PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 9 de setembro de 2023

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 057 👣 PEGADAS - ANEXO DA EDIÇÃO N.º 057 -- O GRÁFICO

 🔎 Memórias do Policiário – 057 🔍


🕵️ O Gráfico

👣 Pegadas...

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


Clube de Detectives

Daniel Falcão

 

*** As “Pegadas” de hoje, da 57.ª Edição das Memórias do Policiário – O Gráfico, vincam o apoio e a dinamização que o Site “Clube de Detectives”, do Insigne Confrade Daniel Falcão tem prestado ao Blogue do “Repórter de Ocasião”. Um espaço que aconselhamos a ser visitado semanalmente, às sextas-feiras.

O Gráfico

 

 

CLUBE DE DETECTIVES

Daniel Falcão

http://clubededetectives.pt/

danielfalcao@clubededetectives.pt

Sexta-feira, 8 de Setembro de 2023

Olá, Amigos!

Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7)

(7) A nossa sentida homenagem a SETE DE ESPADAS.

Na vossa companhia há 8304 dias!

© DANIEL FALCÃO, 2000-2023

 


 

2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Problema n.º 5


PODE PARTICIPAR
ATÉ 30 DE SETEMBRO

De regresso de um merecido período de férias na aldeia piscatória de Burgau, o Inspector Rodriguinho e o Ajudante Lumafero são confrontados, logo no início do mês de Setembro, com a investigação da morte de “Gulliver”, no Problema Policiário n.º 5 do 2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, organizado em memória de notáveis Policiaristas que se recordam com muita saudade – Sete de Espadas, M. Constantino, Detective Misterioso e Detective Invisível –, mais um original inédito de O Gráfico, intitulado Inspector Rodriguinho Investiga – Mataram o Gulliver. João Silvestre, de alcunha “Gulliver” era o líder incontestável, uma espécie de “Rei”, no bairro que, por acaso ou talvez não, o enaltecia – “Bairro do Gulliver”. Tratava-se de um bairro de má fama, muito problemático, em que todos andavam à socapa e armados… com armas de fogo, e no qual também residiam três rivais, dois deles que lhe equivaliam em tamanho, José Fortalhaço e Joaquim Musculoso, e um outro que lhe dava pela cintura, Jorge Baixinho. Um dia, “Gulliver” levou um tiro à queima-roupa, tendo morrido instantaneamente. Chamados a investigar o caso, o Inspector Rodriguinho e o Ajudante Lumafero não tiveram dúvidas em deter um dos seus rivais, entregando-o à polícia. Qual deles terá sido?

Relembramos que, após a leitura atenta do problema e respetiva resolução, a proposta de solução deverá ser enviada para reporter.de.ocasiao@gmail.com (outras formas de envio são indicadas no Regulamento), até ao dia 30 de Setembro, mas não esqueçam que as melhores propostas de solução e as soluções mais originais receberão pontos especiais.  

 


2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Solução do Problema n.º 4

Está encontrado o autor do homicídio de Manel Sombrio, investigado pelo Inspector Rodriguinho e o Ajudante Lumafero no Problema Policiário n.º 4Inspector Rodriguinho em Burgau - Um Corpo à Rabeleta. Trata-se de Joaquim Frenético Amador, pescador e caçador, a primeira pessoa que disse ter descoberto o corpo que andava de rabeleta à beira-mar! O Inspector Rodriguinho não teve dúvidas em apontar Joaquim Frenético Amador, já que ele jamais poderia ter visto o corpo de rabeleta (a rebolar) nas ondas do mar porque se tal tivesse acontecido o sangue vivo da ferida, causado pela faca de mato, não poderia ser visível… teria desaparecido pela acção da água do mar!

 


2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária – Resultados do Problema n.º 4

Com o Problema Policiário n.º 4, o número de concorrentes subiu para 58, se bem que “apenas” 48 concorrentes tenham apresentado propostas de solução a este problema; e, destes, três disseram presente pela primeira vez.

No topo da Classificação Geral, os concorrentes com a pontuação máxima, 40 pontos, reduziram-se para quatro, continuando separados apenas pelos pontos especiais (os quais possibilitam, de acordo com o regulamento, desempatar as respectivas posições na classificação): Detective Jeremias permanece na liderança (com 8 pontos nas melhores soluções), agora seguida por Duarte Cordeiro (4 pontos nas melhores e 6 pontos nas mais originais), Inspetor Moscardo (2 pontos nas melhores) e Os Mosqueteiros (sem qualquer ponto especial). Com apenas um ponto de atraso, 39 pontos, regista-se uma lista de 15 concorrentes, destacando-se também entre estes os que já obtiveram pontos especiais: LS (12 pontos nas melhores), Mac Jr. (6 pontos nas melhores), Búfalos Associados (4 pontos nas melhores e 2 pontos nas mais originais), Eduardo Oliveira (2 pontos nas melhores) e Inspector Pevides (10 pontos nas mais originais).

 

 



 

E porque há mais classificações para além da geral, também as classificações das melhores soluções e das soluções mais originais sofreram alterações. Na classificação das melhores soluções, a liderança passou para as mãos de LS (12 pontos), aparecendo nas posições imediatamente subsequentes Detetive Jeremias (8 pontos), Detetive Excalibur e Mac Jr. (6 pontos). Também na classificação das soluções mais originais, passaram a estar na liderança Inspector Pevides e Mali (10 pontos), aparecendo logo a seguir Detetive Excalibur (8 pontos). Por fim, na classificação do Prémio Combinado, para a qual apenas contam os concorrentes classificados em ambas as modalidades dos pontos especiais e em que o número de pontos corresponde aos respectivos posicionamentos em todas as classificações (por isso, quanto mais perto dos topos, menos pontos e melhor), o líder é agora Duarte Cordeiro (com 11 pontos – 2.º lugar no torneio, 5.º lugar nas melhores e 4.º lugar nas mais originais), perseguido por Búfalos Associados (19 pontos), Detetive Excalibur (26 pontos) e Paulo (32 pontos).

 

 

 


 







 

ARQUIVO HISTÓRICO DA PROBLEMÍSTICA

POLICIÁRIA PORTUGUESA

 

POLICIARISTAS - O GRÁFICO

 

ORIENTAÇÃO DE SECÇÕES

DETECTIVE (17.Janeiro.1986 – 7.Novembro.1986)

O DETECTIVE (21.Novembro.1986 – 21.Dezembro.1989)

 

PROBLEMAS POLICIÁRIOS:

LIGEIRA DISTRACÇÃO…

(4.Agosto.1977)

AMIGOS, AMIGOS…

(11.Maio.1978)

PODIA TER ACONTECIDO!…

(8.Fevereiro.1979)   

HÁ SEMPRE UM PORMENOR…

(17.Maio.1985)

MAIS UM ASSALTO!...

(18.Outubro.1985)

A ÁRVORE DE NATAL

(20.Dezembro.1985)

DETECTIVE, MENTIROSO E… CRIMINOSO!

(21.Novembro.1993)

AS TRÊS CHAVES…

(2.Setembro.2021)

PROBLEMA POLICIÁRIO

(21.Outubro.2021)

OS FOTÓGRAFOS DO BLOGUE RO

(3.Setembro.2022) 

SUICÍDIO OU HOMICÍDIO?...

(11.Setembro.2022)

O ASSALTO AO PATRIMÓNIO DE TERESA SILVA

(18.Setembro.2022)  

INSPECTOR RODRIGUINHO EM LONDRES - ENIGMA

(2.Maio.2023)

TESTAMENTO ENCRIPTADO

(2.Junho.2023)

MORTE GELADA

(2.Julho.2023)

INSPECTOR RODRIGUINHO EM BURGAU - UM CORPO À RABELETA

(2.Agosto.2023)  

INSPECTOR RODRIGUINHO INVESTIGA - MATARAM O GULLIVER

(2.Setembro.2023)

 

http://clubededetectives.pt/

danielfalcao@clubededetectives.pt

 



 

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 


Página Cultural de Divertimento

 

Repórter de Ocasião é um blogue coordenado por Luís Rodrigues (O Gráfico para a Família Policiária), uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Luís Rodrigues, o próprio Repórter de Ocasião, assume-se, na primeira pessoa (corroboramos que assim é, e muito mais!), como produtor de palavras cruzadas, charadismo e passatempos variados de entretenimento, autor de contos e problemas policiais, short story, com o pseudónimo de O Gráfico.

»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»»

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.