PÁGINA CULTURAL DE DIVERTIMENTO

Divirtam-se neste espaço onde não se ganha milhões de euros e ninguém fica rico! Este é um local de diversão e puro lazer onde a única riqueza se granjeia a fomentar e divulgar a amizade, a alegria e a liberdade de expressão — e lucrando-se, isso sim, montes de Companheirismo e Fraternidade! (RO)

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

*** HOJE NÃO ESCREVO CRÓNICA! *** (n.º 009) *** RO *** À memória de JOÃO VIEIRA - UM HOMEM BOM! ***

*** Futebol, Tristezas e Alegrias!

»»» DEDICATÓRIA:
À MEMÓRIA DE JOÃO VIEIRA, COM UM GRANDE ABRAÇO PARA FRANCISCO IAGO MARQUES (IAGOOOLO) E SÉRGIO MARQUES! (RO).




*** Tu, Charneca de Caparica Futebol Clube (CCFC), ainda és um jovem que acabou de completar trinta e uma Primaveras mas, mesmo de tenra idade, já tens uma bonita história para contar: Com imenso trabalho, o teu passado foi árduo e espinhoso. O presente já ganhaste! O teu futuro será inequivocamente radioso! Parabéns. CAPTAR, COMUNICAR, FORMAR, CONQUISTAR!
*** NÓS SOMOS CHARNECA! (RO).



*** Não são os acontecimentos airosos… os que marcam as nossas vidas… mas sim as Pessoas que têm a nobreza de jamais serem esquecidas! Confraternizei poucas vezes com o Senhor JOÃO VIEIRA mas senti… que estava na presença de um HOMEM BOM com uma sabedoria extraordinária de enciclopedista! (RO)


-O resultado de um jogo de futebol é somente o acontecimento mais importante das coisas menos influentes das nossas vidas!... (RO)



Hoje não escrevo Crónica! (9) 

Futebol, Tristezas e Alegrias!

Escreveu: Repórter de Ocasião (RO)



N
O último Sábado regressei, como Director de Equipa, no CCFC, ao famigerado, bem-afamado, bando de suplentes, onde se presencia um jogo de futebol de uma maneira diferente, sete anos depois de ter desempenhado esta função na boa companhia dos Amigos Luís Vasques e Adelino Dias… ao “serviço” da nobre formação “ZOO DO CASSAPO”! Desta vez… para substituir o Director em exercício dos Juvenis B, Companheiro Sérgio Marques, que se ausentou, no dia do jogo, por motivos de força maior! Adorei, de novo, mais este momento, com imenso agrado, por servir o Charneca de Caparica Futebol Clube, ao lado de Jorge Fernandez e Paulo Paiva, que dispensam apresentações…, só lá faltando José Teixeira que não marcou presença… devido às Leis do Futebol onde alguns dos seus imponderáveis executantes as usam e interpretam a seu bel-prazer!

Antes do início da partida, com o VINHENSE, sobre os quais os Juvenis B, do CCFC, ganharam por 5 bolas a 1…, com golos de Pedro Casacão, Xandi, Martim Gonçalves e Tomás Nunes, dentro do balneário, tive o privilégio de cumprimentar todos os Jogadores convocados e identificá-los, um a um, pelos seus próprios nomes, equivocando-me… -soube depois, pelo Rúben Ferreira, quando me dava os parabéns, todo sorridente, pela atitude que considerou original, muito difícil e exemplar… -apenas num nome quando troquei o nome do Rodrigo Nascimento por Ricardo e… logo um daqueles que eu melhor conheço!


TRATOU-SE do Escalão dos JUVENIS B, mas… se calhar eu vou também ao balneário dos SENIORES e sei o nome de todos os Jogadores, cara a cara! Depois posso entrar, outrossim, no balneário dos JUNIORES e, de novo, reconhecer todos os elementos do Grupo! E… já são três Escalões! Não tenho dificuldades em enfrentar o Plantel dos INICIADOS A e dizer os nomes dos seus componentes! Posso ser chamado ao GRUPO dos INFANTIS A (2006) e INFANTIS B-1 (2007) e à vontade… conheço todos os Atletas! E… já conto… seis Equipas! Do Escalão Benjamins A-1, nem quero falar… conheço-os de ginjeira e… já perdi a conta às Formações que conheço! (RO)


Futebol, Tristezas e Alegrias!
De permeio, nesta simbiose de sentimentos, importa referir a atitude e o sentido do dever, da honra e do compromisso, do Jogador dos JUNIORES, do CCFC, que aparece na capa desta crónica, precisamente a marcar o 5.º e último golo daquele Escalão, (fotografia de Patrícia Cardoso) na vitória por 5-2 no terreno do Jardiense. Trata-se de “Iagoooolo” (Francisco Iago Marques), o nosso “menino” dos golos encantados! Sofreu, em silêncio, o falecimento, no próprio dia do jogo…, do seu querido Avô materno…, excelentíssimo Senhor JOÃO VIEIRA, nosso AMIGO, não comunicou a ninguém e foi à “luta”… na esperança de conseguir marcar um golo… para dedicar à memória do Avô! Há alguém que não dorme…, nestes momentos, e o conforto surgiu ao “guerreiro” “Iagoooolo”… UM EXEMPLO!

Repórter de Ocasião (15 de JANEIRO de 2019)
NOTA – O Repórter de Ocasião opta por escrever os seus textos na ortografia antiga.



Fotografia: Anselmo Rosa
Selfie: RO
 Fotografia: José Manuel Santos
Fotografia: João Barros













 Patrícia Cardoso

Colaboraram, nesta crónica, com fotografias:
 José Manuel Santos, João Barros, Anselmo Rosa
 e Patrícia Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os seus comentários são bem-vindos. Só em casos extremos de grande maldade e difamação é que me verei obrigado a apagar.