PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 19 de outubro de 2021

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 016

 Memórias do Policiário – 016


O Policiário, mais concretamente na sua vertente de Problemística Policiária, é uma arte cultural e um desporto mental que gera o desenvolvimento das “células cinzentas” e tem proporcionado ao longo dos anos, montanhas de camaradagem, entretenimento e convívio entre os seus praticantes! - O Gráfico
 


INTRÓITO                                                                              E de repente… estamos na 16.ª publicação das “Memórias do Policiário” (O Gráfico)… como o tempo passa, na realidade! Uma edição por semana e… já lá vão quatro meses sem quase dizer nada (!) porque como é compreensível e eu costumo dizer “As Memórias Policiárias são um poço sem fundo”! E, são mesmo! Veja-se que ainda nem tão pouco entrei verdadeiramente na problemística, com o reviver de produções (Problemas Policiários, meus, antigos) e decifração (mostrar momentos válidos com o ganhar de Torneios!) limitando-me, por enquanto, a mencionar alguns relatos onde os nomes, as pessoas, na sua grande maioria já falecidos…, são homenageadas em constantes e memoráveis fotografias! E, para estes gratificantes e saudosos momentos, o confrade “L. P.” -que continua uma chama viva no Policiário! -já arranjou um subtítulo: MEMÓRIAS POLICIÁRIAS COM PESSOAS LÁ DENTRO! Fico-lhe agradecido por acompanhar estas “memórias” que são vistas e divulgadas na minha perspectiva muito pessoal, com a matéria que tenho em carteira, arrecadada e arrumada por todos os cantinhos da minha residência, incluindo o sótão, e constituem autênticos tesouros! Por isso eu afirmo que as “Memórias Policiárias” são um “poço sem fundo”… e cada qual pode e deve descrevê-las à sua maneira, dentro daquilo que viveu e presenciou porque, como todos sabemos, o Policiário tem vivido de épocas, de eras!  

 

JARTUR -vai em letra maiúscula para valorizar! -tem realizado, e documentado, um óptimo trabalho com os seus arquivos Policiários; INPECTOR ARANHA, também, DANIEL FALCÃO tem sido outro gigante neste aspecto; do “L. P.” todos reconhecem a sua dinamização, agora, na Revista “Sábado”, e tantos outros confrades que continuam a falar, a escrever e a divulgar esta arte cultural do desenvolvimento das “células cinzentas” que tem proporcionado ao longo dos anos, montanhas de camaradagem, entretenimento e convívio entre os seus praticantes!

 

Cada Policiarista tem a sua história, por ali ou acolá, e todos têm valor… “O Gráfico”, por exemplo desfrutou do seu auge nas décadas de 70, 80 e 90… “Daniel Falcão” viveu momentos brilhantes na década de 90 e início do novo século! Zé (Viseu) ganhou muitos torneios no “Mistério… Policiário” (Mundo de Aventuras) e tantos outros que se evidenciaram e destacaram em muitas e variadas Secções!

 

Por isso, eu volto a afirmar, cada um, cada Policiarista, deve contar a sua própria história, revelar as suas “pegadas”… que como o seu próprio nome indica dar a conhecer a sua marca deixada no Policiário, o seu percurso e/ou comportamento, a sua acção, participação e dinamização nesta nobre arte de desporto mental e riqueza de conhecimentos intelectuais! Eu estou a esforçar-me por contar a minha… sabendo-se, compreensivelmente, que ninguém sabe… de tudo! Talvez um dia, como diz o “L. P.”, alguém apareça e reúna todos os testemunhos. Abraços e saudações Policiárias para todos.

O Gráfico

 


REVISTA CÉLULA CINZENTA

N.º 37 – SETEMBRO 1993

Propriedade da Associação Policiária Portuguesa

Apartado 21385 – 1132 LISBOS CODEX

 

INQUÉRITO

ASES POLICIÁRIOS

 


PSEUDÓNIMO: “O Gráfico”   

 

OUTROS PSEUDÓNIMOS UTILIZADOS: “The Mirmecófagos” (no Charadismo) e “Bicho da Letra” (nas Palavras Cruzadas); em Problemística Policiária utilizei muitos, em várias Secções, permanecendo alguns (ainda!) no “Segredo dos Deuses”! No entanto, revelam-se, hoje, aqui, os mais conhecidos: Um Amigo; Tlinta e Tlês; Gutenberg; Duo Misterioso – de parceria com o “Insp. Pevides”; Investigadores R & R – de parceria com o saudoso “Det. Misterioso” (estas duas duplas venceram os Torneios em que participaram!!); Repórter Qualquer Coisa; Repórter SOU EU; Tommy & Tuppence – de parceria com “A Lampadinha”; F. Mateus Furtado; Sr. Feliz e Ardo Feliz.  

 

NOME: Luís Manuel Felizardo Rodrigues Malanho

 

MORADA: Praceta Bartolomeu Constantino, 14, 2.º Esq. – FEIJÓ e/ou Apartado 133 – 2801 ALMADA CODEX 

 

DADOS PESSOAIS: Profissão: Impressor de Offset/GTO. Nascimento: 21/6/58. Casado com “A Lampadinha”; Pai do “Fotocópia” e do “Continuação”.  

 


QUANDO SE INICIOU NO POLICIÁRIO E EM QUE SECÇÃO: Iniciei-me, com muito orgulho, no Policiário no ano de 1976 na saudosa Secção “Mistério… e Aventura”, orientada superiormente pelo (sempre) “Sete de Espadas” – a Secção que foi “culpada” por tudo o que hoje se passa a nível de Policiário em Portugal. 


MODALIDADE PREFERENCIAL (DECIFRAÇÃO OU PRODUÇÃO): Não tenho preferência entre a Decifração e a Produção – são ambas muito atraentes e necessárias para exercitar as “cinzentas”, por isso gosto igualmente das duas! Reconheço, porém, que é mais fácil decifrar do que produzir…!

 

QUAIS OS TORNEIOS QUE SALIENTA: Participei em muitos Torneios como decifrador e produtor e seriam imensos, os realmente BONS, a destacar, todavia, julgo que a “Volta a Portugal em Problemas Policiários” – organizada pelo “Insp. Aranha”, mais as “Olimpíadas Policiárias”, juntamente com o “Torneio Repórter X” – ambos dirigidos pelo “L. P.”; as “Supertaças Policiárias” – controladas por mim, e outros bons Torneios orientados pelo “Sete de Espadas”, no “Mundo de Aventuras”, e também pelo “Durandal” no “Badaladas”, merecem, todos, ser referenciados como os que deram mais nas vistas, nalguns dos quais eu engrandeci o meu “curriculum” policiário, quer a decifrar, produzindo e/ou orientando!!  

 

QUAIS AS MELHORES CLASSIFICAÇÕES OBTIDAS: Posso afirmar, com muito orgulho, que consegui obter todos os primeiros lugares (isolado!!!) em todas as modalidades de decifração e produção referentes a Problemística Policiária! Vou mais longe, dizendo que talvez seja o único Policiarista que desde 1975 (altura do renascimento da Problemística Policiária  (p. p.) em Portugal) ganhou tudo o que havia para ganhar em problemística, desde: Torneios de Produção, Torneios de Decifração, Combinados, Classificações de Originais e Melhores. Escrevi alguns contos policiais e para crianças, fiz reportagens, crónicas e fui um dos responsáveis máximos pela actividade da “Tertúlia Policiária de Almada” (TPA)! Recentemente venci, com grande alegria, o Torneio Policiário de decifração de homenagem ao meu querido Amigo “Detective Misterioso” – o meu exemplar MESTRE, a quem devo tudo!... – realizado na “Célula Cinzenta”! Foi a melhor homenagem que podia prestar-lhe!! Tenho sido, quase sempre, o responsável-mor pela realização dos Convívios Policiários de Almada que estão quase, quase, a atingir os 20 ANOS! Sou co-orientador, com muita dedicação, de “O Detective – Zona/A-Team”. 

 


POLICIARISTAS QUE DISTINGUE, TANTO EM PRODUÇÃO COMO EM DECIFRAÇÃO: Em Produção, destaco, de “caras”, o meu Amigo “L. P.”, num lote de grande mérito, onde pontificam o “M. Constantino”, o “Ribeiro de Carvalho”, o “Marvel” e o “Marth”!!! são estes que mais me marcaram, positivamente, pela maneira como escrevem e engendram as suas histórias. Destaco o “L. P.” (e que me perdoe o “M. Constantino”!) porque ele é realmente o meu ídolo a produzir, e, quando falo assim, lembro-me logo duma produção sua que deu brado na revista “Passatempo”, se bem me recordo, foi “Morte no Quarto Fechado”. O “L. P.” quando devidamente concentrado, é capaz de engendrar coisas do arco-da-velha em perfeitos raciocínios lógicos e intocáveis. Na Decifração, admiro muitos Confrades e não me esqueço que o “Detective Misterioso” era exímio a raciocinar… raramente falhava! Para mim e com a experiência que adquiri como orientador de Secções, julgo e acho que o “Detective Invisível” é mesmo o “maior” – quando ele quer! Autêntica “raposa”, muito perspicaz e, outrossim, raramente falha! Depois, existe muita gente boa, a apresentar bons relatórios e a escrever bem – quando de posse da certeza das soluções! – só não evidencio alguns nomes porque são bastantes e seria imerecido não mencionar todos. 

 


 

SECÇÕES ONDE COLABOROU: Colaborei em quase todas as Secções, desde que me iniciei na Problemística – rara foi a Secção que nasceu que não teve colaboração minha; todavia, onde me deu mais satisfação trabalhar foi no “Código Secreto”, quando foi orientado pelo “Ferman” e depois pelo “Daniel Silva”. Também fiz parte da equipa que orientou a Secção Policiária no “Diário Popular” e cheguei a dirigir a “Secção Criminal” no “XYZ-Magazine” depois de na companhia do “Detective Misterioso” sermos os orientadores de “Velharias Policiárias” no mesmo Magazine.  

 

TUDO O MAIS QUE ENTENDER SALIENTAR: Aproveito esta ocasião para mostrar a minha opinião acerca dos orientadores das Secções Policiárias – quanto a mim, os mais sacrificados e visados! É evidente que todos terão os seus próprios interesses – cada um sabe de si e o motivo e as justificações porque se decidem a orientar Secções só aos próprios pertence! Torna-se, no entanto, numa missão muito ingrata quando os concorrentes resolvem protestar por este ou aquele motivo, chegando a pôr em causa a idoneidade do orientador (já por mais do que uma vez sucedeu…!). Penso que os orientadores deviam ser mais respeitados e acarinhados porque, se não fossem eles, não existiria a Problemística Policiária – mesmo que se continue a lamentar muito a falta de produtores!... Quanto a mim, o que mais me anima, na função de orientador é o constante contacto com o leitor/concorrente e a salutar troca de Amizade! É muito cativante sermos nós próprios a tratar directamente com o solucionista, dando-lhes conselhos, administrando ensinamentos aos mais jovens, enviando-lhes, nós próprios, os prémios pelos correios, esclarecendo esta ou aquela dúvida sobre as actividades Policiárias, etc… etc… Além de tudo isto, existem muitas coisas mais, que relataria aqui, mas que julgo desnecessárias e não se coadunariam com a função deste inquérito. Ficará para uma próxima oportunidade, talvez num artigo que já pensei escrever, um dia, ao qual intitularei de… O OUTRO LADO DA SECÇÃO!

                                                                   UM ABRAÇO

                                                                 O Gráfico

 

============ !?!?!?!?!?!?!?!? ============

 

Blogue RO – 18 de Outubro de 2021

http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/

 


 

*** As “pegadas” de hoje servem para mostrar e revelar os laços de verdadeira amizade de outrora que existia na Família Policiária escolhendo como destaque e memória o confrade JARTUR entre muitos outros, como M. Lima, Natércia Leite, PAL, Mali, Janes, Marvel, Detective Invisível, A. Raposo, Milena & Lycar, Molécula, Severina, Carlos Duarte, Med Vet, Magno, Lima Rodrigues, Maria Liberdade Moysan, Orquídea Negra, Avlis e Snitram, Sete de Espadas, que todos anos pela Quadra Natalícia enviavam para “O Gráfico” amistosas mensagens de fraternidade! Era o outro lado do Policiário… os confrades viviam um sentimento de felicidade!

 

 

 

AS BOAS FESTAS DO “JARTUR” PARA “O GRÁFICO”

NATAL - 1996

O TRABALHO, DE QUE PARA ESTE CARTÃO FIZ A ADAPTAÇÃO DUM FRAGMENTO, E ALGUNS OUTROS, DIVERSOS, É QUE ME IMPEDIRAM DE TE MANIFESTAR, COM MAIS OPORTUNIDADE, A AMIZADE E CONSIDERAÇÃO QUE TE DEDICO.

UM ABRAÇO DO AMIGO “JARTUR”

 

Feliz Natal

E

Próspero

ANO NOVO

Vos deseja o Amigo

“JARTUR”

Dez. 96

 



 

HOMENAGEM AO “SETE DE ESPADAS”

Poesia de: Jartur

 


 

O “policiário” e a “banda desenhada”

Encontraram-se um dia num jornal!

Foi há muito tempo – era ainda um puto –

Vinham lado a lado, de forma destacada,

No “Mundo de Aventuras” e no “Camarada”,

No “Cavaleiro Andante” e no “Jornal do Cuto”.

 

Em muitas publicações andaram juntos,

Gerando, apaixonados, praticantes, fãs,

Desenhadores, produtores, decifradores!

Alguns, morreram já… fiéis defuntos…

Mas muitos somos ainda, felizmente juntos,

Produzindo obras cheias de valores! 

 

E o tempo foi passando… E o cansaço veio!

E o gosto do mistério foi esmorecendo…

Ficando, todavia, activo… na lembrança!...

Porém, passados alguns anos o gosto sobreveio!

Juntaram-se de novo os Homens bons do meio,

E foi o renascer!... de novo, nova esperança!

 

Porque um jovem, um dia, de barba branca e cãs,

Impondo-se cumprir o seu real fadário…

Ressuscitou em si a força adormecida!...

Juntou à sua volta… muitos novos fãs!

Trabalhou em noites, tardes e manhãs,

E ao “POLICIÁRIO”, deu de novo vida! 

Foi há 40 e tal anos…

23 de Setembro de 2017

Jartur Mamede

 





















































 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.