PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 014

Memórias do Policiário – 014


A T. P. A. ficou célebre e evidenciou-se como uma ESCOLA de Problemística Policiária e muitos dos primeiros lugares, nos variados Torneios, disputados no País, em Produção, Decifração, Originalidade, Melhores, Combinado, etc, etc… vinham parar a Almada e… à TPA!”  

 

Onde está o Mistério… está a TPA!

A UNIÃO FAZ… A TPA!

»»» CONVÍVIOS «««

- OS NOMES -

 


 

TERTÚLIA POLICIÁRIA DE ALMADA-TPA

   Na Edição número 014... Homenagem à meia centena de elementos, activos e auxiliares, que nos anos 80... aderiram à T. P. A. fazendo deste Agrupamento, Tertuliano, Policiário um dos Melhores do País!

(O Gráfico)

 


 

As Fichas de ACTIVOS e AUXILIARES

A Tertúlia Policiária de Almada, depois de assumida a sua total coordenação, divulgação e ascensão, pelo dinamismo de “O Gráfico”, bem coadjuvado por outros confrades do Concelho de Almada, foi em finais dos anos 70, década de 80 e por aí fora… uma das mais bem organizadas Tertúlias do País chegando a ser um exemplo para a criação de Grupos semelhantes! “O Gráfico” conseguiu incutir o chamado “bichinho policiário” em familiares e amigos, colegas de trabalho e os nomes inscritos em fichas de “activos” e “auxiliares” quase chegou à meia centena! ACTIVOS eram os Policiaristas do Concelho de Almada que se reuniam uma vez por semana, em determinado local, e AUXILIARES eram confrades da mesma temática, fãs da T. P. A., que residiam foram da Região e estavam espalhados por todo o País!

No quadro do cabeçalho, desta edição de “Memórias do Policiário” (O Gráfico), estão “colados” 35 rostos, a saber, os pseudónimos: A Lampadinha (Almada), Alva (Laranjeiro), Carluxa (Barreiro), Cilokas (Almada), Detective Alcopas (Odivelas-Almada), Detective Misterioso (Cacilhas… City), Inspector DTD (Feijó), Excalibur (Laranjeiro), Ferman (Portimão), Fotocópia (Feijó), Jax (Cova da Piedade), João Valente (Burgau), Jocadito (Almada), Jorrod (Burgau), Lanide (Laranjeiro), Lindaflor (Laranjeiro), Linda Maria (Burgau), Mac Donald (Almada), Madivaz (Almada), Maga Patalógika (Almada), Maguiluda (Feijó), Margareth (Barreiro), MASC (Almada), O Gráfico (Almada), 1.º Sargento (Almada), PRMS (Almada), Rasec (Almada), Rockman/77 (Cova da Piedade), Rui Kid (Vila Nova Ourém), Satanás (Almada), Spirit (Almada), Teto (Feijó), The Punk (Almada), Vital (Almada) e Zé Alguém (Barreiro).  

Arte Final (Feijó), Continuação (Feijó), Duca (Almada), Jacó (Miratejo), Laranjito (Laranjeiro), Marilúcia (Laranjeiro), PC16 (Oliveira de Frades), Samantha (Almada), Sr. Amagoa (Cova da Piedade) e Xeque Mate (Cacém) também estavam na ficha de membro da Tertúlia Policiária de Almada mas não estão no Postal que encabeça esta Edição. 

Os Policiaristas da Tertúlia Policiária de Almada reuniam em conjunto, abordavam e discutiam os pormenores de cada Problema Policiário e, depois, cada elemento escrevia a sua própria resposta/solução e enviava para os Orientadores das diversas Secções de Problemística Policiária! Em Almada moravam dos Melhores Decifradores e Produtores de Problemas Policiários! A T. P. A. tornou-se e evidenciou-se como uma ESCOLA de Problemística Policiária e muitos dos primeiros lugares, nos variados Torneios, disputados no País, em Produção, Decifração, Originalidade, Melhores, Combinado, etc, etc… vinham parar a Almada e… à TPA!   



OS CONVÍVIOS POLICIÁRIOS

Inicialmente promovidos pelo espírito e iniciativa do “Sete de Espadas”… levando os Policiaristas de todo o País a reunirem-se, uma vez em cada mês, em determinada localidade, houve um momento, uma era, se assim lhe poderemos chamar, que foi a Tertúlia Policiária de Almada, sempre com o dinamismo e a dedicação de “O Gráfico”, a manter viva esta confraternização conseguindo, extraordinariamente, que se realizassem em 12 meses consecutivos, durante UM ANO, pela primeira vez, um Convívio Policiário, todos os meses, de Janeiro a Dezembro, sempre em localidades diferentes! Para tal registo inédito e histórico, muito contribuíram os Encontros de Policiaristas realizados em Cacilhas, Almada, Laranjeiro e Feijó, todos sobre a batuta de “O Gráfico” e a TPA! Lá mais para a frente… quando as “Memórias do Policiário” (O Gráfico) iniciarem a divulgação de dados históricos da Secção de Problemística Policiária “O Detective” e depois “O Detective/Zona A-Team”… mostrar-se-á os comprovativos destas notícias!

Ficaram célebres os Convívios de Almada que chegaram a receber mais de uma centena de presenças numa só edição e muitas das Secções Policiárias escolhiam Almada para distribuir os prémios das suas Secções e a Associação Policiária Portuguesa (APP) aproveitava também Almada e a TPA para lançar as suas melhores iniciativas!

Centenas de prémios, entre taças, medalhas, livros, outras lembranças de elevado valor, eram distribuídos em Almada pelos Convivas e os “Poligráficos” criados pela criatividade e originalidade de “O Gráfico” premiavam, anualmente, os Melhores Policiaristas, Secções e afins que mais se tinham evidenciado no ano transacto! Mesas enormes repletas de prémios bastante apelativos eram uma imagem de marca dos Convívios de Almada!

 


============ !?!?!?!?!?!?!?!? ============

 

Blogue RO – 04 de Outubro de 2021

http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/

 


Revista SÁBADO N.º 909

(30 de Setembro a 6 de Outubro)

Secção: POLICIÁRIO

(Por: Inspector Fidalgo)

 

O Gráfico,

Continua a ser notícia na Revista “Sábado” que está nas Bancas às Quintas-Feiras e que contém uma Secção de Problemística “POLICIÁRIO” sob a orientação de um dos melhores Policiaristas, “L. P.”, dos tais “Príncipes Solucionistas” nascidos em 1977 no renascimento do Policiário, através de “Sete de Espadas”, com “Mistério… Policiário” no “Mundo de Aventuras”!

“Inspector Fidalgo” é o orientador da Secção.

Neste número “O Gráfico” aparece numa foto a entregar um Troféu ao saudoso “A. Raposo” num dos Célebres Convívios do Policiário em Almada.

 

 







Nota do Blogue RO / Memórias do Policiário
(O Gráfico)

…No momento de elaborarmos a parte final desta Edição verificámos que a fotografia, em princípio com “A. Raposo” e “O Gráfico”, publicada na “Sábado”… é alvo de um lapso… com efeito, quem está na foto é, sim, “Lycar” (do par “Milena & Lycar”) e “O Gráfico”! Acontece. Seguem-se fotografias de “Lena & A. Raposo” com “O Gráfico” em Caneças 1992, juntamente com “Detective Invisível” e Olga Lima e de “O Gráfico” com o outro casal “Lycar & Milena” e MASC num Convívio de Almada.











































































1 comentário:

  1. Memórias do Policiário, com pessoas lá dentro!
    Meu caro, obrigado pelo desfile de memórias, com tantos detectives já desaparecidos do nosso convívio: Misterioso, Invisível, Natércia, Avlis, M Lima, Pokas, Said, Constantino, Medvet, Sete e outros que já não identifico... Porra, estamos a ficar velhos! Vou tentar "ressuscitar" algumas destas memórias na Sábado, para o presente e sobretudo para o futuro... Abraço do LP

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.