PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

!🌞 CRIME AO SOL 🌞 CRIME AO SOL 🌞 CRIME AO SOL ! 📑 Problema Policiário N.º 2 - Um Original de: FARIA 🧐 * Cultores do POLICIÁRIO! Homenageados num Grande Torneio de Problemística Policiária - 2024 - Blogue RO!

📚 Torneio Cultores 🎓

do Policiário 🔍

 

📝 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/  🔐

 

📖 HOMENAGEM 📖

 


 

JARTUR – Combatividade

BIG BEN – Decifração

INSPECTOR ARANHA – Melhores

INSPETOR BOAVIDA – Originais

LP (Inspector Fidalgo) – Produção

DANIEL FALCÃO – Combinado

 

 

 

📖 O “TORNEIO CULTORES DO POLICIÁRIO” foi idealizado para Homenagear os consagrados Policiaristas: JARTUR (João Artur Mamede), BIG BEN (Manuel Barata Dinis), INSPECTOR ARANHA (Domingos Cabral da Silva), INSPETOR BOAVIDA (Salvador Pereira dos Santos), LP (Luís Pessoa - Inspector Fidalgo) e DANIEL FALCÃO (José Manuel Machado - Mac Jr.) POLICIARISTAS que se evidenciaram e continuam activos, com bastante ou menor influência na Problemística Policiária e enalteceram e/ou dinamizaram o POLICIARISMO em variadas vertentes, com as suas participações, dedicação e voluntariedade!

🖊 O "Blogue RO" comunicou com TODOS, revelando a intenção desta singela Homenagem, por merecerem o respeito, a consideração e a adoração de “O Gráfico” por todo o rico e frutuoso trabalho que realizaram em prol do POLICIÁRIO! Uns, hesitaram, são avessos a Homenagens, outros exultaram, mas no final das "contas"... o mais importante é valorizar o POLICIÁRIO e evidenciar, com uma devida vénia, o trabalho, a carolice e o estudo, aliado a uma forte e digna paixão de UMA VIDA... em favor de uma causa comum... pois, eles são... OS CULTORES DO POLICIÁRIO!

 

 


Problema Policiário N.º 2

 

CRIME AO SOL

Um Original de:  Faria-Évora

 

-Sargento Pázeiro, mande prender o sr. Anacleto Silva, pelo assassinato do tio.

Quem assim falava, era o Inspector Faria, satisfeito por mais uma vez ter conseguido resolver um dos seus famosos casos.

Desta vez o mesmo não o ocupara muito tempo e ele pôde, assim, dispor de mais uma oportunidade para fazer a sua partidinha de ténis, na companhia do Sargento Pázeiro.

 

Porém, antes de ir à sua partidinha de ténis, o Inspector deu-me todos os elementos do caso e autorizou-me a apresentá-los a todos os Policiaristas, para ver se o conseguem resolver.

 

OS ELEMENTOS SÃO OS SEGUINTES:

a) -A vítima era o sr. Pedro Silva, industrial de renome, conhecido pelos seus modos duros. Estava constantemente a discutir com o sobrinho e no dia anterior ameaçara-o de que o iria deserdar.

b) -O local do crime é um grandioso imóvel de dois andares, localizado dentro de uma enorme quinta, a qual estava isolada do exterior, por um grande muro que a rodeava.

c) -A vítima encontrava-se no seu escritório, localizado no 1.º andar, tombada de frente sobre o bordo da única janela do mesmo, com a cabeça pendente para a rua e apresentava um ferimento muito profundo na cabeça, mais propriamente na zona da testa, provocado por um instrumento corto-contundente.

d) A janela estava localizada na parte da frente do imóvel.

e) Na parede exterior, junto da janela encontrava-se uma escada encostada ao alto.

f) A parede junto à janela, bem como a escada, apresentavam alguns salpicos de sangue.

g) Na rua, por baixo da janela e na direcção em que pendia a cabeça da vítima via-se uma poça de sangue.

h) A única porta do escritório, na altura do crime estava fechada por dentro, à chave e, além disso, ainda estava trancada por dentro com uma corrente de segurança, pois, após o almoço, a vítima gostava sempre de ficar sozinha durante algum tempo e não a abria para ninguém.

i) Havia apenas dois telefones em casa. Um estava na sala, mas não funcionava devido a avaria e o outro estava no escritório da vítima.

j) No armazém, localizado nas traseiras do imóvel e onde se guardava, entre outras coisas, a farinha, foram encontrados entre os sacos de farinha, enrolados num pano um pouco sujo de sangue, um martelo, uma faca de mato e um machado.

l) Na altura do crime só se encontravam na quinta, a vítima e o seu sobrinho, o sr. Anacleto Silva seu único herdeiro.

m) O sobrinho da vítima estava vestido desportivamente, no entanto uma das pernas das suas calças estava um pouco suja de farinha.

n) A vítima funcionava como um autêntico relógio e sem excepção, todos os dias, à mesma hora, abria à janela do escritório e ficava de pé junto da mesma durante algum tempo a saborear o sol.

o) A porta do escritório, quando à Polícia chegou, estava fechada e trancada por dentro, sendo arrombada posteriormente para se poder remover o corpo.

 

DEPOIMENTO DO SOBRINHO:

Ainda não tinha saído de casa nesse dia. Após o almoço, como se sentia cansado, continuou ainda em casa e aproveitou para fazer um telefonema a um amigo. Após o telefonema, resolveu sair para a rua e, casualmente, olhou na direcção da janela do escritório e deparou com aquela fatalidade. De imediato correu para fora da quinta a pedir socorro e conseguiu assim contactar a Polícia.

Estes elementos permitiram ao Inspector Faria resolver o caso; espero, pois, que não tenham dificuldades em o fazer!

 

PERGUNTAS:

1) - Qual das três armas apresentadas no texto foi a utilizada no crime? Justifique.

2) - Como julgam que o crime foi cometido? Justifique.

3) - Quais os pormenores que provam a culpabilidade do sobrinho?

4) - Qual o móbil do crime?

 

 

NOTA: -Este Problema Policiário foi publicado no CLUBE XIS – ANO II – N.º 22 – MAIO – 1984 sem nunca ter sido divulgada a “Solução do Autor”!

 

 

 

ENDEREÇOS E PRAZOS PARA

O ENVIO DE RESPOSTAS:

As respostas dos Concorrentes, Solucionistas, Decifradores aos Problemas Policiários deste Torneio ou de outro qualquer Passatempo... podem e devem ser, sempre, enviadas através de três exemplos:

a - Via Messenger, Facebook, mensageiro instantâneo e aplicativo de Luís Rodrigues. 

b - Por emails, correio electrónico, de Luís Rodrigues:

reporter.de.ocasiao@gmail.com

lumaferoma1958@sapo.pt  

c - Utilizando o Correio Normal (CTT):

Luís Manuel Felizardo Rodrigues

Praceta Bartolomeu Constantino, 14, 2.º Esq.

FEIJÓ 2810 – 032 ALMADA

📑 IMPRETERIVELMENTE, para este segundo Desafio, até ao dia 29 de Fevereiro de 2024, Quinta-feira, 24 horas.

 

 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.