🙆 1, 2, 3...
Os Policiaristas andam FELIZES!
“Parabéns ao Sete de Espadas, que criou esta bela Irmandade.
Vic Key
“Este novo espaço “HORA DO CONTO” já começa a ser um caso sério ao trazer até nós originais trabalhos com histórias tão diversificadas. São contos muito bem desenvolvidas e, com narrativas que conservam o interesse na leitura e, ocasionalmente com uma pitada de criatividade e diversão.
Este conto de Vic Key é bem um exemplo disso!
Parabéns e obrigado pela participação e que venham de lá mais contos.
Virmancaroli
“Dick (homenagem a Dick Haskins) é o pseudónimo do meu gato Silvestre, que não gosta de miar e prefere atirar coisas ao chão quando quer chamar a atenção. Pregou-me um cagaço nada pequeno, uma noite em que ficou fechado, mas proporcionou-me este enredo e o mais perto que estive de vivenciar uma aventura policiaresca! :-)
Um abraço a todos. Sempre reconhecido a vós e ao nosso querido patrono Sete de Espadas, que criou esta tão bonita Irmandade de Detectives!
Vic Key
“Bom conto MALI, parabéns! Abraço!
O Pegadas
“☝ O Torneio de Decifração e Produção de Homenagem ao Cinquentenário da Secção do saudoso "Sete de Espadas", 🕵🂧️♤ "Mistério... Policiário" - TCMP - 1975 - 2025, arquitectado por um vasto número de Policiaristas, apoiado e aceite por todos os Blogues e Site do panorama actual da Problemística Policiária... já contou com a participação de 65 Concorrentes, 🖋 só na apresentação de "propostas de solução", pois serão mais, ainda, quando englobarmos os Produtores dos Problemas Policiários, como é o caso desta Etapa n.º 7, da Autoria de "Rigor Mortis", confrade que não está a solucionar!
📖🏆🎓🔍🧐 O momento é solene e gratificante e o que ficará para a HISTÓRIA é a HOMENAGEM AO “SETE” E À PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA... 50 ANOS DEPOIS!! Marque presença honre e dê prestígio ao Torneio! 👏👏👏
O Gráfico
“TORNEIO DO CINQUENTENÁRIO ENTRA NA SUA SEGUNDA FASE
O Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário” entrou no passado dia 1 de julho sua segunda e derradeira fase, com o seu sétimo enigma, que tem como autor o confrade Rigor Mortis. Ao cair do pano dos seus primeiros seis enigmas, as várias tabelas classificativas da prova são lideradas no feminino, com a Detective Jeremias a comandar a classificação geral na “decifração” e nas “melhores”, enquanto Mali avança imparável nas “mais originais”. No pódio das várias categorias, mas a grande distância das respetivas lideranças, posicionam-se Inspector Aranha e Inspector Mucaba, na decifração; O Pegadas e Detective Verdinha nas melhores; e Detective Jeremias, Arjacasa e Dona Sopas, nas mais originais. Mas tudo pode ainda acontecer nas seis etapas que faltam cumprir até ao termo desta iniciativa que pretende homenagear um dos mais destacados cultores e divulgadores do policiário de sempre: o saudoso Sete de Espadas!
Inspetor Boavida
“CONVÍVIO DE CONSAGRAÇÃO DO VENCEDOR DO CONCURSO DE CONTOS
Como é de conhecimento dos nossos seguidores, a encantadora Vila de Sintra recebeu no final de maio o convívio de consagração do vencedor do concurso de contos “Um Caso Policial no Natal”, promovido pela nossa secção. Participaram nesta jornada um total de quinze convivas, na sua maioria senhoras: Rui Mendes e Maria José Mendonça (Búfalos Associados); Paulo Viegas e sua esposa e filha, Ana Henriques e Sofia Viegas; Maria Helena Raposo (viúva do saudoso António Raposo, com quem formou a dupla A. Raposo & Lena); Maria Antonieta (Tieta, viúva do saudoso Cloriano) e a sua Amiga Paula Correia; Mimi (viúva do saudoso Pedro Paulo Faria, mais conhecido por Nove e Verbatim) e seu filho, Paulo Faria; Rigor Mortis; Luís Rodrigues (O Gráfico); Telmo Rodrigues (Fotocópia) e sua namorada, Jéssica Costa; e, claro, este vosso Amigo.
Inspetor Boavida
“Foi um prazer de muitos anos aguardar aos domingos pela secção “POLICIÁRIO”, do “Público” e muitas vezes ir de madrugada ao quiosque porque esgotava. Outros tempos, só comparáveis à corrida pelo Mundo de Aventuras. Obrigado, Luís Pessoa pelos momentos vividos.
Cidália
“Cidália, se a memória não me falha, era a CILA, estarei certo?
Se não for, peço perdão (às duas) pela confusão.
Um grande beijinho e agradecimento por ter sido e continuar a ser uma de nós.
Foram, de facto, grandes tempos!
Recordo, quando ia passar o fim-de-semana a Coimbra e ia ao Solum comprar o Público, às 8 da manhã havia duas ou três "montanhas" de jornais, mas às 10 horas já estava esgotado!
Inspector Fidalgo
“Boa noite, Luís Pessoa. Sou mesmo a Cila, Ci de Cidália e La de Lagos, onde vivo e nunca pensei que se lembrasse. Vou acompanhando o Policiário nos blogues e resolvendo alguns problemas, só para mim. Cumprimentos.
Cila
“O Blogue “A PÁGINA DOS ENIGMAS”, do Policiarista “Paulo” iniciou, hoje, a divulgação de uma rubrica designada como “POLICIARISTAS” que prevemos será de elevado mérito em catalogar, memorizar e homenagear aqueles que mais se têm dedicado ao “POLICIÁRIO”... nos últimos 50 anos!
O Confrade “Paulo” que igualmente é um estudioso do “Policiário” começou muito bem por lembrar o consagrado “LP” (Inspector Fidalgo), Luís Pessoa, um dos BALUARTES das Actividades Policiárias, também ele um dos “Príncipes Solucionistas-77” “baptizados” pelo saudoso “Sete de Espadas” quando iniciou na revista “Mundo de Aventuras” a Secção memorável de “Mistério... Policiário”!
O Luís Pessoa (LP) talvez seja o MELHOR ALUNO, O DISCÍPULO NÚMERO UM, O QUE MAIS SE NOTABILIZOU... E TRABALHOU... EM FAVOR DO POLICIÁRIO... desde aquele fabuloso e lendário ano de 1975!
»»» MUITOS PARABÉNS, PAULO, PELA INICIATIVA! MUITO MERECIDO... AO "LP"... NÚMERO UM... DESDE 1975!! 👏👏👏
O Gráfico
“XYZ-Magazine – Dezembro de 1979 a Abril/Maio de 1987
Foi há cerca de 45 anos, em Dezembro de 1979, que foi concretizado um dos projetos tão querido ao nosso estimado Mestre SETE, o lançamento de XYZ-Magazine, uma revista dedicada à História do Conto Policiário e de Ficção e Antecipação Científica. Parafraseando Luís Pessoa, tratou-se de um projeto em que o SETE arriscou tudo, avançando sem apoios monetários, apenas com a esperança de que poderia criar um grande clube de “Amigos do XYZ” que seriam no futuro o seu principal suporte.
As notícias da Liga de Amigos do XYZ continuavam no XYZ-Magazine Nº 4 de Maio/Junho de 1980 com a permanente divulgação da Campanha dos 650 Amigos, sem os quais nada é possível do muito que pretendemos e nos propomos. O objectivo imediato era fazer crescer o XYZ com mais 16 páginas. Para tal, desdobravam-se as formas de pagamento da respectiva assinatura, para que todos tivessem condições financeiras para proceder à sua adesão.
Ao mesmo tempo que se exortavam os assinantes a colaborar, neste mesmo número já se inseriam colaborações de Fátima Matos-Cruz, Natércia Leite, Lima da Costa e Hal Foster. Simultaneamente, adiantava-se “O 1º Livro a Sair…”, naquela que se pretendia fosse «a nossa célebre colecção». Tendo sido já referidos os 137 primeiros assinantes, a lista prosseguia com mais 64 novos assinantes, entre eles: o saudoso Tio Patinhas, estudante de Linhares-Louro (nº 146), o estudante de Portimão Gibat (nº 160), o director das finanças Constantino (dupla assinatura nº 174/175), o estudante de Bombarral Columbo (nº 177), o já referido viseense Hal Foster (nº 184) e o comerciante e escritor de Elvas Lima Rodrigues (nº 188).
Daniel Falcão
“Vou ser a última a enviar a resposta ao “Simplex” n.º 6! Estes últimos dois meses, a vida tem sido um "rebuliço" e nem tempo tem havido para vir fazer comentários! 😥
Detective Verdinha
“...Tens de comentar o tropeção do meu primeiro problema policiário, publicado no "Público Policiário" orientado por L.P., o senhor Luís Pessoa ou outros heterónimos! Foi uma asneirada, mas sim foi o primeiro e cometi um erro grave, mesmo assim o Luís publicou!
Abrótea
“Estimado Luís Rodrigues. Que enorme surpresa me fez com esta recolha do XYZ Magazine. Fico-lhe muito grato. Como os anos passam. Estou muito emocionado. Na minha foto do conto com 21 aninhos tinha cabelo para dar e vender... Hi! Hi!!
O Pegadas
“O Português é assim guarda tudo para o último dia, mas às vezes os últimos são os primeiros!... 😉
Mali
“Excelente trabalho do Domingos Cabral/Inspector Aranha. (PPPP). Para ler, reler e acompanhar. Abraços.
Luís Pessoa
“Essa Revista Flama (n.º 480), não se encontra no "mercado", só mesmo algum particular. Abraço.
Virmancaroli
“É pá, sabes mais do que eu! Tanta coisa de que já nem me lembrava! Obrigado pela colecção...
Arjacasa
“Era impecável o SETE DE ESPADAS! 👏
Mali
“Não posso deixar de dar os PARABÉNS à Detective Verdinha, pela Solução apresentada que é genuinamente racional.
Virmancaroli
“...Também, nós, Estimado Amigo "Vic Key"... aguardamos por novas "aventuras" (Problemas Policiários Desenhados)... do "Inspector Frigorífico"... que não é nada frio... em decidir mandar prender..., no imediato, os suspeitos!! Têm a palavra... a pena... caneta ou seja lá o que for... OS MOSQUETEIROS! Força! Adorei este Desafio!
O Gráfico
“Embora com atraso, por desconhecimento da data, caro “O Gráfico”, aqui vão os meus parabéns e votos para que continues sempre em grande forma nas tuas diversas actividades.
Clóvis
“Mais uma razão para não faltar ao convívio! E com uma "cunha" até poderá ser possível trazer uma de cada, (só para comparar, percebem?). Ser Fidalgo, mesmo nos dias de hoje, até dá vantagens!!! Sou um sortudo!!! Abraços.
Inspector Fidalgo
“Explicado o contexto no Policiário... já garanti aqui um novo candidato a Policiarista. Vamos lá ver se já vai entrar nas provas a decorrer. Ele diz que sim!
Virmancaroli
E... você!? 👀
Porque espera... para participar nos Desafios de Problemística Policiária...!?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.