🧐🕵️ Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa...👣👣 🔍
📝🔦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🔐
Antelóquio PPPP
...”O prometido é devido”, lá diz o antigo ditado e “velhos são os trapos”... como se conhece de um outro e, como tal, aqui estamos hoje, conforme prometemos, a 15 de Dezembro de 2023, vésperas da realização do 5.º Convívio Anual do “Blogue RO” para iniciarmos mais uma rubrica neste Blogue de proximidade e de “gostos” dedicado, ultimamente, com bastante entusiasmo às causas misteriosas e significativamente justas do Policiário, da Problemística Policiária.
Um dos meus estimados e conceituados confrades do Policiarismo, “Inspector Aranha”, também “Zé dos Anzóis”, entre outros pseudónimos, utilizados nesta arte enriquecedora de desporto mental, alguns ainda por se deslindar (!), o fraterno companheiro Domingos Cabral, de Santarém, contactou-me, há uns dias, para me propor o (re)publicar do conteúdo temático de umas quantas edições da sua brilhante Secção Policiária “CORREIO POLICIAL”, já extinta, que se dignou orientar e coordenar no Jornal “CORREIO DO RIBATEJO”! O tema “espalhou-se” por setenta e duas publicações em outras tantas semanas e versou os Primórdios da Problemística Policiária em Portugal... o seu início... quando já se tinha documentado que teria acontecido por volta de 1945... afinal, sucedera em... 1927! Fantástico!
Entendia o Domingos Cabral que divulgação tão distinta e imensamente valorosa para a causa e origens do nosso Policiário... permanecer apenas e só ali mencionada, naquele espaço, num jornal, “sabia” a muito pouco e outra vez, (re)publicada no espaço do Blogue do “Repórter de Ocasião”... ficaria certamente registada para a posteridade!
...Ora, não hesitei um segundo e começámos a trabalhar!
Daí os cartazes pré-publicitários (PPPP) que fui mostrando esta semana, se referirem a PRIMÓRDIOS DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA (PPPP). 1927... o ano em que surgiu pela primeira vez, em Portugal, a Problemística Policiária e “D. C.”... respeitar as iniciais do nome de Domingos Cabral. Tudo esclarecido, para compreensão do leitor.
As Secções do “CORREIO POLICIAL” que serão divulgadas, agora, no Blogue do “Repórter de Ocasião” confirmam exemplar e documentalmente o nascimento da Problemística Policiária em Portugal; 1.ª Parte, ao Ciclo Reinaldo Ferreira (Repórter X) – “Os Cinquenta Contos Misteriosos”; 2.ª Parte, ao Ciclo L. Figueiredo e 3.ª Parte, ao Ciclo Secção “Problema Policial” de A. Araújo Pereira. Compõem setenta e duas edições.
É minha intenção e prometo (re)publicar todos os conteúdos textuais das Secções do “CORREIO POLICIAL” em letras soltas, fotografias inseridas nas mesmas e a própria página, inteira, digitalizada, além de outras fotos/recortes, provavelmente, para ilustrar as mesmas, mas se, por motivos técnicos ou de força maior, houver ou surgir impedimento da transformação das fotos digitalizadas, em letras soltas, o trabalho será materializado e concluído em fotografia!
A divulgação do “CORREIO POLICIAL”, de Domingos Cabral, PPPP -PRIMÓRDIOS DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA PORTUGUESA, publicar-se-á aos dias 15 e último de cada mês, num total de um número de setenta e duas edições... pelo que feitas as contas... tudo estará concluído, se houver vida, saúde, força de vontade e entusiasmo, nos finais (Novembro) de 2026... o que será lindo, porquanto no ano seguinte (2027) comemora-se o CENTENÁRIO da Problemística Policiária em Portugal! Quem diria!?
Abraços e muito boa disposição para todos os leitores especialmente aqueles que adoram “estas coisas” do Policiário!
O Gráfico - RO
segunda-feira, 29 de maio de 2023
*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 035
🔎 Memórias do Policiário – 035 🔍 – DOMINGOS CABRAL
Naquele trilho secreto
Com palavras santo e senha
Eu fui língua e tu dialecto
Eu fui lume e tu foste lenha
(in Rui Veloso - O prometido é devido)
IMPECÁVEL MUITO BOM MAS EU NÃO CHEGAVA MESMO LÁ, E PENSO QUE NÃO SERÁ FÁCII A MAIORIA ACERTAR🦉🦉
ResponderEliminarMeu caro, não devemos, nem podemos esquecer em março de 2025 os 50 anos do início de Mistério Policiário no Mundo de Aventuras, com tudo o que representou para o Policiarismo em Portugal. Acho que essa data deve ser devidamente comemorada, embora ainda haja tempo para pensar como se poderá fazê-lo. São duas datas marcantes que devem ser comemoradas: 2025 e 2027.
ResponderEliminarOra, viva, caríssimo Paulo! Feliz lembrança, recordar com efusividade março de 1975 (50 anos em 2025!) do nosso querido "Mistério... Policiário" (Mundo de Aventuras) do saudoso e inigualável "Sete de Espadas"!! Totalmente de acordo para, em conjunto, irmos pensando na homenagem. Abraço. -O Gráfico
Eliminar