PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

sábado, 9 de abril de 2022

# Desafio n.º 03 - NUNO KI venceu CLÁUDIO DUARTE 🎖 »»» 📣 TAÇA É TAÇA! 🏆 Oitavos-de-Final! 👏🤩👌⚖📖

 # EIS... O ALICIANTE DO TORNEIO

"TAÇA É TAÇA!"

ONDE A MAGIA ACONTECE!

Curiosidade:

...NUNO KI e CLÁUDIO DUARTE têm sido uns valentes neste interessante Torneio de Entretenimento... encontraram-se, agora, e... um deles teve de ficar... pelo caminho! "Chumbou" o Cláudio que passará a marcar "pontos" no "Torneio ANÁLOGO" onde é, até agora, um dos MELHORES! Parabéns, a ambos!   (Blogue RO)

 

# NUNO KI, RICARDO MATOS E KATYA NOGUEIRA, "REI" E "RAINHA" DOS "GOSTOS" (2019) -fazem lembrar "Os Pãezinhos" "Siameses"... sempre "unidos"!... 😆😜😎- SÃO TRÊS DOS CONCORRENTES APURADOS PARA OS "OITAVOS-DE-FINAL DO TORNEIO DE ENTRETENIMENTO DO BLOGUE RO "TAÇA É TAÇA!"... PARABÉNS!! 👏👏👏👥 -Blogue RO

 

🦉📝Este é o vosso Blogue RO!🎊👀

📖🎖 http://reporterdeocasiao.blogspot.pt/ 🎉
🏰 “Rainhas” e “Reis👑 dos “Gostos👰🤴
 👏😆😅🙌👌💖📣📖 📚

 

TAÇA É TAÇA!🏆👌

 Oitavos-de-Final👏🤩

 

🙆Os Desafios!

*** Dura Lex, Sed Lex

 

 📰😷🌄

📖  Resultados

 


ELIMINATÓRIAS / DESAFIOS

NUNO KI (12 Pts) VENCEU - CLÁUDIO DUARTE (10 Pts)

 📖  Respostas…

Nuno Ki (Detective Excalibur) (12 Pontos) - MH

Boa noite, amigo RO.

Segue a minha solução à Prova número 2, Torneio de Entretenimento do Blogue RO, “TAÇA É TAÇA!”, “Oitavos-de-Final”. Espero que todos se divirtam tanto quanto eu me diverti e ri… enquanto a fazia :-)

Grande abraço, Nuno Espada

 

NOTA:

Em separado segue desenho original do “RO” com um abraço! (NUNO KI)

 

FOTO 0

 TAÇA É… TAÇA! 2022

 

FOTO 01 – TAÇA

  

PROVA N.º 2

“Oitavos – de – Final”

 

Solução de: Nuno Ki



 FOTO 02 – DETECTIVE

 

Resposta à pergunta n.º 1

 

O “Repórter de Ocasião” (Luís Rodrigues) foi brindado gentilmente, no início deste ano, com esta caricatura que serve de cartaz para as perguntas dos “Oitavos-de-Final” do Torneio de Entretenimento do Blogue RO “TAÇA É TAÇA!”… -Quem foi o(a) Autor(a) desta graciosidade?

 

a) -Carlos Cabanita

b) -Carlos Caria

c) -Celina Alves

d) -Conceição Lopes 

 

Resposta:

a) -Carlos Cabanita (01 ponto)  

 

Ah, ah, ah, desta publicação lembro-me eu perfeitamente bem porque do Blogue RO, acho que só conheço o Luís e o Carlos, pois trabalhei com ele numa Tipografia que ambos sabemos qual 😊. Parabéns ao autor, o Mestre Carlos Cabanita e um agradecimento pessoal pelos seus ensinamentos à minha pessoa na área gráfica. Foi publicado no Blogue RO a uma sexta-feira, dia 4 de fevereiro de 2022, como segue prova abaixo: 

 

(autor: Nuno Espada)

FOTO 04 – CARLOS CABANITA


Resposta à pergunta n.º 2

 

O Treinador Carlos Queiroz, pelo Egipto, tornou-se no terceiro Português a chegar a uma Final Continental de Selecções, precisamente na CAN-2021 que se realizou neste ano de 2022! Teve azar… perdeu para o Senegal que foi Campeão pela 1.ª vez!

-Sabendo-se que Fernando Santos conduziu Portugal à épica vitória na final do Campeonato Europeu de Futebol de 2016, com o resultado de 1-0 perante a França, em Paris, após prolongamento, com golo de Éder…

-Qual o nome do outro TREINADOR e nome da COMPETIÇÃO em que também chegou à final e saiu vitorioso?

 

Resposta:

Nome do outro treinador: Nelo Vingada 

Nome da Competição: Taça (ou Copa) da Ásia, a competição que junta a cada quatro anos as melhores seleções do continente mais populoso do mundo. (02 pontos)  

 

FOTO 05 – NELO VINGADA

 

Eduardo Manuel Martinho Vingada de seu nome, nascido em Serpa a 30 de março de 1953.

Foi na temporada 1996/97, que o alentejano se tornou o selecionador nacional da Arábia Saudita, tendo vencido a Copa da Ásia em 1996.

Era a primeira experiência no estrangeiro para o treinador que tinha acompanhado Carlos Queiroz no percurso com as seleções jovens de Portugal que levou às conquistas dos Mundiais sub-20 em 1989 e 1991. Chegou à Arábia Saudita depois de liderar Portugal até às meias-finais nos Jogos Olímpicos de Atlanta. E chegou com pouca informação sobre o que iria encontrar.

«Eu não tinha muita noção. Tinha estado na Arábia Saudita em 1989, quando fomos campeões do mundo, e tinha tido contacto com algumas seleções asiáticas nos Jogos Olímpicos, mas não tinha um grande conhecimento», recorda. Mas o que encontrou surpreendeu-o: «Já na altura fiquei surpreendido com o nível dos jogadores, foi uma surpresa muito positiva.»

E correu melhor do que a encomenda. Chegou um mês antes e dois meses depois foi campeão asiático, algo que ele próprio afirmava julgar impossível. «Quando cheguei fiz algumas alterações, fui buscar jogadores da seleção olímpica. E aquilo parecia um Lego», afirmava sorrindo: «Encaixaram bem e fizemos uma boa equipa.»

Foi a 21 de dezembro de 1996, no então estádio Sheik Zayed, hoje Zayed Sports City. O jogo terminou sem golos, a Arábia Saudita levou a melhor nos penáltis. «Inesquecível», recordava Vingada: «Uma final com 65 mil espectadores, um ambiente fantástico. Uma experiência incrível, numa cultura muito diferente.» O que ficou bem claro nos festejos da conquista do título.

 

FOTO 06 – NELO VINGADA - TAÇA

 

Nelo Vingada era o primeiro português a conquistar uma competição continental sénior de clubes, o único até Fernando Santos vencer o Euro 2016.

 

Resposta à pergunta n.º 3

 

Tanto os Provérbios como os Ditados Populares constituem uma parte importante da Cultura.

O consagrado Escritor Luís da Câmara Cascudo já dizia que: “os ditados populares sempre estiveram presentes ao longo de toda a História da humanidade”.

Para lembrar de que até os Especialistas podem falhar, e que ninguém é imune ao erro...

»»»»» "Até os crocodilos caem das árvores" «««««

-Este Provérbio está certo ou errado?

(Justifique a sua resposta!)

 

Resposta:

O provérbio está: errado.

 

O Provérbio estaria certo se fosse escrito desta forma:
“Até os macacos caem das árvores”
(02 pontos)  

 

 

Ao pesquisar o provérbio "Até os crocodilos caem das árvores", constatei que os crocodilos, imagine-se, podem mesmo subir às árvores e até a uma altura de 5 metros, para caçar e para poderem controlar a temperatura corporal. Se se tratasse de uma frase/afirmação, teríamos de considerá-la certa.

 

FOTO 07 – CROCODILOS

 

Porém, a pergunta refere-se à veracidade de um provérbio, assim sendo e pesquisando como "Até os crocodilos caem das árvores", não encontramos nenhum provérbio, estando este, portanto, errado. Já se pesquisarmos o provérbio corretamente escrito, "Até os macacos caem das árvores", temos o velho provérbio japonês "saru mo ki kara ochiru" (猿も木から落ちる) para nos avivar a memória lembrando de que até os especialistas, neste caso os macacos, podem falhar. Mesmo sendo verdadeiros especialistas a andar nas árvores de galho em galho a velocidades por vezes estonteantes, podem delas cair e por isso…  ninguém é imune ao erro.

 

“猿も木から落ちる”

”Saru mo ki kara ochiru”

猿 = さる = saru macaco
木 = き = ki = árvore
落ちる = おちる = cair

 

Sentido do provérbio: Mesmo um especialista pode errar.

 

FOTO 08 – MACACOS


Resposta à pergunta n.º 4

 

No fim de semana passado quando entrei (RO) num Estabelecimento Chinês, para comprar uns chinelos de Inverno, o casal de Gerentes da Loja rapidamente e de modo assustador se dirigiram a mim, dizendo:

“AMASCLE!”, “AMASCLE!!”, “AMASCLE!!!”

…Fiquei deveras surpreendido, mas ao fim de alguns segundos compreendi…

-O que é que queriam dizer, em Português correto, o simpático casal de Chineses?

 

 Resposta:

 

“AMASCLE!” – Uma vez que, depois de pesquisa, este palavreado não corresponde a nenhuma palavra ou termo em nenhum dialeto chinês, o que o casal de chineses queria então dizer, era para o amigo Luís colocar a MÁSCARA. (02 pontos)  

 

 

O lato loeu a lolha da galafa do lei da Lússia. É uma frase difícil de pronunciar a que vulgarmente chamamos de “trava línguas” e que geralmente são frases que nem têm sentido nenhum. Quanto a esta, quase que aposto que na China não será muito conhecida, exatamente por no dialeto chinês não haver a presença do som fonético do português [ɾ - leia-se “re”, como no verbo comer e neste caso máscara], chamado de tepe e representado pela letra r. Também não há a presença do som [r – leia-se “erre”], chamado de vibrante alveolar sonora e também representado pela letra r, presente em palavras como erro e bezerro. Por esse motivo, os chineses acabam tendo dificuldades em pronunciar certas palavras do português que possuem a consoante r, como… “AMASCLE”. Ups, agora acho que comecei eu também a deixále de dizêle também os “L” , quer dizer, os “R”.  😊

 


FOTO 09 – MÁSCARA - CHINESES



Resposta à pergunta n.º 5

 

LITERATURA:

-Quem escreveu “O MENINO GOLFINHO” (Histórias de Natal)?

 

Resposta:

Quem escreveu: Repórter de Ocasião (RO) (03 pontos)  

 

Ora aqui temos uma bela rasteira, é que de facto existe uma história e um livro com o título “O Menino Golfinho”, cujo autor é o escritor Rozi Cândido e ilustrações de Esther Cavalcante. Uma história sobre fé, amizade e esperança e que pode muito bem ser enquadrado no tema de Histórias de Natal. Este livro que não é muito fácil de encontrar quando pesquisamos, mas que, se entrarmos no “mundo” amazon, conseguimos encontrá-lo:

 


FOTO 10 – O MENINO GOLFINHO – Rozi Cândido


Porém, sabemos que temos de estar sempre muito atentos às partidas e rasteiras no Menino Luís Rodrigues e como tal, se analisarmos bem a pergunta e estivermos atentos a todos os pormenores do seu conteúdo vemos que para além do título “O MENINO GOLFINHO”, temos ainda entre parênteses (Histórias de Natal). Ora, pois bem, se entrarmos num outro mundo (no Blogue RO), damos com o seguinte quadro:

 

FOTO 11 – O MENINO GOLFINHO – Repórter de Ocasião


Conta a bonita história de coragem passada no mês de agosto do verão de 1968, que Florival, um menino de 8 anos passava o tempo a nadar, nadar, nadar…, e que, por isso, era conhecido pelo “Menino Golfinho” da Praia de Burgau. Este pequeno herói tinha um problema nos pés, uma doença rara chamada de sindactilia, um problema genético revelado numa anormalidade embriológica que resulta na visível união entre dois ou mais dedos das mãos ou dos pés, no caso deste menino verificava-se nos dedos dos pés e que os “colava”, como diz o autor da história, problema esse que provavelmente fez com que o menino desenvolvesse uma aptidão fora do comum no meio aquático (como se tivesse umas mini barbatanas), o que o favoreceu no momento em que teve de se debater com as revoltas ondas do mar durante a tempestade que se fazia sentir nesse dia e poder assim salvar um amiguinho seu quando este nadava para ir buscar uma bola que tinha ido parar dentro de água. Esta história faz-nos pensar que, alguém ter uma aparência ou aptidão fora do comum, é porque estará certamente escrito nos desígnios de Deus, do Universo ou no que cada um acreditar, um destino, um caminho, uma missão para essas pessoas que se diferenciam de alguma forma como… Heróis? Anjos da Guarda? Cada um crê no que lhe fizer mais sentido, mas certamente, pessoas do Bem, que, infelizmente, nos dias que correm vão cada vez mais faltando. Perdoem-me o desabafo, mas basta ligar a Televisão em qualquer Canal, ligar o Computador ou ligar os dados do Telemóvel e só nos deparamos com Guerra, Crimes Hediondos, Violência a todos os níveis. Só pergunto, PORQUÊ? PARA QUÊ? Não será muito mais gratificante praticar o bem, ajudar quem precisa? Enfim… Há que ter pena dessas pessoas e tentar fazer cada um a sua parte para ver se mudamos isto um bocado.

Repórter de Ocasião: *** A LOJA DAS CRÓNICAS! (Edição 03 - Por: RO) *** »»» O MENINO GOLFINHO! (Praia de Burgau - 1968) ««« (reporterdeocasiao.blogspot.com)


FOTO 11a – O MENINO GOLFINHO – Repórter de Ocasião


Resposta à pergunta n.º 6

 

Veio ao Mundo na Ásia em 1875 e vítima de contrabando foi parar à América ainda bebé, sem desfrutar da vida na natureza e no aconchego da sua família. Já em Nova York, depois de uma longa e tenebrosa viagem e deixada ao abandono num navio, foi entregue ao magnata daquela época, um comerciante de cavalos, que a alimentou e criou! Mas, o seu fim foi catastrófico ficando, por esse motivo na história dos Estados Unidos!

-De quem se trata? Nome e espécie!

 

Resposta:

Trata-se de uma Elefanta Asiática

 

Nome: Topsy

Espécie: Elephas maximus (Elefante Asiático) (02 pontos)  

 

 

O texto refere-se a uma elefanta de nome Topsy. Este paquiderme matou com várias patadas o seu treinador e outras duas pessoas, sendo por isso condenada à pena capital. Teve o seu triste fim num parque de diversões, em Coney Island, New York, no dia 4 de janeiro de 1903 onde foi colocada numa plataforma para ser fulminada por uma descarga de três mil volts, foi também alimentada com veneno e estrangulada, tendo sido a causa da sua morte a eletrocussão.

Houve um grande alarido quanto à decisão do desfecho da vida deste animal, pois tudo consistiu em mais um round na briga entre Thomas Edison e George Westinghouse pelo fornecimento de energia elétrica nos Estados Unidos. A execução da elefanta Topsy constituiu mais um golpe do empresário Thomas Edison para tentar assegurar o monopólio da exploração de energia elétrica nos EUA. Grandes plateias acorreram às projeções do filme Eletrocuting an elephant (Eletrocutando um elefante), filme que logrou ótimos resultados como propaganda negativa contra o sistema inventado por Nikola Tesla (ex-funcionário de Edison a quem George Westinghouse comprou todas as patentes). Edison, que naquela época estava no meio de uma disputa com Tesla, discutindo acerca dos perigos da corrente alternada (CA ou AC - do inglês alternating current) e as vantagens da corrente continua (CC ou DC do inglês direct current) tratou de que o animal fosse eletrocutado com corrente alternada, com o que conseguiria também provar os perigos desta, e conseguiu convencer a associação protetora dos animais a fazê-lo. Não obstante os ataques de Edison, a corrente alternada venceu a batalha tecnológica, provando-se o método mais barato e seguro para prover de energia elétrica as metrópoles modernas. Pior destino teve com isto a pobre Topsy, que, no fogo cruzado entre os dois sistemas, morreu esturricada, quando poderia tão somente ter sido levada para um jardim zoológico.

 

Os elefantes, são grandes mamíferos que pertencem por isso mesmo à Classe mammalia, pertencem à Ordem Proboscidea e à Família Elephantidae. São os maiores animais terrestres viventes. São herbívoros e habitam algumas regiões da África e da Ásia. São conhecidas duas espécies destes animais, a Loxodonta africana (elefante africano) e a Elephas maximus (elefante asiático), uma característica interessante e que a diferencia do elefante africano é a ausência de presas (“os dentes grandes salientes”) nas fêmeas

Sendo a elefanta Topsy originária da Ásia (onde nasceu em 1875), e em nenhuma foto que pesquisei se viam presas (os chamados dentes do elefante, apesar de poderem ter sido também cortados) pertencia, portanto, à espécie Elephas maximus (Elefante asiático).

 

VER: Foto do momento da execução de Topsy:

 

 

FOTO 12 – TOPSY

Filme do triste fim da Elefanta Topsy, no dia 4 de Janeiro de 1903, não aconselhado aos mais sensíveis:

www.youtube.com/watch?v=4JSc1iFywqs

Aqui fica assim a minha contribuição para o deslindar das soluções das perguntas da Prova n.º 2, “Oitavos-de-Final” do Certame de Entretenimento do Blogue RO “TAÇA É TAÇA!”.

Com os melhores cumprimentos me despeço com elevada estima e consideração, com um “até já” e um grande abraço.

Nuno Ki

 

Comentário do Blogue RO:

Nuno Ki apresentou e por conseguinte é o Autor da MELHOR SOLUÇÃO, pela 3.ª vez consecutiva, de todos os concorrentes aos “Oitavos-de-Final” do Torneio de Entretenimento “TAÇA É TAÇA!”… repetindo as proezas das duas edições anteriores… “Prova Experimental” e “1.ª Eliminatória”!! É actualmente, também, após esta Eliminatória, o ÚNICO TOTALISTA de todos os TESTES/DESAFIOS apresentados… até ao momento e por isso mesmo é o líder, invicto, do Torneio ANÁLOGO!! Começa a ser um caso muito sério… veremos quando surgirem os desafios de estatuto próprio-vai acontecer! -tipo “contrarrelógio”… onde os concorrentes terão de dar o melhor de si… em provas que se vão propor… como exemplos anteriores, de outros Torneios… onde se solicitaram textos com palavras de 10 ou mais letras… premiando aqueles que mais palavras utilizaram!! Para já… é a grande novidade, entre os Seguidores/Decifradores do Blogue RO… mostrando respostas muito originais e de enorme valor! (Telmo Malanho Rodrigues é também outro exemplo!!)

Desta vez esteve eficaz e muito atento à “rasteira” da pergunta de “O Menino Golfinho”, embora tenha confidenciado, em privado, que esteve quase, quase… a “cair” na “ratoeira”! Desenvolve bem os raciocínios e tem consigo a Arte do DESIGN que faz maravilhar

a Redação do Blogue RO! Grande abraço. 👏👍

 

Cláudio Duarte (10 Pontos) - PM

Olá, Tio, RO!  Logo vejo se fui astuto ou não!  🤣👍 

 

Pergunta 1 - a) Carlos Cabanita. (01 ponto)  

No seu "post" de 4 de Fevereiro, exibiu a caricatura que lhe foi oferecida.

 

Pergunta 2 - Treinador: Nelo Vingada

Competição: Taça Asiática (AFC Asian Cup) em 1996.

(02 pontos)  

 

Nelo Vingada comandava a Seleção da Arábia Saudita, e derrotou na final a Seleção anfitriã (Emirados Árabes Unidos), através de grandes penalidades (2-4).

 

Pergunta 3 - O provérbio está errado.

"Até os macacos caem das árvores" (02 pontos)  

"Saru mo ki kara ochiru"

 

Antigo provérbio japonês. Em vez de crocodilos, são macacos, para demonstrar que até os especialistas podem falhar e ninguém é imune ao erro. E os macacos é que são especialistas a andar nas árvores, não os crocodilos. 

 

Pergunta 4 - Só posso supor que eles queriam dizer "A máscara!" devido à sua maneira de falar, mas confesso que não encontrei nada sobre esse acontecimento!  (02 pontos)  

 

Pergunta 5 - Quem escreveu "O Menino Golfinho" foi o Sr. Zeferino, de Burgau, que facultava diversas Crónicas locais em Sebentas, entre outras coisas, na sua Barraquinha " A Loja das Crónicas". "O Menino Golfinho" era uma dessas Crónicas. (01 ponto)  

 

Pergunta 6 - Tratava-se de Topsy, um Elefante-Asiático.

(02 pontos)  

 

Foi entregue a Adam Forepaugh, criador de cavalos e proprietário de circo, onde Topsy esteve até ocorrer um incidente em que ela matou um espetador, durante um espetáculo. Foi posteriormente vendida ao parque de diversões Sea Lion de Coney Island.

 

Devido à sua má reputação, Topsy foi abatida através de veneno e eletrocussão. A sua morte foi filmada, e a cena da sua morte pode ser uma das primeiras mortes registadas em vídeo, ficando na história de Nova Iorque e no mundo.

Cláudio Duarte

 

 

Comentário do Blogue RO:

Simples, prático, objectivo e… muito certeiro, tal e qual como já nos habituou, Cláudio Duarte continua a progredir na elaboração das suas soluções! Este é mais um bom trabalho! 👌💪 Parabéns! Não se “amedrontou” com Nuno Ki e dispôs-se com muita serenidade… à contenda! Esteve na essência da pergunta “marota” de “O Menino Golfinho”, mas excedeu-se e equivocou-se (sem referir o Autor exigido: “Repórter de Ocasião”) em dizer qual o nome do Autor deste Conto… porque o “Senhor Zeferino” -a resposta do Cláudio Duarte! -apesar de ser ele quem escreve as histórias… não passa de uma figura ou personagem da imaginária escrita do “Repórter de Ocasião”! Azar! Acontece… se tivesse conseguido os 12 pontos… “perderia”, sempre, para o Nuno Ki que obteve uma MENÇÃO HONROSA, todavia… o Blogue RO é muito rigoroso e justo… na decisão da atribuição dos pontos!! Cláudio Duarte deverá continuar a responder porque, como já provou…, vai ocupar, certamente, um dos MELHORES LUGARES no “Torneio ANÁLOGO”!! Abraço.

3 comentários:

  1. Excelentes respostas eh eh. Temos Taça!

    ResponderEliminar
  2. Espetáculo de prova. Muito bom Nuno. Parabéns

    ResponderEliminar
  3. MTR
    Parabéns a este concorrente com esta prova muito fundamentada 👏👏👏

    ResponderEliminar

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.