🦉 📚 ☝ Este é o vosso Blogue RO! 👏 ✌ 👍
📲 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 👀
⌛ 📖 🔦 reporter.de.ocasiao@gmail.com ️📰📈
💑 🎓 Concursos 👑 "Rainha” 👸 e “Rei” 🤴 🏰
"Homem" 👨 e "Mulher" 👩 dos "GOSTOS"!👌
🧐 POLICIÁRIO 🕵🂧
39 - Tropeções... Policiários!💣
AQUILO… ERA POLICIÁRIO!
ISTO É… POLICIÁRIO!
Feliz 2026, para TUDO… e para TODOS!
===================================
»»» SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS «««
O Gráfico – RO 🕵️
Repórter de Ocasião
Luís Rodrigues 🖊
“A Secção Policiária “Código Secreto”, do Jornal “Barlavento” marcou também, extraordinariamente, uma Época na História do POLICIARISMO PORTUGUÊS! É justo que se mencione o seu criador inicial e mentor do projecto, o distinto Confrade FERMAN (Fernando Vieira) que entre o primeiro número (31 de Agosto de 1983, Barlavento n.º 368) até à Secção n.º 208, 25 de Novembro de 1987, última edição sob a sua orientação, abriu as páginas do seu “Código Secreto” a todas as opiniões, controversas, ou não, de todos os Policiaristas da altura, pelo que algumas polémicas se instalaram, mas de modo livre e democrático, como era apanágio do FERMAN, tudo se publicava... levando o “Código Secreto” a ser uma janela de transparência... talvez mal aproveitada pelos “guerreiros” Policiaristas que viam naquele espaço uma oportunidade para “disparar” em todas as direcções... talvez uma antecipação daquilo que são as redes sociais de hoje... digo eu!
...Enfim... são águas passadas!
Assim eu tivesse tudo organizado e catalogado, sobre o POLICIÁRIO, como tenho religiosamente ARQUIVADO a minha passagem (de “O Gráfico”) pelo “Código Secreto” onde fortifiquei uma duradoura AMIZADE com o Fernando Vieira para toda a vida!
Do número de “Código Secreto” 209 (3 de Março de 1988) até à Secção final, datada de 29 de Dezembro de 1988 (n.º 250), a Orientação e Cooordenação passou para “DANIEL SILVA” pseudónimo de HUMBERTO TEIXEIRA, se não estou enganado, onde igualmente se tornou numa Secção Histórica pela publicação em episódios curtos, escritos por muitos Policiaristas, de um CONTO/NOVELA: “NÃO HÁ CRIMES PERFEITOS”. Todas as semanas saía uma publicação de um Policiarista diferente que dava continuidade ao desenvolvimento da História. Uma iniciativa de grande mérito e sensacional.
- O Gráfico
Nota:
Fica prometido, depois da recordação do Torneio “FAZ TUDO”… (re)publicarmos o CONTO/NOVELA “NÃO HÁ CRIMES PERFEITOS”, editado na Secção “Código Secreto” e produzido, em episódios, por uns quantos Policiaristas da década de 80, numa “maratona” diária… aqui, no “Blogue do Repórter de Ocasião”!
CÓDIGO SECRETO N.º 1 – 31 de Agosto de 1983
O problema policiário é considerado, muito justamente, o desporto mental mais completo pois proporciona aos seus praticantes o desenvolvimento do raciocínio e da cultura geral, convidando à recolha de documentação diversa, com vista à fundamentação das soluções escritas. Deste modo, postas à prova as capacidades literárias, os policiaristas têm ensejo de escrever regularmente, arquitectando as suas respostas o mais correctamente possível, porque a forma e o conteúdo são ambos factores decisivos para a conquista dos primeiros lugares nas várias competições que são promovidas um pouco pelas publicações que dedicam espaço a esta modalidade.
Em traços forçosamente largos esta é a essência do policiário.
"Barlavento" tem, aliás, antecedentes na divulgação deste passatempo, já que há uns anos atras publicámos a "Passarola" da responsabilidade de Gibat.
A partir deste número, e na sequência do movimento gerado pelo "Clube X" – revista de especialidade em edição do FAOJ (FARO) – vamos utilizar este espaço para "aliciarmos" os nossos leitores à prática desta acessível e enriquecedora forma de "passar o tempo".
A partir de 1 de Abril de 1987 o «Código Secreto» vai dar guarida ao FAZ TUDO – conjunto de provas que irá testar os leitores em diversas áreas, permitindo-lhes mostrar as suas capacidades de imaginação, cultura geral, humor, estilo literário, engenho e arte, sensibilidade, dedução, etc.
O concurso abrangerá 8 etapas, sendo os temas propostos, quinzenalmente, suficientemente diversificados para pôr à prova a imaginação e a argúcia de todos os participantes.
O prazo limite para o envio dos trabalhos e soluções será de 30 (trinta) dias úteis – carimbo dos CTT, – a contar do dia seguinte ao da publicação de cada etapa.
A avaliação do conjunto de «respostas» caberá a um júri de três elementos ligados ao jornal "barlavento" e ao NPB.
As classificações por cada tema respeitarão uma ordem qualitativa decrescente: o primeiro classificado por etapa receberá 1 ponto, o segundo 2, assim por diante.
A direcção do semanário "barlavento" oferece um valioso troféu ao concorrente que no conjunto das provas tiver somado o menor número de pontos.
Estão previstos outros prémios a distribuir no final pelos participantes mais bem classificados, além daqueles destinados aos três melhores concorrentes e a dois bafejados pela sorte, em cada etapa.
A divulgação dos resultados definitivos será efectuada no «Código Secreto» em Agosto de 1987, prevendo-se que a entrega dos prémios decorra em convívio organizado, para o efeito, em Setembro próximo.
Os casos omissos serão resolvidos pelo júri.
Recordamos a todos os leitores que o FAZ TUDO é constituído por 8 provas diferentes e que os melhores classificados desse «combinado» de etapas receberão uma interessante colecção de prémios, de onde se destaca, evidentemente, o troféu destinado ao vencedor, numa oferta da administração do semanário «barlavento». Contudo, preferimos não dar demasiada ênfase aos prémios porque a essência do FAZ TUDO inspira-se nos desafios que coloca às capacidades dos seus concorrentes e no significado que, para eles, cada prestação representa.
Estas são algumas opiniões sobre o FAZ TUDO, recolhidas ao acaso, reveladoras do ineditismo e da surpresa que um certame com estas características possuiu, na perspectiva de leitores e concorrentes. Não se pretende com o conjunto de impressões, ora divulgado, realizar qualquer tipo de «propaganda» (fora da integridade moral que presidiu à organização do FT) mas somente exemplificar quanto está a ser grato para quem o idealizou e promoveu verificar o interesse e o entusiasmo dos poucos, mas valorosos concorrentes:
A LAMPADINHA, MASC e O GRÁFICO — ...O FAZ TUDO é o torneio que nos deu mais gozo concorrer, pela sua originalidade e pelos belos momentos de confraternização que nos tem proporcionado, quando elaboramos as soluções...
BIG BEN — ...Bem longe estava de supor que o FAZ TUDO abarcaria aspectos tão diversificados. É certo que o título, por si só, sugere a eventualidade de um universo de hipóteses; todavia, sinceramente, jamais pensei que «isto» seria assim...
HUMBERTO TEIXEIRA — ...0 FAZ TUDO é, apesar de tudo, bom por ser diferente, por incluir um leque largo de testes à capacidade dos concorrentes e por fazer prevalecer a qualidade...
DETECTIVE ALCOPAS — ...Este torneio está a ser-me muito grato, não em termos de classificações, mas sim em termos de descoberta de mim mesmo! Estou sentindo um gozo tremendo com este FAZ TUDO, é óptimo, e só espero que haja outro nos mesmos moldes...
TAKA TAKATA — ...O excelente FAZ TUDO lá continua em força! Apesar de decorrer numa época muito «apertada» para mim, devido a variadas actividades onde estou envolvido, vou tentar não falhar muitas provas, pela satisfação que me proporcionam...
MAC JR — ...Devo dizer do FAZ TUDO, que me está a ser surpreendentemente favorável, que no início não tinha pretensões a ser nada mais que um simples concorrente, mas cada vez lhe dedico maior afinco e foi com satisfação que – em recente feriado – me fechei no quarto toda a tarde para elaborar uma das provas...
🦉🦉🦉📖❔ REGRESSAREMOS NA PRÓXIMA SEMANA COM A DIVULGAÇÃO DA PROVA N.º 1, SOLUÇÃO E CLASSIFICAÇÕES DOS CONCORRENTES QUE PARTICIPARAM NESTE INOLVIDÁVEL TORNEIO “FAZ TUDO”!
📔Recordações
Felizes! 👌🧐
















Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.