PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 13 de julho de 2025

☝ O Clube de Detectives é para visitar TODOS OS DIAS!

Já saiu a edição (especial) de HOJE! 🖋

http://clubededetectives.pt/

É no "Clube de Detectives" que o Leitor encontra toda a informação Policiária e um pouquinho do Charadismo proveniente da dinamização do confrade "Arjacasa"! Trata-se de um arquivo digital de todo o presente e muito do passado... POLICIÁRIO! Habitue-se a visitá-lo porque encontra, sempre, ali, novidades!!
...HOJE, 13 de Julho de 2025, começou assim:
 
 

Domingo, 13 de Julho de 2025

 

Olá, Amigos!

Muito bom-dia… boa-tarde… ou boa-noite, conforme o momento do dia que tiverem para nos dedicar. (7)


O Policiário na Actualidade

Porque aos fins-de-semana há novidades no blogue Repórter de Ocasião, coordenado por Luís Rodrigues / O Gráfico, os domingos têm sido dias para edição especial do CLUBE DE DETECTIVES, desta vez para divulgar a 14ª Edição de Vitrina Policiária e dois novos contos do Borda D'Água do Conto Curto - 2020.

Convém não esquecer que amanhã, dia 14, é o último dia para o envio de propostas de solução relativas ao Problema nº 6 do 1º Torneio “Português Suave” - SimplexPaixão Assassina, uma compilação editorial de MDV, iniciativa promovida pelo blogue Momento do Policiário, coordenado por Virmancaroli. Mas também que, no dia seguinte, o CLUBE DE DETECTIVES terá mais uma edição especial para acompanhar o blogue Momento do Policiário na divulgação do sétimo problema deste torneio e acompanhar o blogue Repórter de Ocasião na divulgação de mais uma edição de Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa, obra com a assinatura de Domingos Cabral.

Também a aguardar o envio de propostas de solução até ao dia 31 de Julho, no blogue A Página dos Enigmas, coordenado por Paulo, está o Problema nº 7 do Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário”O Assassinato do Velho Milionário, um original de Rigor Mortis –, a iniciativa central da comemoração do cinquentenário (1975-2025) da secção “Mistério… Policiário”, orientada pelo saudoso Sete de Espadas na revista Mundo de Aventuras.

Mas a actualidade policiária não fica por aqui:

no blogue Local do Crime, coordenado por Inspetor Boavida, continuam a ser publicados problemas dos “velhos tempos” da já referida secção “Mistério… Policiário”;

no blogue O Inspector Fidalgo, coordenado por Inspector Fidalgo, continuam a ser divulgadas imagens de momentos inesquecíveis de tempos áureos do Policiário.

Como muitos dos nossos leitores são também adeptos das modalidades de charadismo e cruzadismo, relembramos que estas modalidades estão disponíveis nos blogues Charadas & Charadistas e Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas, ambos coordenados por Arjacasa.

De Regresso ao Passado

Esta semana continuamos a não ter novo problema da secção O Gosto do Mistério, mas voltaremos em breve com mais um problema publicado na longínqua década de 1950.

Nesta milésima ducentésima octogésima terceira semana do CLUBE DE DETECTIVES são recordados os seguintes enigmas de “outros tempos”: Dossier 12: O Saco Azul de A-Team, publicado em 2 de Janeiro de 1988 na secção Sábado Policiário; e Foi um Raio que o Partiu de Rip Kirby, publicado em 26 de Fevereiro de 2006 na secção Policiário.

Para aqueles que não tiveram a oportunidade de nos visitar no decurso da milésima ducentésima octogésima segunda semana do CLUBE DE DETECTIVES, os problemas recordados foram: Ajuste de Contas de Joe Lance, publicado em 7 de Novembro de 1987 na secção Sábado Policiário; e Smaluco no Tribunal de Inspector Boavida, publicado em 19 de Fevereiro de 2006 na secção Policiário.
 

O Blogue RO, Notícias 📰

Desde 23 de Dezembro de 2009

O blogue Repórter de Ocasião, coordenado por Luís Rodrigues – RO (O Gráfico no seio da Família Policiária), é uma Página Cultural de Divertimento, cujos objetivos centrais são a diversão e o puro lazer, com o intuito de fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão, visando o companheirismo e fraternidade. Embora tenha surgido originalmente como espaço dedicado à crónica desportiva sobre o Charneca de Caparica Futebol Clube é atualmente um dos principais divulgadores do Policiário.

Depois de algumas passagens avulsas pela temática policiária, salientam-se as actividades mais recentemente realizadas pelo Repórter de Ocasião, como são os casos dos dois torneios de entretenimento de problemística policiária, o primeiro durante o mês de Setembro de 2022 e o segundo de Maio a Outubro de 2023, e mais recentemente o Torneio Cultores do Policiário, numa homenagem a Jartur, Big Ben, Inspector Aranha, Inspector Boavida, L. P.  (Inspector Fidalgo) e Daniel Falcão.

Durante o ano de 2025, o blogue Repórter de Ocasião é um dos quatro blogues parceiros envolvidos no Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário”, dedicado à comemoração do cinquentenário da secção “Mistério… Policiário”, orientada pelo saudoso Sete de Espadas na revista Mundo de Aventuras.


Borda D’Água do Conto Curto - 2020 – Março/Abril

Após a apresentação dos contos curtos do projeto Borda D'Água do Conto Curto, relativa ao ano de 2018, gizado por uma dupla de policiaristas de elite, Detective Jeremias e A. Raposo, e também concluída a divulgação dos contos do Borda D'Água do Conto Curto - 2019, já estamos a publicar os contos do Borda D'Água do Conto Curto - 2020, os quais podem ser lidos dominicalmente no blogue Repórter de Ocasião. Tal como na edição anterior, aos dois autores promotores (que partilharam os contos na primeira edição) juntaram-se outros dez autores, pelo que cada um dos contos mensais tem uma assinatura única. Hoje são publicados os contos relativos aos meses de Março e Abril, assinados por Inspector Moscardo – “Era Prima Mas Não Era Vera” – e por – “Há Muito Tempo”. No próximo domingo, dia 20 de Julho, o CLUBE DE DETECTIVES regressa com mais uma edição especial para divulgar os contos relativos aos meses de Maio e Junho de 2020, assinados por Inspector Moscardo e .

 

Vitrina Policiária – Edição nº 14

A Vitrina Policiária do Inspector Aranha tem uma nova edição todos os sábados no blogue Repórter de Ocasião e é dedicada a todos os leitores interessados em completar as suas colecções policiais… de livros e revistas… a preços módicos. Já está disponível a Edição nº 14, a qual inclui novas promoções, concretamente: (1) Arquivos do Crime – Casos Reais, vários números deste projecto editorial de Artur Varatojo, publicado em 2003; (2) Antologia Policial Dick Haskins, nº 9 publicado em 1969, Edições Dêagá; (3) Histórias de Mistério e Imaginação, de Edgar Allan Poe da editorial Verba; (4) A Arma Secreta, autor: Gentil Marques, 1940, Editora Argo; (5) Antologia de Literatura Policial “Corvo”, edições Surpresa, editado em 1954. Mais elementos sobre estas obras e sobre a respectiva aquisição podem ser consultados no blogue Repórter de Ocasião

 

Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa

Estávamos a 18 de Setembro de 2020 quando Domingos Cabral iniciou na secção Correio Policial, publicada no Correio do Ribatejo, a divulgação da sua obra Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa (PPPP). Agora, num dos períodos mais relevantes que o Policiário vem atravessando, esta divulgação é justamente recuperada pelo blogue Repórter de Ocasião, com publicação em todos os dias 15 e último de cada mês, tendo iniciado no passado dia 15 de Dezembro de 2023. Esta divulgação estará repartida num total de setenta e duas edições, prevendo-se a sua conclusão para o final de 2026, mesmo a tempo de comemorar o Centenário da Problemística Policiária em Portugal… em 2027!

O CLUBE DE DETECTIVES continuando com o seu papel de arquivo digital da problemística policiária, disponibiliza a edição mais recente dos Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa (PPPP), a 38ª Edição, publicada no blogue Repórter de Ocasião no dia 30 de Junho, prosseguindo com o Ciclo “Reinaldo Ferreira – Repórter X” e o Concurso dos Contos Misteriosos publicado no jornal “O Primeiro de Janeiro”, corria o ano de 1927 – ano do nascimento da problemística policiária. Nesta nova edição é disponibilizado o conto “O Vulcão de Estrelas”. A próxima edição será publicada no dia 15 de Julho no blogue Repórter de Ocasião e posteriormente disponibilizada no CLUBE DE DETECTIVES.

💖Muito Obrigado!

Saudações Policiárias

RO O Gráfico

1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.