PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 15 de maio de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 033

 🔎 Memórias do Policiário – 033 🔍

 

🕵️ O Gráfico

 

Inspector Pevides

José David Carvalho 🔍 👀

Especial

 

José David Carvalho, “Zé Pevides” para os Amigos, de Oeiras, usou o pseudónimo de “Inspector Pevides” na Problemística Policiária e é lembrado em Memórias do Policiário – O Gráfico ...por ter sido, durante muitos anos, o “Desenhador de Serviço” dos “bonecos” que ilustravam com mestria, sensibilidade e magia, as Secções Policiárias orientadas por mim, especialmente e com maior incidência em “DETECTIVE” e depois “O DETECTIVE ZONA A-TEAM”, sempre com uma disponibilidade de enaltecer e a troca de correspondência resultou numa profunda amizade, anos 80 e 90, do século passado, perdida pelas desarmonias da vida, mas retomada, agora, fortificada pelos sentimentos de outrora!

Ainda guardo, com bastante orgulho, exceptuando aqueles que se perderam na Tipografia que imprimia o Jornal de Almada, alguns dos seus gratificantes, belos e originais desenhos que sempre me fascinaram! Direi que encontrei no meu enorme Amigo “Inspector Pevides” a minha “alma gêmea” para completar com os seus desenhos a sensibilidade da minha imaginação e coincidir nos meus hobbies de “Policiarista” com a mesma semelhante maneira de pensar e o modo como ambos encarávamos esta temática genuína de desenvolvimento mental muito enriquecedor facto que nos levou a participar em Torneios de Entretenimento com o pseudónimo de “Duo Misterioso” e depois com “D. M.” onde conseguimos alguns triunfos... superando a “concorrência”! Eu, normalmente, elaborava os textos e o “Inspector Pevides” produzia os desenhos e esta junção de esforços, competência, originalidade e destreza (quase) não tinha comparação nas Secções do Algarve, em determinada altura, “Código Secreto”, “Clube Xis”, “Separata Policial” “Cantinho da TPA”, anexada ao “Clube Xis”, entre outras. Muitos Policiaristas, na história do Policiário, obtiveram os seus êxitos e deixaram as suas pegadas, em determinados momentos, por diversas Regiões, em inúmeras Secções... “O Gráfico” e o “Inspector Pevides” ambos, em sintonia, numa simbiose de entretenimento, usando o pseudónimo de “Duo Misterioso” e depois “D. M.” deixaram a sua pegada nas Secções do Algarve, beneficiando de sucesso comum!

Poucos Policiaristas visitaram Burgau e deliciaram-se com a estadia e os manjares da Dona Herlinda e do senhor João Rodrigues, os meus Pais -ainda hoje leio cartas do lendário “Sete de Espadas” a gabar-se de ter degustado as famosas “Lulas Cheias” (Lulas Recheadas!) -José David Carvalho (Inspector Pevides) foi um deles. Hoje, reatado o nosso contacto, diz-me...

“Confesso, sem qualquer rebuço, que sou um lírico, um ingénuo idealista, um pacóvio que se empenha em façanhas consideradas inúteis por muitos.”

“Mas o gozo interior que obtenho compensa a falta de lucro material ou de prestígio social.”

...tal e qual como eu me sinto, julgo e penso... tenho andado toda a vida em igual caminhada... ora, nada melhor para confirmar o atrás narrado, sentimentos recíprocos.

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS

O Gráfico 

 

JOSÉ DAVID CARVALHO

Inspector Pevides

Carta remetida a O Gráfico

15.MAIO.2023 

Olá, Luís,

Finalmente vou iniciar a escrita desta mensagem com bastante alegria, porque os contactos que tive contigo no passado, me trazem muito boas recordações.

A propósito, acho que é natural usarmos o tratamento de tu. Somos ambos reformados e, embora tenhamos boa diferença etária, não se justifica o formalismo do você para aqui você para acolá.

Vou tentar organizar o texto no sentido de não fazer desta um pandemónio confuso e caótico.

É que os assuntos que pretendo abordar são mais que muitos e variados.

Já não sei quando foram interrompidas as nossas trocas de correspondência.

Apenas recordo que em 1993 decidi recomeçar os meus estudos.

Curiosamente, passei férias no Burgau precisamente em 1991 e 1992.

Temo perguntar pelos teus velhotes. Passaram tantos anos … logo me dirás.

Pergunto também pelo irmão pescador. Como está ele?

Inscrevi-me na faculdade de letras da UL em 1994 através de exame extraordinário (vulgo ad hoc) e frequentei as aulas durante sete anos para obter licenciatura em História.

Foram uns anos muito apertados em termos de tempo livre e julgo que deve ter sido um dos factores que contribuíram para o meu afastamento das lides Policiaristas.

Recordo, por exemplo, que durante esses anos continuei a comprar o Mundo de Aventuras e outras revistas de BD, devido à maluqueira pela 9.ª Arte, que já vem de muito longe, e só depois de me reformar é que encontrei tempo para ler parte dessas publicações.

Que posso eu contar sobre este período (refiro-me aos anos de ausência de contactos contigo)?

Deixei de trabalhar no IMTT, onde tive diversos estatutos, começando por ser funcionário de uma empresa de serviços, passando depois a recibos verdes e finalmente através de uma empresa própria.

Ao ficar reformado, enchi-me de vontade de fazer e acontecer, mas uma coisa são os projectos e outra a sua concretização. Uns consegui, outros nem tanto.

Consegui, nomeadamente, escrever um livro de memórias. Livro não publicado mas que era um desejo muito antigo.

Confesso, sem qualquer rebuço, que sou um lírico, um ingénuo idealista, um pacóvio que se empenha em façanhas consideradas inúteis por muitos.

Só vendo se acredita nas coisas em que por vezes uso o tempo.

Mas o gozo interior que obtenho compensa a falta de lucro material ou de prestígio social.

Sobre os teus pais já aflorei um pouco receoso.

A nossa estadia na casa deles foi uma experiência fabulosa.

Recebidos como família sentimo-nos sempre bem-vindos. Não vou esquecer nunca os carapaus alimados feitos pela Dona Herlinda em nossa honra ou as belas cavalas fresquíssimas trazidas pelo teu irmão. Eu, que sempre fui avesso a vegetais e saladas, dei comigo a molhar o pão no molho da saladinha com orégãos feita de tal maneira que nem sei explicar.

Bons tempos.

Garanto-te que também eu fiz tentativas para te descobrir nas redes sociais mas foi em vão. O número de rede fixa que ainda cá tenho não resultou e o teu endereço era apartado. Se alguma vez tive a morada do Feijó perdi-a.

Depois de receber a tua carta voltei a tentar as redes e lembrei-me de pôr Felizardo.

Ora bem! Apareceste logo.

E pronto. Agora vou terminar esta que espero que seja a primeira de várias.

Recebe um abração daqui de Oeiras.

Cumprimentos à família.

Ao dispor.

INSPECTOR PEVIDES

(José David Carvalho)

 

PS:

Também guardei as páginas importantes do Jornal de Almada para não perder a recordação desses tempos heróicos.

Dirijo no facebook 3 ou 4 grupos. "Oeiras tem Amigos", "Adivinhas, charadas, enigmas", "Banda desenhada em Portugal" e outro fechado que é familiar.

Já me dão bastante que fazer.

 

 




JOSÉ DAVID CARVALHO

Inspector Pevides

Carta remetida a O Gráfico

31.AGOSTO.1989 

Caro Amigo Gráfico,

Ora eu podia lá deixar de corresponder ao pedido do responsável pelo “Detective”, para renovar o cabeçalho da secção mais policial do país?!!

É evidente que não. Apenas peço desculpa do atraso.

O boneco que envio, peca um pouco por falta de originalidade, mas é difícil (para quem não é um génio) desenvolver a imaginação num tema já tão batido.

Foi o que se pôde arranjar e foi feito de boa vontade.

Se for aproveitável, deixo ao seu critério o resto do texto.

Desejo-lhe muita saúde e despeço-me até à próxima oportunidade.

Um grande abraço do

Inspector Pevides


 

JOSÉ DAVID CARVALHO

Inspector Pevides

Carta remetida a O Gráfico

11.AGOSTO.1987        





 

C

ARO amigo,

Cá estou eu a escrever-lhe, agora em papel personalizado graças a si, para lhe agradecer muito todas as gentilezas de que me tem presenteado.

Quanto ao Torneio, tem sido alegrias atrás de alegrias, ou seja, tem sido “em grande” não é verdade? Não nos podemos queixar!!!

Gostei muito da fotografia do “Fotocópia”, creio que só não vê a intenção quem for cego.

Envio os bonecos para a última prova.

Espero que estejam de acordo com a sua ideia.

Envio também os recortes dos postais, creio que não fico cá com nada, mas se faltar algum, diga que eu procuro melhor.

Quarta-feira próxima (dia 12) espero viajar para Penamacor de onde conto regressar domingo (dia 16).

Também gostei bastante do conto. Vê-se que ao amigo não falta imaginação e facilidade em escrever.

Confesso que fiquei “em pulgas” para ver como é que o amigo vai elaborar a última prova do concurso.

Deve dar-lhe uma trabalheira do arco da velha, mas depois mande-me fotocópia para eu ter uma ideia, ok?

Mais uma vez muito obrigado por tudo (não calcula como fiquei contente com o papel e os sobrescritos) e um grande abraço, do

Inspector Pevides

JOSÉ DAVID CARVALHO

 

 

BLOGUE do “Repórter de Ocasião”

💖📝Este é o vosso Blogue RO! 👀

Sábado, 13 de Maio de 2023

⌛📖🔍🌷🚦 📲 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ ️

O Meu Aplauso! 🎉👏

INSPECTOR PEVIDES 🔍

Bem-Vindo

♛♛

“Somos grandes e tornamo-nos ainda mais fortes quando apoiamos e aplaudimos os nossos semelhantes!!

Blogue RO – ipse dixit

🎊👀

"A vida é uma passagem, goza-se, desfrutamos, sofremos, choramos, divertimo-nos e ficamos entristecidos, por vezes, mas aqueles que um dia se decidiram pelo Entretenimento do POLICIARISMO... e consideram salutar aderir, tornando-se SEGUIDORES, registados, no BLOGUE RO são insignes... predestinados! Seres humanos inigualáveis!!

O Gráfico - RO - Repórter de Ocasião

 

👏👏👏👏

 (José David Carvalho)

 📖🏆🎓🔍 reporterdeocasiao.blogspot.com

 

BOA-NOITE!

Os dias correntes têm sido de muita animação e entusiasmo... no Blogue RO, entre muita diversidade, a adesão de novos Seguidores tem sido excepcional, extraordinária, surpreendente, fraternal e deveras sublime e como uma cereja cintilante e de visualização altruísta em cima de um bolo... surgiu mais um membro para a nossa Família... registando-se com o número 223... o SEGUIDOR José Carvalho, talvez um nome comum... se não se tratasse de o grandioso, notável, ilustre e excêntrico "Inspector Pevides" um dos famosos Policiaristas das décadas de 80, 90, do século passado que brilhou na decifração, em dupla com" O Gráfico"... sob o pseudónimo, de ambos, "DUO MISTERIOSO"!!

 

Ele, José David Carvalho produzia os magníficos desenhos, com superior qualidade e mestria, eu, Luís Rodrigues dedicava-me a redigir os textos das respostas aos desafios, após conversação entre os dois! Triunfamos na Secção CÓDIGO SECRETO, num animado e diversificado Torneio onde foi necessário fazer de tudo... legendar fotografias, escrever um conto, decifrar testes, solucionar problemas policiários, entre outras tarefas! Fomos indomáveis. Em breve estas aventuras serão recordadas nas Memórias do Policiário – O Gráfico!

 

O "Inspector Pevides" (José David Carvalho ou "Zé Pevides"), agora Seguidor do Blogue RO n.° 223, foi o autor de muitos dos categorizados e caracterizados "bonecos" que ilustravam de um modo fascinante os textos da Secção Policiária "DETECTIVE" nos anos dourados de 1985 a 1997!!

Uf!

Grande abraço, meu distinto AMIGO!

Estamos aí... para as "curvas"...

O Gráfico  - RO

 

==========================================

 

 

SEPARATA POLICIAL

 

Numa determinada ocasião, quando os Fanzines e os Boletins fotocopiados de temática Policiária proliferavam por entre os Policiaristas... o “Inspector Pevides” e “O Gráfico”, usando o pseudónimo de “D. M.” foram protagonistas de uma inovação engraçada numa chamada “SEPARATA POLICIAL”!...

Apresentaram, de um modo inédito, uma solução de um Problema Policiário, desenhada e legendada e... convidaram os Policiaristas a apresentar uma Produção cuja resposta correcta fosse o conteúdo do exposto! Um gesto inovador repleto de criatividade! A história, conta-se, assim...

 


CAROS CONCORRENTES:

Apresentamos, nesta Secção, conforme prometemos, um Teste Policiário e... para surpresa vossa um Concurso inédito que nos foi desvendado pelos concorrentes: “D. M.” -que só agora sabemos tratar-se de uma dupla!!! Estes amigos, bons desenhadores, alvitraram fazer uma solução policiária desenhada, com alguns apontamentos onde, depois, os concorrentes, baseados nos dados lançados, escreveriam um Problema Policiário!!! Incrível. Quem quer tentar?... A ideia pareceu-nos engraçada e foi-nos dito que a produção seria do género técnico, pois, o conteúdo da solução apresentada assim o indica. Além do mostrado no desenho (ver o apresentado!) os Produtores terão também de considerar que devido ao bom tempo não poderia haver tempestade alguma, conforme o mentiroso milionário referencia e também ninguém da tripulação saberia que ele iria trazer a estatueta para terra, além de nunca descobrirem onde aquele a iria guardar!!! Também, os produtores poderão basear-se no facto de ser difícil o barco atracar numa Aldeia, com bom ou sem bom tempo, pelo que será mais uma peta do milionário!!! Enfim, esperemos que apreciem este passatempo inédito!! Pois, nós achamos a ideia engraçada; em vez dum problema apresentamos a solução!!! Façam vocês a história. O melhor trabalho será aqui divulgado e receberá uma medalha!!! Abraços policiários.

O Dueto

 

Ver... O Desenho... »»»»»»»»»»

  


LEGENDA DO 1.º DESENHO:

-Aqui vemos o Investigador Miguel visitando o local do crime. Eis o resultado das sias investigações:

-No dia 21 de Junho não há noite entre o Círculo Polar Ártico e o Pólo Norte, precisamente, no dia em que aconteceu o roubo e no local onde a aldeia se situava!

 

LEGENDA DO 2.º DESENHO:

-Logo, se não havia noite, não podia haver luar e o milionário mentiu! Fê-lo certamente para receber uma indemnização do seguro.

-Em qualquer compêndio de Geografia se pode verificar a inexistência de noite naquela zona da Terra durante o solstício de Junho.

O bronzeado do milionário também indica que ele esteve em Países quentes e não no frio!!!

 

==========================================

 

MÉRITO E HONRA para o 1.º LUGAR... atribuído ao Leitor que apresentou um texto e se identificou com o pseudónimo de “Não sei quantos” e... ganhou a medalha! O texto narrou, assim:

 


Era um edifício alto, de uns 6 ou 7 andares, talvez. Subi. Bati à porta do 4.º andar esquerdo, na qual se via uma placa dizendo “Miguel Sequeira – investigador privado”.

Ao que parecia, o meu companheiro das carteiras da escola primária não fazia grande negócio, já que por debaixo da tabuleta lia-se um papel manuscrito e pendurado por um canto com fita adesiva “Preços módicos”.

Finalmente, a porta abriu-se e dei de caras com o meu velho Miguel:

-Então meu caro, como vais? -perguntei eu. -Tu por aqui?! Não nos víamos há cerca de um ano!... -É verdade! -respondi. -E como vão os negócios? -Eu...

Nesse momento tocou o telefone. Miguel atendeu: -...Sim! -... ... ...

-Claro, claro! Vou imediatamente. -disse ele. Depois desligou o telefone, dizendo: -Se não tens nada para fazer, vem depressa comigo, porque tenho um caso para resolver: o milionário João Maciel quer que investigue o roubo de uma valiosa estatueta do séc. XVI, ocorrido durante a sua última viagem ao Pólo Norte!!! 

...Finalmente Miguel disse: -portanto, sr. Maciel, é este o ponto da situação: 1.º A estatueta foi roubada numa aldeia situada entre o Círculo Polar Ártico e o Pólo Norte, cujo nome você desconhece, pois, o navio que alugou só ali parou por acaso e aproveitaram para arranjar algum alimento extra e para passar uma noite em terra, pois tinham sido apanhados por uma tempestade; 2.º Diz o sr. que para passar a noite em terra, lavou a estatueta, por não confiar muito na tripulação. Diz também que o ladrão foi um membro da mesma já que você acordou com o barulho que ele fez e viu-o a fugir com a estatueta, à luz do luar, e envergando a camisola às riscas da tripulação; 3.º A estatueta foi roubada no dia 21 de Junho, por volta das 3 horas da manhã. 

-Acho que é tudo -disse, ainda, Miguel. -Claro, claro! -concordou o bronzeado milionário.

-Então, meu caro senhor, tenho o prazer de o informar de que vai ter umas férias prolongadas, não nos trópicos, mas na cadeia, por tentativa de simulação de roubo! Só mais uma coisa: qual era o montante do seguro?...

...Finalmente, cabe ao estimado Leitor resolver este “bico de obra” seguindo a dedução de Miguel Sequeira.

 

Blogue RO – 15 de MAIO de 2023

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 








"NOS DOMÍNIOS DA PALAVRA ESCRITA... O SENTIDO DA VIDA PROFUNDA, ANIMADA, CONFUSA, DRAMÁTICA, EMOCIONANTE, CRIADORA E FINALMENTE MISTERIOSA, É NA LITERATURA CHAMADA POLICIAL QUE ATINGE TODA A SUA PLENITUDE!






















Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.