PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 22 de maio de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 034 👣 PEGADAS - ANEXO DA EDIÇÃO N.º 034 -- O GRÁFICO

🔎 Memórias do Policiário – 034 🔍 


🕵️ O Gráfico

 


👣 Pegadas...

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

*** As “Pegadas” de hoje, da 34.ª Edição de “Memórias do Policiário - O Gráfico”, continuam a revelar o extraordinário trabalho que o Confrade DANIEL FALCÃO tem realizado no Sítio (SITE) CLUBE DE DETECTIVES! O Policiarista “O Gráfico” pode ser visto neste interessante espaço na Produção de Problemas Policiários datados desde 1977 até 2023 -46 anos!

O Clube de Detectives está, também, a acompanhar e a publicitar o “2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária” promovido pelo Blogue RO!

http://clubededetectives.pt/

...Ainda uma notícia mais gratificante: CLUBE DE DETECTIVES começou a publicar, a partir do dia 12 de MAIO, todos os Problemas Policiários da Secção DETECTIVE, décadas de 80 e 90 do século passado e posteriormente O DETECTIVE ZONA A-TEAM, onde “The Punk”, inicialmente e “O Gráfico” depois, como Orientadores, sob o desígnio da Tertúlia Policiária de Almada (TPA), se organizaram Torneios prestigiantes e de elevado mérito, com a participação da elite dos Policiaristas, daquela época!! 


As PEGADAS de hoje agradecem, igualmente, a Salvador Santos e ao seu distinto Blogue LOCALDOCRIME (O Desafio dos Enigmas) porque também publicou o 1.º Problema Policiário do “2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária” a levar a efeito pelo Blogue do “Repórter de Ocasião” e continua a divulgar, assiduamente, as notícias “Policiárias” do Blogue RO!

 

LOCALDOCRIME...

http://localdocrime.blogspot.com/

 

...realiza, anualmente, Torneios de Decifração e Produção de Problemística Policiária e lançou, recentemente, um CONCURSO DE CONTOS “UM CASO POLICIAL NO NATAL” cujo Regulamento se pode apreciar nas PEGADAS de hoje!

Realizou-se no passado dia 21 de Maio o Convívio Policiário da Secção O DESAFIO DOS ENIGMAS com distribuição de prémios de 2019 a 2022! O Blogue RO, na pessoa de “O Gráfico” esteve presente nesta animada confraternização.

 O Gráfico

 

CLUBE DE DETECTIVES 

Daniel Falcão

danielfalcao@clubededetectives.pt

 

Sexta-feira, 19 de Maio de 2023

 

Olá, Amigos!

Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7)

"Continuam a ser divulgados os dois enigmas policiários que estão disponíveis para decifração: a Prova n.º 10 do Torneio “Solução à Vista!”, promovido pela secção O Desafio dos EnigmasUm Dia Extraordinário! de Daniel Falcão, e o Problema Policiário n.º 1 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, promovido pelo blogue Repórter de Ocasião – o Inspector Rodriguinho em Londres - Enigma de O Gráfico, cujos prazos para envio de propostas de solução terminam, respectivamente, nos dias 31 de Maio e 9 de Junho.

Entretanto, o CLUBE DE DETECTIVES continua a recordar enigmas de “outros tempos”, concretamente: Um Caso Paterno de Pires Kid, publicado em 16 de Outubro de 1980 na secção Mistério… Policiário; Assassínio em Cacilhas de PRMS, publicado em 21 de Junho de 1985 na secção Detective; A Grande Mentira de Paris, publicado em 10 de Abril de 1994 na secção Policiário; e O Enigma da Placa Desaparecida de Daniel Falcão, publicado em 13 de Setembro de 2006 no blogue Clube de Detectives.

E, para aqueles que não tiveram a oportunidade de nos visitar na passada semana, relembramos os problemas recordados pelo CLUBE DE DETECTIVES. Foram eles: O Degrau Carunchoso... de O Formiga, publicado em 25 de Setembro de 1980 na secção Mistério… Policiário; Sempre um Pormenor... de O Gráfico, publicado em 17 de Maio de 1985 na secção Detective; O Inspector Celucin Decifra o Mistério da Estrada de Dr. Canio, publicado em 3 de Abril de 1994 na secção Policiário; e O Enigma das Formas da Lua de Daniel Falcão, publicado em Junho de 2006 no boletim O Lidador… das Cinzentas.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»


 

Página Cultural de Divertimento

 

Repórter de Ocasião é um blogue coordenado por Luís Rodrigues (O Gráfico para a Família Policiária), uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Luís Rodrigues, o próprio Repórter de Ocasião, assume-se, na primeira pessoa (corroboramos que assim é, e muito mais!), como produtor de palavras cruzadas, charadismo e passatempos variados de entretenimento, autor de contos e problemas policiais, short story, com o pseudónimo de O Gráfico.

 


2.º Torneio de Problemística Policiária

Problema Policiário n.º 1

 

PODE PARTICIPAR

ATÉ 9 DE JUNHO

Já está em movimento o 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, em memória de notáveis Policiaristas que se recordam com muita saudade – Sete de Espadas, M. Constantino, Detective Misterioso e Detective Invisível –, com o problema policiário Inspector Rodriguinho em Londres - Enigma, um original inédito de O Gráfico. Neste problema regressamos ao dia em que o Inspector Rodriguinho, após alcançar o tão desejado título de Inspector da Polícia Judiciária, viaja até Inglaterra na companhia do seu indelével amigo e Ajudante Lumafero, para realizar um estágio e visitar o 221-B de Baker Street, residência imaginária no extraordinário Detective Sherlock Holmes. Do estágio fazia parte a resolução de uns casos, de muito fácil resolução, que foram propostos para testar as capacidades dedutivas e culturais do Inspector Rodriguinho e do seu Ajudante Lumafero. E é precisamente um desses casos, cuja boa resolução, pode catapultar os decifradores e solucionistas para os lugares cimeiros daquela que será a primeira classificação do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária. Para tal, bastará indicar o nome do assassino - Washington Ethan Cigar, Clayton Everton Ashtray, Cleiton Chain-Smoker ou Taylor Innocent Tobacco, justificando devidamente o porquê da escolha… e sabendo que as melhores propostas de solução e as soluções mais originais também serão especialmente classificadas.

Após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para reporter.de.ocasiao@gmail.com (outras formas de envio são indicadas no Regulamento), até ao dia 9 de Junho.

 

 

Detective – 1.ª fase

(De 17 de Maio de 1985 até 20 de Dezembro de 1985)

 

No dia 17 de Maio de 1985, surgia no Jornal de Almada a secção Detective (1.ª fase), uma secção policiária da Tertúlia Policiária de Almada (TPA), coordenada por The Punk (A. A. Oliveira). E assim continuou até ao dia 20 de Dezembro do mesmo ano. No dia 17 de Janeiro de 1986, a secção Detective apresentava-se com um novo visual e com nova orientação: “Olá, aqui estou!”, assim se apresentava O Gráfico (Luís Rodrigues Malanho). Esta 2.ª fase da secção transformar-se-ia na secção mais emblemática da segunda metade dos anos 1980. Por fim, no dia 19 de Janeiro de 1990, com novo visual e com coordenação partilhada por O Gráfico (Luís Rodrigues) e Hannibal (Carlos Neves), “Ano Novo… Vida Nova!”, a secção assumia-se como órgão oficioso da Tertúlia Policiária de Almada e do Grupo A-Team, passando a designar-se como secção policiária O Detective / Zona A-Team. Esta brilhante aventura policiária cessaria no dia 2 de Maio de 1997. Todos os problemas publicados nas três fases da secção serão aqui recordados e merecidamente integrados no Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa online.

 

RECORDANDO...

 

No mês de Junho era publicada a 2.ª secção (21 de Junho de 1985), incluindo mais um passatempo com perguntas de algibeira diversificadas e uma breve nota sobre o X Convívio da Tertúlia Policiária de Almada, realizado no dia 26 de Maio, no qual estiveram presentes cinquenta e quatro convivas, sendo dezanove da TPA, de inúmeras localidades do país desde Viana do Castelo até Burgau (Algarve) … e, claro está, mais um problema policiário, um original de PRMS – TPA, intitulado Assassínio em Cacilhas.

http://clubededetectives.pt/


 

         ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA

 POLICIÁRIA PORTUGUESA

 

POLICIARISTAS - O GRÁFICO

 

PROBLEMAS POLICIÁRIOS:

 

LIGEIRA DISTRACÇÃO…

(4.Agosto.1977)

AMIGOS, AMIGOS…

(11.Maio.1978)

PODIA TER ACONTECIDO!…

(8.Fevereiro.1979)   

HÁ SEMPRE UM PORMENOR…

(17.Maio.1985)

DETECTIVE, MENTIROSO E… CRIMINOSO!

(21.Novembro.1993)

AS TRÊS CHAVES…

(2.Setembro.2021)

PROBLEMA POLICIÁRIO

(21.Outubro.2021)

OS FOTÓGRAFOS DO BLOGUE RO

(3.Setembro.2022) 

SUICÍDIO OU HOMICÍDIO?...

(11.Setembro.2022)

O ASSALTO AO PATRIMÓNIO DE TERESA SILVA

(18.Setembro.2022)  

INSPECTOR RODRIGUINHO EM LONDRES - ENIGMA

(2.Maio.2023)

 

 

http://clubededetectives.pt/

danielfalcao@clubededetectives.pt

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

LOCALDOCRIME

O DESAFIO DOS ENIGMAS

http://localdocrime.blogspot.com/

salvadorsantos949@gmail.com


 

Crónica Ocasional n.º 223

Os Sabores do Policiário

Por: Repórter de Ocasião (RO)

 

O Gráfico

 

Convívio Policiário

21 de Maio de 2023

O DESAFIO DOS ENIGMAS

LOCAL DO CRIME

Salvador Santos

 

OS SABORES DO POLICIÁRIO

 

...A

LGUNS anos depois voltei a saborear o gosto dos convívios policiários no restaurante “Sabores de Sintra”... uma iniciativa promovida pelo distinto confrade Salvador Santos, um dos ídolos do policiarismo português e com saúde, simpatia, serenidade, simplicidade e também alguma saudade, encontrei alguns amigos do passado, outros do presente e ainda alguns policiaristas que nos dias de hoje mantêm viva a chama da problemística policiária e nesta crónica do símbolo “s”... -atenção que não se trata de nenhum problema policiário! -abracei, beijei e cumprimentei LS (o AMIGÃO Hal Foster de 1977!), Lena Raposo (figura inseparável de A. RAPOSO com inolvidável presença nos célebres convívios de Almada), o GENIAL Jartur (um dos maiores mensageiros do POLICIÁRIO, jovem, como sempre!), Abrótea dos “velhos tempos” -um dos “Príncipes” do saudoso “Sete de Espadas”!) e o seu amigo José! Além do anfitrião e organizador Salvador Santos desfrutei do enormíssimo prazer -e tão contente fiquei! -de conhecer, as caras dos valorosos “açambarcadores” dos torneios de problemística da actualidade, Detective Jeremias, Rui Mendes (Búfalos Associados) e Rigor Mortiz. Congratulei-me, também, com as presenças de Maria Guilhéu, Maria Antonieta Carvalho e Luciano.

 

LIVROS PARA TODOS - SUECA

Convivemos, conversamos sobre tanta coisa e... até de “Sueca”, pois apesar do confrade “Jartur” ser avesso à “batota”, como ele afirma... o camaradão LS é um fã deste tipo de entretenimento e confessou-me que tem acompanhado as minhas aventuras, lamentando ser de longe (Coimbra)... senão “alinhava” com os “Craques do Blogue RO”... ele que é Campeão de Damas e adora a estratégia, táctica e técnica da “Sueca” conforme explicou e explanou os seus raciocínios como se estivesse a decifrar um problema policiário!

Depois da refeição, divinal, Salvador Santos ofereceu-nos um exemplar do seu livro “Inspetor Boavida – Smaluco: Um detetive muito especial” e colocou em cima de uma mesa extraordinários livros policiais e outras variadas obras, entre as quais alguns exemplares do A. RAPOSO -oferecidos pela LENA -para os presentes escolherem e trazer para casa! Ui, obras de arte! Fiquei imensamente agradecido.

 

AÇAMBARCADORES... SEMPRE HOUVE!

Tal como antigamente, continuam a existir açambarcadores na conquista de troféus em contos e problemística policiária (decifração e produção!). E... mesmo com a ausência do lembrado Daniel Falcão, Detective Jeremias e Rui Mendes (Búfalos Associados) deram nas “vistas” pela quantidade de prémios que receberam! Rigor Mortis lá teve direito a uma Tacinha!! (risos). Detective Jeremias foi preparada com um saco, mas teve razão... porque levou os prémios do Inspector Moscardo!

 

...E assim terminou a reunião em ambiente festivo! Ficou a promessa de novos (e mais!) convívios! Foi excelente. Agradecido, a todos!

 

O GRÁFICO (RO)

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

salvadorpereirasantos@hotmail.com

salvadorsantos949@gmail.com

 

PODE PARTICIPAR

ATÉ 31 DE MAIO

O problema do mês de Maio, correspondendo à Prova n.º 10 (antepenúltima) do Torneio “Solução à Vista!”, coloca-nos mais um desafio, intitulado Um Dia Extraordinário!, um problema original de Daniel Falcão, vencedor da última edição do Concurso de Produção de Enigmas Policiais “Mãos Escrita!”, com um aviso à navegação: cuidado, nada de leituras apressadas!

 


Após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para salvadorsantos949@gmail.com, até ao dia 31 de Maio. Os detectives concorrentes não devem esquecer de fazer acompanhar a proposta de solução, com a pontuação atribuída ao enigma da prova anterior (O Roubo do Conde Barão de Detetive Jeremias) para encontrar o vencedor do concurso “Mãos à Escrita!”.  

 

O Gráfico está a participar, em Decifração, no Blogue LOCALDOCRIME... foi TOTALISTA nas Provas n.º 8 (ATHOS, um Jovem Policiarista) e n.º 9 (Detetive Jeremias, uma Policiarista dos melhores valores Nacionais) e está a desvendar o intrigante caso do Confrade DANIEL FALCÃO, Desafio n.º 10, também um dos Melhores Produtores Nacionais!

 

 


CONCURSO DE CONTOS

“UM CASO POLICIAL NO NATAL”

 

Regulamento

1. O concurso está aberto a todos, sem quaisquer condicionalismos idade, sexo ou nacionalidade, podendo cada concorrente apresentar mais do que um original.

 

2. Os trabalhos, na modalidade de conto policial, em língua portuguesa, deverão ter ação na quadra do natal, terão obrigatoriamente o mínimo de duas páginas de formato A4 e o máximo de quatro, escritas a 1,5 espaços, na fonte Times New Roman e corpo de letra 12.

 

3. Os originais deverão ser enviados em formato digital, a partir de 1 de setembro de 2023, para o endereço eletrónico salvadorsantos949@gmail.com;

 

4. Os trabalhos serão publicados por ordem de receção, a partir de 5 de dezembro de 2023.

 

5. A classificação dos contos será definida através da média da pontuação atribuída pelos seus leitores.

 

6. No final da publicação de cada conto, os leitores do jornal AUDIÊNCIA GP e os seguidores do blogue LOCAL DO CRIME terão 30 dias para enviar a sua pontuação, numa escala de 5 a 10 pontos, em função da qualidade e originalidade, através do email referido no ponto 3.

 

7. Será vencedor do concurso o conto que alcançar uma maior pontuação média, sendo distinguidos os restantes trabalhos classificados nas dez primeiras posições;

 

8. Serão atribuídos os seguintes prémios: 1.º a 4.º Lugar – Taças; 5.º a 10.º Lugar – Medalhas;

 

9. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador da secção O Desafio do Enigmas, não havendo recurso das decisões tomadas.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.