PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

(R)eportagens) (O)riginais n.º 69 - RAIOS DE LUZ...


CUSTÓDIO GALVEIAS  
                “…-Somos, o nosso Grupo, Seniores do Charneca de Caparica Futebol Clube, a olhos vistos, a imagem do Clube, um espelho para os mais jovens, os meninos que dão os seus primeiros passos no futebol… não vamos nem pretendemos decepcioná-los!”  
 



P

ARQUE DA PAZ, 13 de Setembro de 2015, uma comitiva do CCFC, Charneca de Caparica Futebol Clube, fazia a diferença, com uma representação de 10 elementos, para participar activamente no encerramento dos Jogos do Troféu Almada 2015, reunião que englobava, depois de convite da Câmara Municipal de Almada, todas as Colectividades do Concelho! O CCFC, como sempre, foi um Clube dos mais representativos do Futebol, não sei se... o único (!?) mas, com gáudio, forte espírito de grupo, companheirismo e amizade, a Nação CCFC retribuiu, com raios de luz... a alegria e pretendeu igualmente fazer felizes os Órgãos Autárquicos do Concelho, onde Câmara Municipal de Almada e União das Freguesias da Charneca e Sobreda revelam quotidianamente o interesse pelo nosso Clube! NÓS... CCFC... somos assim... sabemos reconhecer o bem que nos fazem... e, como tal, gostamos de nos mostrar agradecidos... e, quando conseguimos juntar o útil ao agradável, participando em jogos tradicionais como a Petanca, Setas, Tiro com Arco, Fisgas e Balões, Zarabatana, Puzzles, Campo Minado, Bola Elástica, BTT, etc, etc... sentimo-nos imensamente FELIZES! Participamos, divertimo-nos e... não somos dos piores concorrentes!! Feitas as contas... ganhámos algumas provas mas... a vitória final foi muito saborosa quando, depois de degustarmos aquela belíssimo porco no espeto e ingerir todas as saladas apetitosas, vinhos excepcionais e sobremesas originais... que fartamente estiveram ao dispor dos participantes na FESTA... recebemos o DIPLOMA DE PARTICIPAÇÃO e A MEDALHA DO 1.º LUGAR! A Câmara Municipal de Almada não olhou a despesas... na alimentação e nos Troféus... e todos NÓS, aqueles que se levantaram cedo para participar e o fizeram com o melhor empenho e gratificante vontade... ficámos repletos de FELICIDADE! Pela minha parte, digo: “-Muito obrigado, Câmara Municipal de Almada!” Sobre o Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) é notório que ESTAMOS CADA VEZ MAIS... ORGANIZADOS, MELHORES E... ACTIVOS! ESTA, SIM... É A DIFERENÇA REINANTE QUE QUEREMOS QUE SE PERPETUE NO CLUBE QUE OUTRORA SE CHAMOU DE... “CANÁRIOS”!



CCFC (13 de Setembro de 2015)
»»» RUMO AO FUTURO... PELOS CAMINHOS DO SUCESSO!!! (RO)
»»» BANCADA TOTALMENTE CHEIA NA APRESENTAÇÃO DO PLANTEL E 1.º JOGO OFICIAL, DA ÉPOCA 2015-2016, DOS SENIORES DO CHARNECA DE CAPARICA FUTEBOL CLUBE (CCFC).                            
»»» EIS... A DIFERENÇA DO CCFC !!

D
EPOIS de uma manhã perfeita em que o Movimento Associativo ficou, como nunca... e mais uma vez... fortemente engrandecido... a comitiva do CCFC preparou-se para uma tarde magnífica e esplendorosa em sua casa, pois, no vistoso Campo do Cassapo, os Seniores iriam ser pela primeira vez apresentados, esta temporada desportiva, aos Sócios, Simpatizantes e Adeptos do Clube pelo que a metade da Direcção e Corpos Sociais dos “Canários” que marcaram presença no Parque da Paz, se ausentaram, não permanecendo, com muitíssima pena e desgosto... para a fotografia geral de todos os Participantes, Organizadores e Órgãos Autárquicos do encerramento do Troféu Almada 2015. Num ambiente fraterno e deveras sensacional, na apresentação do Plantel dos Seniores -que posteriormente iriam defrontar o União Sport Clube (Santiago do Cacém) no primeiro jogo oficial da época, desafio pertencente à Taça da Associação Futebol de Setúbal –as vedetas e os mais notados, todavia, foram os mais pequeninos, jogadores mais jovens das Escolas de Formação do Charneca de Caparica Futebol Clube. Foi uma colaboração perfeita numa apresentação inédita, no Clube, fruto do trabalho sério e competente da Direcção, Directores Desportivos e Coordenador do CCFC. Os nomes dos Atletas Seniores iam sendo anunciados pelo “speaker” (voluntário) que os pronunciava em alta voz enquanto os mesmos Jogadores, depois, em passo de corrida, desfilavam pelo meio dos mais pequeninos, que formaram duas filas e os aplaudiam efusivamente! Tudo foi preparado e conjecturado não descurando, até, o mais ínfimo pormenor... onde o Director António Campos esteve sublime e foi muito corajoso em realizar a sua apresentação acrobática, pelo meio dos miúdos, tarefa que demorou pelo menos quinze dias a ser idealizada e devidamente preparada e o AC efectuou-a com simplicidade e altruísmo não precisando sequer de trapézio nem cavalo de madeira! (Ver vídeo) Os garotos riram-se e aplaudiram às gargalhadas tamanha agilidade!... Momento giro e magnífico! Depois das suas acrobacias enigmáticas e mirabolantes... António Campos (AC) ergueu-se, levantou os braços e caminhou triunfante para junto dos Jogadores Seniores e Treinadores que posavam, reunidos, no centro do terreno, voltados para uma bancada que estava cheia de pessoas, entusiasmo e alegria! 



OS NOMES DO PLANTEL E TÉCNICOS DOS SENIORES         
            Jesus, Fábio Pereira e Jenny (Guarda-Redes); Miguel Costa, Leston, Hadil, Chaves, João Neves (Neca), Ivan, Wilson, Davitson e Cláudio Soares (Defesas); Edson Semedo, Frederico Oliveira (Fred), Nicolau, Elias, David Pombeiro, Ricardo Araújo (Ricardinho), Paulo Costa (Paulinho) e Marçal Fernandes (Médios); Pedro Santos, Rui Cunha (Ruizinho), To-Zé, Rafael Cândido (Rafa) e Fabinho (Avançados).   
            Élio Santos (Treinador); Custódio Galveias (Treinador Adjunto); Paulo Loureiro (Treinador Adjunto); Luís Galveias (Treinador de Guarda-Redes); António Espinha e António Campos (Directores de Equipa); Paulo Paiva (Massagista); Amílcar Piteira (Técnico de Equipamentos); Jorge David (Director Desportivo do CCFC); Paulo Piedade (Coordenador do CCFC) e José Manuel Santos (Presidente da Direcção do CCFC).  


CHARNECA, 1 vs SANTIAGO DO CACÉM, 0       
           Pelo noticiado, no imediato, nos Sites das redes sociais parece que o Mundo do Futebol Distrital ficou espantado com esta vitória do CCFC! É prova de que não têm lido as crónicas do “RO” nem tão pouco têm acompanhado o trabalho que, nos últimos tempos, tem sido realizado no Clube, mais concretamente e, neste caso, no Grupo dos Seniores! O Charneca venceu com inteiro merecimento e só ficou admirado quem não presenciou o encontro! Foi dia de “Jenny”, na verdade, o guarda-redes do CCFC efectuou 2 ou 3 enormes defesas que podiam ter dado golo para os visitantes, mas... igualmente é verídico que “Ruizinho” momentos antes do intervalo poderia ter inaugurado o marcador com uma cabeçada formidável que resultou numa grande defesa do guardião forasteiro! Na segunda parte antes do golo de Rafael Cândido (Rafa)... Hadil, com a baliza do União Sport Clube totalmente escancarada..., atirou a bola para a Árvore do Cassapo! (A propósito... Esta bola nunca mais apareceu... coisas daquela “velha-senhora” (A Árvore)!... Deve ter guardado a bola para recordação... ou, então, só a entregará ao... Fernando Bento!).  


A TÁCTICA E O MODELO DO JOGO  
              Estou para saber se as Pessoas irão continuar a ficar surpreendidas quando os Seniores do CCFC continuarem a ganhar... ganhar... ganhar! Para mim, que nada percebo de futebol... pouco me interessa o modelo ou táctica do jogo utilizado por esta equipa, em cada desafio... tenho a minha percepção do momento e, isso basta-me! Neste encontro com o Santiago do Cacém, quando me encontrava junto de uma das janelas do Bar do Cassapo, no seu exterior, comentei para os meus Amigos “Xico” (que no final do dia nos presenteou com um óptimo Bacalhau Cozido à “Moura Bar do CCFC”! O meu muito obrigado!) e Sérgio Marques que depois de beber a cerveja que tinha nas mãos... dirigia-me para próximo da baliza do União Sport Clube para assistir e fotografar o golo do “Rafa” que iria acontecer dali a poucos minutos!... Este seria o meu raio visual (de Luz!) sobre este jogo. Acrescentei que, com aquele golo... o Charneca ia ganhar a partida por um a zero (1-0). O golo não sucedeu, logo a seguir mas... aconteceu minutos depois e... foi marcado pelo Rafael Cândido (Rafa). Acertei! O Sérgio gritou de raiva dizendo que o golo não surgiu logo... quando eu o profetizei... tentando denegrir, em tom de brincadeira, como é evidente, as minhas ideias e leitura de jogo! Mas, o que é certo é que, de tempos a tempos... eu lá vou acertando e é aqui, nestes momentos, que eu me considero realmente muito feliz! O leitor que tente fazer como eu... e a concretizarem-se os seus pensamentos compreenderá como vai sentir-se muito alegre e descontraído! Faço deste meu exemplo a raça, o querer, a vontade e a diferença existente no... CCFC! É no acreditar e no empenho, perseverança, compromisso e atitude que se faz... a diferença! Acreditando com convicção... os resultados aparecem. Em frente CCFC!  

O 1.º GOLO SÉNIOR DO “RAFA”
              O golo do Rafael Cândido foi o seu primeiro (oficial) como Jogador Sénior... eu, pessoalmente, fiquei muito contente com o feito! É um jogador da casa... embora, durante o seu trajecto como futebolista tenha tido duas saídas da Charneca... para os “Pescadores”, ainda menino... e para o Cova da Piedade, no seu segundo ano de Júnior! Acompanho-o desde tenra idade pois, ele foi o “Diabo da Tasmânia” (mais tarde “Falcão”) do “ZOO do Cassapo” e já escrevi mais do que uma vez sobre ele! Na temporada 2012-2013, enquanto Juvenil de 2.º Ano, Rafael Cândido foi o melhor artilheiro do CCFC, entre todos os Escalões marcando 37 golos, incluindo Torneio Complementar! Nessa mesma época foi o autor do golo n.º 100 entre todas as equipas do CCFC que obtiveram nessa temporada 472 golos! A sua equipa concretizou por 93 ocasiões. Era seu Treinador José Teixeira coadjuvado por Jorge Fernandez. (As coisas que eu sei!). Rafael Cândido (Rafa) é possuidor do recorde de mais golos obtidos num único desafio no relvado Sintético do Cassapo! Marcou nove (9) golos num só jogo, pelos Juvenis do CCFC! Hélio Varela, pelos Escolinhas do CCFC, os “Flechinhas”, treinado por António Mendes, conseguiu obter oito (8) golos, apenas num jogo, também já no relvado Sintético do Cassapo! (As coisas que eu sei!).
              “Rafa” atirou o esférico para o fundo da baliza do União Sport Clube, após remate estonteante de Pedro Santos que levou a bola a embater na trave da baliza do guardião visitante, outro jovem valor da “Prata-da-Casa” do CCFC que igualmente foi o melhor goleador do Clube na época 2011-2012, com 21 golos, no seu 2.º Ano de Juvenil. Era seu treinador Márcio Rodrigues. Juntos são terríveis em qualquer equipa e, agora, na companhia de “Neca” (João Neves) outro “velho conhecido” da “Prata-da-Casa” do CCFC, também no seu 1.º Ano de Sénior... prometem fazer miséria... nos adversários! Conto com eles e... “Ricardinho” (Ricardo Araújo) não está esquecido... para só escrever, por enquanto, nos mais “novos” enquanto Seniores.  


AS FAMÍLIAS DA “NAÇÃO CCFC”
              Desde há uma dezena de anos até ao presente que se enraizou no Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC) o modelo das “Famílias CCFC” quando Pai e Mãe de jogadores-irmãos frequentam as instalações do Clube e trocam constantes laços de amizade com a Direcção e outros Familiares de Jogadores! Posso lembrar algumas Famílias, como por exemplo, a Família VASQUES; Família ESPINHA; Família TEIXEIRA; Família LOUREIRO; Família DIAS, entre muitas outras... Por diversas vezes essas Pessoas foram premiadas e enaltecidas nas Festas de Aniversário do CCFC! Actualmente, mais, outras e novas Famílias têm surgido no seio do Clube e, aos poucos, vão sendo conhecidas e é notado o seu afecto, devoção e carinho ao CCFC. Estou a lembrar-me, por exemplo da Família VIDEIRA, Família GODINHO e Família CARDOSO que no momento corrente tem dois ou mais filhos a praticar Futebol no Charneca de Caparica Futebol Clube. A todos eles o Clube está grato pelo seu dinamismo e preferência em escolherem o CCFC. Na apresentação do Plantel dos Seniores a Família CARDOSO, do presente, apareceu bem cedo no Campo do Cassapo e o Helder Cardoso (Pai) foi visto bem equipado com cachecol do CCFC passeando à entrada do Campo. Os filhotes Guilherme Cardoso e Francisco (Kiko) Cardoso são as mais valias do CCFC e a Mãe Mónica Cardoso é uma corajosa e devota Mãe a defender os seus meninos e os Grupos onde eles estão inseridos! É gente desta, com este quilate... que NÓS precisamos na “NAÇÃO CCFC”! Se não fossem eles... não seríamos... NINGUÉM.
              Se repararem nos vídeos e fotos que já foram apresentados nas redes sociais... observem com perspicácia os olhares dos meninos que entram no relvado Sintético do Cassapo, de mão dada, desfilando com os Jogadores Seniores! Eles olham de baixo para cima para... os seus ídolos com uma carinha de pureza, orgulho, regozijo e... satisfação! Francisco (Kiko) Cardoso, de mão dada com o guarda-redes Tiago Costa, n.º 12 do União de Santiago, é um exemplo disso mesmo! Certamente que nunca mais se vai esquecer daquele momento... Aposto.

INICIADOS (A) NO REDONDO  
              Deslocaram-se ao Alentejo, no último fim-de-semana, em estágio organizado pelo seu Treinador Cristiano (Cris) e ganharam os dois jogos disputados com equipas da localidade! Mais um exemplo dado por um Escalão do CCFC... RUMO AO FUTURO... PELOS CAMINHOS DO SUCESSO!

DEDICATÓRIA
              Esta crónica/reportagem é dedicada a JORGE DAVID o Director Desportivo do charneca de Caparica Futebol Clube um alto valor da “NAÇÃO CCFC” que apesar da sua competência e desejo de fazer tudo com seriedade, responsabilidade e honradez... passa noites sem dormir... à espera das crónicas do “Repórter de Ocasião” que, afirma ele..., são cada vez mais sérias.dinamizadoras e profissionais. Muito Obrigado. (RO)

Repórter de Ocasião (17 de Setembro de 2015)

 Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.                  
                                                        



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.