PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

*** MEMÓRIAS DO POLICIÁRIO! - (Por: O Gráfico) - 063 🔎 Domingos Cabral 🕵️ Inspector Aranha -- 82 Anos! 🎂

 🔎 Memórias do Policiário – 063 🔍

 

  🧐 O Gráfico 🕵️

 

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


 Memórias do Policiário – 063

🧐 Inspector Aranha

🕷82 Anos! 🎂

👨 Domingos Cabral🕸

6 de Fevereiro de 1942 – 2024

 

🎓 POLICIARISTA 🔖

📜 Investigador 🖊

 

 

 

 

 

63 EDIÇÕES das Memórias do Policiário – O Gráfico para se comemorar os oitenta e dois anos do consagrado POLICIARISTA “INSPECTOR ARANHA” – DOMINGOS CABRAL DA SILVA. (Zé dos Anzóis)

Bem-haja. UM DIA BASTANTE FELIZ!

SAUDAÇÕES POLICIÁRIAS.

O Gráfico

 

 

 

»»» FAZ HOJE 82 ANOS o INSPECTOR ARANHA! «««

 

HOJE FAZ ANOS O “INSPECTOR ARANHA” (ZÉ DOS ANZÓIS), nascido em 1942, pseudónimo de DOMINGOS CABRAL DA SILVA (Santarém) distinto Policiarista, Orientador de Secções Policiárias de gabarito, inigualáveis, várias vezes Campeão Nacional de Problemística Policiária! É mais um querido Amigo que voltei a contactar e a confraternizar após o meu interregno das actividades Policiárias! Já tinha sido recordado nas minhas “Memórias do Policiário – O Gráfico ”, edição n.º 35, de 29 de Maio 2023,

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/2023/05/memorias-do-policiario-por-o-grafico-035.html

...mas hoje, em dia do seu aniversário volto a prestar-lhe a minha homenagem, recordando algumas fotos, nossas, de uma vida! O “Inspector Aranha” foi sempre, para mim, uma alta figura do Policiarismo, daqueles senhores que tentamos imitar e seguir-lhe os passos, devido à sua postura de amigo para o seu amigo, às suas conquistas policiárias, sempre sereno e acolhedor dando a mão aos mais novos!

UM GRANDE ABRAÇO, meu insigne Amigo DOMINGOS CABRAL, “Inspector Aranha”, MUITOS ANOS DE VIDA!

 O Gráfico

 


 

In Jornal do Ribatejo 17/04/2023 - Online

Homenagem: Sábado, 15 de Abril de 2023

 

Uma vida a decifrar enigmas

 

Policiarista é o nome que se atribui às pessoas que se dedicam à actividade lúdica da decifração e produção de problemas policiais. É, no fundo, um praticante do passatempo cultural que identifica a produção e decifração de enigmas policiais – que comummente se designa problemística policiária.

 

Nesta ‘modalidade’, Domingos Cabral tem já estatuto de lenda: “Inspector Aranha” ou “Zé dos Anzóis” foram os pseudónimos mais utilizados pelo Solicitador de Santarém que conquistou por duas vezes o título de Campeonato Nacional e por uma vez o de Vice-Campeão.

 

Venceu, ainda, uma edição da Taça de Portugal, foi finalista vencido noutra e ainda semifinalista. Alcançou, por uma vez, o troféu de “Policiarista do Ano”.

 

Somou vitórias na classificação anual “As Melhores Soluções” e em torneios como na homenagem a “Marvel” ou no Torneio “Sete de Espadas”. Com uma carreira de mais de cinquenta anos no Policiário, Zé dos Anzóis já perdeu a conta aos casos resolvidos.

 

Domingos Cabral começou a ganhar gosto pela decifração de mistérios em Maio de 1957 na secção da revista Flama.

 

“No primeiro problema a que respondi, em 1957, o investigador do caso, depois de o decifrar, dirigiu-se a um café onde existia uma tertúlia por ele frequentada denominada “Clube do Aranhiço”. E, porque na altura era usual a utilização de pseudónimo, o primeiro que me ocorreu, por associação de ideias, foi o “Inspector Aranha”.

 

“Anos mais tarde decidi “matar” este personagem, por aquele “Inspector” me parecer demasiado pomposo, e então decidi-me por um outro de sinal contrário, o “Zé dos Anzóis”. Todavia, porque o primeiro era bastante conhecido no meio, e por ele continuarem a tratar-me e me solicitarem que a ele voltasse, acedi”, confidencia.

 

O bicho mordeu-lhe de tal forma que passou a dirigir as Secções de Policiário, hoje quase desaparecidas das páginas da nossa imprensa, em Revistas de Passatempos, em Jornais locais e Regionais e até em Rádios. Colaborou, entre outros, com o já extinto Jornal do Ribatejo, e com o Correio do Ribatejo, onde escreveu centenas de páginas.

 

É ainda Autor de dois livros, ‘Antologia de Contos Policiais’ e ‘Dúzia de Ouro’, dois volumes da série “Contos e Contistas”.

 

 

In Clube de Detectives

Zé dos Anzóis, pseudónimo do antigo pseudónimo do Inspector Aranha, natural de Santarém, Solicitador de Profissão, iniciou-se no Policiário em 1957. Um verdadeiro caso de vocação (raciocínio e intuição) para a Decifração, foi Campeão Nacional em 2002/03 e Vice-Campeão em 2004/05, nunca se afastando dos primeiros lugares. Foi Orientador de Secções Policiárias e é Autor do “Catálogo Biográfico de Autores Portugueses”.


O Gráfico (RO)

 

Blogue RO – 6 de FEVEREIRO de 2024

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 





























 

5 comentários:

  1. Caro "GRÁFICO"
    Venho agradecer.-lhe os votos de Parabéns que me endereçou, a propósido do meu aniversário, e especialmente, duma forma muito reconhecida, esta manifestação de homenagem e apreço de que aqui acabo de ser alvo.
    Quando, em Dezembro último, fui ao Convívio levava como intenção apresentar ali a minha despedida do Policiário. Por isso lhe solicitei que me concedesse uns minutos para fazer uma intervenção a fim de , junto de connvivas policiaristas - o melhor para o efeito -concretizar tal intento.
    Acabei por não o fazer porque o seu entusiasmo, a sua dedicação - bem patentes no blogue - me motivaram a prosseguir.

    Gostaria também de aproveitar esta "boleia" para muito me congratular com o regresso a estas "lides" do confrade "Big-Ben" (Barrata Dinis), um grande policiarista que há anos se encontrava afastado, e cujo regresso agora também se ficou devendo às diligências nesse sentido desenvolvidas pelo "Gráfico"- conseguindo assim juntar neste Torneio os três mais antigos policiaristas vivos (ele, "Big-Ben", o "Jartur" e o "Inspector Aranha"!)
    Para mim, a presença dos dois é particularmente significativa porquanto ambos, com o Carlos Paniágua Féteiro (já falecido) foram, na década de 50, os principais mentores e impulsionadores do "Inspector Aranha" na prática nesta actividade. Por isso, foi (é) para mim particularmente gratificante voltar a ver, nas tabelas classificativas. os pseudónimos do "Big-Ben" e do "Jartur", dois grandes amigos que, comigo, formam o trio dos mais antigos policiaristas ainda vivos.
    E tal deve-se bastante a outro gramde amigo que é o "Gráfico". Obrigado.
    Domingos Cabral "Inspector Aranha"

    ResponderEliminar
  2. MTR
    Feliz aniversário 🎂

    ResponderEliminar
  3. muitos parabéns e felicidades🎂🍾

    ResponderEliminar
  4. Obrigado a quem me parabenizou.
    Domingos Cabral

    ResponderEliminar
  5. Um enorme policiarista e campeão a quem o Policiário moderno muito deve. A sua importãncia foi tal que se tornou na "peça" chave para a viragem do Policiário para miúdos, que o Sete praticava (e muito bem!) no Mundo de Aventuras, para um Policiário mais adulto e capaz de acompanhar esses miúdos à medida que cresciam e queriam mais, na sua secção Enigma Policial, na revista Passatempo.
    Essa capacidade de entender que um passatempo como o Policiário não conseguiria sobreviver apenas com captação de miúdos, sem lhes dar possibilidades de evolução, é mérito seu e não lhe pode ser negado. O Enigma Policial foi (continua a ser) um marco no Policiátro Moderno.
    Um obrigado, muito sentido, ao Domingos Cabral, pela sua Amizade e pelo que nos deu como policiarista.
    LP
    Todos os que prosseguimos ligados ao Policiário

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.