PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

* Torneio Cinquentenário "Mistério... Policiário" - TCMP 1975-2025! CAMPEÃO DE PRODUÇÃO🕵BERNIE LECEIRO

🔖Votações! 👀


 

BERNIE LECEIRO e A TABERNA DOS TRÊS EFES

 

… são os vencedores do Torneio do Cinquentenário de “Mistério… Policiário”, a iniciativa central da comemoração do cinquentenário (1975-2025) da secção “Mistério… Policiário”, orientada pelo saudoso Sete de Espadas na revista Mundo de Aventuras.

http://clubededetectives.pt/cinquentenario_producao.html

 

📚  Este é o vosso Blogue RO! 👀

 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 👌

 📖 🔦 🧐  reporter.de.ocasiao@gmail.com 📱🔍

🧐POLICIÁRIO!🕵🂧

 


TORNEIO DO CINQUENTENÁRIO

“MISTÉRIO… POLICIÁRIO” – MA/MP (1975-2025)


CLASSIFICAÇÃO | PRODUÇÃO

 

 

 

Autor

Problema

Pontos

 

Big Ben

Inspector

Fidalgo

 

Bernie Leceiro

A Taberna dos Três Efes

19

 

12

7

 

Paulo

A Morte do Traficante

17

 

5

12

 

Detective Jeremias

Almoços Grátis

17

 

8

9

 

Fotocópia

O Gorro Vermelho

17

 

9

8

 

Rigor Mortis

O Assassinato do Velho Milionário

16

 

6

10

 

Inspector Pevides

O Roubo dos Diamantes

14

 

11

3

 

Virmancaroli

Naquela Noite de Maio

12

 

1

11

 

Vic Key

Na Tasca do Zeferino

12

 

10

2

 

Faria

A Estreia do Inspector Faria

11

 

7

4

 

10º

Inspetor Boavida

Smaluco e a Morte do Inspetor Mesquita

9

 

3

6

 

11º

Repórter SOU EU

Um Crime Piscatório em Sesimbra!

9

 

4

5

 

12º

Arjacasa

Um Cachimbo no Local do Crime...

3

 

2

1

 

Regulamento (Art. 12):

As 12 produções publicadas serão classificadas por dois confrades com vasta experiência, Big Ben e Inspector Fidalgo, que ficam impedidos de concorrer com produções. Cada um elaborará uma classificação do 1º ao 12º lugar, atribuindo 12 pontos à melhor produção, até 1 ponto à menos conseguida, que enviará para Daniel Falcão, coordenador do Clube de Detectives, que compilará a classificação final. Será vencedora a produção mais pontuada. Em caso de igualdade pontual, o voto de Daniel Falcão será de qualidade para decidir e desempatar e por isso mesmo o próprio fica impedido de participar com produção.

 

 

📖 HOMENAGEM 📖

 
📖🏆🎓🔍🧐 O momento foi solene e gratificante, sublime, e o que ficará para a HISTÓRIA foi a HOMENAGEM AO “SETE” E À PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA... 50 ANOS DEPOIS!!  Um muito obrigado a quem marcou presença, na Produção e Decifração que honrou e deu prestígio ao Torneio! 
 


 

🕵️ Problemística!🧐

 📖🎖POLICIÁRIO em ALTA!! 🔍🎉 

 

👏👏👏 UM ENORME APLAUSO PARA TODOS OS PARTICIPANTES!

 

🔦📖🏆🎓🔍🧐 Muitos parabéns e palmas estrondosas para todos aqueles que se esforçam e teimam em manter viva e bem acesa a chama fraterna do POLICIÁRIO, Coordenadores de Sites e Blogues, Contistas, Produtores e Decifradores da Problemística Policiária!

»»» SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS «««

O Gráfico RO 🕵️

Repórter de Ocasião

 Luís Rodrigues 🖊
🔦 Problemística Policiária 🔍

13 comentários:

  1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. E sobre este Torneio que foi um êxito e uma merecida homenagem ao Sete, não posso deixar de comentar que passou completamente despercebida a mensagem , feita através da publicação no Blogue ” Momento do Policiário “ do dia 16 deste mês de Janeiro , sobre a “despedida” do Sete , no MA 572 de 1 de Abril de 1986 , da sua participação no MA , na secção Mistério Policiário , que foi propositada para coincidir com o términus também , do Torneio alusivo ao Cinquentenário “ Mistério Policiário “ ( 1975-2005 ) !

    ResponderEliminar
  4. Não terá havido engano? Curiosa a diferença de pontuações do Big Ben e do Inspetor Fidalgo em certos problemas: 11-3 no problema do Inspetor Pevides, 11-1 no do Virmancaroli, 10-2 no do Vic Key ou mesmo 12-5 no do Paulo. Era interessante que ambos pudessem justificar os pontos porque acho que há modos muito diferentes de avaliar, ou houve engano.
    Red Lib (Afonso Liberto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também reparei nesse pormenor , que chama logo à atenção. Não houve VAR , foi pena .

      Eliminar
  5. Claro que se repara e, sendo eu um dos visados no comentário do confrade Red Lib , também estranhei a diferença , quase abismal diria mesmo, da classificação a mim atribuída , reportando-me às melhores (12) e às menos conseguidas (1) .
    Vamos supor que tudo poderá ter a ver simplesmente , com uma diferença de métodos de avaliação , o motivo dos resultados diferentes e nada mais do que isso . E quando assim é só temos de aceitar ... ! Um bom dia para todos e cuidem-se que o frio está por ai a rondar .

    ResponderEliminar
  6. Uma explicação do porquê dessas diferenças seria bem vinda ( D.T. )

    ResponderEliminar
  7. Ou as produções anda muito por baixo ou então o termómetro para aferição das avaliações congelou completamente . ( Carlos Moreira )

    ResponderEliminar
  8. Para quem participou e portanto esteve por dentro de cada problema , como eu, só me apraz dizer que a classificação não corresponde ao valor dos problemas apresentados , não totalmente mas em grande parte, é pesado mas dói . Adeus .

    ResponderEliminar
  9. Numa situação destas , não pode haver mais de um elemento a classificar, tão simples quanto isto . Que este erro não se repita .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não entendo que seja erro haver mais do que um avaliador. O que deve ter faltado foi definir um critério. O Big Ben foi um magnífico decifrador e deve ter classificado como decifrador, conjugando o texto do problema com o da solução. O LP é um excelente produtor e deve ter avaliado nessa ótica. Não é a mesma coisa e lembro-me de ler coisas do LP sobre o que ele achava uma boa produção que até podia ter uma solução errada ou admitir várias soluções diferentes. Vou procurar esses textos, acho que no Público e tirar teimas. Um abraço. Tracy

      Eliminar
    2. Mesmo definindo critérios tornar-se-á ambígua , toda e qualquer avaliação quando por mais de um elemento , porque as suas interpretações geram obrigatoriamente filtros difíceis de resultarem numa harmonia , logo ai as diferenças . Assim, continuo a defender um só avaliador . Esta é apenas uma ideia minha e vale o que vale .

      Eliminar
  10. O que por aqui anda!
    Classificar problemas é tarefa pessoal e obedece a critérios que cada avaliador define e são sempre válidos, a menos que haja alguma má vontade contra alguém, o que não é o caso.
    Os textos a que o Tracy alude foram escritos em 2009 e publicados no blogue "Crime Público" em 5 de Maio desse mesmo ano e continuam a traduzir aquilo que penso sobre o assunto.
    Vou enviar o texto para o coordenador deste blogue, O GRÁFICO e ele poderá publicar, se assim entender.
    Abraços
    LP

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.