PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

🧐 SOLUÇÃO e Comentários - Pormenores Decisivos!! ☝ 📑Problema Policiário N.º 1 - Original de: O Gráfico 🧐 O Misterioso desaparecimento de uma Aliança Velha🍾 * Cultores do POLICIÁRIO! Homenageados num Grande Torneio de Problemística Policiária - 2024 - Blogue RO!

 💖🦉📝 Este é o vosso Blogue RO! 👀🥂🌠
⌛📖🔍🧐🌷🚦 https://reporterdeocasiao.blogspot.com/ 🖊📲

📚 Torneio Cultores 🎓

do Policiário 🔍

 


Problema Policiário N.º 1

 

 

O Misterioso desaparecimento de uma Aliança Velha

Um Original de:  O Gráfico

 


📖 HOMENAGEM 📖

 

JARTUR – Combatividade

BIG BEN – Decifração

INSPECTOR ARANHA – Melhores

INSPETOR BOAVIDA – Originais

LP (Inspector Fidalgo) – Produção

DANIEL FALCÃO – Combinado

 

  

 

ILUSTRAÇÃO DE "INSPECTOR PEVIDES" - OEIRAS

 

Solução do Autor: 


 

II PARTE (Solução do caso)

 

O Misterioso desaparecimento de uma Aliança Velha

Por: O Gráfico

 

-OLÁ, Rui! -cumprimentei o meu amigo regressando à Pastelaria Kimi.

-Viva, então, tudo bem!? A Aliança Velha sumiu-se de vez! Que coisa...!? -disse ele.

-Meu caríssimo Amigo eu tenho uma teoria para desvendar o mistério e queria-lhe apresentar as minhas deduções, vamos a isso? -perguntei.

O Rui Marino concordou comigo e expus-lhe as minhas conclusões, desta maneira:

Uma vez que a garrafa da Aliança Velha jamais foi encontrada no estabelecimento, em lugar ou local nenhum e mais ninguém saiu ou entrou após a sua falta... então só pode ter sido levada pelo Padeiro... porque ele entrou em simultâneo com o Miguelito e o alvoroço e as distracções foram imensas! O Padeiro foi o único que entrou no balcão e no seu trajecto, por duas vezes se cruzou com a Aliança Velha! Depois de depositar as carcaças no receptáculo apropriado, ao regressar pegou na garrafa e colocou-a na caixa vazia do transporte do pão. Enquanto posavam para as fotos ele saiu sorrateiramente pela porta vedada ao público, pelas duas cadeiras! Só pode!...”

-Interessante, meu caro Rodrigues! Quase de certeza! -comentou o Rui.

-E como é que podemos provar isso mesmo...!? -interrogou-me.

-Fácil! -respondi, eu.

-Provavelmente, o jovem Miguelito, numa das suas fotografias “apanhou” o Padeiro em flagrante delito! -acrescentei.

-Vamos chamá-lo... para que nos mostre as suas fotografias! -concluí.

Dito e feito. O jovem Miguelito nem queria acreditar... numa das suas fotografias, no meio de um alvoroço fantástico... lá se encontrava, em segundo plano, numa das fotografias de rosto dos empregados de balcão, o Padeiro a pegar na garrafa da Aliança Velha e numa outra via-se a garrafa já colocada no caixote, vazio, do transporte do pão! Sintomático. Uma prova irrefutável da culpabilidade do Padeiro.

 

FINAL DA II PARTE

 

* ESTA É UMA HISTÓRIA DE FICÇÃO APROVEITADA DE FACTOS REAIS!

O Gráfico

 

 

PORMENORES DECISIVOS PARA UMA

 “PROPOSTA DE SOLUÇÃO” CORRECTA

 A VALER 10 PONTOS

1 Culpar o Padeiro como o autor do desaparecimento da garrafa da Aliança Velha.

(Dois pontos para o nome... Um ponto para o desenvolvimento da acção.)

2 Justificar a prova da sua culpabilidade com as fotografias do Miguelito. (Um ponto)


3 Presença do Solucionista/decifrador/concorrente, com “proposta de solução”. (Seis pontos).

 

 

ESCLARECIMENTOS PARA AS ESCOLHAS 

DAS “MELHORES”, “MAIS ORIGINAIS” 

E “COMBATIVIDADE”

A Somente as “Propostas de Solução” que sejam classificadas com “10 pontos” (Totalistas/Pontuação máxima) poderão conseguir “pontos extras” na classificação de “As Melhores”.

B A selecção para as “Propostas de Solução” da categoria “As Mais Originais” são as que mostram sentido de originalidade e inovação no modelo de serem apresentadas quer sejam visualizadas virtualmente, em fotografia, desenho, verso e até textualmente, enviadas por “mensageiro instantâneo” (Messenger) ou “correio electrónico” (Email) ou ao vivo, em matéria real e sólida remetida através dos CTT.

C O escrutínio das “Propostas de Solução” para a modalidade da “Combatividade” incide na análise que o classificador realiza e observa ao comportamento, vontade, voluntariedade e intenção do concorrente, solucionista e/ou decifrador que imprime, utiliza e emprega nos processos utilizados para produzir e criar a sua exposição, relatório, narração, etc.

§ É fácil compreender-se e deduzir que os gostos e apreciações de quem observa e classifica... terão sempre um pequeno grau de subjectividade! 



UMA PALAVRA DE APREÇO... para todos os solucionistas que marcaram presença nesta primeira etapa do Torneio Cultores do Policiário, sabendo o "Blogue do Repórter de Ocasião" o sacrifício que alguns fizeram para não faltar à chamada... por motivos vários, entre eles, o estado de saúde de cada um! Alguns afirmaram, até, que se tratou apenas de "ajudar" num "pontapé-de-saída" pelo que, provavelmente, não participarão nos desafios futuros!

REALÇAR o quanto de extraordinário significa para o "Blogue RO" apreciar no lote dos solucionistas... TODOS OS SEIS CULTORES QUE SÃO HOMENAGEADOS NO TORNEIO! Uns... com o pseudónimo que os distinguiu na Problemística Policiária, outros com nomes de "guerra" menos vistos e alguns com "identificação" diferente do habitual!

UM APLAUSO para os chamados "Veteranos" que "teimam" em vincar a sua presença neste entretenimento, dos quais destaco, já, o confrade "Clóvis", de Viseu, que é, sempre, dos primeiros... a responder e muitas palmas para os "novos/iniciados" que mesmo sem saber... onde, afinal, estão "metidos"... nestas "coisas" do "Policiário"... lá vão elaborando as suas "propostas de solução"! E, muita atenção, neste grupo, há gente de imenso valor... que quando enraizarem definitivamente o "caminho" e a "perspicácia" do desvendar destes "crimes fictícios"... serão um "caso sério" na Problemística Policiária!

DEPOIS... lembrar que este entretenimento é bastante enriquecedor para o cérebro humano e que, como em tudo aquilo que seja... UM JOGO..., pode-se ganhar (acertar!) e... perder (não ser totalista -acertar completamente na ideia de quem escreve e idealiza o chamado "Problema Policiário"!). 

PORTANTO... não há que desanimar... é necessário continuar a decifrar e... "desconfiar", sempre, das artimanhas do produtor, aquele que propõe os desafios!

SEMPRE dissemos, por aqui, neste divertido espaço que continuaremos presentes, mesmo, com apenas 2, 3, ou 4 participantes! Ter 47 concorrentes, num só desafio, enche-nos a alma de contentamento! OBRIGADO!

RO - O Gráfico

 

 

 

NOTAS DO AUTOR: (O Gráfico)

...MAIS UMA VEZ fui surpreendido com o número de TOTALISTAS na decifração de um Problema Policiário de minha autoria! Com efeito pensei tratar-se de um desafio muito fácil, pela evidência dos factos, pois apesar do texto se apresentar bastante extenso, era perceptível de todo que o fornecedor do pão, seria o único dos intervenientes que poderia ser acusado de culpado de ter surripiado a garrafa de Aliança Velha aproveitando-se da confusão instalada na Pastelaria "Kimi" pela entrada simultânea no Estabelecimento do jovem aspirante a fotógrafo, Miguelito! A esmagadora maioria dos solucionistas descortinou este facto, mas apenas quatro deles foram mais além... "alinhando" na perspectiva do produtor... mencionando que as fotografias do Miguelito teriam "apanhado" o "ladrão" em flagrante... realidade mais do que evidente... porque os empregados do balcão posavam para o fotógrafo e nas imagens de fundo, momentâneas... o padeiro foi "agarrado"! Sintomático. Houve um quinto solucionista que também concluiu que as fotos do Miguelito "apanharam" o "Ladrão" a "gamar" a garrafa, mas inexplicavelmente concluiu que este seria um dos empregados... que a tinha escondido no elevador de transporte de comida... causa impossível... porque tudo foi revistado na altura do caos e... mesmo não se mencionando a vistoria ao "monta-pratos" é de todo inverosímel a indicação deste para o esconderijo possível da dita garrafa porque o mesmo estava constantemente em funcionamento!  

O texto do problema policiário era extenso, mas é preciso não esquecer que se tratava de um Conto de Natal e por ser longo alguns decifradores acabaram por se baralhar dizendo que não se mencionou janelas... quando é dito que por alturas do "Covid" o autor tomava o pequeno-almoço nos parapeitos das janelas!  

À parte os quatro e únicos totalistas a merecem os "10 pontos", todos surpreendentes, nada habituados a estes destaques e "valentias" -um deles até escreveu dizendo que se sentia muito pequenino em relação a possíveis adversários, nomes sonantes do Policiário! -houve uma meia-dúzia de "propostas de solução" de Policiaristas "Veteranos" e... não só (!) que... quando acertarem totalmente nos desafios... classificar-se-ão, sem quaisquer sombra de dúvidas, no topo das várias "especialidades" devido ao extraordinário labor utilizado! parabéns, a todos! O Gráfico

 

 

 

NÚMERO DE PARTICIPANTES NA 1.ª PROVA:

 

Problema Policiário n.º 1 = 47 Concorrentes.

Total de Participantes no Torneio: 47!

 

 

1 comentário:

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.