🦉 📚 ☝ Este é o vosso Blogue RO! 👏 ✌ 👍
📲 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 👀
⌛ 📖 🔦 reporter.de.ocasiao@gmail.com ️📰📈
💑 🎓 Concursos 👑 "Rainha” 👸 e “Rei” 🤴 🏰
"Homem" 👨 e "Mulher" 👩 dos "GOSTOS"!👌
🧐 POLICIÁRIO 🕵🂧
40 - Tropeções... Policiários!💣
AQUILO… ERA POLICIÁRIO!
ISTO É… POLICIÁRIO!
Feliz 2026, para TUDO… e para TODOS!
===================================
»»» SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS «««
O Gráfico – RO 🕵️
Repórter de Ocasião
Luís Rodrigues 🖊
===================================
“A Secção Policiária “Código Secreto”, do Jornal “Barlavento” marcou também, extraordinariamente, uma Época na História do POLICIARISMO PORTUGUÊS! É justo que se mencione o seu criador inicial e mentor do projecto, o distinto Confrade FERMAN (Fernando Vieira) que entre o primeiro número (31 de Agosto de 1983, Barlavento n.º 368) até à Secção n.º 208, 25 de Novembro de 1987, última edição sob a sua orientação, abriu as páginas do seu “Código Secreto” a todas as opiniões, controversas, ou não, de todos os Policiaristas da altura, pelo que algumas polémicas se instalaram, mas de modo livre e democrático, como era apanágio do FERMAN, tudo se publicava... levando o “Código Secreto” a ser uma janela de transparência... talvez mal aproveitada pelos “guerreiros” Policiaristas que viam naquele espaço uma oportunidade para “disparar” em todas as direcções... talvez uma antecipação daquilo que são as redes sociais de hoje... digo eu!
...Enfim... são águas passadas!
Assim eu tivesse tudo organizado e catalogado, sobre o POLICIÁRIO, como tenho religiosamente ARQUIVADO a minha passagem (de “O Gráfico”) pelo “Código Secreto” onde fortifiquei uma duradoura AMIZADE com o Fernando Vieira para toda a vida!
Do número de “Código Secreto” 209 (3 de Março de 1988) até à Secção final, datada de 29 de Dezembro de 1988 (n.º 250), a Orientação e Cooordenação passou para “DANIEL SILVA” pseudónimo de HUMBERTO TEIXEIRA, se não estou enganado, onde igualmente se tornou numa Secção Histórica pela publicação em episódios curtos, escritos por muitos Policiaristas, de um CONTO/NOVELA: “NÃO HÁ CRIMES PERFEITOS”. Todas as semanas saía uma, ou mais, publicações de um, ou mais do que um, Policiarista diferente que dava continuidade ao desenvolvimento da História. Uma iniciativa de grande mérito e sensacional.
- O Gráfico
Nota:
Fica prometido, depois da recordação do Torneio “FAZ TUDO”… (re)publicarmos o CONTO/NOVELA “NÃO HÁ CRIMES PERFEITOS”, editado na Secção “Código Secreto” e produzido, em episódios, por uns quantos Policiaristas da década de 80, numa “maratona” diária… aqui, no “Blogue do Repórter de Ocasião”!
Caros amigos, leitores do jornal "barlavento" e da secção "Código Secreto", a partir deste momento TODOS podem (e devem!) participar no FAZ TUDO, um torneio de 8 provas diversas publicadas quinzenalmente, onde as vossas capacidades serão postas à prova, numa confraternização que se pretende salutar e agradável entre os concorrentes, não importa de que sexo, cor, raça ou ideologia!
Para a estreia preparámos uma prova onde a argúcia e poder de análise, aliados à boa disposição, terão uma palavra a dizer: após lerem atentamente o texto seguinte, apontarão as faltas de lógica escondidas no mesmo e depois elaborarão uma resposta em que, para lá de indicarem tudo o que vos soar a errado, terão que fazer uso do vosso humor.
O trio de jurados que classificará as respostas, cá estará para atribuir o mérito devido a cada uma das participações escritas, compostas de uma “contra-história” àquela que irão apreciar. Do mais inspirado e perspicaz ao menos atento será distribuída uma pontuação qualitativa decrescente, conforme temos referido em várias oportunidades. O melhor, no entender do júri, receberá uma boa obra literária, enquanto dois leitores-concorrentes receberão (por sorteio) outros tantos livros, prémios que poderão ser acumulados.
As respostas serão aceites, sem prorrogações, até 15 de Maio de 1987 (carimbo dos CTT), ou seja, 30 dias úteis após a publicação desta 1.ª etapa do FAZ TUDO:
Prova N.º 1
Uma reportagem pela culatra
– "O jovem e impetuoso jornalista Zeca Guedes, trabalhador nas horas vagas e que escreve para o mensário "Semana de TaraIhouca", dirigiu-se à secção de perdidos e achados, tentando que aí lhe informassem qual o estado de saúde do perigoso e calejado Joni Batechapas, arrombador de pastelarias de alto gabarito... até com projecção internacional. Pelo menos, um bando de traficantes de estupefacientes que operava entre a fronteira de Vilar-Formoso com Andorra-a-Velha procurara os seus serviços.
Mas a PSP não estava interessada em fornecer por dá cá aquela palha quaisquer dados sobre assassinos que prendia por contrabando em plena paisagem campestre, como era o caso, e fechou-se em copas.
Por conseguinte, o coitado do repórter viu-se obrigado a prescindir daquilo que considerara, um pouco prematuramente..., como o caso que o iria projectar até aos meios jornalísticos da Capital...! Chegou inclusive a massacrar a paciência do próprio juiz supremo do Tribunal de Menores... em vão.
Para cúmulo, o meliante fora atingido intencionalmente por três chapadas de mão esquerda desferidas pelo cabo-de-mar da corporação local, situada em plena Serra das Vertigens, e daí os cuidados justificados pelo estado de coma latente do Joni aconselharem o mais rigoroso sigilo da parte das autoridades militares, não fosse estoirar nova bronca por maus tratos recebidos por presos políticos à sua guarda, como ocorrera dois anos antes – na ocasião armou-se um grande sarilho devido a uma injustificada agressão de que foi vítima o próprio cabo-furriel, às mãos de seis seus subordinados.
Zeca Guedes regressou ao quinzenário desanimado e descrente. E lá se fora mais um bem provável trampolim para a ribalta da Grande Imprensa que gira à volta do umbigo da Cidade das Sete Colinas... e pouco mais.”
Figo Torrado.
Pronto! agora é só ler com muita atenção, comparar palavra por palavra e detectar as anomalias. Depois, juntem-nas todas e mexam-nas muito bem, sem esquecer a tal indispensável pitada de boa disposição. Mostrem o que valem!!!
Foi publicado na passada semana a prova n.º 1 do torneio FAZ TUDO, intitulada "Uma reportagem pela culatra" da autoria de Figo Torrado e que é um teste à argúcia e poder de análise dos concorrentes, factores aliados à sua boa disposição, porquanto trata-se de uma história que, contém alguns erros escondidos. Os leitores terão que desmascará-los e depois escreverão outra história em que os deverão incluir explorando a sua veia humorística.
Estão em atribuição algumas boas obras literárias e as respostas serão aceites até 15 de Maio de 1987 (sexta-feira) ou seja, 30 dias úteis após a publicação desta primeira etapa do FAZ TUDO.
As respostas deverão ser enviadas para o Código Secreto – Apartado 454 — 8500 Portimão. Concorram!
========================================================
Resultados
========================================================
Comentário à 1.ª Prova
O júri que se debruçou sobre os trabalhos correspondentes à 1.ª etapa do Torneio FAZ TUDO não pode deixar de se congratular com o interesse que esta iniciativa mereceu a todos os concorrentes — sem excepção — dando lugar a alguns textos de elevado nível, cuja publicação se impunha, por se integrarem perfeitamente no espírito do concurso e reflectirem prodígios de imaginação por parte dos seus autores. Tal não é possível, por razões de espaço, mas é grato ao júri dirigir especialmente palavras do maior apreço ao Detective Alcopas, ao Mac Jr., à Agente Dacom, à MED VET e a A. V. Joel, cujas provas sobressaíram, “dificultando” ao máximo a tarefa da classificação, já que havia por força que encontrar um vencedor.
Mas todos os concorrentes fazem jus à nossa admiração pelo empenho que demonstraram na sua participação. O júri deve ainda frisar que se guiou por critérios de avaliação contemplando tanto a capacidade de observação como as torrentes de imaginação. Nalguns casos este último trunfo compensou eventuais lacunas registadas no primeiro capítulo, ditando a classificação da etapa.
Temos então o Detective Alcopas a envergar a “camisola amarela”. Todos os outros concorrentes podem ainda “recolar”. E quem sabe se alguém que se integre na “caravana” em qualquer das restantes etapas não estará em posição de aspirar ao triunfo final, mercê de uma boa média de colocação nos primeiros lugares de cada “tirada”?
PREMIADOS — Livro para o melhor trabalho – Detective AIcopas; livro sorteado entre todos os concorrentes – Agente Dacom e MALI.

VERSOS DE CONCORRENTE NÃO IDENTIFICADO!
Classificação
1.º – Detective Alcopas (Pedernais).
2.º – Mac Jr. (Pevidém).
3.ª – Agente Dacom (Odivelas).
4.ª – Med Vet (Malveira da Serra).
5.º – A. V. Joel (Portimão).
6.º – Big Ben (Amadora).
7.ºs – Duo Misterioso (Lisboa).
8.º – Taka Takata (Bombarral).
9.ª – Velda (Queluz).
10.ª – Beribica (Alcoitão).
11.º – El-Nunes (Coimbra).
12.ª – A Lampadinha (Feijó).
13.ª – MASC (Almada).
14.º – A. Fontão (Pevidém).
15.º – Jonas Mão Leve (Portimão).
16.ª – MALI (Lisboa).
🔎 "Solução", de: Duo Misterioso
🦉🦉🦉📖❔ REGRESSAREMOS NA PRÓXIMA SEMANA COM A DIVULGAÇÃO DA PROVA N.º 2, SOLUÇÃO E CLASSIFICAÇÕES DOS CONCORRENTES QUE PARTICIPARAM NESTE INOLVIDÁVEL TORNEIO “FAZ TUDO”!
📔Recordações
Felizes! 👌🧐

















Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.