PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Como Vamos de Policiário! Últimas do Torneio TCMP🔍

🧐 📬E... não só!👀


📰 📖 📑✒🔍🎓

 


O POLICIÁRIO NA ACTUALIDADE…

Encerra hoje uma das componentes do Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário”, a iniciativa central da comemoração do cinquentenário (1975-2025) da secção “Mistério… Policiário”, orientada pelo saudoso Sete de Espadas na revista Mundo de Aventuras, com a publicação das classificações finais em Decifração: a respectiva Classificação Geral, a classificação nas Melhores Soluções e a classificação nas Soluções Mais Originais, imediatamente após a divulgação dos resultados do último problema no blogue Momento do Policiário, coordenado por Virmancaroli. Em breve, tal como determinado pelo Regulamento, será divulgada a classificação relativa às produções, a qual está ao cuidado dos confrades Big Ben e Inspector Fidalgo.


http://clubededetectives.pt/

clubededetectives22@gmail.com

 

  

( aqui no blogue mensalmente aos sábados )

| PC - 02 |

SINAIS DE FUMO

Os vizinhos. juntaram-se na rua . Observavam os bombeiros que combatiam as chamas .
Um bombeiro saiu pela porta da frente, trazendo o canário da família, que grasnava, e passou a gaiola a Vicente .
- Consegue cuidar do pássaro até ao regresso da mulher ?
- Claro – respondeu Vicente.
Vicente não sabia como é que o vizinho conseguia dormir durante um incêndio, e, ainda por cima, com aquele maldito pássaro no quarto . O barulho do pássaro era tal que não deixava Vicente dormir durante a noite. Os canários só deveriam cantar de manhã, mas este estava sempre a grasnar .

Nessa altura os paramédicos saíram pela porta da frente. Traziam um corpo numa maca. O estômago de Luísa ficou todo embrulhado quando viu o corpo sem vida do vizinho . Vicente ouviu um paramédico dizer : - Encontrei-o na cama .

O velhote não fumava ,  mas naquele noite uma vela deixada acesa poderia , não sabe-se ainda, ter sido a causadora do incêndio .
Que forma horrível de morrer – por inalação de fumo, disse Luísa calmamente a Vicente.
- Ele não morreu por inalação de fumo – disparou, de repente . Vicente . - Antes do incêndio ter começado, já ele estava morto.


Pergunta-se : O que é que levou Vicente a concluir isso ? 

Pode enviar as suas respostas até ás ... 24h00 do dia 16 ... , deste mês de Janeiro 2026, para viroli@sapo.pt
No dia 17 será publicada em simultâneo, a solução e assim bem como o desempenho ( de 1 a 5 ) de todos os participantes neste " Problema Curto " !

https://momentodopoliciario.blogspot.com/

viroli@sapo.pt

  

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 197



Lista das postagens previstas para o próximo mês de janeiro.


Dia 1 - Noticiário sobre o que se passa nos outros blogues dedicados ao policiário.

Dia 2 - Republicação de um conto de M. Constantino. 

Dia 4 - Mais um post dedicado à literatura policiária. Nesta publicação é relembrada uma série: Charlie Chan. 

Dia 7 - Publicação das pontuações obtidas pelos concorrentes que enviaram a solução do teste número 9 do Torneio Quem é?. Também será publicada a classificação final.

Dia 9 - Mais um post da rubrica Um torneio de outros tempos. Recorda-se um torneio publicado numa secção orientada por Sete de Espadas.

Dia 10  - Publicação da prova nº 1 do Torneio de Fórmula 1 Policiária e Torneio Paralelo de Homenagem à Geração de 70.

Dia 12 - Publicação do primeiro texto de Luís Pessoa sobre a Geração de 70.

Dia 13 - Relembrando um policiarista: O Gráfico.

Dia 15 - Início de mais uma série de posts. Esta é dedicada aos detectives criados pelos policiaristas na elaboração dos seus problemas.

Dia 17 - Mais uma edição de Humorismo Policiário. Uma anedota com o título: A cigarreira.

Dia 18 - Publicação de critérios usados na seleção das melhores soluções e na originalidade.

Dia 19  - Mais um Enigma Curto para resolução rápida: Os buracos e a água.

Dia 20  - Publicação da lista de Grandes Prémios que farão parte do Torneio de Fórmula 1 Policiária

Dia 22  - Publicação sobre a adaptação cinematográfica de um livro de Frank Gruber.

Dia 24  - Apresentação da solução do Enigma Curto.

Dia 25 - Indicação da lista dos problemas a publicar no Torneio de Fórmula 1 Policiária e Torneio Paralelo de Homenagem à Geração de 70.

Dia 27 - Hoje, há um post sobre Kerry Drake, mostrando a ligação entre a banda desenhada e o policial. 

Dia 31 - Publicação da listagem de posts previstos para o mês de fevereiro. 

https://apaginadosenigmas.blogspot.com/

apaginadosenigmas@gmail.com

 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

FARO - 1981

 

IV CONVÍVIO DO ALGARVE

FARO, 25 DE JULHO DE 1981

https://inspectorfidalgo.blogspot.com/

lumagopessoa@gmail.com

  

localdocrime
quinta-feira, janeiro 01, 2026
  O DESAFIO DOS ENIGMAS - edição de 1 de janeiro de 2026

            UM ANO NOVO CHEIO DE PROBLEMAS POLICIÁRIOS

Arrancam hoje o Torneio de Decifração “Solução à Vista” e o Concurso de Produção “Mãos à Escrita!”, com a publicação do Problema nº 1 das duas provas, da autoria de Paulo, que ocuparão durante ao longo deste ano (e parte de 2027) as meninges dos nossos confrades. No primeiro caso, compete-lhes resolver crimes de vária tipologia e acusar de seus autores, submetendo ao orientador desta secção relatórios o mais circunstanciados possível sobre as situações em apreço. No segundo caso, cabe-lhes avaliar a qualidade dos enigmas propostos, atribuindo aos seus autores a pontuação correspondente após ser conhecida a chamada “solução oficial”. Assim sendo, os confrades que “vistam a pele” de detetives têm exatamente um mês para decifrar cada problema antes do prazo expirar (ou seja, até ao último dia do mês correspondente), enviando a pontuação atribuída a cada original até ao final do mês seguinte. Para que não haja dúvidas sobre esta mecânica, recordaremos os regulamentos das duas provas em próximas edições.

 

Torneio de Decifração “Solução à Vista!” – 2026

Problema nº 1

A Vingança, de Paulo

“Eram todos assassinos contratados, responsáveis por terem morto os meus pais e os meus irmãos. Ou, separando-os por géneros: quatro assassinos e uma assassina. Era o crime organizado a exercer o seu poder sobre quem não pagava. Eu escapei e planeei a vingança que pretendia executar. Escondido, vivendo nas sombras, eliminei-os a todos, com requintes de vingança. Muitos tiros em cada cadáver. Primeiro, para fazer doer, aterrorizar; só o último tiro era para matar. Num dos corpos dei quatro tiros, sete noutro, oito num terceiro, e nos outros dois cadáveres ficaram dez e doze projéteis respetivamente. Contei-os um a um em voz alta, olhando os criminosos nos olhos. Vi a dor e o sofrimento, mas soube-me bem. O meu ódio subia acima do terror deles.

Agora, que cumpri a minha missão, posso partir. Nada me prende a ninguém nem a nenhum local, depois de ter realizado todo o percurso que planeei ao pormenor. Todos os detalhes se encontram gravados na minha mente, tanto foi o tempo e as vezes que pensei neles.

Os cinco corpos ficaram espalhados por Portugal. Fecho os olhos e vejo-me a contar um número ímpar de tiros naquele corpo que se contorceu naquele local que eu lhe tinha destinado, que não foi em Beja nem em Gondomar.

Foram anos na procura. Eu sabia os seus nomes. Aqueles pelos quais eram conhecidos. Nomes profissionais. Profissionais da morte.

Recordo o corpo que desmembrei em Sagres, depois de lhe incrustar um número par de projeteis, e que também não foi o da Ana Luísa, a assassina sorridente. Foi o único que levou mais tiros do que o número de letras do nome.

Naquele sofrimento que eu lhes produzia, houve um que avisei antes de começar:

– Vais levar um tiro por cada letra do teu nome. – E assim foi. Certinhos. Eu disparava e depois dizia a letra. Só não ouviu a última.

Em Gondomar deixei um corpo com metade dos projéteis com que enfeitei o João Ramadas. Soube-me bem!

Na vingança que exerci na Maia, deixei no cadáver um número par de balas, apesar de não ter sido o corpo para onde mais disparei. Antes de aí fazer cumprir o destino, já a Ana Luísa e o José Ramos tinham sido eliminados.

Lembro-me com nitidez do Martinho Neto a implorar, de lagrimas nos olhos, enquanto eu ia carregando no gatilho vagarosamente. Foram vários tiros. Quando o matei, os seus apelos faziam-me lembrar palavras semelhantes, de outros assassinos que eu já tinha eliminado antes.

Era apenas mais uma morte. O cumprimento de uma missão. Para cada um dos corpos sobre quem eu disparava, já tinha definido anteriormente a receita que lhe estava destinada.

Que hei de fazer agora? Cumpri o meu destino. Corpos espalhados pelo país, de Sagres a Gondomar, passando pelo Fundão. Nem um escapou, mesmo aquele que mais foi difícil de encontrar, o Ivo Silva. Se calhar, por isso levou menos tiros que todos os outros.

Agora, que já cumpri o caminho que tracei para mim, só me resta morrer.”

Esta foi a carta encontrada junto de um corpo, aparentemente vítima de suicídio, que apareceu numa rua do Bairro do Restelo, em Lisboa, com um tiro na fronte e a arma junto do corpo.

As autoridades abriram a boca de espanto. Havia algum tempo que tinham notado o desaparecimento de alguns profissionais do crime, mais propriamente de alguns elementos que se sabia que tinham por função cometer assassínios, mas nunca tinham percebido o que lhes acontecera. Simplesmente, tinham desaparecido de todas as informações que eram recebidas pela polícia. Parecia que agora tudo estava esclarecido. Tudo fizera parte de uma longa e pormenorizada vingança.

Após o surgimento daquela carta, a Polícia Judiciária ainda tinha um trabalho longo pela frente: tentar encontrar os corpos, e a carta era uma primeira pista.

A partir das informações na carta podem também os leitores dar a sua contribuição para ajudar as autoridades policiais, indicando em que localidade cada vítima foi encontrada e com quantos tiros foi morta.

E pronto, por agora, ficamos à espera das vossas propostas de solução a este primeiro problema, que devem ser enviadas até dia 31 de janeiro de 2026, através dos seguintes meios:

a)     por email, através do endereço eletrónico salvadorsantos949@gmail.com;

b)     por correio, através do endereço postal Salvador Santos / rua Quinta do Modelo, 40 / 2820-261 Charneca de Caparica;

c)     entregando em mão própria ao orientador da secção, onde quer que o encontrem.

E, já sabem, não se esqueçam de identificar a proposta de solução enviada com o vosso nome (ou com o pseudónimo adotado). 

http://localdocrime.blogspot.com/

salvadorsantos949@gmail.com 

 

1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.