) poderiam, muito bem, ter ampliado o resultado, por mais do que uma vez!
MENINO DE (T)OURO E... (J)ACAR(P)É
Registo sintético e sintomático das nossas perdidas de golo:
a) –Rui Freixo pega na bola, faz mil fintas, volta para trás, não passa a bola a ninguém, tornar a driblar os mesmos adversários, rodopia, desvia-se do guarda-redes e fica sozinho, com a menina, em frente à baliza escancarada... Depois, ordena à submissa: “-Vai, aninha-te nas redes!” A bola, teimosa e desobediente, sai, traidora, decididamente, rentinha ao poste da baliza dos Piedenses, com um ar trocista, observamos!... (Faltavam 10 minutos para acabar o jogo!).
b) –João Pedro (J/P) a outra FLECHA (na ausência do ”Triângulo Mágico” –pois, faltava o Miguel Quaresma, o casamenteiro!) apanha a redondinha, na esquerda, mete a 6.ª velocidade “Jacareana” (inventei esta, agora!) ultrapassa, com fintas sucessivas toda a ala direita contrária, e em frente do gigante guarda-redes remata contra o corpo deste... Ganha o ressalto e com o galinheiro ao léu, desnudadamente, cabeceia a enfeitiçada para fora do rectângulo de jogo!...
OUTRAS VERTENTES...
O dia também foi em cheio para o autor destes escritos porque, além de deambular entre o trabalho (Feijó) e o Cassapo (Charneca), isto pela manhã, na parte da tarde, assistiu confortavelmente, ao Lançamento e Apresentação do Livro e CD, do Grupo Musical as “CORES” na localidade do Alto do Moinho (Corroios). Iniciativa inserida no “Projecto de (En)Cantar” do Agrupamento também Musical as “JOTAS”! Nas “CORES” pontifica o cantor e coreógrafo JOÃO RODRIGUES que antes das actuações daquela equipa costuma pronunciar:
“-Boa-Tarde, nós somos o Grupo das “Cores”, viemos do Alto do Moinho e vamos cantar um tema que se chama: “Os meus Livros”.
Esta manhã se estivesse no palco, o “Hipopótamo” teria referido, mais ou menos, assim:
“-Bom-Dia, nós somos o “ZOO do Cassapo”, Infantis/A do Charneca de Caparica Futebol Clube, Época 2009/2010 e vamos fazer história ao ganhar este jogo com o Cova da Piedade”.
A MESMA EQUIPA TÉCNICA
Se as promessas e as palavras honradas se confirmarem o dia também foi em cheio porque os membros do “STAFF” dos Infantis/A foram convidados para serem os responsáveis e dirigirem os destinos dos Iniciados da próxima Época! Se os “Fantasmas” do Pimenta Machado não andarem por aí ressuscitados e a baralharem as pessoas... convenhamos confirmar que o dia de hoje, então, foi mesmo em cheio! A Equipa Técnica aceitou o convite/desafio.
OS “ANIMAIS”... À LUPA:
(Como venceram o Piedade)
Um “Macaco” AUTORITÁRIO... Quem mandou na baliza foi ele.
Um “Super-Rato” APLICADO... À defesa e a extremo.
Uma “Girafa” MEDONHA... Segurança absoluta a defender.
Uma “Gazela” ESFORÇADA... Luta e corre até não mais poder.
Um “Touro” DESLUMBRANTE... Vê-se magia quando toca na bola.
Um “Búfalo” ADOENTADO... Não tem estado bem nos últimos jogos.
Um “Jacaré” ATERRORIZADOR... Imprevisível quando tem a bola nos pés.
Um “Tigre” MANSINHO... Ainda não foi desta que soltou as garras.
Um “Gafanhoto” TRABALHADOR... Muito bem, competente ao máximo.
Um “Coala” CERTINHO... Não comprometeu e mostrou ser útil ao grupo.
Uma “Zebra” RENOVADA... Há que contar com ele. Pertence à equipa.
Um “Hipopótamo” REPOUSADO... Saiu inteirinho para a Festa da Tarde.
ATENÇÃO, GUARDA-REDES!
Após o final da partida vi o guardião do Cova da Piedade dirigir-se em tons ameaçadores em direcção ao nosso jogador Rui Freixo! A sua mão direita chegou a estar no ar mas o gesto maléfico foi inutilizado por outros jogadores e técnicos da partida finda. Ainda bem. Noto que numa partida anterior, de Iniciados, vista por mim, também o guarda-redes do Almada Atlético Clube, no final do jogo, se dirigiu com maus modos ao juíz da partida, recebendo, até, ordem de expulsão! Para jovens de 12, 13, 14 ou 15 anos, estes procedimentos são incompreensíveis por muitas razões que os exaltados argumentem. No desporto há que saber perder, empatar ou ganhar, neste caso, porque estamos no futebol. Sensatez, humildade, cordialidade e companheirismo são procedimentos que solicitamos e exigimos aos Atletas! Estou convencido que os Jogadores em questão vão crescer e gabar-se de serem Homens Sérios e Dignos e esses atributos, mais tarde lembrar-se-ão, adquiriram-nos na prática do Futebol. Valeu? Se assim for e estou certo que é isso que vai suceder, então, hoje, dia 22 de Maio de 2010, tivemos UM DIA(S) EM CHEIO!!!!
REPÓRTER DE OCASIÃO
Mando, aos meus leitores, neste e nos próximos DIAS, um abraço CHEIO de emoções.
NO passado Domingo, dia 16 de Maio de 2010, deixei alguns afazeres de compromissos familiares assumidos, para me deslocar ao Cassapo, tendo como finalidade observar, ao vivo e em directo, um jogo de futebol dos Iniciados, Época 2009/2010 –agora, na Fase Complementar. Quando lá cheguei a partida com o Almada Atlético Clube já tinha começado. Senti-me um mero intruso, em ambiente tão festivo, porque, repentinamente, me apercebi que esta equipa estava a ser fortemente apoiada pelos assistentes espectadores, autênticos anjos-da-guarda dos seus meninos, filhos, irmãos, primos e outros laços mais! O pecador, ali, era eu –que tinha deixado os meus entes queridos para me juntar àquelas Famílias! Reforço: -Àquela Família! Conhecendo no entanto quase toda aquela malta lá fui cumprimentando todos e entre uma cerveja e uma bifana lá assisti à partida.
Por falar em anjos-da-guarda quero referir que não me decidi a ir ver o jogo, com o intuito de zelar ou proteger esta Equipa de Iniciados –Protector, não sou! Enfim, não descuro um pouco de afeição e bondade por estes jogadores que vou conhecendo desde há uns anos a esta parte! Para ser franco reparem como anotei mentalmente o nome do “onze” que acabou o desafio e que muito me encantou: João Espinha; Miguel Quaresma; André Rasteiro; Pedro Victor e Gonçalo Gonçalves. João Cachado; Pedro Santos e Márcio Santos. Ricardo Duarte; Nuno Anjos e Luís Carlos. Ah... e tenho “estrelinha” porque no ano passado, quando assisti a um jogo deste Escalão, venceram categoricamente o Beira-Mar de Almada por 3/0!
Obrigado, João Peres, por me teres dado um abraço, no final do jogo, e teres pronunciado amigavelmente: “-Esta Vitória é para ti!” Desejo que sejam Campeões.
DOIS, UM. DOIS, UM. DOIS, UM.
Acabei por assistir a uma Vitória angelical, divina e encantadora dos Iniciados. De novo por 2/1, tal e qual como na primeira fase, quando jogámos no Cassapo. Lá, em Almada, também perdemos por igual resultado revelando isto a equivalência de galhardia e qualidades de ambas as equipas. Entre estes meninos tudo pode acontecer. Foi uma conquista própria de Anjos já que o herói da partida foi o NUNO ANJOS –o menino que não gosta de jogar de início e como uma “criancinha” (figurativo de anjo) fez a desfeita aos forasteiros e protegeu, qual anjo-da-guarda, o 1.º Lugar da Classificação da sua equipa. Fez dois golos, a reviravolta do marcador, em duas oportunidades soberanas. Foi, portanto, uma vitória de anjo, própria de ANJOS! Viva o Nuno!
COM, UM GUARDA-REDES ASSIM...
Uma das traves-mestras desta equipa é, sem sombra de dúvidas, o agora guardião das redes caseiras. Para mim, considero um autêntico desperdício o JOÃO ESPINHA estar, durante um jogo de futebol, pespegado entre os postes de uma baliza! Tanto que ele tem para dar a esta Arte! Mas, um bom jogador joga em qualquer lugar –É O CASO! Foi mais um anjo ajudando a equipa a continuar na frente da classificação. Defesas angelicais permitiram manter o zero a zero até ao intervalo. Foi impressionante verificarmos como as redondas rematadas pelo Almada morriam levemente nas mãos deste portento Iniciado. Até parecia que as bolas tinham medo das suas luvas. Sentiam-se queimadas, talvez, pela fogosidade com que eram detidas ou repelidas. Juniores do que é que estão à espera!? Está ali um guarda-redes de enormíssima qualidade! Ai, se fosse eu que mandasse...
APLAUSOS
Sem querer mencionar muitos nomes, gostei igualmente, muitíssimo, da agilidade do Pedro Victor, da segurança do Miguel Quaresma, da força do Gonçalo Gonçalves, da etiqueta do André Rasteiro, do oportunismo do Nuno Anjos e da ATITUDE de todos os outros Santos... E vão 24 golos marcados e apenas 5 sofridos! 1.º Lugar. Equipa com mais Vitórias. Melhor Ataque. Melhor Defesa. Estes meninos serão, então, os ANJOS DE MÁRCIO!!!
Mais uma vez, os “Animais” marcaram primeiro, na partida que disputaram hoje, no Cassapo, com a equipa de Vale de Milhaços.
Mais uma vez, de nada valeu ao “ZOO do Cassapo” esta felicidade! É um dom, sim senhor atemorizar os supostamente mais fortes, todavia tal proeza permite, depois, aos adversários darem a volta ao resultado. A ganharem por 1/0, os Infantis (A), acabaram por perder o desafio por 6/3.
Mais uma vez, o golo inaugural foi obtido pela “Pantera” (Miguel Quaresma) que após as convocatórias para os jogos dos Iniciados começou a fazer golos em quase todos os jogos dos Infantis. Valha-nos, isso! Hoje, então, primou –fez dois golos!
Mais uma vez, o “Touro” (Rui Freixo) marcou o golinho da praxe numa jogada em que sobressaiu o “Triângulo Mágico” –já aqui referenciado.
Mais uma vez, o “Hipopótamo” (João Rodrigues) entrou somente na segunda metade do desafio para serenar os ânimos da defesa Charnequense mas a derrota estava consumada e seria inevitável.
Mais uma vez, os Infantis (A) perderam mas, pelos outros resultados da série, o quinto lugar final está perfeitamente ao seu alcance, uma vez que, em caso de igualdade com os directos concorrentes têm vantagem sobre o Arrentela e o Leão Altivo.
Mais uma vez, despeço-me com abraços para todos, sem errante hesitação.
UMA Saudação Especial, desta vez, ao Adelino Dias, um dos Treinadores dos Infantis/B, igualmente a merecer Tribuna de Honra, com Foto merecida, no nosso Texto de Acolhimento aos Leitores que visitam ou consultam o Site do CCFC.
Há DIAS assim... porque o Companheiro Adelino já mostrou, por repetidas vezes, ser um Homem-da-Casa, daqueles que fazem falta ao nosso Clube! Um verdadeiro braço direito do Inigualável “Xico”, sublinhamos, quer esteja dentro ou fora do Campo.
As Nuvens Negras do Vulcão da Islândia ocuparam, neste fim-de-semana os Céus de Portugal mas, mesmo assim, não tiraram o brilho à esplendorosa Vitória dos Infantis/B, no Vale da Abelha, anfiteatro do Paio Pires.
Há DIAS assim... e fica registado que no dia 8 de Maio de 2010 o CCFC, na Categoria de Infantis/B, venceu o Paio Pires, em casa deles, por 8/5! Magnífico. Os Goleadores do feito histórico foram os seguintes: Luís Phillipe, 3 (hat-trick); Gabriel Trigo, 2 (golos de Anjo); André Oliveira, 1 (um golinho de vez em quando) e Gonçalo Dias, 2 (Há DIAS assim).
CHUVA DE FADOS
Há DIAS assim... com muita chuva e este dia, 8 de Maio, foi um deles –choveu o dia inteiro! Mesmo assim a chuva numerosa não impediu que se realizasse mais uma noite de Fados na Sede/Bar do CCFC. O público, talvez devido ao dia chuvoso, não compareceu como habitualmente, todavia a Festa foi de gritos e os Fados e os Fadistas abundaram, como sempre. Uma mesa de enaltecer e que ambientou a Confraternização foi a composta por um Grupo de Pais dos jogadores Infantis/B. Lá estavam os Baptistas, os Loureiros e... quem mais haviam de ser(?)... os Dias, evidentemente! Há DIAS assim...
INICIADOS NUM DIA NEGRO!
Os “Reis” perderam a partida de futebol no Campo do Sporting Vinhense realizada no dia 9 de Maio de 2010! Coisa de somenos importância foi simplesmente um resultado que pode suceder num jogo de futebol. Azar, talvez, dia negro, aceitamos, compreendendo as prestações anteriores. No entanto, os Iniciados do CCFC continuam com o melhor Ataque da Prova (22 golos) e com a Defesa menos batida (4 golos!). São os Guias da Classificação com mais um ponto em relação ao Almada e dois sobre o Monte de Caparica e o próprio Vinhense. Na próxima semana, dia 16, vai haver Jogo Grande no Cassapo com os “Reis” a receberem o vizinho de Almada. Uma vitória, estou convencido, alimentará o Sonho da vitória Final. Força miúdos. Dos menos capazes não rezam as histórias.
A FESTA DO MACACO
Há DIAS assim... e, no seguimento destes destes três dias –lembro que na Sexta-Feira, dia 7, o nosso Presidente da Direcção esteve presente na Sessão Solene da Tomada de Posse da nova Direcção do Clube Desportivo da Cova da Piedade, para a qual foi honrosamente convidado –na Segunda, dia 10, tivemos a Festa de Anos do Guarda-Redes António Vicente, jogador dos Infantis/A, assumidamente Macaco! O leitor já sabe como são, sempre, estes eventos promovidos por este Escalão, pelas gentes (Treinadores, Directores e Pais de Atletas) que os coordenam, portanto, como devem calcular, a Festa foi de arromba! Animação e alegria não faltaram e pelos presentes, neste DIA, com uma vintena de Familiares do aniversariante a comparecerem, parece-me que o Charneca de Caparica Futebol Clube saiu dignificado!
UMA equipa que não se pode travar ou que é difícil de superar –é o melhor que se pode dizer sobre a prestação deste Escalão no Torneio de Iniciados, Fase Complementar da Série / A. Com efeito, sensivelmente a meio da competição, este Grupo soma Vitórias em todos os jogos disputados. É obra! Já ouvi e prestei atenção a alguns comentários, sobre esta formação, que se trata da “Equipa dos Directores...” –dizem, alguns, com ar de graça mas com alguma malícia pelo meio de sorrisos gozadores. Eu acrescento, sobretudo, que se qualificam, estes pequenos jogadores, como uma “Equipa de Reis”! Porquanto, a começar na Baliza, temos a presença de Dom JOÃO, que dá início a uma forte ESPINHA dorsal da Equipa. No Sector Defensivo o Dom PEDRO comanda todos os colegas repelindo os ataques opositores e contrários. No Meio Campo, então, surgem vários Reis que jogo a jogo vão mostrando as suas habilidades, como são os casos de Dom JOÃO, Dom HENRIQUES, Dom CARLOS e outros mais. Na frente de ataque andam na GUERRA com os Reis RICARDO -a dobrar! -e um outro RICARDO igualmente desponta na defesa das suas redes. Nunca jogam RASTEIRO por isso sempre espetam um CRAVO nos adversários. O futebol praticado por estes Reis é luzídio, é brilhante é BRUNO!!!
Dom MIGUEL e Dom ANTÓNIO, Reis de uma outra geração, também têm contribuído para o sucesso deste Grupo.
No meio de tantos Reis, há ainda os Santos Milagreiros e outros menos Milagrentos, que no entanto outrossim fazem parte da equipa, como são os casos de São GONÇALO (também, há dois!) e São RAFAEL. Os Santos são os ANJOS do plantel e o próprio está recheado de Bons SANTOS pois, além do MÁRCIO, são exemplos de raios de luz aqueles que conseguem juntar aos SANTOS a nobreza de Rei, como são os casos de Dom TIAGO, exímio na arte de defender, um pêndulo dourado e Dom PEDRO, magnânimo e com mestria técnica para introduzir a bolinha no fundo das redes adversas. Este menino nasceu para fazer Golos! Por tal, eu não concordo com o adágio popular que dita “Santos da casa não fazem milagres” . Para mim e este Grupo de Iniciados provam-no perfeitamente: -Santos da casa fazem milagres!
Quanto ao cognome e/ou baptismo de “Equipa dos Directores...” já que falamos de Reis e Santos, eu responderia: -Com muito gosto! (Lembro que em todos os Escalões do nosso Clube existem Directores –e até Treinadores! –no “staff” Técnico da sua Coordenação).
DOZE ALÍNEAS DE OURO:
Para reforçar estes meus considerandos enumero uma dúzia de designações sobre a obra dos Iniciados, até ao momento, no Torneio Complementar:
1. Guia da Classificação.
2. Melhor Ataque, com 22 golos.
3. Defesa Menos Batida. (3 golos).
4. Quatro Vitórias Seguidas.
5. Equipa com Mais Vitórias na Prova.
6. Equipa com Mais Golos Marcados em Casa (13).
7. Equipa com Mais Golos Marcados Fora (9).
8. Melhor Média de Golos Marcados (5,5) e Melhor Média de Golos Sofridos (0,75).
9. Os Jogadores precisam apenas de 13 minutos para Fazerem um Golo!
10. Melhor Marcador do Torneio: Ricardo Duarte (9 Golos).
11. Única Equipa com Jogadores de “Poker”: Pedro Santos e Ricardo Duarte.
12. Golos Marcados em todos os jogos. (4+8+5+5).
O DEDO DO RODRIGUES
De um momento para o outro esta Equipa de Iniciados começou a ganhar jogos ininterruptamente, jogando bom futebol e encantando os adeptos! Sem desprimor para os anteriores Treinadores (os que iniciaram a Época Desportiva) -porque nota-se nos jovens jogadores Evolução e Trabalho de Formação, -sou forçado a concluir que os Atletas também se emanciparam com a tutelagem desta nova e recente Equipa Técnica! Portanto, em toda esta Felicidade, há que dar os parabéns ao bem conceituado Treinador MÁRCIO RODRIGUES. Ali, naquelas Vitórias haverá, certamente, mão hábil –dedo de mestre! É lógico e evidente que os meus encómios também são extensivos analogamente aos restantes elementos que coadjuvam neste Trabalho que se está a notar ser muito meritório. (Um abraço ao IVO, meu vizinho).
O DIRECTOR
Não podia aqui faltar uma palavrinha de muito apreço, muito sucinta, aliás, para realçar as enormes Qualidades do meu amigo JOÃO PERES em prol deste Escalão e igualmente nas tarefas que desempenha como Tesoureiro (e não só!...) do Charneca de Caparica Futebol Clube! Não escrevi somente CCFC, de propósito, para dar mais ênfase ao discurso e à Homenagem que quero prestar ao JP. O melhor que lhe posso dizer e escrever para enaltecer o seu Trabalho, a sua Abnegação, a sua Vontade e Determinação para que tudo suceda de Melhor à Equipa que co-coordena e para que o CCFC atinga patamares mais elevados e nobres é o seguinte: -João Peres eu gostava de ser como tu!
REPORTER DE OCASIÃO
Mando um Abraço Imparável e Santificado para Todos.
UM título interessante, para encabeçar estes meus escritos sobre (mais) um dia feliz passado no Cassapo, após mais um jogo disputado, pelos Infantis/A, no Campo Pepita, na Trafaria. Acabei, agora, de chegar a casa, passam poucos minutos das vinte e duas horas do dia 1.º de Maio de 2010. O jogo daquele Escalão foi agendado para as nove e trinta da manhã mas, depois do mesmo, estava preparada, para o dia de hoje, uma Festa no Cassapo, promovida pela Equipa Técnica dos Infantis/B. Como fui convidado, não me fiz rogado e compareci –foi mais uma oportunidade para fugir ao trabalho profissional desgastante e emocionalmente usurpador.
Pois bem, depois de um dia bastante animado onde comi, bebi, confraternizei, trabalhei e... paguei (!) no regresso a casa, ao ligar o rádio do carro, ouvi esta maravilhosa melodia, doçura cantada maravilhosamente por um cantor que admiro –Luís Represas! (Refiro-me às quatro frases do título em epígrafe). Fiquei doido quando pesquisei na “Net”, para confirmar o nome “Represas” e deparei com o logótipo deste cantor, com as letras garrafais de LR!! Associei, de imediato, ao meu próprio nome: LR (Luís Rodrigues). –Há cada coincidência! E eu que queria simplesmente redigir umas pequenas palavras sobre o dia de hoje... no Cassapo e... acontecimentos desportivos do Clube! No entanto, já vou numa quinzena de linhas e... ainda não declarei nada –que é como quem diz! Ainda sobre o nome “Represas” verifiquei no dicionário que significa: “deter o curso de...”, “suster”, “reprimir”! Paradoxo autêntico, na festa de hoje, onde, novamente, o Associativismo esteve Forte, Exemplar e Demonstrativo. Desta vez, não vou falar em nomes, porque seriam demasiados e os escritos seriam muito longos e também porque as pessoas (os meus leitores!) preferem textos curtos e concisos –tenho constatado! Só quero dizer que a Festa promovida pelos Infantis/B foi um modelo para os outros Escalões –não única, porque outras Equipas já realizaram Almoços e Aniversários semelhantes mas, sem dúvida alguma, mais uma vez ficou provado que a Direcção do nosso Clube está aberta e solicita a mais Organizações do género! Aos pretendentes futuros, os mesmos, têm que demonstrar Vontade, Clareza de Métodos, Aptidão e Disponibilidade! Quanto ao resto, bastará “dar fogo à peça”, como se costuma dizer! Quando escrevo “Festa”... representa: Jogo de futebol –hoje foram tantos, entre graúdos e miúdos; -aperitivos; almoço; lanche; jantar; cartas; debates; etc, etc...
CAMPO PEPITA
Foi na Trafaria, no Campo Sintético, com aquela designação, que os nossos “Animais” (ZOO do Cassapo) –Infantis/A, jogaram, hoje, e perderam por 6/2. Acabou definitivamente o “sonho” do 3.º lugar mas, ainda estamos a tempo de segurar a 5.ª posição do Torneio Complementar. Começámos, mais uma vez, a ganhar o desafio, com um excelente golo do “Jacaré” (João Marques), mas as individualidades dos Trafarienses acabaram a primeira parte a vencer por 3/1! Como equipas estivemos iguais. No início da segunda metade o “Touro” (Rui Freixo) falhou escandalosamente o 3/2 e os anfitriões em jogadas de “papel químico” chegaram a 6/1. Valeu, ainda, no último segundo do jogo, a prestação explosiva do J/P (Jacaré) para reduzir para 6/2! Início e final de jogo magistral para nós! Foi a conclusão extraída desta partida. De realçar o reaparecimento do “Esquilo” (João Loureiro) e do “Hipopótamo” (João Rodrigues) na equipa, após ausência em dois jogos, por motivos vários. Demonstraram, ambos, que não comprometem as prestações do ZOO! Então, o “Tractor”, João Rodrigues, sem agilidade, -reconheço! –limpa a área com uma mestria contagiante! Gostei.
DERROTAS
Verifiquei que as “nuvens negras” voltaram a assolar os jogos do CCFC nos jogos de Sábado pois, hoje, voltamos a perder todos os jogos! Amanhã, os Iniciados, vão-se vingar, seguramente. Vou lá estar para ver como é!... Os Iniciados, presentemente, representam, para as cores do CCFC: “Raios de Sol” entre “Chuva Miudinha” –tal e qual como sucedeu no dia de hoje.
Abraços com direcção (CCFC) para todos. Repórter de Ocasião (LR)