PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

🔎 MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 080 * Torneio Cinquentenário "Mistério... Policiário" - TCMP 1.º Aniversário "MA/MP" Gémeos Bazooka e Zarabatana

🔎 Memórias do Policiário – 080 🔍

 

  🧐 O Gráfico 🕵️

 

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/
⌛ 📖 🔦  reporter.de.ocasiao@gmail.com 🖊📱

 


 

 

Memórias do Policiário 080

Torneio Cinquentenário 
MISTÉRIO...POLICIÁRIO

TCMP – “Sete de Espadas”

 

  

Os Gémeos

= Investigador Bazooka =

= Inspector Zarabatana =

1.º Aniversário (1975-1976)

MA/MP (Março)

 

 

 

 

 

80 EDIÇÕES das Memórias do Policiário – O Gráfico OITENTA que se completam com esta edição e, inevitavelmente, com o indispensável anexo da rubrica “PEGADAS” que as acompanham e enaltecem!

        No primeiro dia 7 (SETE) deste ano de 2026, continuamos a recordar aquilo que foi o inesquecível “Mistério… Policiário” do famigerado “SETE DE ESPADAS”, cuja justa homenagem foi realizada em 2025, pelo seu CINQUENTENÁRIO, em honroso Torneio de Decifração e Produção de Problemística Policiária, através de todos os Espaços online que se dedicam ao POLICIÁRIO, num momento ÚNICO nas Actividades Policiárias!

        Ora, nas centenas de jovens que nasceram para o POLICIÁRIO naquele ano de 1975 e seguintes… muitos se tornaram referenciados e a dupla de gémeos “Investigador Bazooka” e “Inspector Zarabatana” ficaram nessa história pela adesão imediata à Secção do “Mistério… Policiário” e por se tornarem fãs dos Convívios e admiradores indefectíveis do “SETE”!

        O “Investigador” tornou-se (ainda) mais notado porque depressa produziu Desafios Policiários que foram publicados no “Mistério… Policiário”, isolados e em Torneios e chegou até ao “Enigma Policiário” do “Inspector Aranha”! O “Inspector”, creio, nunca chegou a escrever nenhum Problema Policiário!

        Ambos marcavam presença nos Convívios e a sua irreverência, no bom sentido, acções de brincadeira, juntamente com o “Satanás”, outro jovem, entre outros, animavam de sobremaneira aquelas Confraternizações!

        E foi, precisamente, num Problema Policiário, da Autoria do “Investigador Bazooka” que “O Gráfico” viu publicada no “Mistério… Policiário” a sua solução ao “caso”, como a MELHOR… e daí “nasceu” a CARMEN! Facto que será recordado na Edição das “PEGADAS”, como anexo, deste número!

        No primeiro Aniversário da Secção “Mistério… Policiário”, os Gémeos “Bazooka e Zarabatana” escreveram uma carta ao ilustre “Sete de Espadas” onde mostram toda a sua devoção… ao MESTRE! É essa carta que reproduzimos nesta edição das minhas memórias!

        Nessa missiva, os “Gémeos” diziam:

 

Na tua secção os «velhos» tiveram oportunidade de ensinar os «novos» para que estes por sua vez quando já forem «velhos», ensinem outros «novos».

 

        …E, pelos vistos, passados 51 anos… não se enganaram!

 

ISTO É… O POLICIÁRIO!

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.

O Gráfico

 

 



* O POLICIÁRIO também se fez notado e se emancipou, tornou-se fraterno, bastante sério, familiar, único (!) e exemplar, valorizando-se, magistralmente e inequivocamente, repleto de entusiasmo, criatividade, perseverança e fraternidade, graças à generosa participação dos jovens, muito jovens, com 11, 12, 13, 14 e 15 anos, que surgiram no saudoso “MISTÉRIO… POLICIÁRIO” da Revista “MUNDO DE AVENTURAS”!

Os “Gémeos” “Investigador Bazooka” e “Inspector Zarabatana” foram dois desses miúdos e muito nobremente, 51 anos depois, são hoje lembrados, com muitas saudades!

 

 

O Policiário, mais concretamente na sua vertente de Problemística Policiária, é uma arte cultural e um desporto mental que gera o desenvolvimento das “células cinzentas” e tem proporcionado ao longo dos anos, montanhas de camaradagem, entretenimento e convívio entre os seus praticantes! - O Gráfico

 

Página do Leitor

Mundo de Aventuras – Mistério… Policiário

1.º Aniversário 1975 (Março) 1976

Coordenação de: SETE DE ESPADAS




Caro «Sete»:

        Hoje, 13 de Março, comemora-se o primeiro aniversário da secção «MISTÉRIO… POLICIÁRIO». Cabe-me hoje, aqui, a oportunidade de te prestar uma humilde homenagem, a ti que tão brilhantemente a dirigiste. Ao longo deste ano, lutaste contra imensas dificuldades que desanimariam qualquer outro, dando uma bela demonstração de perseverança e coragem digna de referência.

        Mas, o que mais se destaca no teu extraordinário trabalho, foram as largas centenas de entusiastas que tu trouxeste para esta tão bela modalidade que é a ginástica mental. Contigo eles aprenderam a amar a vitória e a admitir desportivamente a derrota. Aprenderam também que só com persistência se vence e que uma mente sã é meio caminho para um corpo perfeito.

        Na tua secção, criaram-se talentos, fizeram-se ensaios, criticou-se, mas tudo num ambiente são e entusiasmado.

        Na tua secção os «velhos» tiveram oportunidade de ensinar os «novos» para que estes por sua vez quando já forem «velhos», ensinem outros «novos».

        Finalmente, conseguiste que a «tua» secção fosse a «nossa» secção, porque todos nós já começámos a pôr nela todo o empenho e a dedicação que tu nela puseste desde os primeiros dias, ao vermos o teu extraordinário trabalho.

        Por tudo isto, acho que só nos resta a nós, os «novos» e os «velhos» da secção, dizer-te um reconhecido OBRIGADO.

 


 

👏🔎🎓📑 Nada é eterno, inalterável, constante, tudo muda..., mas a resiliência do Policiário em Portugal, nascida em 1927 e eternizada por “SETE DE ESPADAS” (JOSÉ MANUEL PIEDADE THARUGA LATTAS”) em 1975, no meio de outros (descendentes) cultores -e são bastantes! -deste interessante, sublime e inquestionável desporto mental revelador de capacidades distintas intelectuais, é de todo mágica, fantástica e inolvidável e ainda estará longe o dia... em que cessará inequivocamente todo o seu dinamismo conversor, acima de tudo, deveras e de sobremaneira, de amizades longas e duradouras de vidas com paixão aliadas ao conhecimento, cultura e fraternidade! O Gráfico (2023)

 

 

No Policiário, a competição é uma maneira de animar a confraternização. Mais do que pontuações, nós gostamos de investigações! 😁

– Vic Key (Bombarral)

 

ESTE TALVEZ TENHA SIDO O 1.º PROBLEMA POLICIÁRIO ESCRITO PELO JOVEM INVESTIGADOR BAZOOKA

Curiosidade: O Inspector Rodrigues foi o seu personagem!

in http://clubededetectives.pt/p_investigadorbazooka_19750703.html


 


Problema Policiário

 

Autor

Investigador Bazooka

 

Data

3 de Julho de 1975

 

Secção

Mistério... Policiário [17]

 

Publicação

Mundo de Aventuras [92]

 

 

O CASO DO COLAR DE ESMERALDAS ROUBADO

Investigador Bazooka

 

O inspector Rodrigues andava a braços com o caso de um colar de esmeraldas roubado durante uma festa dada por D. Maria Pessoa em sua casa.

A principal suspeita era a criada de quarto de D. Maria, a qual fora vista no quarto da senhora cerca das 16,50 horas.

Ora a D. Maria subiu ao seu quarto cerca das 16,55, a fim de se arranjar para ir tomar o chá com as convidadas amigas. E quando foi para pôr o colar viu que o não tinha na sua caixa de joias, e veio a correr para baixo a gritar:

– Socorro!... Roubaram-me! Roubaram-me o colar! Roubaram o meu colar!...

Mais tarde, e mais calma, comunicou o roubo à Companhia de Seguros, a qual, por sua vez e nesse mesmo dia, contactou com o inspector Rodrigues, que ficou encarregado do caso.

Entretanto, e logo no dia seguinte, a pretexto de ter ficado muito abalada com o caso, abala manhã cedo para a sua terra, perto de Coimbra.

Mais tarde, em conversa com uns amigos, o inspector Rodrigues ouviu alguém dizer:

– Coitada da D. Maria… Mais uma desgraça. Agora morreu-lhe o avô, pessoa de idade muito avançada e de haveres… Diz-se que não lhe deixou nada na herança em virtude de questões antigas… Coitada… Estava a contar tanto com aquele dinheiro…

O inspector Rodrigues ouviu… Pensou… Levantou-se… Saiu, dizendo para consigo: «Parece-me que…»

 

01. Quem presume que tenha sido o autor do desaparecimento do colar?

 

02. Porquê?


 

Solução do Desafio

 

Autor

Investigador Bazooka

 

Data

28 de Agosto de 1975

 

Secção

Mistério... Policiário [24]

 

Publicação

Mundo de Aventuras [100]

 

O CASO DO COLAR DE ESMERALDAS ROUBADO

Investigador Bazooka

 

Solução remetida por Venthocanni

 

1 – A própria D. Maria.

2 – Segundo a conversa ouvida pelo Insp. Rodrigues, a D. Maria Pessoa «estava a contar tanto com aquele dinheiro…», o que quer dizer que ela contava com a morte próxima do avô, e que estava com falta de dinheiro. Portanto:

– D. Maria Pessoa tinha falta de dinheiro e contava com a morte do avô, num futuro próximo. No entanto ela calculava que, por causa das tais questões antigas, os seus problemas financeiros não seriam resolvidos pela morte do avô.

– Assim, ela concebeu o plano de roubar o seu próprio colar, resolvendo a sua falta de dinheiro com o dinheiro do seguro…

– (Creio que ela, pelo facto de, já mais calma, ter telefonado em primeiro lugar ao seguro, põe assim de parte, a hipótese do colar ser encontrado… Porque não telefonou primeiro à Polícia?... Porque a consciência lhe dizia que…).

– Para evitar ser interrogada, no caso de a Polícia se interessar, podendo até denunciar-se com alguma palavra que não quisesse dizer… parte no dia seguinte, muito cedo para a terra… antes do Inspector chegar…

– Mera coincidência a morte do avô.

– E longe do Inspector, com o colar, talvez o conseguisse vender e receber nova importância…

 



Nota:
- VENTHOCANNI, Policiarista e jovem do Feijó foi também uma das revelações da Margem Sul e posteriormente presença de destaque na Tertúlia Policiária de Almada.

 





 

O Gráfico (RO)

Blogue RO – 7 de JANEIRO de 2025

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 



 »»» Na Edição, em anexo, "PEGADAS" (n.º 80) recordamos, o Problema Policiário de “Investigador Bazooka” sobre o qual “O Gráfico” obteve a MELHOR SOLUÇÃO, como resposta! 

4 comentários:

  1. Caro O Gráfico.
    Este artigo deu-me uma ideia. E se fizesse uma série de artigos dedicados a irmãos que surgiram em MP? Os gémeos talvez sejam poucos, por isso sugiro o tema irmãos, porque os casos são em maior número.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BLOGUE RO:07/01/26, 22:58

      - Caríssimo Paulo, o tema é interessante, uma vez fiz tarefa idêntica como "Repórter de Ocasião" no Charneca de Caparica Futebol Clube! Foi um sucesso, com as fotografias dos manos, reportagens, etc.
      No Policiário... não sei bem... pois muitos dos Policiaristas teriam participado no anonimato! Nas páginas do "Mundo de Aventuras" talvez seja possível descortinar alguns "Irmãos Policiaristas", mas a partir daí será difícil encontrá-los, se bem que eu saiba alguns, de memória, do meu tempo... até de Famílias inteiras... Pais, filhos, etc! Por exemplo: BIG BEN (Pai) e INVESTIGADOR F. M. (Filho) e dos irmãos "DETECTIVE ALCOPAS" e "LANDA"! O Paulo, provavelmente, através de pesquisas, terá mais matéria do que eu, no respeitante a irmãos no Policiário, mas eu conheço imensos de memória, então, na "TPA"... são bastantes que, se calhar, nem são do conhecimento público! Teremos de trabalhar, nós os dois, em conjunto, se a ideia for para a frente! Repare que somente há poucos dias... é que eu soube que o COLUMBO e o TAKA-TAKATA... eram IRMÃOS! Quantos não permanecerão "escondidos"!?
      Creio que os Coordenadores dos Blogues e Site e mais alguns dos Veteraníssimos... estão "cheios de trabalho" sobre o POLICIÁRIO de outrora... esta ideia é (só!) mais uma...
      Forte abraço, com a consideração de sempre.
      O GRÁFICO

      Eliminar
    2. O GRÁFICO:07/01/26, 23:02

      Estimado, PAULO:
      ...Só agora reparei que se referia apenas ao "Mistério... Policiário"! Pois, nesse caso, se entender, poderá o meu Amigo avançar com o "projecto"! Eu ajudarei na medida do possível, se for necessário! Abraço.

      Eliminar
  2. ...Já agora, Caríssimo Paulo, a nível Familiar, talvez nunca tenha existido nenhum Policiarista como eu... com Pai e Mãe, 2 Irmãos, Mulher e Filhos, Vários Primos, Cunhada e Cunhados, Sobrinha, todos a participarem no Policiário, a verdadeira Família Policiária! Abraço. (O GRÁFICO)

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.