PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 30 de abril de 2020

As meticulosidades do Senhor Fulgêncio - Prova n.º 05! »»» 1.º Torneio de Entretenimento do Blogue RO «««


"1.º Torneio de Entretenimento do Blogue RO"
PROVA n.º 05

“As meticulosidades do Senhor Fulgêncio”

PROBLEMA DEDUTIVO
(Descobrir as inverdades e omissões  no texto)

Um Original de: Repórter de Ocasião (RO)


DEDICATÓRIA:
Com um forte abraço, este “Desafio” é destinado a NUNO NÓBREGA BATISTA o Self-made man da Prova n.º 02! -RO.


E
STE “Problema Dedutivo” é dedicado ao Concorrente NUNO NÓBREGA BATISTA mas não façamos comparação com o antigo Presidente da República CUBANO Fulgêncio Batista que subiu ao poder nas décadas de 30 e 40 como elemento integrante da “Revolta dos Sargentos” que deitou abaixo o regime autoritário em vigor nessa altura! Nuno Nóbrega Batista deve ser confrontado, isso sim, com o meticuloso “Senhor Fulgêncio”, da nossa história que se passa em Agosto de 2012, na Charneca de Caparica, residência habitual deste Cavalheiro. O nome Fulgêncio representa romantismo, diversão, muita amizade para distribuir, o desejo de agradar para que todos o admirem, gentileza e simpatia aos molhos… Fulgêncio é semelhante a Nuno Nóbrega Batista e aqui, sim, concordamos com as parecenças, porque representa também sucesso e foi isso que ele conseguiu com a sua solução à Prova n.º 02 (AS 3 CHAVES!) O seu Coração desvanece-se e dilui-se em prol das crianças.


O Senhor Fulgêncio, residente na Freguesia da Charneca de Caparica, neste dia de 15 de Agosto de 2012, quando se dirigiu ao seu local de trabalho calçou, como sempre os seus sapatos especiais, envernizados, e usou as suas inseparáveis meias brancas e reluzentes! A sua meticulosidade era levada ao extremo com o calçado e as peúgas pelo que tinha uma dúzia de pares iguais! As pessoas podiam pensar que usava sempre as mesmas meias… mas não… só que eram iguais e os sapatos… também! Trabalhava, como Empregado Bancário, na Caixa Geral de Depósitos, em Almada, desde os 18 anos de idade porque não quis continuar os Estudos! Embora não seguisse o mesmo critério com as calças e outro género de indumentária… (tudo igual!) todos os dias mudava de roupa, de Segunda a Sexta-Feira, sempre umas calças e uma camisa diferente! Aos Sábados e Domingos vestia usualmente os mesmos fatos de treino… tinha dois e ia intercalando, conforme ficassem sujos, e calçava, evidentemente uns ténis sem usar meias! Fulgêncio gostava imenso de andar de bicicleta, aliás era o seu desporto favorito e foi precisamente neste dia que viu na RTP os resumos da 77.ª Volta a Portugal, em Bicicleta, que se iniciou em Castelo Branco (a Cidade do Clube de Futebol do Sport Benfica Castelo Branco-SBCB) (risos) pela 1.ª vez, depois de ter sido anunciada que a partida seria em Viseu! A prova iria até ao dia 26 do mesmo mês.
Em relação à sua alimentação, só jantava em casa, todos os dias, incluindo Sábados e Domingos pelo que os pequenos-almoços e almoços, incluindo os fins-de-semana, eram sempre saboreados… fora de casa! Além da refeição, sempre diferente, à noite, (que nunca saía de casa!) não dispensava uma apetitosa sopa, variada, onde se sentia um especialista na sua confecção!

Nesta Quarta-Feira de Agosto, quando decorre a nossa história, o Senhor Fulgêncio, um Homem com 54 anos de idade e que vivia só…, pois nunca quis realizar matrimónio por complexos e depressão ocorrida aquando da sua prestação Militar na Guerra Colonial Portuguesa, após o trabalho pegou na bicicleta e foi até ao Campo do Cassapo para dar umas corridas, a pé, naquele aprazível e luzidio relvado sintético pois tinha autorização da Direcção do Clube para que tal fosse possível! Sempre que o fazia… sentia-se observado pela frondosa “Árvore do Cassapo” porque não tinha filhos e pensaria lá para os seus botões que aquela “Senhora” não gostava de ver, ali, naquele local… “intrusos”! Mas tal facto não o impedia de outrossim praticar atletismo.


CHEGOU o fim de semana, Domingo de manhã e foi dia, primeiro que tudo, de lavar roupa e louça como era usual, todas as semanas! Para a máquina de lavar roupa foram 5 pares de peúgas brancas, 5 pares de calças e 5 camisas. Um fato de treino. Uma camisola de lã grossa e um grande e pesadão cobertor. Dois lençóis e uma fronha. Duas toalhas médias de rosto, 3 toalhas grandes de banho e 3 toalhas pequenas de bidé. Para a máquina de lavar loiça, desta vez, juntou material de 2 semanas…, catorze pratos, catorze tigelas, catorze copos, catorze garfos e catorze facas! Um tacho e 2 panelas… outros lavava-os à mão, assim como alguidares, facas grandes de cozinha e outros utensílios maiores!

O Senhor Fulgêncio apesar das suas depressões era um Homem estudioso e amante da Literatura Policial pelo que nos seus momentos de lazer, quando não praticava desporto, lia muitos livros… todavia apesar de Sherlock Holmes, personagem do Escritor e Médico Britânico Sir Arthur Conan Doyle serem dos Romances mais famosos quem mais ele adorava de ler era Jane Marple, habitualmente conhecida como Miss Marple da notável Escritora Agatha Christie. De tempos a tempos devorava um Livro de George Simenon, um Escritor Belga de Língua Francesa que criou o seu famoso personagem Comissário Jules Maigret ou simplesmente Comissário Maigret.

O Senhor Fulgêncio era um Homem muito meticuloso em tudo o que fazia mas também não podia ser comparado com o Nuno Nóbrega Batista em relação a “Amor Clubístico” porque era adepto do “Glorioso” o grande Sport Lisboa e Benfica e por isso mesmo estava ansioso pela nova edição do Campeonato Nacional desse ano… a iniciar-se no dia 17, dois dias depois, desta história, para ver se o BENFICA repetia a vitória do Campeonato anterior da Liga ZON Sagres 2011/2012, a 77.ª Edição do principal Escalão do Futebol quando o F. C. Porto ficou em 2.º e o Sporting Braga em 3.º!

O Senhor Fulgêncio era um Homem indulgente, Amigo do seu Amigo, sempre disposto a perdoar… mas… eu (RO) não vou desculpar os meus Leitores que não consigam descobrir todos os erros e/ou omissões desta história! Vamos lá… mãos à obra!

Respostas até ao dia 07 de Maio, Quinta-Feira às 20 horas!
(Em caso de necessidade prolonga-se o prazo!)
                                                                    
PROVA/TESTE APRESENTADA NO DIA 30 ABRIL 2020
Enviar solução até às 20 horas de 07 de MAIO de 2020, para:

Messenger de Luís Rodrigues
Ou

Repórter de Ocasião (10 de ABRIL de 2020)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.


A PROVA N.º 05 VALE 20 PONTOS.

»»» Os Leitores são livres de acrescentar nas suas respostas a criatividade que entenderem ou desenvolver a originalidade, com imaginação!

»»» Serão Classificados em 3 categorias: PONTUAÇÃO, MELHORES e ORIGINAIS! Os lugares obtidos, nas respectivas tabelas, darão lugar ao COMBINADO.
»»» PRÉMIOS finais, a designar, para os 5 Primeiros Classificados (NO FINAL DAS SEIS PROVAS) de cada Categoria a serem entregues num Evento a realizar, num TOTAL de VINTE!


!!! LEMBRANÇAS PARA TODOS OS CONCORRENTES !!!

4 comentários:

  1. Passei o texto a abrir com velocidade máxima e já fiquei com a vista a doer-me hehehehe

    ResponderEliminar
  2. Epahhhh!!! estou uma verdadeira detetive!!!!hehehe!!!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente depois de ler miculosamente o texto fiquei a saber o mesmo 😁😁😁.
    É de certo uma bela história...
    Mas demasiado para a minha inteligência..

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.