O Gráfico
…José Nunes (“Satanás”) e Espírito Santo (“Spirit”) são lembrados em Memórias do Policiário – O Gráfico edição n.º 31, por dois motivos... ambos foram elementos preponderantes da “Tertúlia Policiária de Almada” (TPA), o primeiro que foi um dos fundadores (antes do aparecimento de “O Gráfico”!) e o segundo, aqui referido, que surgiu após o dinamismo daquela brilhante Tertúlia!
“Satanás” começou, desde logo, a participar em muitos dos Convívios Policiários que se realizavam por todo o País, muito jovem baixinho, de farta cabeleira e de óculos era um “comilão”... e quando tal não acontecia... o pessoal pensava que ele estava doente! Espalha alegria e divertimento a rodos! “Espírito Santo”, depois “Spirit”, também muito jovem era mais comedido, loirinho e algo tímido. Trinta anos depois... o contacto de “O Gráfico” com estes dois confrades e amigos voltou a acontecer, através do Facebook, uma das melhores virtudes que esta rede social virtual, lançada em 4 de Fevereiro de 2004, pode representar!
SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.
“JOSÉ MANUEL ROSA NUNES, de seu nome completo, sempre usou o pseudónimo de “Satanás” e foi um dos primeiros elementos da “Tertúlia Policiária de Almada”, juntamente com Zaratustra, Os Companheiros do Diabo, Zanelium, Lúcifer, Baal, Lorek e o “especial” Detective Misterioso, entre outros. “O Gráfico” surgiu no início do ano de 1976, quando desde Março de 1975 (apenas com um ano!) a Secção Policiária do “Sete de Espadas” já fazia nascer Tertúlias e Convívios em todas as horas, dias, semanas e meses!
“PAULO ESPÍRITO SANTO, começou por identificar-se com o pseudónimo de “Espírito Santo” e mais tarde com “Spirit”! Chegou a usar “Ex-libris” (assunto para uma próxima edição destas Memórias do Policiário – O Gráfico) e habitualmente participava nos célebres Convívios de Almada!
Ambos foram Policiaristas activos da TPA e participavam na cotização para oferta de prémios!
RETRATO
MAIS do que um simples e modesto Encontro de Policiaristas Charadístico-Cruzadistas, os Convívios de Almada (T. P. A.) tornaram-se, obrigatoriamente, indispensáveis (ao longo de inolvidáveis 20 anos!!) no seio das Actividades Lúdicas Literário -Policiárias do nosso País!!!
(...) Pela sua grandeza e magia, pelo seu encanto, pelo que de surpreendente contém e revela, em momentos indescritíveis de redobradas emoções que transparecem maravilhosamente no semblante de todos quantos ali comparecem para a inigualável e indissociável FESTA POLICIÁRIA DO ANO!!!
É histórico!
O Gráfico falhou o seu 1.º Convívio Policiário em Almada!
A |
LMADA, 31 de Maio de 1976
Caro «SETE»:
Encontro-me escrevendo hoje, dia 30 de Maio (domingo), após duas horas e meia de espera peia «malta» para poder participar no «VIII Convívio» em Almada. Como pode ter sido possível não ter aparecido ninguém! Excepto o Carlos Duarte, de Lisboa-4 – para já, um grande amigo que eu hoje comecei a conhecer.
Não faço a mínima ideia do que sucedeu… Pois eu desde as 9.45 horas que esperei até cerca das 13 horas, altura essa em que o Carlos Duarte, meu companheiro de espera, apanhou o autocarro para a Praça de Espanha a fim de regressar a casa. Teria sido engano meu e dele? Mas, acho que não, pois no «Mundo de Aventuras» diziam que era no dia 30 de Maio, (domingo), por no sábado haver aulas. Ou teriam, o «Sete» e outros amigos, chegado primeiro do que nós e pensando que não viria mais ninguém se fossem embora? Ou então, este convívio fosse adiado? Enfim, não percebo nada. Portanto, espero que o «Sete» me responda o mais depressa possível, informando da causa deste mistério.
Antes de acabar, quero dizer que o Carlos Duarte é, para mim, um tipo fixe, e por intermédio desta quero mandar-lhe um grande abraço.
Cumprimentos para o «Sete» e para a «malta», de
O Gráfico (Almada)
===========================================
A RESPOSTA
DO “SETE DE ESPADAS”
===========================================
P |
OIS, meu caro… Houve um duplo azar, como, por certo, e até agora, já deves ter visto.
Duplo azar por: a) Não teres comparecido à reunião da Tertúlia, aí em Almada, onde essas coisas foram combinadas e b) Não teres lido convenientemente o «M. A.» N.º 139, de 27 de Maio, onde, em diversos lados já se falava no dia 23!... Isto chamar-te-ia a atenção, e depois seria só telefonar. Fica para ÉVORA! OK?
“SETE”
ALMADA, 23 de Maio de 1976
8.º Convívio “Mistério… Policiário” (Almada)
Nós, abaixo assinados, vimos por este meio reivindicar que a partir deste momento não seja efectuado nem mais um único Convívio sem a presença de elementos femininos para nos darem um ar da sua graça.
SATANÁS
JALAM
BAAL
BELÉM VALENTE
ZANELIUM
LOREK
DAVID PRAZERES
DETECTIVE MISTERIOSO
HÉLIUM
L. P.
DETECTIVE INVISÍVEL
LÚCIFER
BIG-BEN
Blogue RO – 08 de MAIO de 2023
https://reporterdeocasiao.blogspot.com/
CILOKAS e ESPÍRITO SANTO - 26 de Maio de 1985 - Convívio de Almada |
À esquerda está VENTHOCANNI (Feijó) e à direita ZÉ (VISEU) |
Ilustres Policiaristas: O Gráfico; Carlos Duarte; Detective Invisível (Barbas); Detective Misterioso (Óculos); Ubro Hmet; Belém valente (Barbas) e PAL. |
Reunião da Tertúlia Policiária de Almada (TPA): 19 de Outubro de 1984. SPIRIT; THE PUNK; ROCKMAN/77; O GRÁFICO; DETECTIVE MISTERIOSO; JORROD e PRMS entre os presentes! |
ZINCOGRAVURA DO "EX-LIBRIS" DE SPIRIT (ESPÍRITO SANTO) |
MTR
ResponderEliminarExcelentes recordações ❤️