🍾🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂✌🌠
📚 O Policiário está vivo! 🎓
📑 50 Anos " M. A./ M. P." 🔍
🧐 Sete de Espadas - 1975/2025
🔦 100 Anos de Problemística Policiária
em Portugal (1927 - 2027) 📖
“SUGESTÕES / PROPOSTA PARA AS COMEMORAÇÕES
Por: Domingos Cabral (Inspector Aranha – Santarém)
a) DOS 50 ANOS DO INÍCIO DA SECÇÃO “MISTÉRIO POLICIÁRIO”, DO “SETE DE ESPADAS”, NA REVISTA “MUNDO DE AVENTURAS” — (1975 — 2025)
b) DO INÍCIO DA PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA EM PORTUGAL — (1927 — 2027)
*******
1.º TORNEIO — 2025:
Composto por 10 problemas (se
possível todos do mesmo autor, ou de autores que militaram no “Mistério
Policiário” em 1975), com a publicação a ser iniciada, (por todos os blogues
aderentes) no mês de Março de 2025 e a terminar em Janeiro de 2026 (com o mês
de férias Agosto de interrupção).
Soluções a serem classificadas por um Júri de três concorrentes de 1975.
Convívio de encerramento e distribuição de prémios em Fevereiro (mês do nascimento do “Sete”) de 2026.
*******
2.º TORNEIO — 2026:
Composto por 10 problemas (se possível todos do mesmo autor), com a publicação a ser iniciada em Fevereiro de 2026 (por todos os blogues aderentes) no mês de Fevereiro de 1927 e a terminar em Dezembro.
Soluções a serem classificadas por um Júri de três Policiaristas (não concorrentes ao Torneio).
ESPECIAL — TORNEIO NACIONAL DE PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA
Com a aglutinação das classificações duas provas anteriores, apurar-se-ia O Campeão Nacional de Problemística Policiária 2025/2027.
FINS DE JANEIRO DE 2027
Encerramento da prova, com Convívio, distribuição de prémios/exposição de Secções de muitos anos do Centenário e lançamento do livro “Primórdios da Problemística Policiária Portuguesa.
“Caríssimo “Inspector Aranha”:
As suas propostas são pertinentes, mas na minha opinião bastará um Juiz, para classificar as soluções, para não se complicar!
Vamos falando.
Abraço.
O Gráfico
Em relação às propostas do Inspector Aranha, concordando na generalidade venho sugerir algumas alterações.
ResponderEliminar1- Haver um coordenador que elaborará os regulamentos e poderá selecionar os problemas.
2- A classificação de cada problema deverá ser feita por uma única pessoa, como já O Gráfico referiu. Sendo os problemas publicados em diferentes espaços, poderia a classificação de cada problema ser feita pelo autor do blogue onde o problema é publicado.
3- Os classificadores teriam um prazo determinado no regulamento para enviarem as classificações para o coordenador, que seria o responsável pela publicação dos resultados e das classificações (apuradas pelos autores dos blogues participantes).
4- Sugiro que o convívio de encerramento do 1º torneio seja em Março, 15 de março de 2026, porque embora tenha sido um espaço orientado pelo Sete de Espadas, a origem do torneio está na comemoração do aniversário da seção Mistério Policiário (iniciou-se em 13 de março de 1975)
5- Não sei se não será exagerado estar a planificar à distância de mais de 2 anos. Por isso, em vez de dois torneios, poderia, para já, pensar-se apenas em apenas um, com 12 problemas, de janeiro a dezembro de 2025. Por causa das férias, nos meses de julho e de agosto, o prazo de resposta poderia ser alargado para os 20 dias do mês seguinte. Deste modo, o que está previsto para o convívio de 1927, seria em 1926, tendo março como o mês realização.
6- Neste modelo de publicação, que me parece o melhor, os autores dos blogues onde os problemas serão publicados não poderão ser concorrentes, porque têm acesso às soluções de vários problemas antecipadamente.
7- Com base no que foi escrito anteriormente, vejo duas hipóteses para a autoria dos problemas: os autores dos blogues e o coordenador serem os autores de todos os problemas, podendo o coordenador ter um problema, publicado em cada blogue, e, nesse espaço de publicação, o autor do blogue ser o autor dos restantes problemas aí publicados; os problemas serem, cada um, da autoria de um Policiarista que tenha passado pelo Mistério Policiário. Esta decisão caberia ao coordenador, cabendo-lhe a função de verificar a existência dos 12 problemas e respetivos autores.
8- Se os problemas fossem todos de um autor, parece-me que o coordenador seria o indicado para o fazer, ou então teria que antecipadamente ver se alguém teria tal número de originais disponíveis.
9- O torneio de 2027 seria aberto a todos os autores, porque é necessário incentivar a escrita de problemas.
10- Cada problema poderá ser dedicado a um nome de torneio realizado em Mistério policiário. Para já, identifiquei 12, o que até estaria certo com os problemas policiais publicados: I Grande Torneio; Primeiras Buscas; primeiro Passo Dedutivo; 4 estações; TTPP; Sete de Espadas; Detetive Misterioso; Novos e Iniciados; M. Lima; Dos Reis ao S. pedro; Do S. Pedro ao natal; Maratona de Cruzadas.
11- Um blogue, que não aquele que publicasse o problema do mês, faria uma resenha do que sucedeu nesse ou nesses torneios que tiveram o nome relembrado.
12- Surjam mais ideias para que, a partir da primeira proposta concreta, a do Inspetor Aranha, se organize uma comemoração significativa.