PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 1 de março de 2011

O regresso, aos golos, do Touro Sagrado!


PONTAPÉS – DE – CANTO  (32)                            

O TOURO SAGRADO DO CASSAPO!
Hipopótamo e Touro no IV.º Torneio da Páscoa


Crónica, de: Repórter de Ocasião 




   C
AMPO DO CASSAPO –Charneca de Caparica, 27 de Fevereiro de 2011! Hoje, foi dia de Festa, no Cassapo! Foi o regresso às vitórias dos Iniciados (Sub/15), (Animais do ZOO do Cassapo!). Desta vez, em Crónica antecipada, festejando e parabenizando os 14 anos do nosso jogador, RUI FREIXO (O “Touro” do Cassapo!) eu afirmei que o Rui Freixo iria marcar um golo ao nosso adversário do Zambujal e, como tal, exigi, naquele momento, que o menino me devolvesse, depois, o abraço enviado! Pois bem, o Rui Freixo, não obteve um golo, fez, simplesmente, dois!!! No primeiro, deixei-o ir abraçar efusivamente o Amigo PEDRÃO, Juvenil do CCFC! No segundo, chamei-o, até mim e, ele, “menino/Touro”, obediente, lá me veio dar o abraço fraterno!! Foi lindo, obrigado!  
            O Charneca de Caparica/CCFC venceu o Zambujalense por 2/0, num joguinho muito aguerrido, valente, mesmo, com os jogadores do Zambujal a justificarem o empate, da jornada anterior, com o 2.º Classificado (Vinhense) da competição. Não compreendo, sinceramente, como ocupam o último lugar da competição somente com uma vitória!... 

REPÓRTER... TREINADOR!
            Fui, hoje, também, como Delegado, para o banco da equipa, ajudar o João Paulo, em virtude do “Simba-Mor”, estar “castigado” pela Associação de Futebol de Setúbal, porque, reparem bem, o árbitro do jogo, da semana passada, escreveu no seu relatório que o Luís Vasques, depois de excluído da partida, foi para assistência incentivar os adeptos e jogadores a “estragarem” o jogo, dizendo mal da equipa da arbitragem!... (Quem lá esteve, no Barreiro, sabe que não foi bem, assim... Entretanto os “senhores” superiores, da arbitragem, continuam omnipotentes! Até aqui, nestas Divisões e... nestes Escalões!!!) 
            Não me custou nada estar no banco e... ganhar mais um joguinho!... Foi a terceira vez que tal sucedeu! Sou, talvez, como o “Chalana”, enquanto Treinador interino do Sport Lisboa e Benfica (SLB) –Três jogos... três Vitórias!!! Custa alguma coisa ganhar um joguinho, com os “putos”?... Até o “XICO” ganha jogos e, neste Sábado, último, foi empatar com o Costa da Caparica!!! (Estou, evidentemente, a brincar!) 
            Tenho 3 jogos ganhos, porquê?... Porque, uma vez, o treinador CRISTO, na altura treinava esta mesma Equipa –eram os garotos Escolas/A –resolveu “baldar-se” numa semana de “Páscoa”, sem dar “cavaco” a ninguém!... (Outros Tempos!). Não fui de “modas”... fui para o banco, orientei a equipa e... demos 6 ou 7 (não me lembro!) ao Almada Atlético Clube! O nosso Secretário, actual, “pirou-se” e deixou-me com “o menino” (neste caso, com “os meninos”!) nos braços!!! Mas eu, tal e qual como o nosso Presidente, actual, fui corajoso e perspicaz e coloquei os miúdos a “jogarem-à-bola”!!! (Ah... e não tinha “modelo de jogo”!)
            Atenção, é apenas, uma piada! Só para terminar, estes considerandos, penso que o outro jogo, que também ganhei, foi na Quinta do Conde, num Particular, também com este Grupo, e outrossim, na companhia do João Paulo, (Simba do ZOO), quando o Vasques igualmente não pôde estar presente!! 

MELHOR GOLEADOR (16 GOLOS!)
            A adoração do TOURO SAGRADO era comum no Mundo Antigo.
            BUCHIS  era o nome do TOURO SAGRADO, adorado e venerado em Hermôntis, Cidade do EGIPTO, situada a sudoeste de TEBAS. Simbolizava o PODER da Fertilidade. Juntamente e na companhia do FALCÃO, o TOURO era, igualmente, um dos animais mais respeitados, religiosamente, nestes longínquos tempos, ambos, -estes dois animais! -estavam relacionados com o culto do DEUS da GUERRA! Para ser escolhido como animal sagrado o TOURO deveria ter o corpo branco e a cabeça preta.
            “Macrobius”, um meu colega de “Ocasião”, um benévolo escritor romano, daqueles tempos,  registou, para a história,  que o Touro, no entanto, mudava de cor, a cada hora, era inteligente e, assim, “servia” para agradar a todos, podendo ser, ao mesmo tempo, apreciado por vários tipos de adoradores de diversas religiões! (Era a política, daqueles tempos!) Animal esperto, sem suspeitas de qualquer espécie, este Touro! 
            O nosso, agora, também TOURO SAGRADO, do Cassapo, RUI FREIXO, ao contrário daquele antepassado, não engana ninguém, nem muda de cor!... É um “Sportinguista” assumido (ai... tenho tanta pena dele!...) mas, hoje mesmo, quando lhe cantávamos os “Parabéns” e comíamos o Bolo do seu recente Aniversário e... quando ele recebia uma camisola do Sporting Clube de Portugal (SCP), como prenda, ele exclamou generosamente, para quem quis ouvir, mais ou menos, assim: “-Sou do Sporting! Mas... em primeiro lugar está o CHARNECA!!!” Palavras bonitas, sim senhor! Assim se vê... a Força do CCFC!!! Digo eu.
            O nosso TOURO SAGRADO, do CCFC, hoje, marcou mais dois golos e, assim, já leva dezasseis (16!!!) efectuados na competição! É o melhor marcador do Campeonato. A sua Equipa, o “ZOO”, continua a ser a formação mais concretizadora, agora, com 44 golos! Ninguém, até ao momento, fez melhor!!! 
            A propósito do FALCÃO, companheiro inseparável do TOURO, no Antigo Egipto, (Há cada uma!... Eu até fiquei pateta com esta descoberta!...) quero dizer “à navegação” que o nosso “Diabo da Tasmânia” quer mudar de apelido para “Falcão”!!! Há algumas semanas que me fala e comenta o assunto!... Eu prometi ao Rafael Cândido (“Diabo...”) que, quando ele marcasse dois golos, para o “ZOO”, logo faria uma Crónica de transmutação do “Animal”!!! Entretanto, os golos do “Rafa” não aparecem e... o TOURO, agora, leva-lhe vantagem! Já são 16, contra 14!!! Vamos lá, Rafael... são precisos dois golos! Agora, que descobri que FALCÃO e TOURO eram “Animais” duplamente venerados, no Antigo Egipto, não há volta a dar... Quero mesmo um FALCÃO e um TOURO SAGRADOS... no Cassapo! O “Touro” já cá mora... faltam, agora, os tais (teus, -Rafael!) dois golos!... (Parece-me, quanto a mim, que o coitado do “Diabo da Tasmânia”... tem os dias contados!...) 

A EQUIPA E... O JOGO!
            Com instruções do “Simba-Mor”, a Equipa de hoje, no jogo com o Zambujalense, teve algumas alterações, devido às ausências, forçadas, do “Super-Rato” e do “Pernalonga”! Assim, estreou-se, a titular... o “Bambi”! O “ZOO” alinhou, de início, com a seguinte equipa:
            Macaco; Bambi; Girafa; Cavalo Branco/Relâmpago e Gazela. Camaleão; Raposa; Lebre; Touro e Jacaré. Búfalo.
            Houve oportunidade, hoje, também, para jogarem todos os “Animais” e, assim, o “ZOO” terminou a partida, com a seguinte formação:
            Gorila; Gazela; Girafa; Cavalo Branco/Relâmpago e Esquilo. Camaleão; Diabo da Tasmânia; Lobo; Raposa e Pintassilgo. Tigre.
            Jogaram todos os suplentes e, assim, no final do desafio estavam todos contentes! É Futebol... É Formação... É Competição... É Bonito... GANHAR!!! 

OS GOLOS DO “ZOO” (2/0)
            Foram dois, tendo o primeiro aparecido, somente, aos 23 minutos da contenda... O “Touro”, recebeu, não sei bem como, a bolinha enviada por um outro “Animal” enraivecido... Pegou na redondinha, seca, sequinha, como o tempo se apresentava... e foi por ali, adiante, numa cavalgada fenomenal!... O “Touro Sagrado” do Cassapo, passa por um defesa... ultrapassa o guarda-redes visitante... e atira a sua “menina” (que estava preguiçosa...) para a baliza abandonada do Zambujalense! (1/0).
            Três minutos, depois da obtenção do 1.º golo, a nossa “Lebre” –que mais parece um Cão Galgo, de Corrida, finta “meio-mundo” e é derrubada, dentro da área visitante! Grande penalidade, indiscutível! O “Touro”, sublime, faz com mestria o 2/0.
            Bruno Nery (A Lebre) veio dar um outro ânimo ao “ZOO”! Foi designado como “Lebre” pela sua velocidade e corrida estonteante, mas também poderia ser um “Galgo” e talvez haja semelhança nas espécies, pois, uma espécie de “Galgos”, chamados “Lebréus” eram conhecidos por terríveis Cães de Caça –também, no Antigamente! 

GORILA NA BALIZA
            É mais um bom Guarda-Redes, da Formação do Cassapo! Ele sabe que o lugar é do “Macaco” mas, sempre que é chamado, a defender as “redes” do “ZOO”, este “Animal”, “Gorila”/Jorge Matos não compromete! Hoje, foi para o lugar do António Vicente (Peixoto), ao intervalo e, logo, no início da 2.ª parte efectuou duas defesas, soberbas(!) que evitaram o golo forasteiro! Temos “Gorila”! O “Macaco” que se cuide!...

BOLO DE ANIVERSÁRIO!
            Mais tarde, com é apanágio deste Escalão, na Sede/Bar do CCFC, Directores, Treinadores, Dirigentes, Coordenador, Roupeiro, Pais, Familiares e Amigos, em uníssono, cantaram os “Parabéns-a-Você!” ao Rui Freixo (Touro Sagrado do Cassapo!) e também à sua irmã, gémea, a linda e querida DIANA!!! (O Repórter de Ocasião... anda mesmo distraído!... Sabia que eram irmãos... mas, GÉMEOS!?! Sinceramente, não esperava!!!) 
            A DIANA (Rui Freixo)... Como a RITA (Ricardo Araújo) e a JOANA (André Baptista) são as “maninhas” dos “Animais” do “ZOO do Cassapo” e, outras mais, haverá, com certeza! Mas, EU, não sou adivinho... Estas três, agora, sei que são adeptas dedicadas e fervorosas do Charneca de Caparica e... ai de alguém que faça mal aos seus “queridos”!... Levam logo, para “assar”...    
            Assado e cozido, ando eu, nestas andanças...                                       
           
            É preciso ter pachorra!
            Já estou preparado... para a próxima.                                                                              
            Abraços.
            R. O.   
                                                                                                                                                         
                                                                                                                          

                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.