PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Crónica Ocasional N.º 215 - Por: Repórter de Ocasião »»» O Menino e a Bandeira! *** (32 Fotografias!) «««


Crónica Ocasional n.º 215

O Menino e a Bandeira

Por: Repórter de Ocasião (RO)

 

 

A Bandeira da Ética é dirigida a todas as entidades que pretendam que seja reconhecido e certificado o seu trabalho no âmbito da promoção dos valores éticos através do desporto. Os proponentes podem requerer a certificação de projetos, iniciativas, departamentos, ou da própria entidade no seu conjunto de atividades, devendo a informação prestada ser coincidente com o âmbito da certificação pretendida.


O que vale uma Bandeira…

Ilustrada com 32 fotografias!

Trinta e dois anos… tem o Charneca de Caparica Futebol Clube! Trinta e duas fotografias ilustram de maneira muito afectuosa a sua última conquista… a BANDEIRA da ÉTICA! Os feitos e as proezas, A OBRA (!), fora do Campo… e as vitórias, os empates e as derrotas desportivas, dentro dos rectângulos do jogo… são aventuras com imensos rostos mas… na hora de se apontar o dedo a alguém… para enaltecer os desígnios dos projectos alcançados ou os perigos das suas determinações… os tais rostos transformam-se numa só cara e essa cabeça tem um nome… É O HOMEM DO LEME… e ele chama-se José Manuel Santos… que um dia, há muitos anos, proferiu em jeito de brincadeira… “NÃO HÁ NENHUM PRESIDENTE COMO EU!” uma afirmação que cairia no esquecimento e mais ninguém repararia na sua energia e intemporalidade… se não tivesse sido perpetuada pelos escritos de um tal de “Repórter de Ocasião”! 

No passado Sábado, 29 de Agosto de 2020, na Cerimónia da entrega da BANDFEIRA da ÉTICA ao CCFC… o “RO” estava lá e apreciou um “menino”… feliz, sorridente e muito contente que, em determinados momentos…, se agarrou à “BANDEIRA” e nunca mais a largou… como se aquele pequeno pedaço de pano… fosse o melhor “brinquedo” que lhe atribuíram em toda a sua dignificante Vida!

»»»»»»»»»»oooOOOooo«««««««««« 

Os convidados para a Sessão Solene da entrega da BANDEIRA da ÉTICA ao Charneca de Caparica Futebol Clube foram chegando ao Campo do Cassapo que agora se apresenta remodelado e “embelezado” por tudo quanto é sítio… com o material e indicações necessárias para as devidas precauções ao “combate” do “Covid-19” seguindo rigorosamente as indicações da Direcção-Geral Saúde (DGS)! É um autêntico regalo apreciar de uma maneira disfarçada o gigantesco trabalho que por ali foi realizado pelos “rostos invisíveis” da Nação CCFC… aos quais, aproveito este relato, para lhes endereçar os meus melhores e sentidos Parabéns!

BOM TRABALHO!

Composto o elenco para a Cerimónia agendada os presentes entraram no prazenteiro e acolhedor Auditório do Charneca de Caparica Futebol Clube. E é neste preciso momento… que começa a ser descrita a essência desta Crónica…

 


… O “menino” José Manuel Santos sentou-se no seu lugar de recepção, com um sorriso nos lábios e com a BANDEIRA da ÉTICA estendida sobre a mesa, à sua frente, começou por ouvir os ilustres oradores! Olhava para eles, acenava com a cabeça que “sim” e olhava de soslaio para a BANDEIRA! Já no final dos discursos a BANDEIRA foi retirada da mesa, dobrada, e colocada nas mãos de Eduarda Marques responsável pelo IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude) que prestou os devidos esclarecimentos sobre a atribuição de tal mérito à Nação CCFC e… o “menino” agitou-se e estremeceu… por ficar momentaneamente mais longe da “sua” BANDEIRA!

…Terminados os devidos e necessários procedimentos... chegou a vez da foto de Grupo e o local escolhido… foi o relvado sintético do Campo do Cassapo e… aí… o “menino” “agarrou-se” ao “brinquedo” e… nunca mais o largou… andou para cá e para lá… quase sem tino… estava “louco” de alegria e contentamento! Ainda se deixou fotografar, particularmente, com “Xipala Bailundo” o singular nome do principal Obreiro que prestigiou a Nação CCFC com esta bênção e outrossim com o Presidente da União das Juntas de Freguesia da Charneca de Caparica e Sobreda digníssimo Pedro Matias e depois, então, com o GRUPO!

…Até que lhe disseram… (ao “menino”!) que a BANDEIRA era para ser hasteada num dos mastros que estão colocados na entrada do Campo do Cassapo! E, aí, sim, é que os verdadeiros “trabalhos” começaram… até pareceu que foi mais fácil reunir e documentar a “papelada” para se conseguir obter a BANDEIRA da ÉTICA do que, depois, içá-la no mastro… que TRABALHEIRA!! Só visto! No entanto… a ocasião igualmente foi de sensibilidade, ternura e magia… factos que não escaparam à perspicácia do “Repórter de Ocasião”… e que ficam nobremente provados pela observação minuciosa das fotografias!

”Xipala Bailundo” e “O menino” foram os “voluntários” para erguer a BANDEIRA da ÉTICA e a muito custo lá conseguiram “controlá-la” porque ela… também se mostrava muito “inquieta” e “nervosa”… com desejos vibrantes de se mostrar… nos Céus da Charneca da Caparica protegendo e glorificando um dos mais benquistos Clubes do Concelho de Almada! E o instante foi deveras majestoso… e aqui fica descrito de modo enfático pelo “RO”

…Depois de atada ao mastro… a BANDEIRA da ÉTICA, antes de subir aos Céus…, abeirou-se do “menino” e deu-lhe um beijinho de afeição e carinho! Ele, surpreso e atónito, somente teve tempo para olhá-la de modo generoso e ainda lhe acenou com o seu braço e mão direita… enquanto ela… deslumbrante e vistosa seguia a sua marcha… rumo ao topo do seu destino azul!... Foi mágico! Sublime! O “menino” contemplou-a, bem timbrada, sonora, luzidia e solta ao vento e depois… levantou as duas mãos em direcção aos assistentes para dizer que… “estava tudo bem”!

…Os cliques das fotografias, entretanto, misturavam-se com o bater das palmas e com o som dos estalos da BANDEIRA da ÉTICA… presa e simultaneamente liberta… esvoaçando nas alturas… também por sua própria satisfação e enorme contentamento!

Repórter de Ocasião (04 de SETEMBRO de 2020)

NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 

*** DEDICATÓRIA: 

Com um grande abraço de indelével Amizade, esta edição de “CRÓNICA OCASIONAL!” é dedicada ao prestigioso Presidente do CCFC, José Manuel Santos, e outrossim a todos aqueles que têm dignificado a Nação CCFC, desde os primórdios da sua existência, incluídos, ou não, nos seus Corpos Sociais mas imbuídos no espírito de “diferentes” que tem enobrecido o Clube com a solidariedade, notoriedade, notabilidade e credibilidade que lhe são reconhecidas! (RO)

 
























Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.