PONTAPÉS DE CANTO (5)
MARATONA... Por: Repórter de Ocasião
OLÁ PESSOAL!
Estou desconsolado! (Foi a palavra que me veio à memória para iniciar o meu quinto “pontapé de canto” da presente temporada do Charneca de Caparica Futebol Clube/CCFC). Ontem, Domingo, dia 17 de Outubro de 2010, sofri imenso, perante a angústia e desespero de um Amigo meu... por isso, por respeito, nada escrevi sobre os dois jogos de Futebol (Iniciados e Seniores) que assisti no nosso Campo do Cassapo! Hoje, trinta e duas horas depois do trágico acontecimento que motivou o desfalecimento e o enorme desânimo daquele meu Companheiro, eu estava decidido a comentar a jornada desportiva que presenciei, porquanto, a vida continua, pois, horas nefastas e tormentosas sucedem-nos inesperadamente a cada momento! E, embora, a vida quotidiana esteja cada vez mais difícil de gerir... há que olhar em frente, e devemos também falar e relatar sobre as coisas positivas que surgem do nosso lazer e divertimento se bem que outrossim ligadas a um trabalho assíduo e constante mesmo que não seja o aplicado nas nossas profissões do dia-a-dia. Com isto quero dizer que a brilhante vitória (a segunda consecutiva!) dos Iniciados não podia deixar de ser notada e enaltecida! Porém, antes de iniciar estes meus comentários, fui ao “Livro de Visitas” do nosso “Site” e fiquei hipnotizado. Meu Deus! (Pensei e reflecti aqui o meu lado cristão!) Estou perante uma incongruência e uma frontalidade que aplaudo incessantemente! Eu explico: Gostei do que li (já não era sem tempo e alguém estava a pedi-las!) todavia, parece-me que o momento para expressar vontades não foi o mais apropriado! Até me dói o coração, quando termino a leitura do texto a que me refiro, porque penso e me sinto na pele de quem, naquele Domingo fatídico, sofreu um enorme golpe, desolador, na sua vida!...
Por este motivo, escolhi, como “Maratona” o título para estes escritos porque não sei se acabarei hoje mesmo os dizeres que tenho para transcrever... E como a “Maratona” se trata de uma corrida de grande fundo, muito laboriosa e prolongada, vamos a ver se me despacho...
TEXTOS CURTOS (?)
Os meus Professores sempre me ensinaram que a “malta”, o leitor, e os Amigos que gostam de nos ler preferem de sobremaneira textos curtos e concisos, muito breves e... claros! Eu, não consigo seguir o critério dos meus Professores e tenho uma opinião diferente que esbarra no conceito do esclarecimento... Entendo que para comunicar com as pessoas e os leitores, os textos têm que conter algo de -não diria enigmático -mas sim de tentativa de busca e raciocínio... Penso que um BOM leitor e observador se deliciará, após ler e devorar os nossos textos, com uma busca de soluções e entretenimento para colmatar os nossos escritos e opiniões! Quem não gostar de palavras longas, paciência... talvez não seja um dos nossos apaniguados Leitores!
O REGRESSO DO “BÚFALO”!
André Carvalho há quanto tempo não marcavas um golo tão lindo?... Foi bonito de se ver aquele golão que reduziu para 2/3 a desvantagem que o “ZOO do Cassapo” tinha para com o “1.º de Maio Sarilhense” já a meio da segunda-parte do desafio! Parabéns, miúdo! És um “Búfalo” resistente que nunca desanima e se estivessemos num palco Profissional do Futebol receberias, certamente, uma grande ovação da assistência quando, minutos antes do termo do encontro, deste o teu lugar ao novato “Lince” (Diogo Pires) que ainda teve tempo para colocar os “Sarilhenses” num grande sarilho e em sentido, pois, no Cassapo, em casa, quem manda são os residentes do ZOO!!!
O golo do “Búfalo” teve a assinatura do “Trovão” (Pedro Victor) –o nosso “Cavalo Preto de Corrida”! Após desarmar um adversário chutou para a frente desmarcando, pela direita, o carismático André Carvalho. Este, pelo seu corredor, com concorrentes à ilharga, não se atormentou e com a bola dominada... correu, correu, correu... Quase já sem visão de remate, por uma nesga, rematou em arco na direcção da alvejada baliza... Observado pelo olhar horrorizado do pequeno guardião contrário, o enorme “balão” só parou no fundo das redes “ensarilhadas” do “1.º de Maio”! Grande golo! Foi uma Festa!
INICIADOS: CCFC/4 – 1.º DE MAIO SARILHENSE/3
Foi a segunda vitória sucessiva do “ZOO do Cassapo”! A tarefa não esteve fácil porque estivemos a perder por 2/0, com 2/1, antes do intevalo da contenda. Mas esta Equipa já provou que está disponível para grandes aventuras e enormes batalhas... Depois de um “penalty”, com a falta cometida fora-da-área, contra-os-da-casa, a ampliar a vantagem para os forasteiros, os “Animais” reduziram para 1/2, com a irreverência do “Touro” a mostrar serviço. O golo foi assaz para devolver a ambição ao “ZOO do Cassapo”. No início da segunda parte um jogador endiabrado dos “verdes” cometeu a proeza dum “hat-trick” e colocou a sua equipa a vencer por 3/1. O pior temeu-se. Depois, surgiu a corrida desenfreada do “Búfalo” que animou as hostes. Nos momentos seguintes o “Diabo da Tasmânia” (Rafael Cândido –O regressado do Costa da Caparica), vingou-se, também de grande penalidade, e colocou o resultado numa igualdade. Acreditámos. A equipa é forte posiciona-se bem no terreno e o “Simba” Vasques não lhes dá descanso, nem aos “Animais”, nem à equipa de Arbitragem –que por diversas vezes o mandaram calar ameaçando a expulsão!... Força Vasques! Bom comportamento, João Paulo!
A partida aproximava-se do final e o resultado estava periclitante, todavia a arte da “Raposa” (Ricardo Araújo), o irrequietismo do “Pernalonga” (Bruno Silva), a polivalência do “Camaleão” (Miguel Amiguinho) e a bravura do “Trovão” transmitiam-nos muita segurança, cá atrás!... O “Tigre” (Fábio Veloso) ainda entrou na “guerra” final mas foi o “Touro” dos “velhos tempos” que resolveu acabar com “aquilo”...! Recebe um passe de mestre da endemoninhada “Doninha” (Gonçalo Dias) e... começou a dança... um, dois, três adversários fintados... um, dois, três ressaltos ganhos... uma duas, três simulações e... pumba! Já está! Bolinha no fundo da baliza! Quatro a Três, a nosso favor!!! Foi o delírio do costume. Abraços e... mais abraços! Com a “Gazela” (Miguel Dias), algo amedrontada e a “Girafa” (Pedro Cardoso), num último esforço, ajudando a proteger a baliza do “Macaco” (Peixoto –já não quer ser o António Vicente!) a marcha do marcador não sofreu alteração. Foi uma vitória saborosa. Somos o Guia da Classificação. Dois jogos, duas vitórias. Dez a três em bolas marcadas e sofridas. É bonito.
O “Super-Rato” (Ricardo Francisco), com dores de barriga, no onze inicial, deu o seu lugar ao “Búfalo”! Houve quem exclamasse “Bendita dor-de-barriga”! Um apreço especial, neste jogo, para os “Animais” que repousaram e que não chegaram a entrar na “luta”: “Zebra” (João Pedro), “Gorila” (Jorge Matos), “Lobo” (André Baptista) e “Esquilo” (João Loureiro). A vitória também é deles! O “Músico” “Hipopótamo” (João Rodrigues), esta época futebolística afastado destas andanças, esteve presente no Cassapo a apoiar os seus companheiros. “Gafanhoto” (Henrique Lopes), “Piranha” (André Pires), “Cangurú” (Kawan Medeiros), “Relâmpago” (Cavalo Branco de Corrida/ Gonçalo Vasques) e o “Simba” (Henrique) não estiveram presentes, por motivos diversos, mas este triunfo também lhes pertence ou não fossem eles “Animais” do “ZOO do Cassapo”!!! (Nuno, Massagista, contamos contigo!).
QUANDO UM HOMEM CHORA...
Antes da realização do jogo de Futebol entre os nossos Seniores com o “Grandolense” para a Taça da A. F. Setúbal, jogo no Cassapo, assisti inconsolável ao desgosto incontrolável do meu Companheiro António Espinha que recebera, naquele momento, a violente notícia da morte sinistra de um seu familiar! Fiquei aterrorizado porque o acontecimento foi terrível e muito desagradável. A morte ocorreu num acidente de Caça!!! Lamentável. O António Espinha estava ao telemóvel num pranto lastimoso pois a vítima foi um seu cunhado, Amigo do Coração! Quero associar-me, nesta crónica, ao desgosto do António Espinha e aconselhar-lhe calma, serenidade e resignação, pois, “dos fracos não reza a história”! Peço-lhe perdão pela ousadia desta reportagem mas como já expliquei a tristeza profunda não pode apagar a alegria de vivermos enquanto o destino o permitir. Força, Espinha! Contamos contigo. Aparece Forte, como nunca!
ENXURRADA DE “PENALTYS”
No jogo dos Seniores perdemos por 3/5, tendo o árbitro marcado quatro grandes penalidades, duas para cada lado! Está visto que foi “ele” o artista da partida! Admirei muito a participação dos nossos atletas –temos Equipa! O Treinador está de parabéns! Gostei do “Xurro”, bons pés e inteligente. Bom jogador. O “Rafa” está demoníaco... continua! O “Canário” e o “Xupa” também são terríveis. O “Flora” continua a dar um beijinho ao pai, quando marca um golo! Já vejo este “filme” há para aí uns oito anos! O Paulinho é “Prata da Casa”, assim como o Rui, O Tiago, e outros mais. Ah, o “Bolacha”... é forte! Só é pena o seu estilo temperamental! Sai ao Pai. Um abraço “Zé Duarte”. Em suma, gostei dos Seniores.
Já passa da meia-noite... É uma da manhã! Foi mesmo uma “maratona” este “pontapé de canto”.
(Repórter de Ocasião) 19. Out. 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.