PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 21 de maio de 2023

* Crónica Ocasional N.º 223 - Por: Repórter de Ocasião # Os Sabores do Policiário - Escreveu: O Gráfico👨🍷👩

Crónica Ocasional n.º 223

Os Sabores do Policiário

Por: Repórter de Ocasião (RO)


 O Gráfico

 

Convívio Policiário

21 de Maio de 2023

O DESAFIO DOS ENIGMAS

LOCAL DO CRIME

Salvador Santos

 


 

OS SABORES DO POLICIÁRIO 


...A

LGUNS anos depois voltei a saborear o gosto dos convívios policiários no restaurante “Sabores de Sintra”... uma iniciativa promovida pelo distinto confrade Salvador Santos, um dos ídolos do policiarismo português e com saúde, simpatia, serenidade, simplicidade e também alguma saudade, encontrei alguns amigos do passado, outros do presente e ainda alguns policiaristas que nos dias de hoje mantêm viva a chama da problemística policiária e nesta crónica do símbolo “s”... -atenção que não se trata de nenhum problema policiário! -abracei, beijei e cumprimentei LS (o AMIGÃO Hal Foster de 1977!), Lena Raposo (figura inseparável de A. RAPOSO com inolvidável presença nos célebres convívios de Almada), o GENIAL Jartur (um dos maiores mensageiros do POLICIÁRIO, jovem, como sempre!), Abrótea dos “velhos tempos” -um dos “Príncipes” do saudoso “Sete de Espadas”!) e o seu amigo José! Além do anfitrião e organizador Salvador Santos desfrutei do enormíssimo prazer -e tão contente fiquei! -de conhecer, as caras dos valorosos “açambarcadores” dos torneios de problemística da actualidade, Detective Jeremias, Rui Mendes (Búfalos Associados) e Rigor Mortiz. Congratulei-me, também, com as presenças de Maria Guilhéu, Maria Antonieta Carvalho e Luciano.

 

LIVROS PARA TODOS - SUECA

Convivemos, conversamos sobre tanta coisa e... até de “Sueca”, pois apesar do confrade “Jartur” ser avesso à “batota”, como ele afirma... o camaradão LS é um fã deste tipo de entretenimento e confessou-me que tem acompanhado as minhas aventuras, lamentando ser de longe (Coimbra)... senão “alinhava” com os “Craques do Blogue RO”... ele que é Campeão de Damas e adora a estratégia, táctica e técnica da “Sueca” conforme explicou e explanou os seus raciocínios como se estivesse a decifrar um problema policiário!

Depois da refeição, divinal, Salvador Santos ofereceu-nos um exemplar do seu livro “Inspetor Boavida – Smaluco: Um detetive muito especial” e colocou em cima de uma mesa extraordinários livros policiais e outras variadas obras, entre as quais alguns exemplares do A. RAPOSO -oferecidos pela LENA -para os presentes escolherem e trazer para casa! Ui, obras de arte! Fiquei imensamente agradecido.

 

AÇAMBARCADORES... SEMPRE HOUVE!

Tal como antigamente, continuam a existir açambarcadores na conquista de troféus em contos e problemística policiária (decifração e produção!). E... mesmo com a ausência do lembrado Daniel Falcão, Detective Jeremias e Rui Mendes (Búfalos Associados) deram nas “vistas” pela quantidade de prémios que receberam! Rigor Mortis lá teve direito a uma Tacinha!! (risos). Detective Jeremias foi preparada com um saco, mas teve razão... porque levou os prémios do Inspector Moscardo!

...E assim terminou a reunião em ambiente festivo! Ficou a promessa de novos (e mais!) convívios! Foi excelente. Agradecido, a todos!

O GRÁFICO (RO)

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 

FERMAN – in “CÓDIGO SECRETO”

Secção Policiária “Jornal Barlavento”

n.º 368 - de 31 de Agosto de 1983

 

O problema policiário é considerado, muito justamente, o desporto mental mais completo pois proporciona aos seus praticantes o desenvolvimento do raciocínio e da cultura geral, convidando à recolha de documentação diversa, com vista à fundamentação das soluções escritas. Deste modo posto à prova as capacidades literárias, os policiaristas têm ensejo de escrever regularmente, arquitectando as suas respostas o mais correctamente possível, porque a forma e o conteúdo são ambos factores decisivos para a conquista dos primeiros lugares nas várias competições que são promovidas um pouco pelas publicações que dedicam espaço a esta modalidade. 

Em traços forçosamente largos esta é a essência do policiário.

 

http://policiariodebolso.blogspot.com/

Publicada por Detective Jeremias

 

12 de Janeiro de 2012

JORNAL DE SINTRA - MISTÉRIO E AVENTURA

MISTÉRIO E AVENTURA - Secção Policial Orientada pelo SETE DE ESPADAS

Leitores e caros colegas:

O nosso meio é pequeno e refractário a empreendimentos desta natureza. Estou certo que não faltará quem se erga da sua cátedra para nos atirar com a já tão conhecida e velha frase: Literatura de cordel…

Estes catedráticos esquecem-se, todavia, que a literatura de emoção e resolução de problemas policiais são dois dos grandes recreios do espírito. Estadistas de todo o Mundo, afadigados pelo vertiginoso atropelo dos acontecimentos internacionais, buscam um pouco de tranquilidade no exercício cerebral que lhes oferece a leitura dos grandes romances policiais e a resolução dos grandes problemas. Médicos, advogados, engenheiros, senhoras da melhor sociedade, estudantes, cientistas e muitas outras personagens de categoria social, não se envergonham de confessar a sua simpatia e o seu entusiasmo pela boa literatura de mistério e aventura.

Quando fui até ao nosso director para lhe levar a ideia desta secção, confesso que fui a medo, mas encontrei nele um Amigo, que desde logo aceitou e acarinhou esta resolução, dizendo-nos:

— De vez enquanto, sair fora do sistema rotineiro, também sabe bem…

O facto de nos apresentarem como orientadores desta secção não significa um maior merecimento, simplesmente — era preciso alguém a fazê-lo!…

Confiamos, pois, na benevolência dos nossos leitores e na amizade dos meus camaradas.

Tentaremos agradar e cá os esperamos neste cantinho — que é de todos.

Sete de Espadas

 

 

Manuel Botas Constantino - 1995

Manual da Enigmística Policiária

Edição da Associação Policiária Portuguesa

 

O homem encontra no enigmático algo que lhe excita o espírito e lhe motiva a curiosidade.

Posto perante um mistério, todas as faculdades se lhe alertam e, atentas, se debruçam em torno do problema.

Sente prazer íntimo em seguir passo a passo todas as pistas até alcançar o objectivo.

Satisfaz-se ao conseguir rodear as dificuldades, tanto como vencer obstáculos que se apresentam intransponíveis.

E quanto mais a precisão dos factos não se permite que se vislumbre sombra de uma estrada, maior é o apego e o desenvolvimento do cérebro, maior é a satisfação da vitória.

Segundo Bergson, um problema que inspira atenção é uma representação duplicada de uma emoção, sendo ao mesmo tempo a curiosidade, o desejo e a alegria antecipada de o resolver. É o desafio posto que impele a inteligência diante das interrogações, vivifica, ou antes vitaliza os elementos intelectuais com os quais fará corpo até à solução.

A própria vida cifra-se em constante mistério, um enigma constante que a humanidade procura solucionar o melhor e mais rapidamente possível. O obscuro nunca nos desampara, desafia-nos.

De prazer espiritual que se sente em desvendar incógnitas, desvanecimento de sobressair, simples divertimento, tudo conduz a que os homens do povo na sua singeleza através de simples adivinhas que andam de boca em boca, os letrados com bem urdidos trabalhos, os sábios na esfera da humanidade, acorram ao seu cultivo e decifração. – M. CONSTANTINO

 

Repórter de Ocasião (21 de MAIO de 2023)

NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.

 

 

*** DEDICATÓRIA: 

Com um grande abraço, muito sentido, de extraordinária Amizade, acompanhado de uma saudação especial e carinhosa, esta edição de “CRÓNICA OCASIONAL!” é dedicada a LS, LP, Daniel Falcão, Jartur, Salvador Santos, Detetive Jeremias, Lena Raposo, Maria Guilhéu, Maria Antonieta Carvalho, Rui Mendes, Rigor Mortis, José, Abrótea e Luciano.

 





















 













 








 

3 comentários:

  1. MTR
    Deve ter sido muito bom reunirem-se para matar saudades

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Deve ter sido espetacular esse convívio de longa data, voltar a reviver esses momentos. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 🙆🦉🖊📚 ⛄🎤📣 🥳 Ora viva, meus Amigos Maria Teresa Rodrigues e Ricardo Matos, Rainha-2022 e Rei-2019 deste lúdico espaço!! Foi, sem dúvida, uma reunião espectacular de excelente convívio e sã camaradagem! Foi falta de lembrança convidá-los para o convívio! Fica para uma próxima ocasião! Saudações! -RO (O Gráfico)

      Eliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.