PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

*** A LOJA DAS CRÓNICAS! (Edição 03 - Por: RO) *** »»» O MENINO GOLFINHO! (Praia de Burgau - 1968) «««


NADAR, NADAR E NADAR MUITO
Quando não estava na brincadeira com o seu irmão… Florival envolvia-se no mar… e nadava, nadava, nadava imenso! Com apenas 8 anos de vida já se verificava que era um eminente nadador! Os seus amigos que se “digladiassem” com a bola… que a sua maior e melhor inclinação era desfrutar do mar tranquilo da Praia do Burgau e… nadar, nadar, nadar! (RO)



DEDICATÓRIA:
»»» Para Carla Duarte, a minha Sobrinha, e também para os meninos que aparecem na capa, Francisco Paulo e Gonçalo Vieira, com votos de rápida recuperação em relação à lesão do primeiro, que o atormenta, ambos Jogadores do Escalão Infantis B-1, Sub/12, 2007, Época: 2018-2019.



A HOMENAGEM
Anos mais tarde… em 2018, dois meninos das Escolas de Formação do Charneca de Caparica Futebol Clube, Francisco Paulo e Gonçalo Vieira, deixaram-se fotografar, em Setúbal, para o Blog-RO, na companhia de um Golfinho… em homenagem ao FLORIVAL, o “Menino Golfinho” da praia de Burgau!


A Loja das Crónicas
“O Menino Golfinho!”
*** Histórias de Natal!
Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)

B
URGAU, anos sessenta, no Verão de 1968, dois anos depois do “Rei-Eusébio” ter conquistado o título de Melhor Marcador do Mundial de Futebol, os meninos desta Aldeia divertiam-se, na praia, como era costume, a jogar à bola! Eusébio da Silva Ferreira jogador do Sport Lisboa e Benfica, esteve uma dúzia de anos a representar a Selecção de Portugal, de 8 de Outubro de 1961, data da sua estreia, até 13 de Outubro de 1973 e atingiu o auge no Campeonato do Mundo de 1966, em Inglaterra, quando se sagrou o Melhor Marcador da competição, com 9 golos e levou Portugal ao 3.º lugar, até hoje, a melhor classificação, de sempre, em Mundiais!

OS NOVE ANOS DA TELEVISÃO 
A “Caixinha Mágica” (TV) tinha “aparecido” em 1957 e nove anos depois, o “Rei-Eusébio”, ao marcar 9 golos, torna-se no melhor goleador do Mundial de Futebol, em Inglaterra (1966) e os meninos da Aldeia de Burgau, Algarve, Concelho da Vila do Bispo, próximo da Cidade de Lagos, Distrito de Faro, queriam, todos, ser como o EUSÉBIO… e era na praia que achavam o lugar ideal para mostrar as suas qualidades!

No entanto… não havia lugar para todos eles… porque os considerados de “melhores” entendiam que somente aqueles com mais aptidão (!) poderiam fazer parte dos conjuntos que seleccionavam -coisas… de crianças! -e, neste caso, o menino Florival, com o seu pequenino irmão, Dionísio, não faziam, permanentemente, parte das escolhas dos “mandões” e mais “autoritários” meninos da Aldeia!

Florival não se incomodava muito com isso…, até não gostava muito de jogar futebol ele… adorava era nadar (!)… e porque também lhe dava enorme prazer entreter-se, a brincar, com o seu irmão, na areia…, utilizando os brinquedos que os seus Pais lhes tinham comprado na Loja das Crónicas, do Senhor Zeferino, um pequeno balde e uma pá… que serviam para edificar Castelos de Areia e abrir buracos gigantes no mesmo local!

OS DEDOS DOS PÉS… UNIDOS
Florival tinha oito anos e frequentava, em 1968, a 2.ª Classe da Escola Primária e era um menino obediente que concordava com as decisões dos outros companheiros, quase todos com mais idade em relação à sua! Florival nasceu com os dedos dos pés… unidos! Apresentava ambos, os pés, compridos e largos, bonitos de se ver, apesar desta particularidade, mais tarde, no decorrer dos anos, confirmada como uma rara doença chamada de sindactilia, um problema genético que “colava” os dedos dos pés! Uma doença, digamos, deste modo, nos dias correntes, de fácil diagnóstico e tratamento… mas… naqueles tempos ninguém pensava nisso e outrossim não havia “Escudos” para intervenções cirúrgicas… as Famílias viviam numa pobreza generalizada!!

NADAR, NADAR E NADAR MUITO
Quando não estava na brincadeira com o seu irmão… Florival envolvia-se no mar… e nadava, nadava, nadava imenso! Com apenas 8 anos de vida já se verificava que era um eminente nadador! Os seus amigos que se “digladiassem” com a bola… que a sua maior e melhor inclinação era desfrutar do mar tranquilo da Praia do Burgau e… nadar, nadar, nadar!

DIA DE TEMPORAL NO MAR
As pequenas ondas do mar, na praia da Aldeia de Burgau, eram normalmente calmas e aprazíveis…, no Verão, então, permaneciam brilhantes e extraordinárias com uma quietude paradisíaca! Porém, naquela manhã de Quarta-Feira, em pleno mês de Agosto, um inesperado temporal surgiu naquela linda praia mas, mesmo assim, com o mar revolto e ondas medonhas que batiam fortemente e desaguavam, desaparecendo na dourada areia da praia de Burgau, os meninos costumeiros das “jogatinas de futebol” não viraram a cara “à luta” e predispuseram-se para mais uns joguinhos! Quem igualmente não faltou…, na praia, foram Dionísio e Florival, contudo, mais retraídos em relação às condições do mar, após os avisos de preocupação dos seus Pais!

BOLA NA ÁGUA AGITADA
Durante um dos jogos de futebol, após um pontapé descuidado, inesperado, forte e destemido, eis que a bola foi parar às ondas inquietas e temidas do mar! Num ápice… foi levada pelas mesmas, para longe! Rapidamente um dos meninos mais afoitos do grupo atirou-se às ondas, sem pensar, na tentativa de recuperar a bola mas… esta… estava cada vez… mais distante! A bola deixou de se ver… o menino desapareceu e todos… ficaram perplexos e muito nervosos! De repente ouviu-se um pedido de “socorro” e seguidamente os gritos de aflição não pararam de suceder! Provinham do menino, assustado, desorientado e “perdido”… nas ondas caliginosas do mar! Na praia, totalmente assombrados e amedrontados, perante tamanha e horrível situação…, todos os olhares se fixarem repentinamente no pequeno Florival! Estaria, nele, a salvação do companheiro que estava a necessitar de ser socorrido! De todos eles… era o único que sabia nadar apresentando dons naturais de exímio nadador!

Florival percebeu o que lhe pediam…, só com o olhar, e… decidiu-se a entrar na água! Os gritos de tormento continuavam e por momentos, aqueles que estavam na praia, já nada viam… nem a bola…, nem quem solicitava socorro e muito menos o pequeno Florival! Olhavam, preocupados, as ondas medonhas do mar, durante vários minutos e de vez em quando vislumbravam, curiosamente, aquilo que parecia uma espécie de barbatana, de um peixe gigante, envolta nas mesmas ondas…, como se de uma “luta” se tratasse (!), que aparecia e desaparecia momentaneamente!

Passados longos minutos, que mais pareceram séculos, as maléficas ondas acalmaram-se, o mar amainou e as últimas ondas, já escasseadas e moribundas, “morriam” aos pés dos meninos da praia de Burgau! Uma delas devolveu a bola, engolida pelo mar, e trouxe, também consigo, o menino que pediu socorro e ia morrendo… afogado! Florival… não apareceu! Dionísio começou a chorar… enquanto perguntava pelo irmão!...


HERLINDA E JOÃO VALENTIM RODRIGUES
Era quase hora do almoço… quando um grupo de meninos da Aldeia de Burgau subiu as Escadinhas, situadas numa das ruas que levavam à praia de Burgau e bateram à porta, da parte de cima da casa, onde viviam a Senhora Herlinda e o Senhor João Valentim Rodrigues, os Pais de Dionísio e Florival! Foram acompanhar e levar o Dionísio à sua casa na intenção de dar a triste notícia do desaparecimento do Florival! Após alguns segundos a porta… abriu-se e apareceu a “Dona Herlinda”… que pareceu esperar os garotos!

-Olá! Vieram trazer o Dionísio?... Obrigado! O Florival já chegou… está na cozinha! Querem vê-lo?... -perguntou a dona da casa.

Os miúdos, uma dúzia deles (!)…, ficaram confusos e admirados! Entraram e espreitaram a cozinha. Por sinal, muito pequenina! Lá estava o Florival, sentado num banco, com os pés colocados dentro de um alguidar… com água quente!...

A surpresa maior… foi verificarem… que os dedos, de ambos os pés…, do pequeno e genial Florival, agora…, estavam desunidos…, transformados em dedos normais (!)… enquanto o menino se enrolava, ao mesmo tempo…, numa toalha de praia!



A HOMENAGEM
Anos mais tarde… em 2018, dois meninos das Escolas de Formação do Charneca de Caparica Futebol Clube, Francisco Paulo e Gonçalo Vieira, deixaram-se fotografar, em Setúbal, para o Blog-RO, na companhia de um Golfinho… em homenagem ao FLORIVAL, o “Menino Golfinho” da praia de Burgau!




Repórter de Ocasião (09 de JANEIRO de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.



DEDICATÓRIA:
»»» Para Carla Duarte, a minha Sobrinha, e também para os meninos que aparecem na capa, Francisco Paulo e Gonçalo Vieira, com votos de rápida recuperação à lesão do primeiro, que o atormenta, ambos Jogadores do Escalão Infantis B-1, Sub/12, 2007, Época: 2018-2019.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.