🖊🎖 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/🧐
TAÇA É TAÇA!🏆
Torneio -2022
A Grande Final
TAÇA É… TAÇA! - 2022
Torneio de Entretenimento do Blogue RO
Desafios/Provas por ELIMINATÓRIAS
»»» GRANDE-FINAL «««
(PONTUAÇÕES)
»»» Em caso de igualdade pontual vence a Melhor Resposta! «««
Torneio Análogo
ÚLTIMA PROVA
(12 Pontos)Bonificação de 02 pontos para todos os Concorrentes!
NÃO HOUVE TOTALISTAS!!
Telmo Malanho Rodrigues (08 Pontos) - +++
Telmo Malanho Rodrigues, ipse dixit:
“Excelente prova!
Muito divertida, espero que haja mais!
Obrigou os participantes a pesquisarem, aprendendo sempre mais.
Essa é a verdadeira vitória, sabedoria. Aprender sempre mais um pouco! -Telmo
Respostas TAÇA É TAÇA - 1ª edição
Telmo Rodrigues
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/search/label/Produ%C3%A7%C3%B5es%21
A GRANDE - FINAL PROVA N.º 05 (12 Pontos) Problema Policiário AMIGOS, AMIGOS
Um Original de: O Gráfico Publicado em: 11 de Maio de 1978
Resposta:
Por curiosidade, os nomes dos 3 amigos e da vítima estão invertidos em relação ao nome do RO: Odrazilef, a vítima, Felizardo, o que acaba por ser engraçado ser o “sortudo” o morto da estória. Siul será Luís, Manuel e Rodrigues serão Leunam e Seugirdor, respectivamente.
Caso de Siul
Odrazilef, estaria preparado para ir à pesca, apresentando roupas velhas e botas de borracha até ao joelho, vestimenta típica de pescador ou de quem “vai à pesca”. Portanto a estória de Siul fará sentido. A morte ocorreu entre 7h e 10h, está dentro da hora que o Siul disse que teria combinado com Odrazilef.
Caso de Leunam
Cada amigo tinha uma chave da porta de casa do Odrazilef. Acordou bastante cedo e estava no café quando foi informado por Siul e Seugirdor. Bate certo com a depoimento do Seugirdor e da hora do crime. Também diz que tem inveja do Siul e Odrazilef, (+) pois têm um bom trabalho, por turnos, portanto é possível que estivessem mesmo de folga a uma segunda-feira (15 agosto de 1977).
Caso de Seugirdor
Disse que estava doente de baixa, (+) mas na véspera disse que tinham estado todos reunidos a conversar. Esteve zangado com a vítima durante uns tempos pois gostavam da mesma rapariga, mas que depois tinham feito as pazes. (+) No entanto, há o pormenor de ele dizer que estava “regando umas batatas e uns tomates que há poucos dias o meu irmão semeou”. O problema é que em Portugal, partindo do princípio que a história se desenrola em Portugal pois o texto não é explícito, plantam-se tomates no final do inverno ou início da primavera pois não suportam temperaturas extremas. A batata igual: deve ser semeada entre março e abril. Portanto, verifica-se que Seugirdor está a mentir e se está a mentir é porque esconde algo. Nos depoimentos de Siul e Leunam não se detectam mentiras ou incoerências. Quando Siul foi avisar Seugirdor, já este tinha praticado o homicídio.
Finalizando, lembro de uma vez ter feito a “apanha da batata” na terra de um meu amigo, Freixo de Espada à Cinta. Isto foi no mês de agosto, logo as batatas teriam sido semeadas poucos meses antes, o que bate certo com as informações acima. Visto o crime ter sido a 15 de Agosto, os tomates e batatas apanhariam as temperaturas baixas do inverno cá em Portugal, logo não faria sentido semeá-los em Agosto.
Últimas notas: O detetive João Valentim e o ajudante Viegas Matoso são personagens baseadas nos nomes do meu avô paterno João e Tio Matoso.
PERGUNTA-SE:
1 – Quem foi o assassino? (04 Pontos)
Seugirdor (4 pontos)
2 – Diga porque o incrimina. (08 Pontos)
Pela questão anteriormente respondida sobre a plantação de batatas e tomates. (2 pontos)
Excelente prova! |
Muito divertida, espero que haja mais! |
Obrigou os participantes a pesquisarem, aprendendo sempre mais. Essa é a verdadeira vitória, sabedoria. Aprender sempre mais um pouco. TELMO |
Comentário do Blogue RO:
Telmo Malanho Rodrigues acertou no
nome do Criminoso, e no pormenor das batatas e tomates! Falhou os indícios do Ciúme… Feriado… e Ferida… Conseguiu três “sinal +”!! Como finalista, no "desafio" com Carla Duarte (02 pontos)... foi o grande Vencedor da TAÇA!!
Grande prova. Grande adversário. Merecida vitória.
ResponderEliminar