Porque estamos em Abril...
Lembramos uma reportagem do ano passado!
Reparem nos nomes dos "Amarelinhos"...
Ai... Zé, Zé, Zé... onde estás tu?!25 DE ABRIL
DIA DA LIBERDADE!
Desde há trinta e cinco anos, até aos dias de hoje (25 de Abril de 2009), que a Democracia imperou no nosso País, devido à Revolta dos “Capitães de Abril” (acabando com a Ditadura Fascista existente e dominante) que devolveram a Liberdade de Expressão e Comunicação ao Povo Português!
A Revolução de Abril foi de “Cravos Vermelhos”, por mera coincidência, porque um garoto colocou inocentemente um CRAVO encarnado na extremidade do cano de uma metralhadora de um soldado!...
Hoje mesmo, no Campo do Cassapo, a “Revolução” foi de AMARELO levando os nossos “Amarelinhos”, Infantis/B, (autênticos Cravos Amarelos!) a cravarem por 3/0 os opositores de Paio Pires!!!
Se... a 25 de Abril de 1974, a “Revolta” não surpreendeu... pois, já um mês antes, naquele tempo, tais acontecimentos estiveram para suceder!... Os “Amarelinhos”, agora, também não surpreenderam, pois, no último jogo disputado no Monte de Caparica já haviam evidenciado melhoras desportivas e... evolução! Daí, terem pintado o Monte de Amarelo...
E... A VITÓRIA... ACONTECEU!
Desta vez, como cravos amarelos, os nossos “Amarelinhos”, que andavam a “dar uma no cravo e outra na ferradura”, jogando, umas vezes, bem... e outras, não... mas, perdendo sempre os desafios (à excepção de um empate (1/1) com o Sesimbra!) –Cento e Oitenta e Cinco Anos depois de uma outra tentativa de Revolução em Portugal, a “Abrilada” de 1824 (!!!), comandada por D. Miguel –resolveram entrar na História do Charneca de Caparica Futebol Clube ganhando um jogo de Futebol de Sete surpreendendo Tudo e Todos, igualmente com um Miguel deslumbrante na equipa!
OS HERÓIS
Nesta Equipa, além do MIGUEL(ISTA) DIAS (14), “revolucionário” incansável, dinamizador e comandante das HOSTES direitas... despontaram, ainda, os “Capitães” autoritários que nunca cometeram nenhum deslize em toda a revolta: JOÃO LUÍS (15), defensor irrepreensível dos seus comandados e JOSÉ TAVARES (18), -o mais badalado herói da “revolução”, com dois GOLOS HISTÓRICOS!!! PEDRO CARDOSO (20), trave mestra, intransponível... JOÃO LOUREIRO (5), com um coração enorme, quase a saltar-lhe do peito... ALEXANDRE CRUZ (8), o autor da primeira rajada/golo... MIGUEL QUARESMA (11), RUI FREIXO (10) e FÁBIO VELOSO (9), patentes altas que impuseram respeito ao adversário nas linhas mais avançadas, quais cravos ofensivos?...HENRIQUE LOPES (7), o tenebroso da equipa... RICARDO FRANCISCO (1), a assegurar a vitória da “revolta” na parte final... CLÁUDIO AZEVEDO (12), o “mais revoltado” e dizimador do objectivo a conseguir, sem deixar passar nada... e, finalmente, o homenageado da “Revolução” –FILIPE CARVALHO (19), que ficou “de fora” do objectivo por questões “burocráticas”!...
Como curiosidade refira-se que os “Amarelinhos” correram mesmo a 130 kilómetros à hora... (que é a soma dos tempos das duas partes do jogo!) para ganharem esta causa, uma vez que o somatório dos números das suas camisolas –dos doze atletas que estiveram no terreno –dá precisamente o interessante número: 130!!! Magnífico.
OS OBREIROS...
Pela primeira vez também se juntaram na poltrona da “revolta” os “quatro comandantes” destas tropas, a saber: JOÃO PAULO, HENRIQUE LOPES, LUÍS RODRIGUES e LUÍS VASQUES! Um destes, mascarado de “Repórter” decidiu, desta vez, deixar a caneta e o papel para apontamentos, na “tenda” de repouso, por uma questão de superstição... E deu resultado. Armando-se em “Treinador” (que palavra tão feia para esta Crónica...) fez a vez de Luís Vasques, imitando-o, gritando e gesticulando tanto e tanto para dentro do campo que acabou por ficar rouco e com voz trémula, consumada a Vitória na “Revolução”!...
JOSÉ ALEXANDRE TAVARES
Não participou, de início, na “Revolução”... mas distinguiu-se de sobremaneira e com elevado mérito na estratégia, quando foi chamado a intervir –e, de que maneira! Após o 1.º GOLO do outro Alexandre (o Cruz), na 1.ª ofensiva... o titubeante ZÉ TAVARES enfeitiçado pelas incitações consecutivas dos “obreiros” lembrou-se de “pegar” na bola, no meio do terreno da “batalha”... choque, após choque... queda, após queda, levantamento, seguido de levantamento... ganhando ressalto, após ressalto de bola... magicamente, o pequeno Zé, viu-se em frente ao último adversário, guarda-redes do Paio Pires! Aí... ouvindo os gritos ensurdecedores do banco de suplentes: -Já está... Já está... Chuta... Chuta... Remata... Remata... Rematou mesmo e... A CINCO MINUTOS DO FIM DO JOGO... MARCOU GOLO E FEZ DOIS A ZERO (2/0)!!! Correu para os colegas e treinadores onde foi abraçado efusivamente!
Já muito próximo do apito final, aconteceu um livre, a nosso favor: -Quem marca? Perguntaram. –O Zé! Concordaram todos. O menino “revolucionário” não se fez rogado. Partiu para a bola... chutou-a com atitude magnânima e fez UM GOLO DO OUTRO MUNDO, com a redondinha ainda a bater estrondosamente na trave da baliza contrária, antes de se aninhar suavemente nas suas próprias redes!!! Foi o delírio. O José Tavares correu, novamente, para o banco de suplentes e foi levantado –dançando no ar! –pelo “Repórter de Ocasião”! Fez-se história. Foi um golo de livre, à EUSÉBIO! Até houve quem sugerisse uma ESTÁTUA para o ZÉ!!! Lindo. 25 DE ABRIL –SEMPRE!!!
A LIBERDADE
DO FÁBIO VITORINO
Foi igualmente no dia 25 de Abril de 2009 que o menino jogador dos Pré-Escolas do CCFC teve o seu dia de Glória e Liberdade! Coincidência, ou talvez não, mesmo jogando na baliza, na posição de guarda-redes, este atleta, o Fábio Vitorino, capitão de Equipa, obteve um golo na Vitória esmagadora do Charneca sobre o Cova da Piedade por 14 a 1!!! Até parecia outra Revolução. Feliz ficou a mãe deste menino que, por felicidade, também fazia ANOS neste dia! Feliz Aniversário e muitos parabéns.
ARANHAS REVOLUCIONÁRIAS
Os Escolas/B também não estiveram pelos ajustes e resolveram brindar o Costa de Caparica com um revolucionário 4/1, neste mesmo preciso dia 25 de Abril de 2009! Disseram-nos que os Heróis deste dia foram os carismáticos Pedro Guilherme e Thiago Borges, com dois CRAVOS cada um! Viva a Liberdade!
CONTRA – REVOLUÇÃO
Marcaram passo, neste dia 25 de Abril de 2009, os nossos “Guerreiros”, Infantis/A, que perderam, outra vez, com o Arrentela por 3/1. O nosso golo “revolucionário” foi marcado pelo sempre resistente: PEDRO FAUSTINO! É um “batalhão” que tem poucos soldados e, por isso, faz o que pode pela Liberdade!... Mesmo assim têm sido sempre GUERREIROS.
============
Em Alfarim, os nossos Escolas/A, revolucionários “Xiquinhos”, não resistiram aos mandatários da casa e saíram derrotados por 5/3!!! É caso para dizer: -Contra à Força não há Resistência!... Porventura, a exemplo de outros Escalões creio que muito em breve poderemos gritar: -XIQUINHOS UNIDOS, JAMAIS SERÃO VENCIDOS! Cresçam miúdos virão, aí, no futuro, mais e muitos mais dias de Liberdade!
============
Os Juniores (antigos “Guilhermes”) debaixo de um novo regime não foram felizes no Olímpico do Montijo e saíram do Olimpo massacrados pelo resultado mais negativo e pesaroso da Época: 6/0!!! (Seis a Zero). Saudades da Monarquia?... Outro tempos.
Um Forte Abraço de Liberdade, para todos.
Repórter de Ocasião.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.