PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 26 de julho de 2025

O Mês de Agosto vai ser Quentinho em... Policiário! 💡

Para acompanhar no Blogue... 🎡

http://localdocrime.blogspot.com/

salvadorsantos949@gmail.com

 

Desenho de "Inspector Pevides" - Anos 80


Mais... Policiário!

domingo, julho 20, 2025

O DESAFIO DOS ENIGMAS

LOCAL DO CRIME

Salvador Santos

VAMOS DECIFRAR ENIGMAS POLICIÁRIOS

NAS FÉRIAS DE VERÃO

 

"Nas próximas edições vamos ter um torneio especial de decifração de enigmas policiários, denominado Torneio de Agosto (as melhores, mais criativas e mais originais soluções), que premeia exatamente as soluções que se destaquem pela sua qualidade, inovação e originalidade, tendo por base três problemas inéditos da autoria do nosso saudoso confrade Pedro Paulo Faria, escritos em 2016, quando ainda usava o seu primeiro pseudónimo (NOVE), por ele adotado pelo facto de ser então muito NOvato nestas andanças do policiário, mas (segundo o próprio) já VElho de idade (e na altura tinha pouco mais de 56 anos…), vindo a afirmar-se como um dos maiores dinamizadores da atividade policiária, como seccionista, produtor, decifrador e júri de concursos.

NOVE nasceu em Leiria em 1936, vindo a falecer em Alfragide (concelho da Amadora) em 31 de agosto de 2018. Para trás ficava uma vida de grande dedicação à família e à sua profissão, ocupando os tempos livres preferencialmente em volta dos livros e da escrita. Ele, que viera das áreas da matemática e da química, voltava sempre às letras, razão porque tinha um grande prazer em resolver problemas de recreação matemática, enigmas e quebra-cabeças, e afirmava-se leitor assíduo de obras de divulgação matemática e científica, incluindo a policial, poesia e ensaios. E NOVE, que costumava participar em comunidades de leitores (reuniões para discussão de livros), depressa passou a ser presença assídua nos encontros nacionais de policiaristas, tendo sido membro ativo da Tertúlia Policiária da Liberdade, o que revela o seu apreço pelo convívio e pelo debate.

NOVE chegou a admitir, num breve autorretrato publicado no fanzine O Lidador das Cinzentas, da Tertúlia Policiária do Norte, editado em colaboração com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, que as respostas aos primeiros desafios policiários eram muito incompletas. Com o tempo foi se apurando, em especial depois de ter começado a participar na Tertúlia Policiária da Linha de Sintra, onde, em 1996, se iniciou como produtor para a extinta secção “Enigmas & Desafios” do jornal Notícias da Amadora e, logo a seguir, para a secção “Policiário” do jornal Público, onde viria a consagrar-se Campeão Nacional por duas vezes (nas temporadas 2001/2002 e 2003/2004), tendo sido também Policiarista do Ano e n.º 1 do Ranking da mesma secção, em 2003/2004, onde viria, alguns anos mais tarde, a adotar o pseudónimo VERBATIM (o que significa “literalmente, textualmente ou que reproduz com exatidão”). 

Mesmo quando não ocupa lugar no pódio, o seu nome (NOVE ou VERBATIM) aparece sempre entre os primeiros classificados nas provas em que participa, como decifrador ou autor de enigmas, afirmando-se sempre como um dos melhores de todos nós, não só nessa dupla qualidade, mas também como companheiro e amigo, justo merecedor desta simples, mas sincera homenagem, em forma de Torneio, cujo regulamento publicaremos na próxima edição (dia 1 de agosto).


GLORIOSOS TEMPOS DA TERTÚLIA POLICIÁRIA DA LIBERDADE (TPL). Em cima- da esquerda para a direita: Búfalos Associados (Rui Mendes); A. Raposo e Nove. Em baixo, pela mesma ordem: Búfalos Associados (Maria José); Lena Raposo e Mimi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.