PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

domingo, 2 de novembro de 2025

🧐 SOLUÇÃO e Comentários - Pormenores Decisivos!! ☝ * Torneio Cinquentenário "Mistério... Policiário" - TCMP 1975-2025! Jornada N.º 10 - De: 🔑Vic Key - Bombarral 🍷🍻🍳🍴Problema Policiário: NA TASCA DO ZEFERINO

TORNEIO DO CINQUENTENÁRIO “MISTÉRIO… POLICIÁRIO” – MA/MP (1975-2025)

 


📖 HOMENAGEM 📖

 

 
📖🏆🎓🔍🧐 O momento é solene e gratificante e o que ficará para a HISTÓRIA é a HOMENAGEM AO “SETE” E À PROBLEMÍSTICA POLICIÁRIA... 50 ANOS DEPOIS!! Marque presença honre e dê prestígio ao Torneio! 
 

 

Problema Policiário N.º 10 

 

NA TASCA DO ZEFERINO

Um Original de:

Vic Key - Bombarral 

 

 in Blogue Repórter de Ocasião

https://reporterdeocasiao.blogspot.com/

 


Solução do Autor:  

 

 


Frederico Costa, enquanto esteve em sua casa à conversa com o que viria a ser o seu sequestrador, percebeu que estava em perigo e deixou uma mensagem cifrada, usando as cartas de jogar, cuja temática era de Animais Africanos, da Zebra (Z), Flamingo (F) e Rinoceronte (Rino) = - - Rino = Zeferino. 3 pontos.

("Havia ainda um baralho de cartas de jogar de temática de Animais Africanos, a pisar as cartas da zebra, do flamingo e do rinoceronte, viradas para cima!)

Zeferino, o dono do estabelecimento em que os amigos se reuniam, ouvira a conversa do mirífico motor a água. Os temores do farmacêutico deram-lhe a ideia de raptar o excêntrico inventor e tentar extrair-lhe o segredo, muito provavelmente para o patentear e enriquecer à custa da inteligência e esforço alheios. O malandro!!! 2 pontos. 

O Zeferino, tinha uma notável colecção de carros antigos, um admirador nato, pelo que se mostraria interessado no projecto do Frederico. Factor de Valorização.

PRESENÇA DE PARTICIPAÇÃO:

5 pontos.

 

 


Proposta de Solução do Autor:

(Para acesso às Pontuações Especiais!)

 

Ora vamos lá redigir uma proposta de solução para a Tasca do Zeferino:


Há um tipo de problemas policiários em que a vítima, nos estertores da morte, deixa uma mensagem que permite ao detective identificar o assassino. Em Vilar da Pedreira, felizmente, não há assassinatos. Este rapto foi uma excepção na quase inexistente crónica criminal da pacata vila. 


Engenhoso como é, o Frederico teve tempo de deixar uma mensagem codificada a quem o pudesse resgatar: as cartas da Zebra, Flamingo e RINOceronte, viradas para cima, sugeriram o nome do seu raptor, o ZEFERINO (Z+F+RINO).

(Em boa verdade, em vez do Flamingo, o FEneco até tinha sido mais apropriado, mas o Frederico estava tão nervoso... ☺️😉  ).


A garrafa de cerveja cheia de beatas de cigarro (cinzeiro improvisado e hábito pouco elegante e malcheiroso) sugere que Frederico teve companhia. Estando com tosse, certamente não teria sido ele a fumar os cigarros. 


Pelos vistos, Zeferino terá seguido Frederico até casa e terá tentado convencê-lo a partilhar os seus planos do motor a água. Não aceitando uma negativa nem conseguindo intimidar o excêntrico inventor, o impulsivo Zeferino tentou lograr os seus intentos pela força. O mobile do rapto não é evidente, mas um proprietário de uma taberna numa vila do interior não será dos mais prováveis detentores de uma dispendiosa colecção de carros antigos. É de considerar que o hobby dispendioso de Zeferino pode tê-lo encorajado a dar este passo temerário e ilegal. Adepto de máquinas e motores, Zeferino ter-se-á deixado tentar por um "investimento" nessa área.

---------------------------------------------

Ao escrever este pequeno enigma policiário, procurei compor um cenário leve e divertido. Localizei a trama para uma pacata vila portuguesa, porque é agradável de vez em quando fugir aos clichés. Todos os suspeitos seriam bons candidatos a culpados - desde logo o farmacêutico, que detectou o potencial financeiro da invenção e teve uma reacção um tanto teatral quando lhe comunicaram o rapto. Mas, como nas novelas policiais a sério, o culpado era outro. 😁

E uns rabiscos, à laia de reportagem:

 







📝 Comentários do "Blogue RO"...


        ESTE Problema Policiário, “Na Tasca do Zeferino”, de um dos jovens, que com apenas 13 Primaveras, utilizando o pseudónimo de “Wickie” (talvez inspirado no pequeno Viking, da TV!), se iniciou na Problemística Policiária na esplêndida e excepcional Secção Policiária do saudoso e Mestre “SETE DE ESPADAS” - Prova n.º 10 do “TORNEIO DO CINQUENTENÁRIO “MISTÉRIO… POLICIÁRIO” – MA/MP (1975-2025) – agora com 63 anos (!) sob a “capa” de “Vic Key”, interpretando-se, numa espécie de tradução, “A Chave da Vítima”… ou coisa parecida… requeria uma resolução enigmática… fácil (!?)... ou talvez não… fez com que alguns Decifradores “andassem… às aranhas”!

        Curiosamente, alguns Concorrentes que descodificaram a trama do Desafio exultaram com a proeza e partiram para relatórios de elevado mérito! Outros, porém, para enorme surpresa do “Blogue RO”, após descortinarem, outrossim, o busílis da questão – como dizia o eterno “SETE”! – consideraram a descoberta, a resolução do caso, como demasiado fácil, “de caras”… desconfiando tratar-se de uma “pista falsa(!)”… e decidiram-se a mudar de opinião… tentando encontrar um outro presumível culpado do rapto do “Traquitanas”… que não o Zeferino, o “tal” nome que era indicado nas cartas da Zebra, Flamingo e Rinoceronte!

        Ora, a mudança de julgamento foi catastrófica (!) e num Problema Policiário de pouquíssimos pormenores… quando É… OU NÃO É… as pontuações, com juízos não condizentes com o lógico, pretendido e adequado, conforme os dados inequívocos do questionário, sofrem uma gigantesca penalização! Foi este, o caso. Para compensarmos os raciocínios e o tempo despendido na apresentação das “propostas de solução” decidiu-se, desta vez, atribuir à “presença” dos Concorrentes: 5 pontos.

        Olhando para os critérios de pontuação, quem indicou o Zeferino, como culpado do rapto, mas não desvendou e/ou esclareceu a mensagem das cartas (Ze+Fe+Rino) ou (Ze+F+e+Rino), sofreu, efectivamente, a penalização dos 3 pontos considerados neste pormenor… um por cada animal!

        Quanto aos “Factores de Valorização” designados para as “Melhores” respostas… aceitamos o facto do móbil do rapto atribuído ao Zeferino ser pela razão do próprio possuir uma vasta colecção de carros e o projecto de “motor a água” servir-lhe na perfeição! Já a prova de ADN que seria encontrada nas beatas de cigarro, encontradas na garrafa vazia de cerveja, não foi considerada porque poderiam ser de uma outra pessoa… nada nos diz que os cigarros foram fumados naquela noite!

DURA LEX SED LEX. Abraços. Saudações Policiárias.

O Gráfico RO

Repórter de Ocasião

Luís Rodrigues


 A Inteligência Artificial (IA) Chegou ao Policiário! 🫥👽🦾🦿👀

🧠🕵️‍♂️🧚‍♂️👤🔮🔍"Soluções" com Muita Qualidade!

»»» Decifração! «««

...POIS é, os tempos vão mudando e as inovações sucedem em catadupa e o Policiário, mais concretamente a Problemística Policiária, vai-se adaptando à evolução da História! Alguns Decifradores continuam a utilizar a "IA" para melhorar as suas "Propostas de Solução" nomeadamente na feitura para a apresentação de desenhos relacionados com os textos dos problemas policiários e o valor das mesmas tem sobressaído de modo meritório... pois as ilustrações tornam-se magistrais! Outros continuam a solucionar como tradicionalmente... remetendo (ainda) relatórios manuscritos (!) e o mais usual por via email, também com registos de vídeo, áudio, desenhos, extractos de fotos via Google e semelhantes! A maioria dos concorrentes soluciona habitualmente apresentando textos curtos e sucintos, mas por vezes, também se excedem em pormenorizações! Aqueles que se esforçam por ganhar, merecer destaque, e são, talvez, duas dezenas (!) por cada Prova, nos Desafios presentes tornam, desta maneira, utilizando, agora, a "IA", a escolha das "Melhores"... muito difícil, incluindo... as respostas consideradas "Originais"! Mas há também quem escreva, por vezes, em verso e consiga, mesmo por palavras, transmitir originalidade em prosa! Portanto, quando antes, elaborávamos uma "Solução" para determinado Problema Policiário e quase tínhamos a certeza... que iríamos triunfar em "Originalidade" e/ou "Melhores"... hoje já não é bem assim... e (quase) tudo passa por uma questão de apreciação, gosto pessoal, diria subjectivo do Coordenador/Orientador de cada Secção... no presente... os Blogues de Problemística Policiária!

...NO entanto continua a prevalecer as "Pontuações" - os tais "10 pontos" (totalista) em cada Desafio - e quanto a isto... não há volta  a dar! Um deslize... pode comprometer a vitória num Torneio! Saudações Policiárias.

O Gráfico RO

 

Quando honestas e morais, a problemística e literatura policiais são um dos melhores processos de desenvolvimento do espírito, aperfeiçoando as faculdades dedutivas e inspirando as mais nobres concepções de justiça.

1 comentário:

  1. Muito boas explicações e desde já Parabéns a todos👏👏👏

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.