PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 29 de setembro de 2015

(R)eportagens (O)riginais n.º 70 »»» !!! (TRAQUINICES) !!! «««



(R)eportagens (O)riginais n.º 70
Traquinices
Por: Repórter de Ocasião

SEEEEEE.....TEEEEENNNNNN.....TTTAAAAAAAAA!!!
S
ERIA mais ou menos deste modo... com este grito que o novo “Speaker” do CCFC anunciaria a edição n.º 70 das “(R)eportagens (O)riginais do “Repórter de Ocasião” (RO). É verdade... depois de EU (Luís Rodrigues) ter sido Pai de Jogador... Director Auxiliar da Direcção do CCFC... Director de Direcção... Presidente da Assembleia Geral... Director de Equipa... Trabalhador de Secretaria (Inscrições de Jogadores)... Treinador Invicto sem derrotas (!)... Motorista (Lisboa Cup 2011-Iniciados)... Assador de Bifanas, Couratos e Entremeadas... Empregado de Mesa (na época dos Fados)... Pedreiro e Ajudante de Electricista (na remodelação das Obras nos Balneários!)... Pintor... Faxina... Ajudante em colocar redes nas Balizas... Escritor (com mais de 500 crónicas e reportagens de minha autoria!)... Colaborador Activo na remodelação dos Estatutos do CCFC... Bombeiro (tirando baldes de água, junto das balizas no antigo Pelado do Cassapo!)... Porteiro de Bilheteira... e de outras coisas... que já nem me lembro e também no intuito de ficar por aqui... chegou, agora, a vez... de desempenhar a função de “Speaker” do Charneca de Caparica Futebol Clube... na apresentação das suas equipas para a Temporada 2015-2016. Na ocasião do convite... aceitei mas, interiormente, não gostei muito da ideia!... Nos ensaios e primeiras tentativas fui criticado pelos Amigos Sérgio Marques e “Xico”... opiniões que me fizeram enriquecer a minha vontade em não deixar ficar mal aqueles que me escolheram para a missão e... logo, logo, na apresentação do Plantel Sénior a minha actuação melhorou e ficou aprovada pelos críticos! Depois, na apresentação dos nomes dos Jogadores Juniores estive muito bem... (disseram-me) e, no último Domingo, ao pronunciar os nomes dos Jogadores dos Escalões dos Benjamins B e Infantis B... contaram-me... que o Cassapo veio... abaixo!
Gostei e fiquei maravilhado com este novo trabalho e estou convencido que posso evoluir mas... quanto ao ter uma voz “sexy”... por favor... essa não! Oh... Centúrio (Pai do Afonso Centúrio)... estavas a gozar comigo!? Nunca mais digas... tal disparate. Não aprovo essa opinião.  

Bom Trabalho
            A ideia do “Speaker” e da apresentação das Equipas partiu da Coordenação do Futebol (Paulo Piedade) e do Director Desportivo (Jorge David) um feliz acontecimento que vem melhorar o trabalho sério, competente e honesto que nos últimos anos tem vincado no CCFC e nas apresentações de Seniores, Juniores, Benjamins B e Infantis B... pareceu-me que os adeptos, simpatizantes e toda a Nação CCFC ficaram muitos contentes com os procedimentos onde os próprios Pais do Escalão dos Infantis participou na Festa formando um carreiro destinado a aplaudir os seus meninos! E... eu gritei por... Santos; Teixeiras; Neves; Pereiras; Galveias; Oliveiras; Semedos; Silvas e Oeiras; Machados; Bentos; Viveiros; Madeiras; Ferreiras; Sequeiras; Trigos; Reis; Correias e Pinelas; Gritei também por Castanheiras; Durões; Guerreiros e Leitões; Gomes; Rodrigues e Mateus; Rufinos; Candeias e Pinas; Favinhas; Barbosas; Videiras e Rosas... Esteves; Campos e muitos outros nomes... e, por fim... já rouco mas com enorme vibração ainda consegui pronunciar um nome de um Homem que já ganhou raízes no CCFC... Quem é ele?... Quem é ele?... Ele é Rei... Ele é Rei... éeeeeeeeeee.... EL-REI D. Sebastião!!! Ouviu-se em Cacilhas! Os assistentes aplaudiram de pé!
            Respondi, assim, com enorme entusiasmo, à astuta traquinice que me fizeram quando me indigitaram para a tarefa de “Speaker” do Charneca de Caparica Futebol Clube. (RO)

Repórter de Ocasião (29 DE  SETEMBRO DE 2015)

Nota O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.


As Traquinices abundam no CCFC
            O título desta crónica/reportagem já foi pensado na semana passada... embora nada tenha escrito, por motivos vários... todavia, como as traquinices na Nação CCFC se mantiveram no último fim-de-semana... decidi manter o nome!
            Na Quinta do Conde e, começando pelos Seniores, no empate com os Amigos da ADQC por 3-3, devo escrever que foi realmente um jogo de traquinices onde os dedos e os punhos acusatórios surgiram para indicar um único traquinas... o árbitro do desafio! Eu... não quero ir por esse caminho... embora o desafio se apresentasse repleto de grandes penalidades... umas marcadas pelo juíz da partida e seus auxiliares... outras não assinaladas mas que os adeptos de ambos os lados consideraram que existiram! Talvez a minha traquinice, mais revelante, nesta crónica seja a de não qualificar o árbitro como inábil... apesar dele ter distinguido dois “penaltys” contra o CCFC e apenas um, a seu favor! O Charneca empatou 3-3, como já aqui foi dito e... qualquer dia dizem que sempre que o CCFC não ganha um jogo... (empatou este!) a culpa é dos árbitros! Henrique Pires e os seus auxiliares saberão melhor, do que ninguém... se estiveram bem, neste desafio... ou não! Aliás, o Presidente do Charneca (José Manuel Santos) que criticou publicamente este árbitro foi o próprio a considerar que não acreditava que Henrique Pires tivesse errado (no seu entender!) de... propósito! 
            No jogo entre o CCFC e o União de Santiago, também para a Taça da AFS, o árbitro Fábio Varanda realizou uma excelente arbitragem (O Charneca ganhou 1-0) e eu (RO) cometi uma enorme traquinice ao não ter mencionado o seu imaculado trabalho, na crónica daquele jogo quando, na temporada anterior, o semicritiquei em “Forças Sombrias” num desafio por si dirigido em Cacilhas entre o Beira-Mar e o CCFC.  
            Vejamos o lado positivo da arbitragem de Henrique Pires e os seus auxiliares no desafio entre a ADQC e o CCFC: -A sua não muito bem compreendida arbitragem fez desenterrar uma excelente iniciativa de Élio Santos (Treinador do Charneca) que até ao momento... ninguém pegou (!) alvitrada na Temporada anterior que propõe um Seminário entre Treinadores, Jogadores, Dirigentes de Clubes e responsáveis Associativos no final de cada Época, no Futebol Distrital da nossa região para comummente            todos debatermos e assumirmos os erros cometidos e tentar melhorar prestações futuras! Uma ideia excelente. Eu aplaudo-a com todas as minhas forças. Por minha vez... já não sei o que fazer para que se dê continuidade a um tema giro que lancei no seio do Charneca de Caparica Futebol Clube e que consiste numa VIAGEM À MAIOR NAÇÃO DO MUNDO: CCFC! Aguardemos por melhores dias... mas, quanto a mim, na minha modesta opinião... as traquinices sobre estes assuntos vão continuar... 

Leston foste o meu herói nas traquinices do Avô Catarino
            Ao minuto 94 do jogo ADQC vs CCFC, Leston empatou a contenda para o Charneca com uma cabeçada fenomenal após centro primoroso do “Homem Boomerang” (Edson Semedo). Exultei porque, entretanto, estava irremediavelmente rendido às tropelias e traquinices efectuadas pelo “Avô” Catarino, um jogador do Quinta do Conde, com mais de 40 anos, que teve a amabilidade de nos presentear com todos os golos... da sua equipa! Parabéns. O 3.º golo, então, é magnífico! Bola na testa... fulminante... por detrás da defesa do CCFC. Gostei. Desejos sinceros para que este “jovem” jogador chegue, depressa, à meta dos 300 golos, conforme foi anunciado e é do conhecimento público.

A Estrela, A Máquina e O Presidente
            »»» Nos Traquinas (A), desta nova temporada do CCFC (nascidos em 2007) já apareceu uma nova Estrela que dá pelo nome de Francisco Paulo. No seu 1.º jogo pelo Charneca, numa vitória clara deste Escalão por 4-2, este menino cometeu uma gigante traquinice e marcou dois golos! Jorge Paulo, o seu Pai estava todo baboso. Gabriel e Tiago fizeram os restantes golos. 
            »»» Nos jogos de “Sueca” realizados no Bar do CCFC... surgiu inesperadamente uma máquina de embaralhar cartas... Os jogadores habituais logo se aprontaram para estreá-la... como sempre, nestes “jogos amigáveis” a sorte pende sempre para um lado ou... para o outro! José Moura fazendo dupla com o Presidente JMS, em dia de azar... foram “esmagados” pela famosa dupla: Marcos Lourenço (ML) e Luís Rodrigues (RO). Às tantas... decidiram afirmar que a “culpa” era da máquina... e voltou-se “à forma antiga”... O resultado foi o mesmo: Vitória avassaladora da dupla ML/RO por quatro “negras” a... zero!! JMS, agora, quando perde, teima em rasgar os papéis com os apontamentos... é traquinas... faz traquinices para que os papelinhos não sejam fotografados!... A foto que está inserta no cabeçalho desta crónica é antiga... (tivemos que nos valer dos arquivos...) quando JMS e o seu companheiro “Xico” perderam mais uma jogatana quando foram contemplados no último “round” com uma colorida e vistosa bandeira...
            »»» Numa das suas piadas engraçadas... o Presidente JMS há uns dias referiu que há 40 anos atrás era um Homem Alto! Queria dizer que as Pessoas de antigamente eram todas pequenas em relação ao presente! Na verdade, tem razão... pela fotografia tirada na companhia do jovem talento... Tiago Calapez. Traquinices... 
            »»» Rodrigo Sebastião (Rato Mickey ou “Perna de Pau”) não deixou os seus créditos por mãos alheias e no jogo de apresentação dos Benjamins B com o Estoril cometeu a traquinice de ser o 1.º a marcar um golo naquele desafio! A sua equipa venceu por três a um (3-1) com um golo seu, outro de Gustavo Campos (Guga) e o restante de Gonçalo Favinha (Franjinha). 
            »»» Há dias vi afixado, em papel, na Secretaria do CCFC, uma traquinice engraçada... Uma fotografia com um grupo de Canários... com a indicação de “Assembleia Geral no Charneca de Caparica Futebol Clube”. Gostei. Soube, depois, que foi da autoria do Carlos Cardoso. Teve piada. Parabéns pela feliz e original ideia. Merece honras de capa.
            »»» A crónica já vai longa e eu vou cometer a traquinice... de terminar, por hoje... Já sei que não falei sobre muita gente da Nação CCFC... pequenos e graúdos... é o preço do progresso e do crescimento!.. Há uns anos atrás... era canja para mim... falar de tudo e de todos... tenham paciência... não sejam traquinas! Abraços para todos. (RO).



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.