PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma Vitória do BEM contra... o MAL!

PONTAPÉS – DE – CANTO  (38)
Fábio Veloso  -  O TIGRE
                                                                                                                                     
CONTOS  DE  FADAS!

Crónica, de: Repórter de Ocasião  


   N
OS Contos de Fadas as narrações são obviamente curtas e fictícias e pertencem somente ao imaginário do seu Autor. Normalmente o Herói da história, ou a Heroína, tem de enfrentar vastos embaraços e enormes contrariedades, batalhas e lutas ferozes, também, até finalmente levar vantagem  sobre e contra o mal e... vencê-lo, na sua plenitude! Quase sempre, nestes Contos, os seus Autores empregam a magia, como tema e assunto principal, aleada à metamorfose dos seus personagens que se transfiguram de uma forma encantada para derrotar os inimigos que (quase garantidamente, -os maus!) –são sempre os que perdem, nos finais das histórias! Quero dizer: O Bem, nos Contos de Fadas, triunfa sempre sobre o mal!
            As Fadas, propriamente ditas, poucas vezes aparecem nas histórias e o termo “Fada”, quanto a mim e na minha opinião, é apenas empregue nos escritos numa forma metafórica, designando para o leitor a determinação da Sorte dos Heróis, implementando os seus desígnios num modelo predestinado.
            Em muitas histórias, nos Contos de Fadas, os Autores dos textos, ou quase todos, dão fala aos animais para tornar a narrativa mais real e plausível de ser compreendida.   

=========================================================================

            No jogo de hoje, 20 de Março de 2011, entre os Iniciados (Sub/15) do Charneca de Caparica Futebol / CCFC e o Grupo Desportivo de Alfarim / GDA, -um Clube com mais 12 anos de existência em relação aos Azuis e Amarelos da Charneca, uma vez que ambos os conjuntos equipam de forma semelhante, -assisti, eu e todos os adeptos que estiveram presentes no Sintético do Complexo Desportivo de Alfarim, a um sem fim de Contos de Fadas que, como não podia deixar de ser... terminaram com a Vitória do Bem contra o Mal! Desde a pancadaria dos visitados sobre o CCFC, com a permissão dos árbitros da partida, até à incitação dos Treinadores da casa dizendo aos seus pupilos para não terem “fair play” passando por um golo esquisito, de um outro planeta, algo excêntrico, também com a anuição do árbitro e fiscais de linha do jogo, contra o “ZOO do Cassapo”, tudo, mas mesmo tudo aconteceu a esta Equipa!! Ora, o resultado final, tal como nos Contos de Fadas, sorriu aos visitantes e, assim, os “Animais Falantes” do “ZOO” saíram de Alfarim com um Triunfo majestoso por 5/3!!! Foi necessário muita União, Garra, Crença, Força e... Vontade! Mas este Grupo já mostrou possuir todos estes atributos e conseguiram uma Vitória com muita Valentia e grandiosa Destreza!!

=========================================================================

A EQUIPA DO “ZOO”
            Todo o Clã dos “Simbas” (tal como n’O Livro dos Quatro!) esteve presente neste jogo: Luís Vasques; João Paulo; Henrique Lopes e Luís Rodrigues. A formação inicial apresentou algumas novidades, com a estreia absoluta do “Bambi” (João Castelo) que jogou os 70 minutos! Boa. A “Raposa” (Ricardo Araújo) e o “Camaleão” (Miguel Amiguinho) ficaram no banco, numa jogada estratégica que viria a funcionar, na segunda metade, com um golo soberbo do “Camaleão”! Mesmo com as alterações inovadoras os “Animais” estiveram muito bem e todos mostraram atitude.

A BELA E O MONSTRO
            11h:43m (Início do Jogo):
            11h:51m –Livre, a favor do Charneca. Eu, disse: -Até eu marcava este livre e fazia golo! Risos no Banco dos Suplentes. Rui Freixo (“Touro”) remata fraco e sem convicção. A bola ressalta na barreira formada pelos jogadores do Alfarim e foi devolvida ao “Touro”, como se fosse guiada por Artes Mágicas! Foi como se a “Bela” estivesse destinada a ser amada pelo “Monstro”! Então, o Tempo parou... os ponteiros do relógio estagnaram... Os relógios ficaram inertes. Toda-a-gente parada... Jogadores de ambas as equipas...Treinadores... Público... Árbitros e Polícia... e o Rui Freixo (O Monstro), sózinho, mexendo-se no ar... foi brincando com a bola (A Bela)... passou por tudo e por todos... quais bonecos de madeira colocados em tabuletas coloridas?... e, depois enviou a “Galinha” para a “Capoeira”!... Estava feito o primeiro Golo! Um a Zero, a favor do CCFC. Só depois, toda-a-gente acordou... e gritou! E os ponteiros do relógio voltaram a trabalhar... Deu-se, assim, início aos Contos de Fadas. Um Sonho para o Charneca. Um Pesadelo para o Alfarim. Só foram precisos 8 minutos para o “Touro” transfigurar num 8 a formação de Alfarim. 

OUTROS PERSONAGENS
            11h:57m: Outro Livre, para o “ZOO”. Pediu-se golo ao “Pernalonga” (Bruno Silva) mas este atirou contra o “boneco”! 12:01m: Livre perigoso contra o CCFC. “Touro” é amarelado pelo árbitro sem saber como e... o porquê!? “Macaco” (Peixoto) defende. 12h:10m: Bola bombeada pelo “Macaco”... “Tigre” (Fábio Veloso) isola-se e endossa a bola para “A Lebre” (Bruno Nery) este remata à figura do guarda-redes contrário.
            Não marcaram... sofreram! Em 4 minutos... dois golos nas redes do “Macaco”! 12h:11m: Displicência dos dois Cavalos de Corrida do “ZOO” –Pedro Victor (“Trovão”) e Gonçalo Vasques (“Relâmpago”) que permitiu ao jogador mais pequenino –qual Anão da “Branca-de-Neve” surgido do anonimato? -do GDA marcar um golo com a cabeça. Incrível. Jogo empatado. Foi um entregar de “Ouro” aos “Bandidos”... Quatro minutos depois, um outro “Bandido” que parecia saído do Conto “Ali Babá e os 40 Ladrões” voltou a imitar o companheiro e repetiu a gracinha e, de repente o “ZOO do Cassapo” perdia por 1/2! “Bambi” (João Castelo) e a “Gazela” (Miguel Dias) não comprometiam, nas laterais, pelo que os “bandidos” espertos e com Cavalos mais velozes “roubaram” o “Ouro” do “ZOO” pelo meio.
12h:17m: (Hora de redenção) Livre para o CCFC, o Cavalo Preto (“Trovão”), danado, faz questão de ser ele a marcar... Chuta alto para a cabeça do “Tigre” (Fábio Veloso), este, lesto, reenvia a bola para o “Jacaré” (João Pedro Marques)... este, também ágil e cruel fez a “menina” voar por cima do guardião do Templo do Alfarim. (2/2). O intervalo veio a seguir.

AH... TIGRE!!!
            Ao intervalo os “Simbas” trocaram a “Girafa” (Pedro Cardoso) pelo “Camaleão” (Miguel Amiguinho) e “A Lebre” (Bruno Nery) pela “Raposa” (Ricardo Araújo). Foram meras opções estratégicas, uma vez que os substituídos estiveram sempre bem na partida. Assisti às trocas Altas (G vs C) e... Rápidas (L vs R)!
            12h:36m: Finalmente, um Golo do Fábio Veloso! Um golo há muito desejado. Quem porfia mata caça e o “Tigre”, um caçador por natureza, nunca desistiu e... a sua hora, chegou! Não foi num Conto de Fadas. Aconteceu, na realidade! Parabéns, Fábio! Boa proeza, “Tigre”! O seu golo nasceu duma arrancada fulgurante do “Pernalonga” que, perante o guarda-redes visitado desviou a bola para a baliza deserta... a redonda ia sair ao lado, não fosse o sentido “Assassino” do “Tigre” que apareceu de rompante e a atirou para o fundo da baliza abandonada! (3/2). Estava dada a volta ao marcador.

DARTH VADER
            Parece mesmo estranho surgir num Conto de Fadas esta personagem medonha, vil, do Filme “ A Guerra das Estrelas”, uma Pessoa que, por sinal, também se veste de Negro... Um SER mau! Um Homem infame. O lado do Mal! Pois bem... só seguindo o caminho da maldade os jogadores da casa conseguiram novamente empatar a partida, desta vez, dando razão ao Treinador do S. L. e Benfica, o Bom “Jesus” quando este afirma que o “Fair-Play” é... uma Treta! A determinada hora de jogo, quando se aprestavam para marcar um livre, a meio campo, a seu favor, os “Animais” do “ZOO” ficam pasmados quando o árbitro do encontro (Darth Vader) se decide por continuar o jogo com uma “bola-ao-solo”, dentro da área do “Macaco”, iniciativa indicada pelo Fiscal-de-Linha do lado dos bancos de suplentes! Toda a gente pensou tratar-se de uma brincadeira de Carnaval... no entanto, estas Festas tinham terminado no dia 8. O árbitro, amigo da onça (este animal não pertence ao “ZOO”!) conversou com os dois jogadores de ambas as equipas para resolver, a posse de bola, a bem... Cá fora, um dos Treinadores do Alfarim, gritava: “Atira lá para dentro!...” “Atira lá para dentro!...”! O “Camaleão” deu larguras ao jogador adversário e o “Macaco” não se atirou à bola... É que, o miúdo do Alfarim, chutou mesmo a esférica para a baliza do “ZOO”!!! A bola entrou, devagarinho, nas redes do “Macaco”! O “Darth Vader” nem sabia o que havia de fazer!... Alguém gritou: É golo! É golo!! O jogador da casa justificou-se dizendo que pediram para ele atirar para a baliza e... ele rematou! Só então, o traiçoeiro, vestido de preto, fez soar o seu apito e apontou para o centro do terreno! Validou o Golo! Incrível! Repugnante! Insólito! Um Roubo! Um Crime! Estava, assim de um modo fantasmagórico, reposta a igualdade.

DUAS VEZES... O RUGIDO DO TIGRE!
            12h:49m: Com o jogo estragado... lá apareceu mais um livre, a favor do Charneca. O “Tigre” (Fábio Veloso) que estava raivoso, adivinhou o lance... isola-se... espera pela Bola e, lança-se, no ar... ele e a Bola... a Bola e o “Tigre”, numa dança comprometida... tocam-se na testa e ela parte para o fundo das redes da baliza dos anfitriões!... (4/3). O “Tigre” feliz (era o seu dia, que mais parecia um Conto de Fadas, para mais tarde recordar...) correu, contente, para os braços dos seus Pais!
            Quem... com “Ferro” mata... com “Tigre”... morre!

CAMALEÃO E... FINAL DA HISTÓRIA!
             Até ao final do jogo “Darth Vader” ainda permitiu que fossem feitas algumas agressões aos “Animais” do “ZOO” e não marcou vários cantos a favor do CCFC! Às 12h:57m, talvez por vergonha, lá marcou um cantinho contra o GDA. O “Camaleão” enroscado no ar, deita a sua enorme língua de fora ... toca na bola e atira-a, fogosa, com uma gigante cabeçada,  para dentro da baliza dos adversários! Ponto final.

ÚLTIMAS PÁGINAS
            O “Tigre” deu o lugar ao “Super-Rato” (Ricardo Francisco) este, rápido, num lance, isola-se e remata por alto! Quase dá golo! Momento frenético. Saiu o “Touro” e entrou o “Lince” (Diogo Pires) que mostrou Classe e Firmeza! O “Pintassilgo” (Rodrigo Marques) foi para o lugar do “Jacaré” e foi uma surpresa, nos poucos momentos que esteve em campo... Com o bico bem afiado e em riste ainda pôs em sentido a defesa Alfarim! Gostei. O “Pintassilgo” voa alto! Já nos descontos... o “Pernalonga” falhou mais um golo... que parecia certo! E, ele, que tanto o merecia.
            Não jogaram, neste jogo, “Gorila” (Jorge Matos) e “Búfalo” (André Carvalho).          Ficaram de fora da convocatória, por diversos motivos: “Doninha” (Gonçalo Dias); “Gafanhoto” (Henrique Lopes –está curado e vai regressar!); “Lobo” (André Batista); “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido); “Cangurú” (Kawan Medeiros); “Zebra” (João Pedro Pereira) e “Esquilo” (João Loureiro).
            E, assim, se escreveu mais um Capítulo deste Livro Encantado que é o “ZOO do Cassapo”!! Abraços fadados, para todos, do vosso enlevado Repórter de Ocasião. (R. O.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.