PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 15 de setembro de 2019

»»» CRÓNICAS DE DEITAR! (015) - Escreveu : RO ««« »»» A Família do Presidente! Os sustos ««« (Inédito)


A Família do Presidente!…



*** Há crónicas que têm de ser escritas… logo após os acontecimentos vividos e presenciados porque… se foram reveladas no dia seguinte… não fazem sentido ou… não têm o mesmo significado sabendo o repórter, na sua perspicaz consciência, que os relatos somente serão lidos nesse mesmo “dia seguinte”!

*** Daí terem “nascido” as “Crónicas de Deitar”… porque como diz o velho ditado… “Nunca deixes para amanhã… o que ainda podes fazer hoje!” (RO)






### DEDICATÓRIA:
Com um grande abraço de amizade e sentido de responsabilidade, admiração e respeito, para a FAMÍLIA de JOSÉ MANUEL SANTOS! (RO)




Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)



»»» O Presidente José Manuel Santos... bem me avisa dizendo:

"-Rodrigues vai para casa, deita-te cedo, e... não escrevas Crónicas porque... amanhã, de manhã, pelas 8 horas, tens que ir buscar os Árbitros para arbitrarem mais dois jogos... no Campo do Cassapo!"

Eu... aceno coma cabeça, afirmativamente, mas... NÃO CONSIGO!
(RO)


HOJE, Sábado, 14 de Setembro, foi mais uma tarde de glória no Campo do Cassapo… “Parque do Cassapo – Um REINO em ascensão!" Eram precisamente 14 e 35 horas quando cheguei ao Campo transportando comigo os Árbitros do costume, Eduardo Alcobia e Manuel Veiga que transitam para dentro dos jogos particulares, dos vários Escalões do CCFC, o sentido da responsabilidade, do critério e da autoridade! O primeiro jogo começou pelas 15 horas, com os Juvenis B, do CCFC, medindo forças com os Juvenis A da Quinta do Conde (ADQC), desafio que terminou numa igualdade a uma bola! Foi o primeiro susto que apanhei… ao olhar para as (quase) três dezenas de Jogadores equipados de amarelo! No 1.º período de jogo/treino os pupilos de José Teixeira e Jorge Fernandez portaram-se muito bem, na presença de Atletas com mais idade, aparentemente, mas… depois das substituições (compreende-se… têm de jogar todos!) as estratégias…, na minha modesta opinião, não funcionaram lá… muito bem! Mas… pronto… mais um empate para um Grupo que ainda não perdeu!

Entre este desafio e aquele que se seguia… novos sustos… me atormentaram… primeiro quando fui à Sala de Convívio do CCFC buscar mais duas Garrafas de Água para “matar” a sede da Equipa de Arbitragem… e, depois, cá fora, quando me dirigi para junto do local onde as Carrinhas do Clube estão estacionadas!...

MAIS UMA OBRA NO CCFC
Quando cheguei próximo do lugar onde as Carrinhas costumam estar estacionadas… deparei com mais uma gratificante Obra do CCFC que está sendo edificada! Trata-se de um novo compartimento para se arrumar o Material Desportivo de todos os Escalões do CCFC! O novo Campo de Futebol… procurado e prometido (talvez seja uma miragem!) pelas Autarquias Locais… parece, ainda, estar longe mas, o CCFC, quase a arrebentar pelas costuras… procura fazer das tripas coração e tem de evoluir… a todo o custo! Este novo espaço será suficiente, por enquanto, para albergar todos os Materiais Desportivos dos variados Escalões do CCFC! Assustei-me e… quase tropecei na Betoneira que preparava o betão, mas… depois… compreendi a situação!

OS MATULÕES DAS TERRAS DA COSTA
De seguida… mais um susto… quando olhei para os Seniores do Terras da Costa que iam jogar, a seguir, com os Juniores de Victor Conceição! Uuuuiiii… que tamanho tinham eles… vai daí, os responsáveis pelo CCFC (Direcção) pediram, estrategicamente, para os calmeirões do Terras da Costa jogarem de mansinho (sem grande intensidade) sobre os nossos pequeninos meninos! Bem… foi tal e qual a história do Gulliver com os Liliputianos de Lilliput, da Ilha do Romance “As Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift, cujos habitantes mediam menos de seis polegadas…. (neste caso, Juniores do CCFC!) a desbravarem caminho nas Terras da Costa e a vencer, um desafio fácil, por SETE BOLAS… A ZERO! Aqui… apanhei um susto… de pouca duração, mas… o pior estava para vir… Um à parte para afirmar, apesar de tudo, que os Juniores do CCFC estão de pedra e cal assumidos no COMPROMISSO de, primeiro, fazer cada jogo (e, agora, cada treino!) uma FINAL! Não sei se o Victor Conceição vai ler isto… mas gostei do posicionamento da Equipa e das substituições, com cabeça, tronco e membros…, não foi mudar, para experimentar, por mudar…, foi render com objectividade, segurança e com os mesmos processos bem assimilados! Desta vez… é que vai ser!

A FAMÍLIA DO PRESIDENTE
Quando parecia… que os sustos tinham terminado… eis que aparece no Campo do Cassapo, primeiro, o Presidente da Direcção José Manuel Santos, e… pouco depois a sua prestimosa, extraordinária e excêntrica Família! Conheci, no imediato…, duas caras…, inconfundíveis…, Celina Alves e Cláudia Lopes! Logo a seguir, o espaço para os adeptos do CCFC e a Sala de Convívio encheram-se, por completo! Foi um pandemónio, no bom sentido! Constou-me que se tinham reunido, num Almoço de Confraternização, só… os PRIMOS de uma Família riquíssima em salutar Convívio e boa disposição! Ora.. para fazer a digestão do repasto decidiram-se a ir fazer uma visita ao… CCFC! Após a chegada do Grupo… nunca mais houve descanso! Já conheço alguns Familiares do Presidente e, aos poucos, eles e elas vão-me explicando quem é este e aquela, idades, parentescos, etc…, eu digo, amavelmente que sim, mas... não percebo nada! Para mim…, são todos iguais…, elas… muito bonitas e gentis, eles… muito cavalheiros e atenciosos! A determinada altura, no meio da confusão, alguém me apresentou um ancião do Grupo que tinha oitenta e tal anos… para mim, pareceu-me mais novo do que eu!! É verdade! Sei que uns vieram do Algarve, outros do Alentejo, de transportes próprios e de comboio… e num determinado momento o Paulo Camacho ainda me confidenciou que ali… só estavam “SANTOS” porque se se juntassem os “CAMACHOS” nem três Campos de Futebol do Cassapo… davam para receber todos! Que Família… Adorei quando a Celina Alves disse ao seu marido que eu… “RO” era uma espécie de… “Repórter”! Acertou… na mais completa dedução!

Só não ainda não compreendi…, lá muito bem…, como é que o Presidente José Manuel Santos, usufruindo de uma Família destas… Amiga, Nobre, Ordeira, Unida, Redentora, por vezes é desacreditado e menos prezado por algumas mentes contraditórias… da nossa Praça!? Eu… prezo-me por ser seu Amigo… mas, com uma Família, assim… não permitia a ninguém que me molestasse! Quando isso acontecesse… bastava um clicar de dedos e… lá vai disto… Bem… já é tarde e, se calhar, já não sei o que estou… a escrever! Uf! Já chega de sustos… por hoje! Até o SLB…, à noitinha, me ia… pregando outro susto! Livra… (RO)

Saudações desportivas. OBRIGADO!

REPÓRTER DE OCASIÃO (15 de Setembro de 2019)

NOTA: -O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos utilizando a ortografia antiga.






 FOTOGRAFIA DE: CLÁUDIA LOPES (Facebook)
FOTOGRAFIA DE CELINA ALVES (Facebook)








































3 comentários:

  1. Foram muitos sustos mas tudo acabou bem😀

    ResponderEliminar
  2. Grata, Sr. Rodrigues! É, sem dúvida, uma família fora do comum, como viu.. Tudo muito! Muitos afectos, carinho, amor... ❤️🥰 É venham mais 5... ou mais! Que cá estaremos! 🥰❤️😘

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.